Diferença entre a tensão das cordas

    Autor Mensagem
    zgutoz
    Veterano
    # mar/04


    Qual a diferença entre cordas de alta ,média e baixa tensão ,em relação a altura do som, timbre, etc e etc ???

    zgutoz
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ninguém sabe ???????????????

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Da uma procurada em topicos antigos, deve ter uma porrada sobre isso

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tem muita coisa...

    piculo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ai maluco, usa a busca. vc vai achar alguma parada sim.

    Thiago_bh
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Vai em site de busca e procura. Tem o google, o cade etc

    piculo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    naum doido, a busca do nosso forum.

    RRS
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    tô ressuscitando esse tópico pq eu tenho uma dúvida sobre o mesmo tema(mas nada a ver com essa pergunta).

    bom... eu comprei o meu violão e na mesma loja, (dias depois) o esmo vendedor me vendeu as cordas(que eu tô usando), uma dolphin 0.011.

    outro dia eu fui num luthier pra comprar umas peças pra minha guitarra, e acabei comprando um jogo de cordas d'addario 0.011 tbem, pensei que seria a mesma coisa, mas qdo eu comparei as tenções de todas as cordas eu vi que com exceção da mizinha, todas as cordas da d'addario tem teção maior, tipo:
    a mizona da dolphin é 0.046 e a da d'addario é 0.052
    a lá da dolphin é 0.036 e na d'addario é 0.042(qse a tensão da mizona da dolphin)


    será que dá problema eu trocar as cordas?

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: luiz_sjrp
    · votar


    RRS

    Isso que você escreveu: 0,011 é o diâmetro da corda em polegadas, que corresponde a mais ou menos 0,28 milímetro.
    A tensão das cordas é em Libras ou Kilogramas.

    >>>>Pol. > mm. > lbs. > kg.
    E > 0.011 > 0.28 > 19.6 > 8.89

    B > 0.015 > 0.38 > 20.5 > 9.3

    G > 0.022 > 0.56 > 24.8 > 11.23

    D > 0.032 > 0.81 > 29.5 > 13.38

    A > 0.042 > 1.07 > 28.4 > 12.88

    E > 0.052 > 1.32 > 24.3 > 11.01

    Fonte: D'Addario


    "será que dá problema eu trocar as cordas?"

    Eu não diria "problema", mas sim que você vai precisar fazer uns ajustes.
    Abraço.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Vejam o que eu vi:

    http://www.daddario.com/DADProdDetail.aspx?CodaID=686&ID=2&Class=ABNA

    .PL010 > E > 0.010 > 0.25 > 16.2 > 7.35

    .PL014 > B > 0.014 > 0.36 > 17.8 > 8.07

    ZW022 > G > 0.022 > 0.56 > 25.4 > 11.52

    NW030 > D > 0.030 > 0.76 > 26.9 > 12.20

    ZW040 > A > 0.040 > 1.02 > 26.6 > 12.07

    ZW050 > E > 0.050 > 1.32 > 25.0 > 11.34

    Claro, todos podemos errar (principalmente eu), mas 0,050'' seria 1,27mm. Correto? Mas na embalagem que está aqui na minha mão está correto, ou seja, 0,050'' = 1,27mm. Só no site que está errado.

    RRS
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    caramba cara!!! procurei no site da d'addario antes e não achei essa linha de cordas, é a mesma que eu tô usando(linha EZ) só achei a linha EJ...
    essa tensão que vc achou no segundo link é a 0.010, e o primeiro link é a 0.11 de outra linha qsse igual, a única diferença é a 3° corda (sol) valeu mesmo dá pra ter uma idéia da bagassa.
    a indicação do site tá errada memso...1.32 seria o equivalente a .052(igual ao meu mizão)

    putz.. acho mais fácil(e barato) eu comprar as mesmas cordas q eu tõ usando agora... vou comprar outro jogo de cordas da dolphin mesmo.

    valeu a ajuda luiz.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: luiz_sjrp
    · votar


    RRS

    Digita lá no site da D'Addario o modelo EZ que tu procura e tu vai achar as especificações dela (se não estiverem erradas também).
    O primeiro link que eu postei é da 0,011 modelo EXP13.
    O segundo link que eu postei é da 0,010 modelo EZ900.
    Abraço.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    RRS

    Acho que é esse que tu está usando:

    http://www.daddario.com/DADProdDetail.aspx?CodaID=687&ID=2&Class=ABNA

    RRS
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ih caramba , eu vi que o link q vc postou agora tá diferente do anterior, mas tá entrando na mesma página, deve ser um desses lances de cokkyes(eu sei que escrevi errado) ou sei-lá-oque.

    bom, valeu pela ajuda cara, a minha dúvida era mesmo sobre o fato da tensão das cordas prejudicar o violão e vc já me respondeu isso.

    em todo caso, se vc mora em são paulo eu posso até te dar esse jogo de cordas, se vc se interessar. não vou usar mesmo e vc é o cara que mais tem me ajudado.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    RRS

    Eu postei 3 link's.
    1°- EPX13.
    2°- EZ900.
    3°- EZ910.

    Obrigado pelas cordas, acho que você consegue troca-las por outra coisa, se não violou a embalagem. Eu moro no interior, São José do Rio Preto / SP.

    RRS
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    opa, abriu o link agora é esse mesmo cara!!!!!
    (não sei se abriu direito agora, ou se agora é que eu vi direito... :D tomei umas mais cedo)

    RRS
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    não violei a embalagem não cara, mas se vc quizer, o jogo de cordas é seu...
    não sei qual o peso da bagassa, mas não deve sair mais caro que 5 contos se for enviado como carta normal.

    vc querendo, é só dar um toque que eu te mando.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    RRS

    Cara eu agradeço muitíssimo pelas cordas, mas acho que você deva utilizalas mesmo assim, são boas. Eu uso as 0,010. E quanto ao "e vc é o cara que mais tem me ajudado", eu agradeço novamente, mas se estou aqui é para ser ajudado e para ajudar. Um dia vai chegar a sua vez de me ajudar ou ajudar alguém.
    Um grande abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre a tensão das cordas