Porque Nylon é indicado para iniciantes

Autor Mensagem
Sika
Veterano
# abr/09


e ai galera!!!


porque muitas pessoas indicam o nylon para os iniciantes.

eu não sei nada de violão e quero aprender e ganhei um Memphis AC40... ele é aço, posso trocar o encordoamento de um violçao em aço para nylon... quero opnioes sobre o violão se dá pra aprender e se é bom pra quem nun toca nada...rsrsr...

vlw!!

Gabriel Vezali
Veterano
# abr/09 · Editado por: Gabriel Vezali
· votar


Sika
Acho que recomendam nylon para iniciantes pq doi muito menos os dedos.

Edit: mas você pode aprender com encordamento de aço mesmo, vai doer a beça os dedos no começo, mas dá pra aprender sim.

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


Sika
Pq é mais macio!

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Acho que é por isso mesmo, pq dói menos.

Na verdade, cada violão tem a sua aplicação. Nylon, pra tocar Jazz, Bossa, Samba, MPB, etc... Aço para tocar Hard Rock, Pop Rock, Sertanejo, Folk, etc...

Nunca troque o tipo do encordoamento do violão, sem consultar um luthier. Você não deve nem mesmo mudar a tensão das cordas (p.ex.: se vc usa encordoamento 0.10, não mude para 0.11, ou 0.09).

É pq o violão é projeto para suportar uma certa tensão das cordas. Se vc mudar essa tensão, o braço não estará preparado e poderá empenar, tanto pra fora quanto para dentro.

MMJr
Veterano
# abr/09 · Editado por: MMJr
· votar


A teoria e apratica do violao eh a mesma... independente do tipo de cordas....Sendo assim da pra aprender na boa com o violao que voce ganhou....
Cordas de nylon sao mais macias e castigam um pouco menos os dedos...mas depois de algumas semanas tudo fica igual....

Nao troque as cordas de aco por nylon ou vice versa....

Voce mora em BH.. e ai deve ter alguem que regule o violao pra voce e as cordas de aco vao ficar macias tambem....voce pode escolher cordas 0.011 ou 0.010 para comecar....Converse com alguem na loja e eles vao te indicar alguem para fazer estes ajustes necessarios....

Estude com dedicacao e nao desanime.. os 3 primeiros meses e meio chato .. mas depois disso e so alegria....

Valeu...

Sika
Veterano
# abr/09
· votar


hum... vlw pessoal...


e mais uma coisinha aki... eu tenho uma noção bem basica de viola (tão básica que nem se pode considerar...rsrs) eu peguei umas musicas cifradas que são bem faceis... nas quais eu tbm sei fazer os acordes... nao to fazendo aula nem nd do tipo... só tenho noçoes por ter instrumentista na familia... vcs acham q desse modo (sem aula) é possivel aprender violão.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Sika

Aprender a tocar violão vc aprende. Ser músico é outra história...

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


vcs acham q desse modo (sem aula) é possivel aprender violão.


Se você se dá o trabalho de botar um ponto no final da frase, por que não um de interrogação?

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


Tudo e possivel... So depende da dedicacao....
Sozinho pode demorar um pouco mais...e tem que tomar cuidado com "erros viciantes"....

Valeu e boa sorte....

Sika
Veterano
# abr/09
· votar


eu tbm nao sei o pq nun sai o poto de interrogaçao... eu ate aperto ele mas sai um ponto final...( esses dai foram de proposito)

eu tenho culpa, e sim o teclado!

Zandor
Veterano
# abr/09
· votar


pq doi muito menos os dedos.

Lenda

AFSVilela
Veterano
# abr/09
· votar


Zandor
Lenda

Nem é lenda não, cara. As cordas de aço têm maior tensão, e são mais finas que as de nylon. Num dedo não preparado isso faz um estrago.
Eu mesmo, depois de estar bem acostumado com o nylon, tive que tocar um pouco até me acostumar com o aço.
Essa diferença pode ser reduzida se as cordas forem ajustadas bem baixas, e com calibres menores. Entretanto, há estilos que requerem cordas de tensão maior.

