Cordas do violão desafinam se uma quebra?

Autor Mensagem
    leila_gma
    Veterano
    # mar/10

Olá gente,
    eu sou nova aqui no forum, e estou abrindo um novo tópico na esperança de alguém poder me ajudar.

É o seguinte: eu tinha um violão 12 cordas que nunca teve problemas. O máximo de problemas que ele tinha eram algumas cordas que arrebentavam de veeeeez em quando, ou seja, problemas comuns de violão mesmo. Enfim, vendi o violão pra um amigo, porque to juntando grana pra comprar outro. Um tempo depois do violão não estar mais comigo (3 semanas), meu amigo veio me dizer que a lazinha do violão arrebentou, e quando ela arrebentou desafinou todas as outras, ele tentou fazer uma gambiarra, afinou tudo de novo, daê a lazinha arrebentou de novo, e de novo desafinou as outras. Ele disse que se ele tivesse tocando em banda dava pra enrolar e tals e administrar esse problema, mas ele tava tocando sozinho e na hora que desafinou ele num tinha como afinar e tals e ficou aquela situação chata. Ele também disse que o violão está trastejando... No dia que ele testou o violão aqui não tava trastejando, eu não percebi e, bom, trastejar é uma coisa que num tem como num perceber... Ele disse que trasteja mais quando ele coloca a braçadeira...

Resumindo: eu disse pra ele que eu nunca tive problemas desse tipo com o violão que vendi, mas que já tive esse tipo do problema com o crafter do grupo que eu tocava que, sempre que arrebentava corda era um desgosto, porque desafinava algumas outras ali. Mas queria saber de vocês se isso é normal, se esse lance de quebrar uma e desafinar as outras já conteceu com vocês, se o problema é sério ao ponto de o concerto ser tão caro ao ponto de ter que encostar o violão e comprar um novo (¬¬), e se o lance de trastejar, na hora de consertar, num vai deixar as cordas muito altas e ficar mais difícil de tocar...

Espero a ajuda de vocês!!!!

Svens The Berserker
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Cara quando uma corda arrebenta muda a tensão, então afeta tudo...

Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/10
    · votar

a lazinha do violão arrebentou, e quando ela arrebentou desafinou todas as outras

Pode haver outro problema. Se arrebementar uma corda não desafina as demais. Nada a ver.

Svens The Berserker
    Cara quando uma corda arrebenta muda a tensão, então afeta tudo...

Hammmmmmmmmmmmmmm?????????????????

Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Leila não sei em que cidade vc mora, mas o que relata parece ser facil de um luthier arrumar, normalmente quando se trocam encordoamentos completos, principalmente se tiver mudado a tensao das cordas, seria legal dar uma ajustada profissional

Alias isso nao é mais problema seu, o cara testou o instrumento, gostou, comprou, agora ele é que se vire, cada um tem sua pegada, ele pode ter danificado o instrumento fazendo ajustes sem saber, e agora quer devolver e pegar a grana de volta, desencana, se tava bacana antes, ainda o deve estar

xavy
    Veterano
    # mar/10
    · votar

e ae leila...

o lance de uma corda arrebentar e desafinar as outras pode ocorrer por causa da tensão q diminui, mas é um violão de 12 cordas, quero dizer "tinha mais onze cordas tensionadas"...

até ae td bem, mas será q num aconteceu nada além disso? pancada, queda, descuido mesm?
    acredito q um luthier resolva o problema, já q a desafinação está ocorrendo qnd ele usa braçadeira, no caso será regulagem de oitavas, q inclusive, meu violão saindo 0km da loja apresentou...

a corda arrebentar constantemente, é o fator "estranho" na história

e qnd ee comprou ñ notou, infelizmente ele terá q arcar sozinho com os gastos daqui em diante, afinal não era de seu conhecimento antes e não teve intenção maliciosa ao vender

espero ter ajudado...

abrass

mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Prof. Rosélio Araujo
    Desafina sim cara. A tensão no braço fica menor, então a afinaçao fica diferente. um teste que pode ser feito, é afinar o violao, ou a guitarrra, e depois tirar uma corda, (a D ou a A por exemplo). Daí ja da pra ver que a afinaçao mudou.

kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar

leila_gma
    olá, seja bem vinda!

que muda a tensão, muda. mas a variação na afinação é infima. eu nunca vi um violao desafinar tanto a ponto de ter que parar a musica no meio. mas eu to mais acostumado com nylon, aço deve desafinar mais. e nunca toquei um 12 cordas, talvez seja diferente.

acontece isso mais com guitarra, principalmente se for floyd rose, ponte flutuante.

outra possibilidade é ele ter ouvido mais treinado que o seu, e ele ser mais chato com afinação, e entao pra ele fica inaceitavel.

mas se na sua mao nao trastejava, e com ele ta trastejando, tem que ver se ele nao mexeu alguma coisa no violao, tipo mudou o calibre das cordas. ou se nao tem alguma outra coisa, tipo ele guarda de modo inadequado, ou sei la.
    apesar que 3 semanas é pouco tempo.

kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar

leila_gma
    ah, sim, e concordando com nosso amigo xavy:
    ele testou o violao antes de comprar. voce vendeu pra ele, e nao foi de ma fé. nao acho que voce tenha que fazer o papel de "suporte tecnico", muito menos de "garantia de 3 meses apos a compra".
    =p

tudo bem, é seu amigo, tambem nao tem que mandar ele catar coquinho, mas voce nao tem que resolver o problema pra ele.

Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/10
    · votar

mum
    Desafina sim cara.

Se arrebenta uma corda do violão as outras desafinam? Foi o que entendi! Se for isso, não é correto. Se arrebenta uma corda as outras não desafinam por conta disso. E se for no 12 cordas, aí é que não desafinam mesmo.

Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/10
    · votar

kiki
    aço deve desafinar mais

Aí é que não desafina mesmo!

mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Faça o teste junto com um afinador.

makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Não sei violão(nunca tive um). Mas todos os outros instrumentos que toco desafinam um pouco ao ser retirada ou afrouxada uma corda.

Isso acontece no baixo elétrico, contrabaixo acústico(esse desafina horrivelmente), guitarra com floyd(obviamente), e guitarra com tremolo.

Os únicos em que "daria" para continuar tocando(mas com alguma desafinação), é o baixo elétrico e a guitarra com tremolo. Mas apenas para terminar uma música já iniciada em um show por exemplo. Porque mesmo essa pequena desafinação incomoda muito.

mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Exatamente. Sempre que eu dropo a afinaçao da E eu afino as outras cordas pq já sinto esse problema com a afinaçao. agora imagina sem uma corda. E olha que a tensão da E não é a pior no baixo.

makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar

mum

É por aí. Claro que caso a pessoa reafine algumas vezes sem a corda que falta, depois de um tempo a afinação até estabiliza(a custa de movimento de tensor). Mas basta recolocar a corda que o desequilíbrio retorna, e novamente é preciso reafinar e esperar a estabilização da afinação.

Evidentemente que estão excluídas desse esquema as guitarras com ponte flutuante, que ficam irremediavelmente instáveis com corda a menos(a não ser que fosse refeita a regulagem da ponte para a nova situação de tensão)

Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Gente, é super simples: se a corda quebra, é sinal que as outras estão velhas. Corda velha desafina mesmo, oras!

Sobre o trastejamento: todo violonista precisa regular o instrumento pra sua pegada. Você não tinha problemas porque o violão está bem regulado pra sua pegada, e o jeito de tocar do outro cara é diferente. Tem de levar pra um luthier.

Troque as cordas regularmente que não vai quebrar nem desafinar.

makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Alvaro Henrique

Além do caso de cordas velhas citados por ti, há também cordas novas que se rompem devido à micro rebarbas cortantes no instrumento(mais comum em guitarra e baixo elétrico, que possuem ponte e ou nut de metal). Além da possibilidade(mais remota, mas não impossível) de defeito de fabricação

kiki
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: kiki
    · votar

makumbator
    Além do caso de cordas velhas citados por ti, há também cordas novas que se rompem devido à micro rebarbas cortantes no instrumento
    sim, mas nesse caso o problema teria sido sentido pela primeira dona do instrumento!

