Problemas com o violão - é preciso um ajuste ?

    Autor Mensagem
    leitecompera
    Veterano
    # dez/08


    Seguinte galera, comprei meu violão faz 1 mês, um Hofma Ye-223/aço e ele veio com o encordoamento 0.10

    Esses dias tava tocando e uma corda arrebentou. Já tinha o jogo de cordas aqui, só que .009, então resolvi eu mesmo trocar.

    Como o violão tem afinador embutido, afino por la mesmo. Mas to tendo problema com as oitavas.

    Não fiz nenhum tipo de ajuste antes de trocar as cordas, mesmo por que o violão ficou pouco tempo com as cordas que vieram, sendo que todo dia depois de tocar eu afrouxava as cordas e guardava o violão com a boca virada pra baixo.

    O desafinação é beem pequena, mas não consigo tocar o violão sabendo que alguma coisa tá errada.

    O motivo do problema é o ajuste de oitavas mesmo ? Se for como é feita a regulagem no violão ?

    vlw. (:

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leitecompera
    Esses dias tava tocando e uma corda arrebentou. Já tinha o jogo de cordas aqui, só que .009, então resolvi eu mesmo trocar.

    o.O

    é recomendado, que todo e qualquer instrumento ao ser comprado seja levado a um Luthier para regulagem geral. Vc fez isso?

    Diino
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    violao precisa regular?
    nem tensor tem.
    :|

    MMJr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Realmente...
    Sem ver o violao fica impossivel de fazer um diagnostico....
    E se voce nao sabe como funciona o tensor a melhor coisa seria levar para quem entende dar uma olhada....

    Porem.da maneira que voce esta falando parece que as cordas nao ficaram bem encaixadas.....Primeiramente eu tiraria e colocaria todas as cordas novamente.

    E o seguinte... as vezes a corda pode ficar enroscada na ponta do pino que segura a mesma...a dica seria fazer um leve gancho na ponta da corda que fica dentro do violao...para evitar que ela se enrosque....ou fique mau encaixada....

    De uma olhada nos sites abaixo pra voce ter uma ideia melhor sobre o que eu estou tentando explicar....

    http://www.frets.com/FRETSPages/Musician/Guitar/Setup/SteelStrings/Str inging/ststringing1.html


    De uma olhada no site,,, estou procurando outro que vai te dar uma ideia melhor e mais tarde eu coloco aqui pra voce ver....

    Valeu...

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/08
    · votar


    leitecompera


    esquenta nao velhinho e normal dos hofma ter a oitava desafinada
    pra consertar vc teria q tapar o buraco inde fica o rastilho e refazer o buraco no lugar certo

    resultado improvavel de se conseguir!
    uma cordas velhas tb desafinam oitava
    violao ruim tb tem uma desafinação e nao compensa arrumar sai caro e nao tem resultado garantido

    melhor saida volta pra 0,10

    leitecompera
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: leitecompera
    · votar


    qew
    é recomendado, que todo e qualquer instrumento ao ser comprado seja levado a um Luthier para regulagem geral. Vc fez isso?

    Não levei nao cara, mas tava certinho, pra mim não tava nada desregulado.

    MMJr

    Cara vou tentar recolocar as cordas. Não acho que o problema é o enroscamento das cordas, mas vou ver.

    japaubatuba
    esquenta nao velhinho e normal dos hofma ter a oitava desafinada
    pra consertar vc teria q tapar o buraco inde fica o rastilho e refazer o buraco no lugar certo


    Então, tenho alguns amigos que tem violões hofma, modelos até inferiores ao meu, só que nao vi problemas de oitava nos deles.

    Volta pro 0.10 é umas das ultimas coisas que eu faria. Agora não sei se o problema tá no violão mesmo. Porque me falaram que quando se troca a tensão das cordas, um ajuste no violão deve ser feito, mas como o meu ficou pouco tempo com a 0.10 eu não fiz o ajuste.

