Qual é o seu top 20 do violão clássico?

Autor Mensagem
supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08


Olá a todos!

Quais são, na sua opinião, as 20 melhores músicas (ou estudos) do repertório de violão clássico?

Isso poderá servir imensamente para aqueles que são autodidatas ou que estão meio perdidos sobre que música ou estudo pegar...

Desde já, agradeço sua participação!

Pardal
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Bem-vindo ao FCC!

Bem, em minha modestíssima opinião, autodidatas precisam de pegar aulas para não fazerem feio... Eu começei como autoditada mas Graças a Deus encontrei um bom professor, que me quebrou o "orgulho" de autoditada e me ensinou muita coisa que eu precisava aprender. E continuo tendo aulas, agente nunca pára de aprender. E ninguém deveria se orgulhar, como eu, de não ter ido atrás do conhecimento, isto é, de permanecer na ignorância.

Top 20 do Pardal:

1.Prelúdio da BWV 1006, Johhan Sebastian Bach
2.Astúrias, Isac Albéniz
3.Estudo 11, Heitor Villa-Lobos
4.Recuerdos de la Alhambra, Esquêcio Composítor
5.Estudio sin luz, Andrès Segóvia
6.Gavotte en Rondeau, da BWV 1006, De Bach denovo
7.Batucada, de Isaías Sávio
8.Prelúdio 1, Heitor Villa-Lobos
9.Chôro nº1, Typico, Heitor Villa-Lobos
10.Sons de Carrilhoes, João Teixeira Guimarães
11.Se ela perguntar, Dilermano Reis
12.Valseana, Sérgio Assad
13.Sevilla, Albéniz
14.Estudo 2, Heitor Villa-Lobos
15.Prelúdio 5, Heitor Villa-Lobos
16. Estudo 1, Heitor Villa-Lobos
17.Adagio, János Gaspar Mertz
18.Romanza, Francesco Molino
19.Prelúdio Arpeado, Gaspar Sanz
20.Rondo, Napoleon Coste

Bom, este é um repertório legal de se ter. Não está na ordem de preferência e está muito deseqüilibrado, mas enfim, é o que eu gosto, e são excelentes músicas para aprender técnicas violonísticas eruditas.
18.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Pardal

autodidatas precisam de pegar aulas para não fazerem feio...

Eu concordo com você. Também não acho bom o cara ser totalmente autodidata...

No meu caso, já tenho iniciação violonística. Porém, atualmente, sou autodidata.

Só não prossegui nos estudos e não fui até o final porque, durante um bom tempo, larguei o violão clássico e passei para a guitarra. Mas, de uns anos para cá, voltei a tocar só violão clássico. Já relembrei várias peças que eu tocava.

Essa sua seleção é muito boa, hein, cara! Você toca todas elas?

Pardal
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Não. Algumas toco pedaços.

O estudo 2, a Batucada, o estudo 11, Sevilla, Estudio sin luz, Prelúdio da BWV 1006, e Astúrias são as que eu não toco ou não consegui ir até o final ainda. O resto até que não é tão difícil não.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Pardal

O resto até que não é tão difícil não.

Hoje, pessoalmente, gosto de classificar as peças pela beleza, e não pela dificuldade. Adoro, por exemplo, o Choro nº 1, como também adoro Lágrima, do Tárrega ou Bourré, do Bach...

Mas este seu ponto de vista também é interessante.

Pardal
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Bem, ser difícil ou não tecnicamente varia muito. Disse acerca do que para mim não é. De fato, o mais importante da música não é tocar, é ouvir e, portnato, o fator estético é de longe muito mais importante que o técnico. O técnico, aliás,, só existe para que o estético aconteça, não existe por si só como tem muito guitarrista que pensa assim...

Pardal
Veterano
# ago/08
· votar


Se eu quisesse dar exemplo de música difícil, citaria Prelúdio e Toccatina do Assad, mas não é uma música que me dá tesão.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Pardal

Todas as peças do seu top 20 são maravilhosas, são grandes clássicos do violão, de todos os tempos, independentemente de dificuldade.

