|>12 Cordas<| Condor x Cort x Tagima

Autor Mensagem
BrandieLLi
Veterano
# out/08 · Editado por: BrandieLLi


Ola pessoal, sou novo aqui no forum e gostaria de contar com a ajuda de vcs.

Bom, estou querendo comprar um violão 12 cordas e estou em duvida por qual comprar. É bom lembrar que moro numa cidade de interior e a unica loja de instrumentos aqui tem apenas um strimberg 12 cordas que achei interessante, mas kerem 900 reais nele, dai fica dificil =p.
Os modelos que estou de olho sao:

Condor DC70 12 Cordas Folk Aço Elétrico Ativo com Afinador

Corpo: Mahogany
Tampo: Spruce laminado
Braço: Nato
Escala e Ponte: Rosewood
Trastes: 20
Captação: Ativa, Condor Artec EDGE LT com afinador
Controles: Volume, Presence, Treble, Middle, Bass, Phase, Tuner
Tarraxas: Cromadas e Blindadas
Possui uma Roldana para Fixação de Correia sendo Jack Roldana
Possui tensor de regulagem no braço
Acessórios: Chave de Regulagem

Preço: R$ 579,00

Cort Earth7012E 12 Cordas Aço Elétrico Ativo

Corpo: Mahogany
Tampo: Solid Spruce
Braço: Mahogany
Escala e Ponte: Rosewood
Trastes: 20
Captação e Circuito: Cort
Equalizador CE303 de 3 Bandas
Controle: Volume, Grave, Médio, Treble, Phase
Tarraxas: Die-cast Tuners
Possui tensor de regulagem no braço: Ajustável 2-way
Possui roldanas para fixação da correia
Acessórios: Chave de regulagem, Cavalete, Pino e Manual em Português e Inglês

Preço: R$ 637,00


Tagima TG12 12 Cordas Folk Aço Elétrico Ativo com Afinador

Corpo: Mahogany
Tampo: Spruce
Trastes: 20
Captação: Tagima Ativo
Equalização: 4 Bandas com afinador
Controles: Volume, Grave, Médio, Agudo, Presença
Tarraxas: Cromadas e Blindadas
Possui tensor de regulagem no braço
Possui 1 roldana para fixação da correia sendo uma Jack roldana
(Não especifica a madeira da Escala e da Ponte, mas é bem provavel que seja Rosewood)
Acessórios: Chave de regulagem

Preço: R$ 630,00

Obs: O Condor e o Tagima tem Cutway, o Cort é sem Cutway e tem Escudo Tortoise mas não tem afinador.

Minha opinião: Achei o Cort uma boa escolha por ter tampo solido mas não tem afinador, o Condor tambem parece ser bom, tem alguns efeitos na equalização alem do afinador, mas tem tampo laminado, no Tagima não diz exatamente se o tampo é sólido ou laminado, mas é uma opção tambem.

É isso ai pessol, gotaria de saber a opinião de vcs. Eu sei que o ideal era eu mesmo testar um por um e tirar minhas proprias conclusões, mas como eu já disse, moro no fim do mundo e não é possivel fazer isso.

Abraço a todos.

DENNYSRENGIER
Veterano
# out/08
· votar


BrandieLLi

Bem vindo ao Fórum!!!
Beleza de dúvida, colocou os modelos e preços....ajuda muito na análise.... bem vamos lá, de todos que colocou, descarte o Tagima Twelve... todos que eu ví tinham o tampo abaulado, ou seja a ação das cordas "empenava" o tampo do violão, o tampo criava uma "barriga", ví também várias pessoas no fórum se queixarem do mesmo problema, portanto fuja do mico!

DENNYSRENGIER
Veterano
# out/08
· votar


BrandieLLi

Ah é, esquecí... vai de Cort, paga mais caro mas o tampo é solido, e pra violão de 12 cordas, mesmo que use cordas calibre 0,09 (leve) o tampo sofre muita tensão, e para isto ele não pode ser laminado, tem que ser sólido ok?

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


Tem os Rozini também, nessa faixa de preço ou até mais barato, e com tampo maciço.

TioAle
Veterano
# out/08
· votar


12 cordas tampo sólido SEMPRE

BrandieLLi
Veterano
# out/08
· votar


Pois é pessoal, eu gostei muito do Cort, mas o contra dele é que não vem com afinador imbutido, mas sei lá, se é pra garantir a integridade do tampo, é melhor deixar o afinador de lado e comprar um separado mesmo.

