Troca de encordamento

    Autor Mensagem
    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ago/09


    Tenho uma pequena dúvida. Possuo um violão de aço Yamaha APX 4A, e estou mudando o encordamento dele de 011 para 010, pode dar algum problema com isso?

    Eric Clapton
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Possuo um violão de aço Yamaha APX 4A

    Sem querer ser chato, mas quando você diz "aço" é com relação ao encordoamento né?

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Murillo Wendel

    eh, violão com cordas de aço, mal ae

    Eric Clapton
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    Sgt_Peppers2

    Então, eu já fiz isso com o meu e não aconteceu nada. Tipo, trocar de um calibre maior para um menor. Agora se for o contrário, creio da necessidade de um ajuste de tensor.

    Eric Clapton
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sgt_Peppers2

    Mas como o seu violão é melhor que o meu eu o aconselho a levar a um luthier ou perguntar no tópico do Bertola.

    MMJr
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sgt_Peppers2


    Teoricamente - quando voce troca o encordoamento com tensoes /calibres diferentes - deveria ser feito um ajuste no tensor do braco do violao.....

    Porem cada violao responde de uma maneira diferente..Em uns voce pode notar a diferenca em 15 minutos e em outros pode demorar dias ou ate semanas........
    A minha dica seria voce trocar as cordas e esperar uns dias pra ver o que acontece.....Desde que voce esteja diminuindo a tensao o maximo que vai acontecer e voce notar um trastejamento e entao voce devera soltar o tensor um pouquinho....Geralmente girando 1/8 ou 1/4 de volta para a esquerda......Bem simples.....Porem deve-se usar o bom senso na hora de fazer isso...para nao forcar o tensor caso esteja muito duro de girar....E, e claro usar a ferramenta correta....


    Valeu....

    archmed-GuiTar_gUy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sem querer ser chato, mas quando você diz "aço" é com relação ao encordoamento né?
    kkkkkkkk

    acho q nao dá nada não!

    lbotao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tenho um Tagima Dallas, vcs acham que pra trocar as cordas de 0.10 pra 0.11 pracisa apertar um pouco o tensor? Quanto ?

    Valeu!

    MMJr
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    lbotao

    Primeiramente voce tem que trocar as cordas..e, de acordo com a "resposta" que o violao te der voce faz o ajuste necessario....A teoria de regulagem de tensor e a mesma. Porem, a resposta varia de violao para violao de cardo com o tipo e a qualidade da madeira do mesmo...Sendo assim, nao sexiste uma quantidade de aperto que pode ser indicada....Voce deve usar o bom senso de descobrir como o seu violao vai reagir a este tipo de mudanca....

    As vezes nao precisa fazer nada....as vezes apertando o tensor apenas 1/8 (um oitavo) de volta ja vai resolver o "problema" e as vezes e necessario ate mesmo 1/4 ( um quarto) de volta ou mais....

    Valeu....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de encordamento