dom de Deus
Veterano
# abr/09
· votar


Sika




com cordas de aço dá pra aprender. nos primeiro messes doi um pouquinho os dedos.
quando comprei meu violão eu fui com o pensamento de comprar o de corda de aço, li bastante apostila que recomendava o naylo mas mesmo assim comprei o de aço , vou te fala viu ,qnd alquem experiente mandar fazer alguma coisa faça. Antes eu tivesse conprado o de naylo.
só depois, que passei o que passei com as corda de aço ai digo isto.
mas eu segui o meu gosto, meu gosto é pela as corda de aço ela tem umas vantagens amais doque a de naylo por ex. volume
faz 6 messe que tou aprendendo hoje meus dedos doi bem pouco talves seja porque eu fico horas e horas praticando já que tenho tempo livre ai faço isso.
mas depois que os dedo estiverem resistente as corda ai já não doi mais. é fase que vc vai ter de superar é essa primeira ,ñ é impossivel quem luta vence, vai a luta então!

Buddy_guitar
Veterano
# abr/09 · Editado por: Buddy_guitar
· votar


Desculpe pessoal, mas não concordo com tudo que está escrito aí acima. Essa história de que é melhor começar no nylon pra mim não faz sentido, não concordo com isso, mas enfim, é só uma opinião.

Alguns pontos importantes a se destacar:
Primeiro, não se deve colocar cordas de aço em um violão construido para ser utlizado com cordas de nylon. Existe a possibilidade de que o dano seja irreversível e vc perca o violão.

Segundo, nylon e aço tem finalidades diferentes. Se você vai pro clássico, desista do aço, tem que ser nylon e ponto final. Nylon também serve para samba, bossa nova e mpb de modo geral.

Utilize aço para coisas mais tipo funk, rock, folk e coisas do gênero. A coisa mais horrível que existe é pegar um violão com cordas de nylon, uma palheta e tocar baladinhas... Na boa, quando se faz isso vc acaba anulando toda a beleza e timbre que vem do ataque unhas/corda. Tocar nylon com palheta, não importa a qualidade do violão, fica parecendo aqueles "violões" para criança com 4 cordas, aqueles que vc compra no supermercado.

Terceiro, aprender sem professor é muito difícil. Não precisa ser um professor regular, mas pelo menos alguém com mais experiência que possa de dar umas dicas. A partir do momento em que vc tiver mais experiência com o instrumento fica mais fácil evoluir.

Espero ter ajudado.

Abraço

MMJr
Veterano
# abr/09 · Editado por: MMJr
· votar


Buddy_guitar
Primeiro, não se deve colocar cordas de aço em um violão construido para ser utlizado com cordas de nylon. Existe a possibilidade de que o dano seja irreversível e vc perca o violão.

Jozza
Nunca troque o tipo do encordoamento do violão, sem consultar um luthier. Você não deve nem mesmo mudar a tensão das cordas (p.ex.: se vc usa encordoamento 0.10, não mude para 0.11, ou 0.09).

MMJr
Nao troque as cordas de aco por nylon ou vice versa....

Buddy_guitar
Segundo, nylon e aço tem finalidades diferentes. Se você vai pro clássico, desista do aço, tem que ser nylon e ponto final. Nylon também serve para samba, bossa nova e mpb de modo geral.

Jozza
Na verdade, cada violão tem a sua aplicação. Nylon, pra tocar Jazz, Bossa, Samba, MPB, etc... Aço para tocar Hard Rock, Pop Rock, Sertanejo, Folk, etc...


Buddy_guitar
Terceiro, aprender sem professor é muito difícil. Não precisa ser um professor regular, mas pelo menos alguém com mais experiência que possa de dar umas dicas. A partir do momento em que vc tiver mais experiência com o instrumento fica mais fácil evoluir.


MMJr
Tudo e possivel... So depende da dedicacao....
Sozinho pode demorar um pouco mais...e tem que tomar cuidado com "erros viciantes"


Aprender sozinho eh dificil mas nao e impossivel....


Na boa Buddy_guitar....
Voce falou o mesmo que todo mundo....

Valeu...

Buddy_guitar
Veterano
# abr/09
· votar


MMJr

Caraka! Agora que vi, meu post ficou errado. Estava faltando uma parte logo no começo. Já editei, agora acho que ficou melhor de entender.

Valeu

AFSVilela
Veterano
# abr/09
· votar


Buddy_guitar
Desculpe pessoal, mas não concordo com tudo que está escrito aí acima. Essa história de que é melhor começar no nylon pra mim não faz sentido, não concordo com isso, mas enfim, é só uma opinião.

