É possivel Aprender Classico Sozinho?

Autor Mensagem
C. Nascimento
Veterano
# nov/08


Gente, estou estou estudando violão há uns 3 meses, acho que sei alguma coisinha, como por exemplo algumas músicas facil é claro.
Nada de muito bom, resumindo; estou no inicio.

Minha pergunta é o seguinte. É possivel aprender violão classico sozinho, sem nenhum professor?

Se caso não for possivel, estarei indo para o violão popular, pois no momento estou sem condição financeira para pagar um professor.

Obrigado a todos, tenho aprendido muita coisa atravez desse forum.

Abraços!

Alewfs
Veterano
# nov/08
· votar


Cara concerteza. Isso depende de você.

Só que é o seguinte, mesmo que você num faça aula, tenha contato com alguém que toque clássico, veja apresentações, corra atras de videos, partituras, amigos, treine ouvido e estude teoria musical.

No meu ponto de vista, uma das diferenças do violão clássico para o popular tá na disciplina, as vezes nem usa improviso as vezes usa 100% partitura .. entaum num sei. num toco clássico pra falar.. .. tenta aprender...

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar


Não. De forma alguma.

C. Nascimento
Veterano
# nov/08
· votar


DrBrodsky
Não. De forma alguma.


Isso que queria ouvir rsrs..

Ok amigo obrigado, vou pular para o violão popular mesmo!

Obrigado.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


C. Nascimento
É o seguinte: se você aprender como ler partitura e praticar um tempo com um professor, você pode se arriscar.

Tem um site, se eu não me engano é www.delcamp.net, no qual você encontra partituras de violão clássico divididas em 10 níveis. Tenho o 1º e o 2º nível impressos. O primeiro é fácil, com alguma prática você sai tocando todas as peças dele. O segundo já é um pouquinho mais chatinho. Se você for disciplinado, dá pra seguir um roteiro.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/08
· votar


C. Nascimento
É possivel aprender violão classico sozinho, sem nenhum professor?
Sim, já ouviu falar de autodidata? Vai ser um pouco mais difícil, mas não impossível. Vai precisar de muita força de vontade.
Siga os conselhos do Alewfs.

DrBrodsky
Não. De forma alguma.
Poste os seus argumentos!

Bolo de laranja
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao

Joga no 4shared aí pô!

Abraço

ricre
Veterano
# nov/08
· votar


Aquele que aprende tocar partitura sozinho ,nunca vai crescer musicalmente.:)

kiki
Moderador
# nov/08
· votar


C. Nascimento
na minha opinião, não.

primeiro, estou entendendo que voce chama de classico o violão erudito, que é o nome mais correto. violão clássico é o modo mais corrente de chamar, mas clássico refere-se a um periodo especifico da história das artes, assim como o barroco.

erudito é, por definição, algo estudado rigforosamente, academicamente, com normas, técnicas, padrões. tudo isso estabelecido pelo acúmulo de experiencias diversas.
o meio de se aprender toda essa bagagem é atraves dos estudos formais. ou seja, atraves de uma "academia", que pode ser um conservatorio, uma faculdade, etc.

mas voce pode chegar muito perto disso por conta propria. com certeza voce adquirirá diversos vicios e pulará varias etapas, o que dará um carater mais popular. basta ver o paulinho nogueira, grande violonista popular que tinha uma carga erudita em diversos momentos.

qew
Veterano
# nov/08
· votar


É possivel Aprender Classico Sozinho?

tente passar pelo buraco de uma agulha, ou apertar a mao de leão faminto, se vc conseguir, e sair "vivo", vc pode tentar.

Pardal
Veterano
# nov/08 · Editado por: Pardal
· votar


C. Nascimento

É possivel aprender violão classico sozinho, sem nenhum professor?

Cara, é desrecomendabilíssimo. Como disse o ricre, quem aprende partitura sozinho, acha que é só tocar as notas, uma depois da outra, e não é, e acaba com uma baixa musicalidade na execução. Tocar violão erudito envolve muita sensibilidade musical, ressaltar as várias vozes na música e, principalmente, saber quais são essas vozes, por exemplo; e não é só isso. Envolve muitas dicas que só serão necessárias em certas peças, não em todas. Exige um conhecimento de como, por exemplo, fazer timbres diferentes com o instrumento, atendendo exigências específicas de época e tal. é muita coisa mesmo.

o kiki disse muito bem: sem alguém que te discipline, você fica sem disciplina. O ideal é ter um modelo para seguir (o professor) e saber quais são as etapas varia de cada um, mas só o professor (e não o aluno sozinho) pode perceber bem isso.

Enfim, desrecomendo. Se eu tivesse câmera, um esquema legal, eu até que me disponibilizaria a gravar algo, mas não tenho. Nada melhor que socializar o conhecimento, que nem fazem os dois amogs supracitados. Mas ainda assim seria aula, essas gravações. aproveita, se você souber inglês fluente, de conseguir ouvir e entender, vai no youtube, que tem umas coisas muito legais. Mas ainda assim, nada substitui um professor. Existem mais coisas que um professor pode te passar numa aula que meros conhecimetos técnicos (não desmerecendo a técnica enquanto instrumento para se chegar à expressão).

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


C. Nascimento
É possivel aprender violão classico sozinho, sem nenhum professor?

Violão popular voce consegue aprender o básico. Mas violão clássico é impossível. Não dá mesmo. É mais fácil voce acertar na megasena.

