É possivel aprender violão classico(tecnicas) sozinho?

    Autor Mensagem
    Churrus
    Veterano
    # mar/11


    Digo isso pois tenho um professor que manja bastante de teoria, e estou aprendendo a ler partitura, mas ele na pratica é horrivel, n sabe quse nd de pratica, gostaria de saber se é possivel eu aprender a tocar classico aprendendo ler a partitura, no caso as tecnicas eu pegaria por conta propria, tipo, pezicato, postura, dedilhado, pegaria sozinho com a net, é possivel?

    Churrus
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Em minha cidade só tem esta pessoa que ensine, então eu aprendendo a ler partitura, poderia aprender a tecnica por conta propria, com o auxilio da internet?

    DraKo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara nada é impossivel, vai dar um trabalho enore vc conceguir axar sites confiaveis sobre estes assuntos mais axo que da pra aprender sim

    Loues
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Loues
    · votar


    Churrus
    Sozinho é complicado... com professor já é... mas não é impossível, treinando direito sempre tem algum progresso. O problema é que vai ser lento, e não vai ter ninguém pra te dizer os teus erros e ensinar os conceitos, as técnicas, os movimentos, o repertório, etc... E depois que pega um vício é chato de tirar...

    Tem certeza que não tem nenhum professor aí? Ou pelo menos alguém que já saiba tocar? Recomendo procurar bastante...


    Edit: Vai largar a guitarra?

    Churrus
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Loues
    Não, ainda asim dou prioridade a guitarra, so tem esse professor de teoria msm, mas tipo, eu to aprendendo a ler partitura legal, dps n seria eu pegar uma peça e tentar tirar ela, e as tecnicas nescessarias eu procuraria na net, sera q rola?

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    aqui mesmo no FCC tem um tópico em que se acha um monte de métodos para download, entre eles o melhor para quem quer começar, Henrique Pinto: Iniciação ao Violão Vol. I. Nele tu vais encontrar muita coisa boa: técnica, exercícios e repertório inicial bem legal.
    Para começar é bem bom, e depois procura baixar o Vol. II.

    Jube
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Aprende sim, porem como foi falado acima, você vai ter 1 progresso um pouco mais lento. Gosto de comparar com matemática, você consegue aprender alguma coisa sozinho, mas sempre cai em alguma coisa maluca onde um professor é quem vai trazer a luz divina para que você possa seguir em frente com seus estudos.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/11
    · votar


    Churrus

    depois que inventaram o youtube vc aprende qlqr coisa!

    ppaulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    cara eu aprendi tudo que sei hoje basicamente sozinho, basta querer, correr atras, pensa comigo, antigamente, os caras mais fodas da guitarra, como david gilmour, hendrix, page, imagina, eles nao tinham acesso a quase nada, e hoje voce tem uma ajudinha, chamada internet, mais precisamente youtube, mas procure fontes confiáveis, e não desista, estude bastante !

    Eddie Sabino
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu estudei sozinho um bom tempo, mas percebo agora estudando regularmente com um professor que vc tem um progresso bem mais rápido...e outra se for violão erudito vc tem q ficar ligado em postura e técnica, sem isso pode ser prejudicial a sua saúde...

    Experimente fazer algumas aulas fora da sua cidade caso não goste do ensino na mesma.

    Aí coloque tudo isso na balança e invista no que vc sentiu um melhor resultado, acredito que assim vc vai longe

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus
    Não, ainda asim dou prioridade a guitarra, so tem esse professor de teoria msm, mas tipo, eu to aprendendo a ler partitura legal, dps n seria eu pegar uma peça e tentar tirar ela, e as tecnicas nescessarias eu procuraria na net, sera q rola?

    Se rola? Até rola, mas é bom tu fazer um estudo bem consiente e concentrado, prestar atenção no que tá fazendo pra tentar evitar hábitos ruins, tensão, etc...

    Cara, já disse mais ou menos o que penso... partitura até se aprender sozinho, basta ter boa vontade... também tem a seqüência do conteúdo, pra ir aprendendo uma coisa de cada vez, pegar bem os movimentos básicos...

