Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# ago/09 · Editado por: erico.ascencao
E aí pessoal!
Ontem eu estava dando um "tapa" no rastilho do meu 12 cordas para abaixar a ação das cordas. Quando fui reafinar o violão, acabei estourando a solzinho, mesmo tomando o cuidado de ir apertando de pouco em pouco (apertava de meio em meio tom). Ela acabou estourando por volta do fá.
Não é a primeira vez que isso acontece. No encordamento antigo aconteceu o mesmo, mas eu acreditava que era porque às vezes eu mudava a afinação pra DADAAD pra tocar uma música específica e depois voltava à afinação padrão. Reparei que tanto no encordamento antigo quanto neste novo (diga-se de passagem, da Elixir, trocado em maio) a solzinho arrebenta na tarraxa.
Queria saber que cuidados você tomam com esta corda especificamente. Para os que não estão acostumados com 12 cordas, a solzinho tem espessura de 0,09 (ou seja, é da mesma espessura que a mizinha de um encordamento 0,09) e é afinada em sol (um tom e meio acima da mizinha do violão de 6 cordas).
|
dom de Deus Veterano |
# ago/09
· votar
erico.ascencao
pra fazer os acorde no violão de doze, os acorde tem que ser montado diferente o do mesmo jeito do de seis?
valeu té+
|
# ago/09
· votar
dom de Deus No violão de 12, imagine que cada par de cordas funciona como uma só. Aí é só montar os acordes igual no de 6.
Voltado ao assunto...
|
kiki Moderador |
# ago/09
· votar
erico.ascencao hahaha
já deu uma olhada pra ver se não tem nada de errado na tarracha? (nao entendo de violao de 12)
mas pela sua conta, a corda solzinha é tensa mesmo... não tem mais leve?
|
jimmy vandrake Veterano |
# ago/09
· votar
É normal isto ocorrer em 12 cordas, se alguém mais tiver um 12 por aqui vai poder te confirmar isto. A razão é por que o fabricante fornece extamente a mesma corda para tensões diferentes, resultado: Estoura.
|
BrandieLLi Veterano |
# ago/09
· votar
Estou com o mesmo problema, até comentei no topico 12 cordas players club, exatamente onde vc falou, proximo a tarraxa.
Dá uma olhada lah que o Prof. Araujo deu umas dicas para ivitar que arrebente, como colocar um pedaço de papel na tarraxa.
Abraço
|
# ago/09
· votar
Se for fácil arranjar mizinhas avulsas, vou ver se compro pra substituir a solzinho. Assim, espero que uma corda de calibre 0,10 afinada em G aguente mais que uma 0,09.
|
kiki Moderador |
# ago/09
· votar
erico.ascencao depende, por que uma 0.10 vai ficar mais tensa, entao na verdade pode ser que estoure mais.
por exemplo, uma 0.08 é mais fina, fica mais "solta", entao menos tensa. porem, por ser mais fina, é mais fragil. pode quebrar na hora que ta tocando, nao quando ta afinando.
|
BrandieLLi Veterano |
# ago/09
· votar
E uma corda de guitarra sera que não daria certo?
|
MMJr Veterano |
# ago/09
· votar
erico.ascencao
Como voce coloca as cordas na tarraxa???
Voce usa dar um "noh" ????
Valeu....
|
· votar
kiki Pera lá, vamos raciocinar fisicamente.
A nota que a corda emite depende do seu comprimento (ou seja, a casa na qual a corda está sendo apertada) e da tensão aplicada na corda (ou seja, a força dividida pela área de seção transversal da corda) - fonte: cordas vibrantes. Quanto maior o comprimento, mais grave será a nota. E quanto maior for a tensão aplicada, mais aguda será a nota.
Como o comprimento da escala não vai mudar mesmo, então a única variável envolvida é a tensão na corda. Portanto, para que a corda 0,10 afine em G, devemos aplicar a mesma tensão que é aplicada na corda 0,09.