Na minha opinião ainda é melhor começar com nylon. Veja que não estou recomendando que se coloquem cordas de nylon no violão do(a) Sika. Ganhou um violão de aço, é assim que ele tem que ficar.
Mas, para um principiante, a dificuldade de adaptação é muito maior. E, com certeza, o aço tende a ser mais duro e doloroso. Se a pessoa vai logo de cara tentando com o mais difícil, vai desistir se não tiver muita força de vontade.
Eu concordo que cada estilo requer um tipo de cordas, mas ao menos nos 2 primeiros meses, creio que a prática deveria ser feita em cordas mais macias. Afinal, alguém nessa etapa ainda não se consegue fazer soar a nenhum estilo mesmo. Só de sair som das cordas é uma felicidade.

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


Sika
Não é indicado para iniciantes, é uma forma de proporcionar outro timbre ao instrumento. Por ser mais "macio" pra tocar, os iniciantes, que ainda não tem calos nas pontas dos dedos, preferem o nylon ao aço.
Abraço.

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


Eu, por exemplo, começei a tocar em violão com cordas de aço, pois era de meu pai e ele é violero véio hehehe

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Violão com cordas de Aço sucks.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Eu simplesmente acho o seguinte.

Se o cara vai querer tocar música erudita, jazz, samba, bossa nova, MPB, chorinho, etc, eu recomendo comprar um violão com cordas de nylon.

Se o cara vai querer tocar pop rock, hard rock, baladinhas, sertanejo, etc, compre um violão com cordas de aço.

Pronto! Pra quê começar num instrumento se você vai ter que mudar depois?! Não faz sentido pra mim...

Mas... Isso é a minha opinião...

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
Violão com cordas de Aço sucks.

Pq?

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

Violão com cordas de Aço sucks.

Me desculpe.. mas este seu comentario ta furado...

E se alguem falasse:
Violao de nylon e pra menininha...

Como ficaria...???


Valeu....

So para esclarecimento:
EU NAO tenho nada contra violoes de nylon e quem os utiliza....

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Violão com cordas de Aço sucks.

Na verdade, está faltando completar esse comentário...

Violão com cordas de aço, realmente é uma bosta se vc focar tocar MPB, Samba, Bossa, coisas do tipo.

Podemos falar a mesma coisa do violão com cordas de nylon para tocar pop rock, hard rock e coisas do tipo...

Sika
Veterano
# abr/09
· votar


eh verdade o aço ta rebentando os meus dedos, ainda mas pq sou uma moça, ja foi horrivel o fato de ter cortar as unhas e agora ja ta começando dar uns calinhus aki pq as pontas dos dedos estao descascandu, ta doendo tbm...rsrs.... mas enfim... nun to nem um pouko afim de desistir...

aki alguem poderia me dar uma explicaçao sobre palhetas... pq comprei uma aki q som ta saindu horrivel... ou será q o problema sou eu!!!

vlw

Gabriel Vezali
Veterano
# abr/09
· votar


Sika
Saindo horrível como?

Pode ser que pela falta de prática o som saia abafado ou coisa do gênero, mas tudo que você precisa fazer é treinar, e isso logo logo é resolvido =D

Sika
Veterano
# abr/09
· votar


hum... como poderei explicar o "horrivel"?

ta saindo meio q fora do tmp sab... antes eu tava só usando os dedos(mas tbm nun era dedilhado, tava tipo fazendo uma batida) ai tava dentro do tmp direitnho... mas com a palheta sai um desastre..aff...

isso é uma qstao de treino?

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


....Sika


Existem palhetas duras, medias e macias.....
Voce sabe qual e a sua???

A pratica e a chave do negocio....

Nao desista....

Sika
Veterano
# abr/09
· votar


hum...

parece q é aquela q numa estremidade é 0,50 e na outra é 0,75... essa palheta eh boa pra cordas de aço no violão???

existe diferença em palhetas para violao e guitarra???

Gabriel Vezali
Veterano
# abr/09 · Editado por: Gabriel Vezali
· votar


Sika
É tudo questão de tempo e de treino, agora eu acredito que não exista uma palheta específica para tal tipo de instrumento ou encordamento, vai experimentando algumas palhetas e use a que você achar a melhor... eu por exemplo uso uma palheta flexível no violão pq uso o violão só pra bases e gostei dela para isso, mas na Guitarra eu já uso uma pequenininha, dura, e com uma ponta aguda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque Nylon é indicado para iniciantes