Vlw pela ajuda galera, mas se puderem, postem mais ;]

Abraço!

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


TioAle
DENNYSRENGIER
Dessa eu não sabia... os violões de 12 laminados apresentam mesmo o problema de descolar o cavalete?

BrandieLLi
Veterano
# out/08
· votar


TioAle
DENNYSRENGIER
Dessa eu não sabia... os violões de 12 laminados apresentam mesmo o problema de descolar o cavalete?


Acho que sim, pq o tampo laminado são varias faixas finas da madeira uma colada na outra, por isso deve ser mais fraco. Mas eu vi alguns topicos aqui do pessoal falando que tampo laminado é até mais forte que sólido, sei lá eu então =p

DENNYSRENGIER
Veterano
# out/08
· votar


erico.ascencao

Dessa eu não sabia... os violões de 12 laminados apresentam mesmo o problema de descolar o cavalete?

Não.... no cavalete depende de como foi inserido no tampo, tem alguns fabricantes que além de colar ainda parafusam o cavalete no tampo e ainda tem alguns que colocam um reforço abaixo do tampo para a fixação... então depende de como foi colocado/construído, não vai ter nunca problema como este ok?

BrandieLLi

Mas eu vi alguns topicos aqui do pessoal falando que tampo laminado é até mais forte que sólido, sei lá eu então =p

Para te responder eu te faço uma pergunta: já viu algum instrumento de corda ter o braço em compensado ou laminado? Já imaginou o que poderia acontecer?

Abraços;

BrandieLLi
Veterano
# out/08
· votar


já viu algum instrumento de corda ter o braço em compensado ou laminado?

Nunca. Não tenho muita experiência em instrumentos de corda, mas todos os que vi na minha vida tinham braço sólido.

DENNYSRENGIER
Veterano
# out/08
· votar


BrandieLLi

Nunca. Não tenho muita experiência em instrumentos de corda, mas todos os que vi na minha vida tinham braço sólido.

Exatamente! o braço é a área que mais sofre tensão, e portanto nunca ele seria de laminado ou compensado, haja visto que em pouco tempo ou cederia ou até chegaria a quebrar... As madeiras sólidas se encontram em violões mais caros e bem construídos, violão com tampo laminado é usado em instrumentos mais baratos e simples, se verificar são instrumentos de "entrada" de um fabricante... em termos de som, com o tampo laminado se perde em grave e volume final, e em termos de construção, se não for muito bem feito, em violão de 12 cordas o tampo "abaula" fica "barrigudo" e consequentemente o cavalete sobe e deixa a ação de cordas mais alto....

albertoellobo
Veterano
# out/08
· votar


BrandieLLi

Eu iria de Cort sem pensar muito em relação aos outros dois:
Tampo maciço, captação e madeira superiores, acabamento ótimo e pegada macia.

Depois dele o da Condor, e em última opção o da Tagima.

EternoRocker
Veterano
# out/08
· votar


Sem sombra de dúvidas... vai de Cort. Quando comprei meu 12 cordas pesquisei bastante. Os piorzinhos são os Tagimas. São bonitinhos, tem um afinadorzinho... mas são ruins !!! Pra quem só tem a grana pra comprar um Tagima... blz... mas se tiver outra opção... vá de outra opção.

Faça o seguinte, experimente os dois, vai sentir a diferença de pegada e timbre na hora... O Tagima (Twelve Tuner) parece um violão de brinquedo.

Citaram os Rozinis... São bons... porém... o acabamento é muito fraco... tem um som muito bom... mas pecam no acabamento.

Não se apegue ao lance de ter afinador... existem vários por aí... com R$ 40/50 vc compra um que afine legal.

Quanto ao tampo ser laminado, nem é só a questão de resistência, o som muda bastante, afeta muito na vibração.

Seguinte, vai de Cort e seja feliz !!!

Boa sorte !!!

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


Muito obrigado pelos posts pessoal!

Só quero saber mais uma coisa, mesmo com um violão de tampo sólido, é necessario um cordal? Eu até tenho um cordal que comprei no ML junto com um violão groovin 12 cordas que ia por nele, mas dei azar desse violão estar com defeito de fabrica e ser a ultima peça de estoque, estão esta sobrando o cordal, mas eu não teria coragem de furar um violão novinho pra por ele, e tambem aqui na minha cidade não tem nem se quer um carpinteiro que preste pra fazer isso pra mim.

Abraço a todos!