Alvaro Henrique
    Você não tinha problemas porque o violão está bem regulado pra sua pegada, e o jeito de tocar do outro cara é diferente.
    legal, nao tinha pensado nisso.
    realmente faz muita diferença a pegada.
    meu irmao pegou minha guitarra outro dia e conseguiu estourar duas cordas em uma musica.
    =p

isso explica ele estourar 2 vezes a corda em 3 semanas, e o trastejamento.

e na hora de testar o instrumento nao tocamos com a mesma intensidade de quando tocamos pra valer.

makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar

kiki
    sim, mas nesse caso o problema teria sido sentido pela primeira dona do instrumento!

Sim, na verdade estava me referindo de maneira geral a esse tipo de ocorrência e não ao caso específico em questão. Colocando mais duas possibilidades que as pessoas tem que levar em conta(rebarbas cortantes e defeito de fabricação). Além é claro da corda velha.

e na hora de testar o instrumento nao tocamos com a mesma intensidade de quando tocamos pra valer.

Com certeza. Cada um tem um toque diferente. Já notou que muita gente testa o instrumento no luthier(após regulagem), e depois quando chega em casa acha que ficou ruim e tem que retornar? Com amigos meus acontece sempre, e é porque eles testam (inconscientemente) com a mão leve na lutheria, e em casa, na situação real é que usam o toque verdadeiro.

kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar

makumbator
    Sim, na verdade estava me referindo de maneira geral a esse tipo de ocorrência e não ao caso específico em questão.
    saquei.

minha guita acontece isso na ponte.é ponte comum de tele, as cordas ficam pressionadas contra a chapa antes dos carrinhos.
    a solução sugerida pelo luthier foi "encapar" a corda, eu ponho uns tubinhos em cada uma na parte que pega na ponte.

Com amigos meus acontece sempre, e é porque eles testam (inconscientemente) com a mão leve na lutheria, e em casa, na situação real é que usam o toque verdadeiro.
    pois é. já aconteceu comigo. tem que descer a mão!

makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar

kiki
    pois é. já aconteceu comigo. tem que descer a mão!

Comigo também. Há vários anos que me policio quanto a isso, e prefiro até pesar um pouquinho mais na mão além da minha pegada no teste na lutheria. Assim deixo uma margem mínima de sobra.

a solução sugerida pelo luthier foi "encapar" a corda, eu ponho uns tubinhos em cada uma na parte que pega na ponte.

Sim, já vi desses micro tubinhos. Já usei umas cordas de baixo elétrico da Thomastik que vinham com isso, e vc podia movê-los para ficarem exatamente na posição do carrinho.

leila_gma
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: leila_gma
    · votar

Oi gente!! Keria agradecer por vocês estarem respondendo no forum, vocês tão me ajudando muito mesmo!!
    Eu já tava aki sem saber o que fazer, porque realmente num vendi de má fé, nem sabia desse "problema", e se soubesse nem teria vendido!!

Deixa eu só explicar aki:
    xavy
    a corda arrebentar constantemente, é o fator "estranho" na história

elas não arrebentaram várias vezes. a primeira vez que arrebentou foi a lazinha e ae desafinou, daê ele reaproveitou a mesma corda, fez uma gambiarra lá, e daê arrebentou de novo e, consequentemente, desafinou outra vez...

até ae td bem, mas será q num aconteceu nada além disso? pancada, queda, descuido mesm?

muitos anos atras o violão tomou um super tombo... mas levei no luthier, o melhor daqui de Ribeirão Preto (a propósito, sou de Ribeirão Preto!) e ele disse que não houve danos nenhum ao violão nem nada, por incrível que parecesse! e quando vendi o violão contei essa história pro meu amigo... até isso eu contei pra ele! não deixei NADA às escuras! e meu amigo disse que durante as 3 semanas ele deixou o violão na capa, e tocou só umas 3 vezes...