De fato, a força que será aplicada na corda 0,10 será maior (fiz as contas aqui, dá uma força cerca de 25% superior à força na corda 0,09). Mas esta força maior se distribui na área de seção tramsversal da corda, que é maior.
Edit: Esqueci de concluir! Creio que colocar a 0,10 deve ser melhor, pois já que a tensão será a mesma, a 0,10 resistirá mais á esta mesma tensão.
BrandieLLi Eu acho que as primas de guitarra e de violão (com exceção da "solzão", que nas cordas de violão são revestidas) são a mesma coisa.
|
# ago/09
· votar
MMJr Eu passo a ponta da corda pelo buraco, deixando uma folga para que a corda dê umas 4 voltas no pino. Como a corda é fininha, depois de 2 voltas eu passo a ponta por baixo das voltas já feitas, para não escapar.
|
BrandieLLi Veterano |
# ago/09
· votar
Faz dias q eu estou com vontade de fazer esse teste, botar uma mizinha de guitarra 0.9 pra afinar até G, ou no mínimo até F#.
Ao meu ponto de vista tem uma chance menor de arrebentar.
|
MMJr Veterano |
# ago/09 · Editado por: MMJr
· votar
MMJr Eu passo a ponta da corda pelo buraco, deixando uma folga para que a corda dê umas 4 voltas no pino. Como a corda é fininha, depois de 2 voltas eu passo a ponta por baixo das voltas já feitas, para não escapar.
Certo... Entao, o que eu tenho notado e que aquela parte da corda que fica dentro do buraco fica torta em duas posicoes ...uma em cada extremidade do buraco....quando se solta a corda aquelas partes tortas saem de posicao e quando voce tensiona a corda novamente ela vai esticar aquela parte que foi entortada para se prender na tarraxa....e e justamente aonde a corda estoura.....
Sacou a parada...??? Pelo menos foi isso que eu observei.....
Valeu....
|
kiki Moderador |
# ago/09
· votar
erico.ascencao Pera lá, vamos raciocinar fisicamente. eu ACHO (em maiuscula, pois posso estar enganado) que falta uma coisa ai na sua conta. (tentei entender essa fonte sua ai, mas é muito chata)
além do comprimento da escala e da tensão, a espessura da corda tambem influencia na altura da nota. por isso as cordas vão engrossando, para não precisar mudar muito a força exercida em cada corda. se todas as cordas tivessem o mesmo calibre, cada uma receberia uma força muito diferente, o braço ia empenar de lado.
veja no exemplo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/41830/#4596257
por isso cordas 0.08 deixam os bends mais faceis, pois exigem menos tensao pra chegar na afinação.
Como voce coloca as cordas na tarraxa??? pensei nisso tambem, as vezes a propria corda se corta. mas parece que nao é o caso.
|
jimmy vandrake Veterano |
# ago/09
· votar
erico.ascencao
O princípio está correto contudo a partir de onde a corda enrola por baixo das outras é o ponto onde inicia a tensão, ou seja as outras 2 voltas estão sem tensão.
Dentro do seu período de vida útil o ideal é colocar as cordas como o erico.ascencao falou porém mantendo as 4 voltas de enrolamento. Lembrando que quando for afinar faça-o lentamente para que a corda se assente com uma menor tensão para maior. Depois de velha aí não tem jeito, a possibilidade de estourar é grande pelas razões já apresentadas.
|
# ago/09
· votar
MMJr aquela parte da corda que fica dentro do buraco fica torta em duas posicoes
Não, não. Eu passo a corda no buraco da tarraxa uma vez só. Depois de umas duas voltas eu passo a ponta da corda por baixo das voltas que eu já dei na tarraxa, entende?
kiki A fórmula para calcular a frequência (trocando em miúdos, a nota) da corda é:
w=n/(2L)*raiz(T/d)
onde: - w: frequência de vibração da corda (ou seja, a nota que ela emite) - n: nº do harmônico (pode colocar qualquer número natural aí) - L: comprimento da corda - T: tensão aplicada à corda (ou seja, a força aplicada na corda dividida pela área da seção transversal) - d: densidade linear da corda (o quanto a corda pesa por metro de comprimento)
Para uma mesma nota, a tensão exigida na corda é a mesma, pois o tamanho da escala é o mesmo e a densidade linear é a mesma (é o mesmo material). Mudando o calibre da corda, você muda a área da seção transversal e a força exercida na corda de modo a manter a tensão constante.