Um abraço

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Só pra deixar claro, a minha opinião diz respeito a quem pretende se aventurar no violão erudito. Pra coisas mais sérias, aí o professor se torna fundamental.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Bolo de laranja
Preciso achar essas partituras em algum CD que eu tenho em casa.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


C. Nascimento

eu tento aprender isso a mais de dez anos e até agora nada!

espero ter ajudado!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
[i]Só pra deixar claro, a minha opinião diz respeito a quem pretende se aventurar no violão erudito.

Faço minha estas palavras

Para aprender a tocar alguma "músiquinha" sem se preocupar muito com o tempo das notas e etc... Dá para aprender alguma coisa sim.
Um abraço

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Eu comecei a estudar violão erudito por estímulo do meu professor. Aprendi a ler partitura e logo achei este site delcamp.net. Imprimi o primeiro nível e mostrei pro meu professor, e acabamos por adotar esta apostila como material pras aulas.

Assim, toda aula ele me passava uma ou duas músicas pra eu treinar e mostrar na aula seguinte. Com isso, eu desenvolvi a independência do olho e dos dedos (tocava lendo a partitura sem olhar pro violão).

Depois de um tempo parei de fazer aulas, mas continuei estudando estas partituras sempre que dava vontade, mesmo que bem básicas - as mais difíceis lidavam compadrões de baixo e arpejo em ritmos mais diferentes, como em valsas, minuetos e afins.

Acho que o mais foda é aprender a ler partitura sozinho. Aprendendo, aí fica por conta do aluno desenvolver.

C. Nascimento
Veterano
# nov/08 · Editado por: C. Nascimento
· votar


qew
tente passar pelo buraco de uma agulha, ou apertar a mao de leão faminto, se vc conseguir, e sair "vivo", vc pode tentar

Faltou você dizer também, "mamar no peito da onça" rrsrsrsr
Obrigado pessoal, vou para o violão popular mesmo, assim posso ter umas aulas com meu irmão.

Mas eu acho muito lindo quem toca ERUDITO, nem tudo que a gente quer a gente tem né!!!
Abraços!

Chespirito
Veterano
# nov/08
· votar


Se tiver o dom pra isso, pq não?

Se ñ tiver procure um bom professor!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Com isso, eu desenvolvi a independência do olho e dos dedos (tocava lendo a partitura sem olhar pro violão).
Depois de um tempo parei de fazer aulas, mas continuei estudando estas partituras sempre que dava vontade, mesmo que bem básicas


O seu caso é diferente, se voce tem esta base, o restante voce aprende sozinho sim, vai aparecer uma dúvida ou outra, o que também é normal.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Chespirito
Se tiver o dom pra isso, pq não?

Não existe dom pra isso. Instrumento é muito estudo e muito treino. Para cantar pode até ser que exista o " dom" mas para instrumentos só se a pessoa tem algúm defeito fisico ou mental que o atrapalhe no aprendizado. Estudar...Estudar....Estudar. E qualquer um vai ser bom instrumentista.
Um abraço

qew
Veterano
# nov/08
· votar


C. Nascimento

hahahahahahaha

pois é cara, é dificil mesmo...

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Um bom complemento para os autodidatas é algum programa editor de partituras. Dá pra você copiar a partitura pro editor e ouvi-la como referência na hora de tocar alguma música. Eu uso o Encore.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Um bom complemento para os autodidatas é algum programa editor de partituras

É isso. Hoje voce tem este recurso, que é um aliado forte do aluno e do professor. No meu tempo nem tinha isso. Falando nisso, hoje eu estou completanto 44 anos, 35 destes estão na música. Parabéns pra mim. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs

Alex Supertramp
Veterano
# nov/08
· votar


Aprender violão erudito (ou clássico) sozinho é quase impossivel, pois a disciplina e os treinamentos tem de ser muito rigorosos. É preciso que um professor lhe oriente pelo menos no começo até aprender a ler a partirua e explicar algumas técnicas. Depois agente até pode continuar por conta como fez o erico.ascencao

Alex Supertramp
Veterano
# nov/08
· votar


Por falar nisso, hoje é a minha entrevista para o conservatório aqui da minha cidade. Pretendo entrar em violão classico popular.

Então... boa sorte pra mim xD
Abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Alex Supertramp
minha entrevista para o conservatório

Boa sorte. Faça o que voce sabe. Não tente fazer o que voce tem dificuldade, controle o nervosismo, não diga que sabe, se não sabe. E depois é só correr para o abraço.
Tempo bom em que eu fui Professor do Conservatório de São João del Rei, MG. O tempo passa.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Alex Supertramp

E coloque aquí, se voce passou ou não. rsrsrsrs
Um abraço

Alex Supertramp
Veterano
# nov/08 · Editado por: Alex Supertramp
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Põ cara valeu mesmo. Me preparei bem essa semana que passou e estou bem tranquilo. Posto o resultado sim pode dexá.

C. Nascimento
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Falando nisso, hoje eu estou completanto 44 anos, 35 destes estão na música. Parabéns pra mim. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs


Parabéns amigo, que essa data seja comemorada várias vezes ainda, estou quase chegando lá também rsss.. Pena que não tive o prazer desses 35 anos ser de músicas.

Abraços!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possivel Aprender Classico Sozinho?