DENNYSRENGIER
Veterano
# nov/08
· votar


BrandieLLi

Seu Groovin deu pau? Estranho, tenho um e ele tá aguentando o tranco (e olha que eu uso ele para ir pra praia, roça, etc) e guenta... mas te digo, se o violão for bem construído, so vai usar o cavalete pra enfeite, pois sendo bem posicionado e fixado a ponte no violão não dará problemas...
Optando pelo Cort acho que terá um violão pro resto da vida...
Abraços.

fabioche
Veterano
# nov/08
· votar


Como vc não tem como testar, sugiro q vá de Cort.
É mais negócio, é mais marca, e geralmente é mais violão tb.
Afinador é o de menos!!!! Por 30, 40 reais vc compra um afinador digital, daqueles q vc prende no headstock.

fabioche
Veterano
# nov/08
· votar


Como vc não tem como testar, sugiro q vá de Cort.
É mais negócio, é mais marca, e geralmente é mais violão tb.
Afinador é o de menos!!!! Por 30, 40 reais vc compra um afinador digital, daqueles q vc prende no headstock.

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


Seu Groovin deu pau? Estranho, tenho um e ele tá aguentando o tranco (e olha que eu uso ele para ir pra praia, roça, etc) e guenta... mas te digo, se o violão for bem construído, so vai usar o cavalete pra enfeite, pois sendo bem posicionado e fixado a ponte no violão não dará problemas...
Optando pelo Cort acho que terá um violão pro resto da vida...
Abraços.


Não kara. Eu nem cheguei a receber o violão por causa do defeito ;/

albertoellobo
Veterano
# nov/08
· votar


EternoRocker

Cara, eu tenho um Rozini 12 cordas folk tampo maciço com um som fenomenal e pegada super-dez. O acabamento realmente é bem inferior ao do meu outro 12 cordas (Eagle Ch888), por exemplo, mas o som e a pegada nem se compara.

No quesito instrumento musical a beleza, definitivamente, não é fundamental a não ser que o cabra queira o violão para pendurar na parede do quarto ou colocar ele num suporte na sala de estar, como enfeite. Pois, dos violões 12 cordas com preços intermediários que vendem por aí o melhor acabamento quem tem sao os da Groovin mas o som é ruim de doer.

Porém, se além de som o instrumento também tiver beleza física, melhor ainda. Eu gosto muito do meu Rozini 12 cordas pelo som lindo que tem, fato que inclusive depende do acabamento rústico (sem verniz em cor natural): quanto menos tinta mais som e timbre terá o violão.

Anfim... abraços!

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


Cara, eu tenho um Rozini 12 cordas folk tampo maciço com um som fenomenal e pegada super-dez. O acabamento realmente é bem inferior ao do meu outro 12 cordas (Eagle Ch888), por exemplo, mas o som e a pegada nem se compara.

No quesito instrumento musical a beleza, definitivamente, não é fundamental a não ser que o cabra queira o violão para pendurar na parede do quarto ou colocar ele num suporte na sala de estar, como enfeite. Pois, dos violões 12 cordas com preços intermediários que vendem por aí o melhor acabamento quem tem sao os da Groovin mas o som é ruim de doer.

Porém, se além de som o instrumento também tiver beleza física, melhor ainda. Eu gosto muito do meu Rozini 12 cordas pelo som lindo que tem, fato que inclusive depende do acabamento rústico (sem verniz em cor natural): quanto menos tinta mais som e timbre terá o violão.

Anfim... abraços!



Kara, o unico rozini que eu axei na net foi esse:

VIOLAO ROZINI FOLK STUDIO RX 235 AT

Braço: Cedro (com tensor regulável)

Escala / cavalete: Pau-ferro

Trasto: 21 de cromo-níquel

Faixa / Fundo: Embuia ou mogno laminado

Tampo: Marfim laminado

Tarraxas: Douradas

Opções: Acústico, elétrico, volume/tonalidade e pré-ativo

Comprimento total do instrumento: 1100 mm

Comprimento total da escala: 650 mm

Largura da pestana: 46 mm

Largura da caixa: 120 mm

Preço: R$ 633,00


Por esse preço e tampo laminado eh buxa neh? =/

albertoellobo
Veterano
# nov/08
· votar


BrandieLLi

Com certeza! O meu TAMPO MACIÇO custou este preço...

Aí é foda, mesmo!