Você faz faculdade de violão erudito? Onde?

Pardal
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Eu faço Licenciatura em Música na UEMG, não bacharelado. Mas tenho um excelente professor de violão, O Daniel de Moraes.

Bom, eu dei o meu top 20 e você, que criou o tópico ainda não... Ia ser legal você mandar aí a sua lista, cara, pra eu ouvir o que você curte também!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


1- Qualquer coisa interpretada pelo Rafael Rabello;
2- Desvairada;
3- Abismo de Rosas;
4- Bachianinha nº1 (Paulinho Nogueira);
5- Choros nº1;
6- Odeon (Ernesto Nazareth);
7- Coral da Cantata 147 (J. S. Bach)
8- Qualquer coisa interpretada pelo Carlos Barbosa Lima;
9- Manhã de Carnaval (com o Paulinho Nogueira);
10- Gracioso (Baden Powell);
11- Arara Azul (Nonato Luiz);
12- Rosas de Abril (Baden Powell);
13- Gente Humilde (Garoto);
14- Marcha dos Marinheiros (Dilermando Reis);
15- Saudades de Matão;
16- Dr. Sabe Tudo (Dilermando Reis);
17- Qualquer coisa interpretada pelo Sebastião Tapajós;
18- Etude nº3, do Villa Lobos (interpretado por Julian Bream);
19- Rapaziada do Brás (Dilermando Reis);
20- Aquarela do Brasil (Ary Barroso).

Deu prá perceber que eu gosto pouco de violão brasileiro...

haroldoeguchi
Veterano
# ago/08
· votar


hmm, vou chutar umas aqui, mas meu conhecimento não é muito grande. E não são músicas que toco, necessariamente.

1. Estudo n. 6 - Francisco Mignone
2. Estudo n. 9 - Francisco Mignone
3. Chorinho (Suíte Popular Brasileira) - Villa-Lobos
4. Estudo n. 2 - Francisco Mignone
5. Abismo de Rosas - Canhoto
6. Desvairada - Garoto
7. Choros n. 1 - Villa-Lobos
8. Prelúdio n. 1 - Villa-Lobos
9. Recuerdos de Alhambra - Tarrega
10. Tema Negro - Jorge Cardoso

Preferi fechar num top 10, porque está difícil colocar numa ordem as músicas. Gosto muito da Bachianinha também, mas estou enjoando um pouco dela.

haroldoeguchi
Veterano
# ago/08
· votar


vou ver se tiro o estudo 2 do mignone agora. Parece fácil e é uma música linda. Captura muito bem certos aspectos da música caipira mas com uma sofisticação que só o mignone consegue misturar deste modo... muito além de villa-lobos na minha opinião (mas mantendo o mérito de inovador que Villa-lobos foi).

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


haroldoeguchi

Muito bom, cara! Até agora, já é possível traçar alguns pontos em comum: Choros nº1, Recuerdos de la Alhambra, Prelúdio nº 1 (Villa Lobos), Desvairada,...interessante...

Obrigado pelo seu top 10!

haroldoeguchi
Veterano
# ago/08
· votar


Uma dúvida que tenho: Qual o nível de violão exigido para ingressar em uma faculdade de música (desde as menos exigentes até as mais exigentes)? Podem citar a música mais fácil que garantiria uma boa nota se bem executada?

Tenho vontade de fazer algum dia, como segunda faculdade.

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


16. Estudo 1, Heitor Villa-Lobos

O.O

Você consegue tocar isso?

eu tô tirando o estudo nº1 do radamés gnattali,to quase desistindo hehehe

TG Aoshi
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja
O 1º é fichinha perto do 12º!

<o>

haroldoeguchi
Veterano
# set/08
· votar


O estudo 1 do villa-lobos é só mão direita na quase totalidade da música não é? nunca tentei tocar, mas imagino que seja mais uma questão de persistência do que qualquer outra coisa. Afinal de contas, é sempre o mesmo arpejo

TG Aoshi
Veterano
# set/08
· votar


haroldoeguchi
Não é bem o "mesmo" arpejo quase a música inteira, mas realmente, o enfoque do 1º estudo é na mão direita.

