Duvidas de Iniciante!

Autor Mensagem
    ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08

Eae pessoal do Cifra Club acabei de me cadastra aqui espero contam com a ajuda de todos =D

Seguinte sempre gostei de violão mas sempre que olhava alguem tocar achava que nunca ia ter cordenação pra isso.
    Bom os anos passaram e finalmente resolvi começa a toca violão.
    Dai semana passada fuinuma loja aqui na cidade que eu moro e comprei um Tagima Eletronico - Modelo Vegas com corda de nylon achei uma apostila na internet ensinando e imprimi agora estou treinando todos os dias por volta de 1 hora e meia ainda to no treino do 1 2 3 4 / 2 4 1 3 / 4 3 2 1 etc que é pra pegar agilidade.

Só que me surgiu umas duvidas e procurando na net vi que aqui é o melhor forum pra esclarece - las.

Eu tentei faze dedilhada mas como eu roo a unha ficou meio dificil tocar. Dai andei dando uma olhada nos videos das musicas que são mais do estilo que quero tocar (pop) e vi que o pessoal toca elas com Palheta então eu tenho feito os treinos que são de dedilhada usando palheta tem algum problema nisso?

Outra duvida que tenho é na parte de acordes eu ainda não cheguei nela mas gostaria de saber pois eu dei uma olhada por alto na apostila e vi que não explica. Pra tocar os acordes eu toco apenas as cordas que eu to apertando com a mão esquerda ou toco todas as cordas?

E tipo eu não quero fazer aula agora no começo talvez mas pra frente se eu tiver muita dificuldade eu faça então alguem sugere alguma revistinha boa pra treinos futuros? Ou alguma outra dica pra quem é iniciante.

Obrigado a todos que colaborarem
    Abraço

Owl
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Owl
    · votar

Eu tentei faze dedilhada mas como eu roo a unha ficou meio dificil tocar. Dai andei dando uma olhada nos videos das musicas que são mais do estilo que quero tocar (pop) e vi que o pessoal toca elas com Palheta então eu tenho feito os treinos que são de dedilhada usando palheta tem algum problema nisso?
    Cara, eu também roo unha e não me atrapalha não, mais tenta pratica sem a palheta pra ir endurecendo a ponta dos dedos.

Outra duvida que tenho é na parte de acordes eu ainda não cheguei nela mas gostaria de saber pois eu dei uma olhada por alto na apostila e vi que não explica. Pra tocar os acordes eu toco apenas as cordas que eu to apertando com a mão esquerda ou toco todas as cordas?
    Você posiciona o acorde da musica e faz a batida tocando em todas as cordas.

Mais no começo é assim mesmo. Caso tenho mais dúvidas poste aqui no CC.

ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08
    · votar

Ah intão blz ou vo tenta faze dedilhada mas é dificil pq eu roo unha e miha mão tambem sua bastante dai os dedos começam a escorrega =/ mais vo tenta.

E finalmente descobri sobre os acordes pq já tinha ouvido fala que era so as cordas que tavam apertadas na mão esquerda já ouvi que eram todas e já ouvi que era as apertadas e a da nota solta.
    =D

Valeu pela ajuda

Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar

ThiaguinhoxD

Opa! Olha só:

Eu tentei faze dedilhada mas como eu roo a unha ficou meio dificil tocar.

Sem problemas! Eu tenho esse (péssimo) vício também, e quase não tenho unha! Toco dedilhado usando as polpas dos dedos. O som sai diferente, mais grave, mas se você não conseguir de jeito nenhum parar de roer as unhas, pode fazer o mesmo.

Pra tocar os acordes eu toco apenas as cordas que eu to apertando com a mão esquerda ou toco todas as cordas?

Nem uma coisa e nem outra. Depende das notas do acorde. Em alguns casos, você toca apenas as cordas que estão sendo pressionadas, em outros toca algumas cordas soltas - mas não necessariamente todas.

Owl
    Você posiciona o acorde da musica e faz a batida tocando em todas as cordas.

Ops, descupa estar te "desdizendo", mas não é bem assim não...

ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08
    · votar

Ok e como é que eu vo sabe quando eu toco so as cordas precionadas e quando eu toco todas e quando toco so algumas?

abraço

DrBrodsky
    Veterano
    # set/08
    · votar

eu não quero fazer aula agora no começo

Pois esse é o momento que a aula é mais importante.

Levy Fialho
    Veterano
    # set/08
    · votar

Ok e como é que eu vo sabe quando eu toco so as cordas precionadas e quando eu toco todas e quando toco so algumas?

cara, ouvido..

tem coisa que soa bem e coisa que nao, tem mil maneiras de dar um LA no violao, como saber qual e a certa?? ouvido

DrBrodsky
    Veterano
    # set/08
    · votar

ThiaguinhoxD

Depende da música, ma é basicamente assim...

O acorde é formado por várias notas. Por exemplo, mi menor é composto de mi, sol e si.

Fazendo uma posição tradicional de Em, temos:

0 mi
    0 si
    0 sol
    2 mi
    2 si
    0 mi

Você pode tocar todas as cordas ou uma combinação delas, contanto que a fundamental seja a mais grave. Ex:

0 mi
    0 si
    0 sol
    x
    x
    0 mi

Em outro exemplo, ré menor, temos ré, fá e lá
    Temos uma posição:

1 fá
    3 ré
    2 lá
    0 ré
    0 lá x
    0 mi x

Evite tocar as duas últimas cordas se não quiser criar uma dissonância ou uma inversão.

Unhas? Pare de roê-las.

Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar

ThiaguinhoxD
    como é que eu vo sabe quando eu toco so as cordas precionadas e quando eu toco todas e quando toco so algumas?

Depende da formação do acorde. Aliás, você devia estudar formação de acordes - mesmo sem fazer aulas (eu nunca fiz, tb!).

Se você não quiser saber disso (mas é altamente recomendável) e estiver usando dicionariozinhos de cifras, eles normalmente representam de alguma forma as cordas que você deve tocar.

Vamos usar como exemplo uma música simplezinha, com 3 acordes fáceis:

http://www.cifraclub.com.br/cifras/legiao-urbana/que-pais-este-jggz. html

Olhe ali mais para baixo, após a música. Tem uns quadrinhos que mostram como são os acordes usados (C, D e Em). Repare que embaixo deles, tem bolinhas e xizinhos. As bolinhas indicam as cordas que você deve tocar. Então, no C você não toca a corda mais grossa, no D, não toca as 2 mais grossas, e no Em toca todas.

Por que? Porque é assim que se formam os acordes. O melhor jeito de entender é aprender sobre formação de acordes. Assim, você vai entender, por exemplo, que é possível montar o mesmo acorde de várias maneiras diferentes no braço do violão. Aliás, mesmo sendo muito simples, esta música normalmente não é tocada com as formações de acordes mostradas na cifra - ela normalmente é toda em power chords. ;)

ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08
    · votar

Ae valeu a dica de todos ajudo bastante =D

E bog valeu eu nunk intendi pra que eram as bolinhas e xizinhos naquele desenho xD

Abraço ae a todos

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Duvidas de Iniciante!