    Depois de um tempo com as cordas novas, percebi que não tá tao ruim. A corda é G que tá com um maior problema. Eu toco a corda solta tá normal, mas quando toco na 12ª casa, passa muito da afinação correta.

    :/

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    A corda é G que tá com um maior problema. Eu toco a corda solta tá normal, mas quando toco na 12ª casa, passa muito da afinação correta.

    Agora eu saquei a parada....
    Voce percebeu que a corda G nao esta com a entonacao correta...

    Bom.. isso ja e uma coisa mais delicada....e acredite...Nao existe violao perfeito....Se for so a corda G...acredito que voce nao precisa se preocupar muito...

    As causas de uma intonacao pobre sao:

    #Cordas altas...
    #Braco do violao com excesso de arco para cima...
    #O rastilho com folga do encaixe no cavalete...
    #Incorreta posicao do rastilho no cavalete....
    #Erro no angulo do topo do rastilho...
    #Problemas nos trastes..altura e posicionamento...
    #Um erro matematico nas medidas do braco...(distancia entre a pestana e o rastilho)
    #E por final a tecnica utilizada para verificar a entonacao...

    O clima tambem pode ser levado em consideracao...

    Se voce esta verificando estas coisas isso mostra que voce e uma pessoa minuciosa...ou tem um ouvido muito bom para musica...

    Cara uma dica seria passar um grafite na pestana...(na fenda por onde a corda passa)......

    Pra voce ver como o negocio e.....Pra corrigir este "problema" so mesmo um bom Luthier - Muito Bom Luthier,,,

    Valeu...

    leitecompera
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MMJr

    Será que se eu passa grafite melhora ? O que muda ?

    Valeu pela ajuda, mas só uma pergunta. Se for problema do rastilho mesmo, porque só um corda saiu "mais afetada" ?

    Braço do violão com excesso do arco para cima significa empenamento ? Porque o braço do meu violão não é reto, é ligeiramente curvo , nesse sentido :
    ---___________---

    a curva que eles faz é pra fora, na direção contraria das cordas tipo um (

    mas é bem poco mesmo. Só que falam que quando um violão está afinado ele fica com essa 'ligeira curvatura'

    se precisar de foto eu mando.

    ;)

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    Beleza,,, vamos la entao...

    No site abaixo voce vera um desenho que explica como verificar se o braco do violao esta na curvatura correta....Um braco perfeitamente reto nao e o ideal para o violao folk...O ideal e uma pequeno arco para cima...Eu nao diria que o braco esta empenado desde que um ajuste no tensor possa modificar esta curvatura...apartir do momento que o tensor nao tem mais acao na curvatura do braco ai sim acredito que o braco esteja empenado...

    Pressionando a corda mais grossa do violao no primeiro traste e no traste que se junta ao corpo do violao voce sera capaz de ver o espaco que tem entre o topo do SEXTO traste e a parte debaixo da corda...este espaco deve ser menos que 1/2 (meio) milimetro praticamente 1/4 de milimetro....E isso mesmo.. Um espaco minimo . Pressionando a corda nos dois trastes ao mesmo tempo voce devera ver apenas um espaco suficiente para passar no maximo um cartao de negocios ou um pedaco de cartolina.

    Antes de girar o tensor e altamente recomendado que voce faca uma marca da posicao de fabrica do tensor...Basta usar uma caneta ou qualquer outra coisa para fazer uma marca de posicao inicial...um risquinho na madeira e na parte do tensor que voce vai encaixar a chave L...
    caso voce gire e nao goste do resultado.. e so voce retornar nao posicao inicial....O efeito pode aparecer em 15 minutos ou ate mesmo depois de 12 horas...portanto tenha paciencia,..Afine o Violao antes e logo apos ajustar o tensor...


    Se a corda estiver encostada no traste significa que o braco esta arcado para baixo ou perfeitamente reto...neste caso voce devera soltar o tensor (truss rod) girando-o para esquerda....1/4 de volta de cada vez as vezes ate nenos...mas nunca gire mais que 1/4 de volta....Normalmente com uma chave L. Girando o tensor para direita voce vai estar dando um aperto..CUIDADO se estiver muito duro para girar nao force,,,vai com MUITO CIDADO.... o tensor deve girar com uma certa facilidade...Vai ter uma certa pressao e claro...mas nada que tenha que por muita forca...