Aliás, hoje finalmente arranjei um tempo pra estudá-lo! Peguei do começo ao fim, agora é só treinar bastante pra lapidar... Nem sei quanto tempo eu passei estudando ele, mas acabou sendo mais fácil do que eu esperava (ou seria, menos difícil? =p).
Achei mto bom pra fortalecer o movimento dos dedos médio-anular, coisa que eu tô precisando muito.

Dos 8 estudos que eu vi (1,2,3,7,8,10,11,12) o nº1 é o mais fácil, os outros são muito difíceis... Achei até que tem muita diferença do 1º pros outros!

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi

Na minha opinião o mais difícil é o 11. Mas o 12 é bem chato de tocar também.

O tereciro é lindo e muito fácil pra mão direita. O 2 é realmente difícil e pouca gente consegue tocá-lo bem.

haroldoeguchi

O estudo 1 do villa-lobos é só mão direita na quase totalidade da música não é? nunca tentei tocar, mas imagino que seja mais uma questão de persistência do que qualquer outra coisa. Afinal de contas, é sempre o mesmo arpejo

Ele é complicadoem outro sentido: você tem de fazer todos os arpejos da mesma forma, sem perder o tempo e tudo mais. A limpeza do dedilhado também é importante. Mas é um estudo, então o objetivo é trabalhar uma técnica específica. No caso, é uma técnica elementar, mas levada a um extremo, dependendo da velocidade, que vai aumentando aos poucos.

TG Aoshi
Veterano
# set/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Pardal
Apenas olhando, achei o 12º mais difícil que o 11º.

No 3º estudo, a mão direita, realmente, é tranqüila, mas a esquerda... E esse estudo é mesmo mto legal! Achei o 11 muito bonito, mesmo sendo um estudo, precisa de um nível de interpretação altíssimo!

O 2º é muito difícil!
Aqueles arpejos... uah!! <o>

Quanto ao 1º, realmente, manter o andamento é que é difícil... Achei que meu maior problema seria com o dedilhado (odeio o meu movimento anular-médio, acho mto fraco...), mas até que foi sem problemas. Tô com problemas na mudança de alguns dos acordes.

EnrickAlves
Veterano
# set/08
· votar


Desculpem desvirtuar o tópico, mas,
TG Aoshi
Vc pode me ajudar num tópico?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/193676/
Grato.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


TG Aoshi

O 1º é fichinha perto do 12º!

Nem sei quanto tempo eu passei estudando ele, mas acabou sendo mais fácil do que eu esperava

Posta alguma peça aí prá gente ouvir.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi

Apenas olhando, achei o 12º mais difícil que o 11º.

A mão direita do 12 tem de ser nervosa.

O 2 tem muitas influências barrocas, é muito legal de tocar, mas muito difícil. Eu já cheguei a arriscar pegar uns pedaços,mas ainda tô longe.

Quanto ao estudo 1, diz aí suas dificuldades, talvez eu possa ajudar em alguma coisa - talvez mesmo, tomara né? Eu acho ele meio difícil, estudo ele a mais de dois anos e meio agora... cada mês eu descubro uma coisa nova que tem de melhorar e... ainda tá imperfeito. Recentemente inclusive eu repassei todas as mudanças de acordes. Até que fica mais fácil tocando do jeito certo...

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Quanto ao estudo 1, diz aí suas dificuldades, talvez eu possa ajudar em alguma coisa - talvez mesmo, tomara né? Eu acho ele meio difícil, estudo ele a mais de dois anos e meio agora... cada mês eu descubro uma coisa nova que tem de melhorar e... ainda tá imperfeito. Recentemente inclusive eu repassei todas as mudanças de acordes. Até que fica mais fácil tocando do jeito certo...

Você poderia me ajudar cara?

Eu to querendo montar um repertório e até agora de garantida só tenho luiza mesmo.