Inclusive você pode consultar as caixinhas de encordamento pra verificar que elas fornecem o valor da força em cada corda, e aí sim o valor varia de acordo com o calibre do jogo de encordamento.
cordas 0.08 deixam os bends mais faceis Sim, está correto. Mas eles ficam fáceis porque a força exercida na corda é menor, logo a força que precisamos fazer no bend é menor.
Espero que dê pra entender esta confusão toda.
|
MMJr Veterano |
# ago/09
· votar
erico.ascencao
Entao.... Eu entendi a maneira que voce faz...mas mesmo assim voce tem um ponto da corda que vai entortar para poder enrolar na tarraxa....e quando essa parte torta...por algum motivo....sai da posicao inicial e voce estica e ou tensiona a corda vai quebrar com certeza.....
Valeu....
|
# ago/09
· votar
MMJr Valeu cara.
|
kiki Moderador |
# ago/09
· votar
erico.ascencao ainda discordo, vamos ver se consigo argumentar...
- d: densidade linear da corda (o quanto a corda pesa por metro de comprimento) então, se a densidade é linear, entra a espessura da corda aí. o quanto ela pesa por metro, não por volume.
Inclusive você pode consultar as caixinhas de encordamento pra verificar que elas fornecem o valor da força em cada corda, e aí sim o valor varia de acordo com o calibre do jogo de encordamento. sim, mas varia muito pouco, e não é uma variação crescente. se independesse da espessura da corda, deveria variar sempre subindo.
mais ou menos numa progressão geometrica, eu acho. pois se o material é o mesmo, o comprimento é o mesmo, o w depende apenas do T.
faz sentido? ou to ficando louco?
Espero que dê pra entender esta confusão toda. acho que ainda to acompanhando... voce é fisico, ou algo do genero?
eu não sou, me exige um pouco de concentração pra manter esse papo, mas é bom pra exercitar a cabeça.
|
# ago/09
· votar
kiki Faço Engenharia.
então, se a densidade é linear, entra a espessura da corda aí. o quanto ela pesa por metro, não por volume. Posso tentar refazer as contas considerando a densidade volumétrica mesmo. Aumentando o calibre da corda a densidade linear deve aumentar pouco, mais aumenta.
|
kiki Moderador |
# ago/09
· votar
erico.ascencao Faço Engenharia. si dei mal...
Aumentando o calibre da corda a densidade linear deve aumentar pouco, mais aumenta. eu nao sei fazer essas contas... se voce conseguir confirmar alguma coisa ai, mata minha duvida!
|
· votar
kiki Aumentando o calibre da corda a densidade linear deve aumentar pouco, mais aumenta.
Vou tentar explicar "por cima"...
Densidade linear é o quanto a corda pesa por metro de comprimento - por exemplo, a mizona tem densidade linear de 10g/m (10 gramas por metro). A densidade volumétrica é uma propriedade constante de cada material que dá a idéia de quanto pesa o material por uma certa unidade de volume - por exemplo, a água tem densidade volumétrica de 1kg/L (1 quilo por litro). Portanto, podemos escrever uma fórmula para descobrir a densidade linear (DL) de uma corda:
DL = DV * A, onde: A: área da seção transversal da corda DV: densidade volumétrica
Como a seção transversal da corda é um círculo, a área A pode ser calculada por: A = pi * r², onde: r: raio da seção transversal da corda
Vamos então calcular a área de cada encordamento. Para o encordamento 0,09 (não ligue para as unidades, pra efeito de comparação as unidades não são importantes):
A(0,09) = pi * 0,045² = 0,002025 * pi
Para o encordamento 0,10:
A(0,10) = pi * 0,05² = 0,0025 * pi
Calculando o aumento relativo da área (que, no fim das contas, é o aumento relativo da densidade linear):
A(0,10)/A(0,09) = (0,0025 * pi)/(0,002025 * pi) = 1,234
Este aumento na densidade é o mesmo (quando disse o mesmo, é que é igual) aumento de força na corda. E não é tão desprezível quanto eu imaginava - é da ordem de 23% maior.