    Se a corda estiver mais que 1/2 milimetro afastada do topo do sexto traste e a parte debaixo da corda significa que o braco esta arcado para cima...Neste caso voce tera que apertar o tensor (truss rod) girando-o para a direita....Vou falar mais uma vez..Nunca gire mais que 1/4 de volta...

    De uma olhada e ve se da para entender....

    O tensor do violao do site abaixo tem a o ajuste no "headstock"
    outros ..talvez o seu... vai estar locallizado dentro do violao logo abaixo de onde o braco se encontra com a boca do...
    A posicao do tensor pode ser diferente neste modelo mais a teoria e pratica sao as mesmas,,,

    http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/truss_rod_adjustment.pdf

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    Mais algus desenhos dando dicas de como ajustar o tensor = Truss Rod

    http://www.seagullguitars.com/double-action-truss-rod-adj.jpg

    So pra te dar uma ideia..veja as fotos do Luthier fazendo um rastilho... As primeiras 2 fotos ele esta falando sobre a pestana.. e as fots seguintes ele mostra com fazer um rastilho..

    http://www.jsguitarforum.com/forum/showthread.php?t=89746

    leitecompera
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Po cara valew. Eu só tenho medo de mecher no tensor, vo leva pra alguem que entende melhor.

    Mas ainda to inconformado.

    O violão não tem nem 2 meses e já acontece isso.


    As cordas soltas tao beleza mas qndo aperta, em algumas casas desafina. Ahhhhhhh, to querendo toca violão e não posso.

    Vo tenta recoloca as cordas e meche no rastilho denovo

    Quem sabe vai :/

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leitecompera
    As cordas soltas tao beleza mas qndo aperta, em algumas casas desafina. Ahhhhhhh, to querendo toca violão e não posso.

    vc deve ser MUITO enjoado...

    Mas ainda to inconformado.

    não fique, é normal ter que levar os instrumentos ao luthier apos a compra!

    leitecompera
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    devo se muito enjoado ?
    HAUHSA.


    reformulando, o violao veio com cordas 0.11

    mas como nunca ma acostumei a toca em violão assim, troquei pra uma tensão mais baixa.

    axo que vo fica com 0.10, vo leva pra um luthier e troca, vamo ve no que dá :/

    leitecompera
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Então agora vendo uns tópicos direitos aqui, aconteceu o mesmo caso do meu em violões novos quando as cordas foram trocadas.

    O problema pra mim é o rastilo mesmo.

    Como trocou a tensão, teria que fazer um ajuste no rastilo.


    to certo ou errado ?

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    No rastilho voce so vai mexer se quiser abaixar as cordas..Tire o rastilho do cavalete e lixe a parte de baixo...diminuindo assim a altura do mesmo...e claro que tudo percisa ser medido e lixado corretamente...pois se voce lixar demais e ficar muito baixo ou torto a unica solucao vai ser comprar um rastilho novo....

    Na coroa do rastilho - ou topo do rastolho - nao se deve mexer nunca....Mexer no topo ou coroa do rastilho e uma coisa dificil ate mesmo para um luthier....

    Quando se troca a tensao das cordas o que vai ser preciso e apenas dar uma "compenssada" no tensor....Mas se voce nao entende como o tensor funciona e bom nem tentar....Nao e uma coisa dificil de se fazer.. e bem facil...porem voce deve saber se tem que apertar ou soltar o tensor.....

    Eu faco estes ajustes sozinho porque eu sou um curioso e tenho experiencia com em consertar "coisas"...Eu tenho uma certa facilidade com trabalhos manuais... E, caso eu quebre alguma coisa nao tem grandes problemas...pois onde eu moro eu encontro de tudo pra comprar e fazer a reposicao....

    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com o violão - é preciso um ajuste ?