Mas, vê esse aqui: aí, sim, o preço tá redondo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84522294-violo-12-cordas-folk-e letrico-ativo-tampo-macico-rozini-pro-_JM

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


Ae pessoal, comprei hoje o meu Cort 12 strings ;]³
Axo que daki uns 5 dias ele já deve estar aqui em casa, aproveitei e peguei um jogo de cordas pra ele e um pro meu otro violão 6 cordas. Quando chegar, vou gravar aguma coisa com ele pra vcs darem uma analizada =§. Espero que desta vez não esteja com defeito de fabrica igual o Groovin que eu tinha comprado =/

Abração

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


Ola galera.

Hj as 11:40 chegou o meu Cort 12 cordas...
Afinei ele de boa, sem perigo de estourar as cordas, achei as tarraxar confortaveis de apertar.
A sonoridade dele é muito boa, o strimberg que eu testei aki naum chega nem perto...
Soh o tampo que não é completamente reto, ele possui uma leve envergadura para cima, tipo uma guitarra les paul, soh que menos ainda (é normal isso?). A ação das cordas é bem baixa, fika muito confortavel de tocar, simplesmente maravilhoso!

Devo isso a todos que me deram dicas e me apoiaram aki do fcc.
Muito obrigado a todos, vcs são d+
(A gravação eu vou botar daki uns dias, pq naum comprei cabo ainda, e o microfone aki não é bom).

Grande abraço a todos!

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


(up)

Po pessoal, vão me abandona no melhor da festa?
Queria que vcs esclarecessem minha duvida acima, sobre o tampo, e tbm se devo ou não instalar o cordal que tenho aki

Abraço

Kamus23
Veterano
# nov/08
· votar


BrandieLLi

Pergunta na ara de Luthieria do forum

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/0

Pergunta ou pro Mauricio ou pro Fabio, que eles te respondem...

Abraços

DENNYSRENGIER
Veterano
# nov/08
· votar


BrandieLLi

Sim é normal... não vai ter uma "puta" barriga mais se voçê nota uma pequena curvatura não se espante, é normal
Abraços

TioAle
Veterano
# nov/08
· votar


voltando das férias do FCC, rs... qdo eu disse lá em cima sobre tampo sólido não éra sobre a resistência do tampo que eu estava falando e sim sobre a sonoridade!

violões 12 cordas tem um harmonia muito "rica" e "complexa" o tampo laminado prejudica e muito o som! se tiverem oportunidade testem violões iguais com madeiras sólidas e outro de madeiras laminadas, o mais importante tem que ser a mesma madeira para sentir realmente a diferença, não adianta testar um com tampo de cedro e outro com tampo de spruce, tem que ser a mesma madeira, uma laminada e outra solida.. OUÇAM a diferença.

BrandieLLi
eu particularmente acho muito feio aquele cordal e normalmente sem utilidade, apenas perfumaria!, não se esqueça que a lateral do violão tbm é de madeira laminada, o "peso" das cordas será passado para a lateral, "esperemendo" o tampo, será que é vantagem??

BrandieLLi
Veterano
# nov/08
· votar


eu particularmente acho muito feio aquele cordal e normalmente sem utilidade, apenas perfumaria!, não se esqueça que a lateral do violão tbm é de madeira laminada, o "peso" das cordas será passado para a lateral, "esperemendo" o tampo, será que é vantagem??

Pois eh, eu também não acho bonito cordal em violão, só tava preocupado com o tampo e tal, mas o fabio (no tópico de lutheria) falou que é normal o tampo dar uma leve levantada, dai já to mais tranquilo ;].
Mas tipo, nas descrições dos instrumentos, quando fala só mahogany, ou só rosewood, ou só maple, sem especificar exatamente se é laminada ou sólida, quer dizer que é laminada?
Pq eu sempre vejo assim, dai não sabemos exatamente se é coisa boa ou não.

Abraço

TioAle
Veterano
# nov/08
· votar


BrandieLLi
exatamente tbm vejo isso Brandie, se não diz nada sobre solido ou laminado, abre questões para dúvidas, por isso é MUITO IMPORTANTE, verificar todos os detalhes de qualquer compra que vai fazer, não só de instrumentos musicais, qualquer coisa! atente aos detalhes!

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Poxa vida, o Tagima Twelve não é bom então?

Vou "ganhar" um desses... =/

Lembrando que só vou usá-lo mesmo pra tocar na igreja, so aos domingos pela manhã; ele aguenta isso sem problemas?

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a |>12 Cordas<| Condor x Cort x Tagima