Gianini GD-1 EQ, encordoamento original e ajuste de ação

    Autor Mensagem
    brunoctorres
    Membro Novato
    # mai/20


    Pessoal, tudo bem?
    Comprei um violão Gianini GD1-EQ. Um amigo recomendou colocar cordas novas, comprei da Solez Phosphor bronze, 0,010.

    Estou achando que as cordas estão um pouco altas (a 6ª corda mede 3mm de distância do braço no 1º traste e 5mm no 12º).

    Eu li aqui no fórum que a troca por um encordoamento com tensão menor poderia causar um distanciamento maior. Como eu não medi a original, não sei se está maior ou se já era assim.

    Procurei no site da Gianini mas não achei a informação de qual o encordoamento original. Alguém sabe? Será que ele era 0.012, por exemplo?

    Outra coisa, vi um PDF da propria Gianini dizendo que, caso as cordas estivessem altas, para regular o tensor. Porém, o tensor é bi-direcional, então não sei exatamente para que lado eu deveria apertar (e também, mexer nisso me pareceu um pouco arriscado).

    Qual a opinião de vocês? Está de fato alto com essas medidas que falei? Faz sentido mexer no tensor? Luthier com essa pandemia ficou complicado...

    Obrigado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    brunoctorres
    Amigo, leve seu instrumento a um luthier habilitado.
    Tem colegas meus trabalhando sim (inclusive eu), bas seguir as indicações de segurança.
    Abç

    brunoctorres
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Eu não estou saindo de casa, portanto levar no luthier, por agora, não seria viável.

    De qualquer maneira, se tiver recomendações de bons luthiers em são paulo ou Cotia, agradeço muito, assim que puder levo.

    Mas, segue minha pergunta. Será que está alto dessa forma? Não é algo que esteja exatamente me incomodando e queria saber se é preciosismo. Minha preocupação maior é gerar algum dano no violão (que não é caro, mas gosto dele mesmo assim...hehe)

    E também se alguém sabe qual o encordoamento original desse violão.

    Obrigado,
    Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    brunoctorres
    Está alto pois é assim que boa parte das fábricas deixam. até para poder enganar o cliente acerca de seus erros ou falta de controle de qualidade - por isso é IMPRESCINDÍVEL, assim que se compra um instrumento de corda, levá-lo de imediato a um bom luthier.
    E também se alguém sabe qual o encordoamento original desse violão.
    Isso importa pouco. O luthier irá regulá-lo para o encordoamento de sua preferência. Se você não tem um encordoamento de preferência, sugiro que compre um, de boa marca (não economize), de espessura 0.10, que é uma espécie de "padrão".
    Abç

    brunoctorres
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Comprei esse que falei no topico original, solez. É bom?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    brunoctorres
    Sim, é.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gianini GD-1 EQ, encordoamento original e ajuste de ação