    O maior problema que vejo é a parte motora da coisa, sabe? Tem certas coisas que não se resolvem nas páginas dos livros ou das aulas gravadas...



    A guitarra tu estuda sozinho ou faz aula?



    Bons estudos e boa sorte!

    Churrus
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Loues
    faço aula de guitarra, mas o professor toca msm é violão, então algumas tecnicas eu estudo por conta propria, bends, etc....

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus
    Mas esse teu professor é o mesmo que não sabe a prática que tu falou ali?

    Ah, e se for começar recomendo ouvir as músicas que vais tocar, isso ajuda...

    knvb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus
    faço aula de guitarra, mas o professor toca msm é violão, então algumas tecnicas eu estudo por conta propria, bends, etc....

    Deixa ver se eu entendi:

    1. Você quer aprender violão erudito.
    2. Faz aulas de guitarra.
    3. A especialidade do professor é violão.

    Tem algo errado nesse processo!

    Churrus
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vo esclarecer um poco mais
    1- quero aprender a tocar guitarra
    2- quero aprender a tocar violão euridito
    3-faço aula de guitarra(sim, a especialidade do professor é violão, mas ele entende de escalas, solos.., e então é apto a me dar aula de guitara
    4- Faço aula teorica, com ela pretendo aprender violão eurudito...

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus
    Mas se esse teu professor toca é violão, porque não faz aula de violão com ele?

    marked
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom, eu aprendi sozinho o que sei hoje sobre violão. Comecei do zero, sem saber tocar nada, nem sabia como pegar no violão.

    Fiquei vendo vários vídeos de como tocar, vendo aulas do Cifraclub principalmente e fui aprimorando com o tempo. Com certeza ter um professor disponivel pra você fica muito mais fácil e leva bem menos tempo.

    Mas com ou sem professor, se tiver vontade de aprender, vai conseguir de qualquer forma.
    Tem tanto conteúdo na internet aí, vários textos, vídeos..

    Não é recomendável por adquirir vícios e posturas erradas também, mas para quem quer aprender, isso basta.

    beca 84
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu aprendi a tocar violão sozinha, e todos dizem que eu toco muito bem, mas eu cometi um erro grave, que foi estudar so pratica e hj eu estou me aprofundando mais na teoria, ja que vc vai estudar sozinho estude a pratica e a teorica porque ambos sao importantes.

    elyts
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    da concerteza, mas vai dar muito mais trabalho do que com um professor

    Jube
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    beca 84
    Eu aprendi a tocar violão sozinha, e todos dizem que eu toco muito bem, mas eu cometi um erro grave, que foi estudar so pratica e hj eu estou me aprofundando mais na teoria, ja que vc vai estudar sozinho estude a pratica e a teorica porque ambos sao importantes.


    Boa parte das pessoas fazem isso!!

    ViniciusChargel
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus

    Se nós, seres humanos, conseguimos fazer coisas extraordinárias, aprender a tocar violão clássico é algo relativamente simples. Eu já dediquei um certo tempo a tocar músicas clássicas, é algo realmente complicado sim, devido a velocidade para se fazer os dedilhados, e não precisei de professor. Busque por vídeo-aulas no youtube, procure por tablaturas para guitar pro ou partituras.

    knvb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    O povo tá com uma definição equivocada sobre o que é tocar violão erudito!

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    knvb
    O povo tá com uma definição equivocada sobre o que é tocar violão erudito!

    É exatamente o que eu ia dizer. O violão erudito abranje uma infinidade de técnicas e aprendizados que não podem ser aprendidos sozinhos, o Violão é muito maior e mais abrangente que isso.

    knvb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15

    Outro fator que esqueci de colocar foi o seguinte, as pessoas se dedicam a uma peça de forma individual.

    Um exemplo:
    Qualquer um pode treinar para tocar o Estudo Nº1 do Villa-Lobos e sair por aí dizendo que toca violão erudito! isso é um ERRO.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E tem gente que faz isso, se for contar não acaba mais.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus

    Aí no Colégio Marista ou mesmo na UFT você não encontra professor não?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possivel aprender violão classico(tecnicas) sozinho?