Alvaro Henrique
    Você não tinha problemas porque o violão está bem regulado pra sua pegada, e o jeito de tocar do outro cara é diferente.

Então, no dia que ele ficou tocando até de noite não trastejou, eu não percebi (e trastejar é uma coisa que se percebe muito facil porque eh um saco!) eu disse pra ele que no dia num trastejou, ele disse que num percebeu... uma coisa que eu sei é que ele é todo minucioso, se ele "não percebeu" no dia que estava trastejando é porque NÃO estava trastejando... saca?

Gente, é super simples: se a corda quebra, é sinal que as outras estão velhas. Corda velha desafina mesmo, oras!

Aí é que tá: as cordas eram zeradas! eu dei um encordoamento novinho pra ele super bom, paguei 40 conto... ele veio aki em casa e trocamos juntos as 12 cordas, afinamos e ele ficou a tarde toda atééééé de noite tocando exaustivamente o violão, com uma mão beeeem pesada (q eu jurava que ia arrbentar as cordas, mas o cara toca faz tempo, então sabe cacetar sem kebrar... ou pelo menos era pra saber)

kiki
    outra possibilidade é ele ter ouvido mais treinado que o seu, e ele ser mais chato com afinação, e entao pra ele fica inaceitavel.

pode ser isso também, mas a questão é que sempre que toquei nesse violão foi em banda, e meu amigo que comprou o violão ateh disse que "se eu tivesse tocando em banda dava pra enrolar um pouco, mas eu tava sozinho e afinar ali na hora eh complicado quando vc tah sozinho"... saca? Mas mesmo eu tocando em casa, já aconteceu de quebrar alguma corda e num desafinava as outras...

Eu realmente ainda num sei o que fazer... Ele disse que acredita em mim, que eu num sabia, mas o que me irrita é que apesar dele dizer que acredita em mim ele disse "eh que nem carro quando agente ker vender: encera, limpa e deixa bunitinho... só um tempo mais tarde que a pessoa que comprou vai realmente descobrir os problemas"... isso pra mim eh insinuar que vendi sabendo do problema, e isso realmente me tirou do sério, fikei me sentindo muito mal... sabe como são as mulheres...rs...

No meio dessa situação chata eu sugeri de ir num luthier com ele, pra ele próprio escutar o que o luthier tem a dizer, porque apesar desse meu amigo tocar a bastante tempo, achei ele super exagerado quando ele disse "quero saber se compensa consertar, ou encostar esse e comprar um novo!!"... Isso é frase de leigo!!

O violão é um Eagle 12 cordas, ia fazer 8 anos que eu tinha ele e toquei em varias situações no decorrer de todo esse tempo e nunca me deu problemas nem com corda, nem trastejar e nem nada... Não entendo porque tá dando tanto pau só agora!!!

leila_gma
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Ha, só pra constar: já aconteceu comigo de quebrar uma corda e desafinar as outras, mas não foi nesse Eagle, foi no Crafter da banda... sempre que arrebentava, desafinava um pouco as outras, ficava bem feio, mas como tava em banda, eu afinava rapidinho e tudo certo... Só que ainda num sei se isso é normal ou não... Meu amigo disse que isso NUNCA aconteceu com ele, e achou que eu tava enrolando ele quando disse que já aconteceu comigo, nao com esse violão, mas com o violão da banda... E fiquei sem saber se isso era normal ou não... saca?

makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar

leila_gma

Convide-o a ir em um luthier contigo. Acho que será a melhor solução para o caso.

Como ele guardou o instrumento? Talvez uma variação umidade ou temperatura tenha alterado a regulagem do instrumento na casa dele.

Enfim, em vista do que relatou, só levando em luthier mesmo. Para não ter nenhuma desconfiança, peça para ele mesmo indicar algum luthier que já use, e então o acompanhe. caso ele não tenha um luthier, aí sim vc sugere o seu, mas sempre com a condição de vcs dois irem juntos, para não ter problema.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Cordas do violão desafinam se uma quebra?