Conclusões: trocando uma corda 0,09 por uma 0,10; considerando a mesma afinação: - a tensão na corda (força/área) será a mesma - a força imposta na corda aumenta 23% - a área da seção transversal da corda é 23% maior - a densidade linear da corda é 23% maior
No fim das contas, deve dar tudo no mesmo. Temos é que partir para os experimentos!
|
BrandieLLi Veterano |
# ago/09
· votar
erico.ascencao
Ae cara, consegui arrumar a solzinha aqui, fiz as dicas q o prof roselio disse... Dei uma leve lixada na parte da tarraxa onde a cordas dobra, tava com umas pequenas ranhuras que devia atrapalhar no deslize da corda, e coloquei um pedaçinho de papel no mesmo lugar... Espero que dure mais tempo agora rs
Abraço
|
kiki Moderador |
# ago/09
· votar
erico.ascencao legal!
ainda bem que o cara upou, eu já tava esquecendo de ver... to entrando pouco no forum.
vamos lá. deu pra entender bem.
voltando à formula.
w=n/(2L)*raiz(T/d)
onde: - w: frequência de vibração da corda (ou seja, a nota que ela emite) - n: nº do harmônico (pode colocar qualquer número natural aí) - L: comprimento da corda - T: tensão aplicada à corda (ou seja, a força aplicada na corda dividida pela área da seção transversal) - d: densidade linear da corda (o quanto a corda pesa por metro de comprimento)
se lá no final divide a Tensão pela densidade, entao quanto maior a densidade, com uma mesma tensão (fixa o T), menor a frequencia (mais grave).
ou, pra uma mesma frequencia (fixa o w), mas reduzindo a densidade (corda mais fina), voce pode diminuir a tensão na mesma proporção. assim evita quebrar a corda ao afinar.
é isso?
mas ainda vale o que voce falou: a corda mais fina quebra mais facil que a mais grossa. me parece que a espessura da corda influencia mais na hora de tocar, na pegada (nem sei se isso é calculável, to dizendo isso no feeling).
mas eu acho que no seu problema de quebrar na hora de afinar, é melhor pegar corda mais fina. eu nao arriscaria afinar minha mizinha (0.10) em sol!
mas se voce estiver afim mesmo de comprovar, o lance é arrumar uma 0.10 e uma 0.08 e testar... e depois conta aqui que eu quero saber!
|
Kamus23 Veterano |
# ago/09
· votar
erico.ascencao
Isso é foda cara...
Tenho uma Viola Caipira, mas sempre que troco de encordoamento compro corda avulsa para substituir a "solzinho" caso ela estourar...
É uma corda fraquinha
|
# ago/09
· votar
kiki se lá no final divide a Tensão pela densidade, entao quanto maior a densidade, com uma mesma tensão (fixa o T), menor a frequencia (mais grave).
ou, pra uma mesma frequencia (fixa o w), mas reduzindo a densidade (corda mais fina), voce pode diminuir a tensão na mesma proporção. assim evita quebrar a corda ao afinar.
é isso?
O grande problema é que quando eu escolho o encordamento eu escolho de acordo com o calibre (0,09" ou 0,10" ou 0,11" ou ...). E alterando o calibre, eu altero a tensão e a densidade linear simultaneamente. Enfim, o que vale é o exercício cerebral!
me parece que a espessura da corda influencia mais na hora de tocar, na pegada (nem sei se isso é calculável, to dizendo isso no feeling).
Bem, aqui não tem Física que explique. Não sei se vai ter taaaaaanta diferença de pegada, já que o movimento de arpejo no violão de 12 cordas já é bem mais bruto que no violão de 6.
|