Ataque às cordas em MPB

    Autor Mensagem
    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08


    Como deve ser os ataques às cordas em MPB? Unha, polpa e unha ou só a polpa do dedo?
    Grato desde já.

    haroldoeguchi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu não sou a pessoa mais indicada pra responder porque só brinco no violão. Mas tenho dificuldades pra tocar samba sem unha, por exemplo, parece não dar a velocidade necessária na batida. No caso uso polpa e unha.

    DrBrodsky
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Muita gente dirá que é um estilo suave, pra tocar sem unha.
    Mas tem violonista consagrado no gênero que toca de forma bem percussiva, com baixo apoiado.

    O negócio mesmo é não tocar com muita unha. Fica estranho.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    haroldoeguchi
    Eu também uso polpa e unha, porque não consigo tocar sem unha e se a unha estiver muito grande o som fica muito estalado, mas queria outras opiniões...

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    eu ateh gosto do som com as unhas mas como nao posso deixar as unhas grandes toco com a cabeca do dedo msm e curto o som que tiro!

    Fuinhosila
    Veterano
    # set/08
    · votar


    eu ateh gosto do som com as unhas mas como nao posso deixar as unhas grandes toco com a cabeca do dedo msm e curto o som que tiro!
    (2)


    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves

    Na MPB, usa-se de deixar a unha um pouco grande, na orientação do Henrique Pinto, de deixá-la crescer pouco, até dar pra ser vista com a mão do lado oposto. Em geral, a unha fica levemente arredondada, e toca-se com a mão bem perpendicular às cordas.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal
    Você acha isso pouco! Hehe
    Eu lixei há pouco tempo e deixei no tamanho de 2mm na parte branca da unha, e arredondei-a. Isso é indicado, ou é aconselhavel deixa-la crescer mais?

    haroldoeguchi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mas é que a parte branca da unha é onde ela desprende do dedo. Dependendo da pessoa pode ficar mais ou menos distante da ponta do dedo. O certo mesmo é ver pelo lado oposto, para saber o quanto de unha está além da ponta. Daí ela pode estar alinhada com a ponta (unha curta), além da ponta (unha comprida, uso assim, com 1mm mais ou menos), menor que a ponta (sem unha).

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    haroldoeguchi
    mas é que a parte branca da unha é onde ela desprende do dedo.
    x)
    A minha unha tá alinhada com a ponta do dedo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Unha, polpa e unha ou só a polpa do dedo?
    Perdão, mas polpa é a ponta do dedo?

    haroldoeguchi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    é, polpa seria a carne.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ataque às cordas em MPB