A minha dúvida nesse estudo do villa é que o dedilhado tem de ser feito com os dedos que estão sendo mandados ou eu faço com os dedos que eu quiser?

E outra,qual seria o jeito certo?hehe

Até desanimei vendo uma chineizinha de 11 anos tocando esse estudo do villa.

Tem de seguir aquele negócio do aleggro non toppo ou é só tocar no rítmo?hehehe

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

A minha dúvida nesse estudo do villa é que o dedilhado tem de ser feito com os dedos que estão sendo mandados ou eu faço com os dedos que eu quiser?

Faça a digitação pedida na mão direita: p i p i p m i a m a i m p i p i. É a mais fácil, sério. E é um estudo, é pra você fazer do jeito que tá mandando, pois é pra você treinar o que está pedindo!

Tem de seguir aquele negócio do aleggro non toppo ou é só tocar no rítmo?hehehe

Na verdade, se você chegar a uma velocidade metronômica de 120 (a cada batida, quatro notas) estará bom. Isso dá 8 notas por segundo, é uma boa velocidade. Mas precisa ser feita com precisão. Portanto, vá bem devagar.

Começe a estudar da seguinte forma:
coloque, perto do cavalete e abafando as cordas, uma flanela. Ela deve ficar entre as cordas e o tamo, travando as cordas. Isso diminuirá o volume do instrumento, e exigirá maior força da mão direita. De fato, o objetivo é que você realmente faça mais força. Faça o máximo de força possível, destacando cada nota. Faça devagar, sem acelerar.

Coloque o metrônomo em 60, se você está começando, e toque uma nota a cada batida do metrônomo.

Toque o estudo inteiro, várias vezes.

Destaque cada nota, isto é, aplique bastante força a cada nota.

Por hora, isso ajudará a acostumar sua mão a um movimento mais forte.

Dica: não deixe sua mão mexer do lugar: trave o violão com o braço, com bastante força, e não deixe a mão sair do lugar.

Vá acelerando aos poucos a velocidade do metrônomo, à medida que for capaz de tocar a peça inteira sem errar várias vezes consecutivamente.

Chegue à velocidade de 90 batidas por minuto no metrônomo (dando uma nota por batida). Faça isso várias vezes, todos os dias se possível.

Semana que vem eu te passo como avançar. Tem ainda muito chão pra pisar, vá com calma. Eu estudo essa peça a mais de dois anos e ainda está horrível. Não desamine, no entanto: vá aos poucos. Acelerar só vai retardar seu desenvolvimento.

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Pardal

Primeiramente,valeu a atenção cara!

já botei a flanela abafando as cordas e vai ser difícil chegar a 8 notas por segundo hehe.

mas pode deixar,tô treinando já!

semana que vem me diz!

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Ok, de qualquer forma vou upar...

Bolo de laranja

Vá bem devagar. Por essa semana, será bom se você chegar a 90 (com uma nota por batida do metrônomo). Velocidade você consegue depois (tem uma dica ótima de como conseguir velocidade fácil nessa música, mas se você não estiver com o dedilhado beeem acurado não funciona). Preste atenção nos saltos também: nada de chasquidos.

Aliás, se você souber como que eu consigo disponibilizar gravações em áudio, eu poderia gravar e postar aqui! Uma audio-aula, quem sabe? Se bem que não é aula, é compartilhamento de conhecimentos básicos... Os meus pelo menos são bem básicos.

Bolo de laranja
Veterano
# set/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


Aliás, se você souber como que eu consigo disponibilizar gravações em áudio, eu poderia gravar e postar aqui! Uma audio-aula, quem sabe? Se bem que não é aula, é compartilhamento de conhecimentos básicos... Os meus pelo menos são bem básicos.

Você gravar e disponibilizar o download pra gente?



precisa de usuário,mas isso eu te deu a minha senha nos seus recados,olha lá que tá lá já.

Poxa cara,seria muito bom se você gravasse!

ia ajudar muito o pessoal aqui!

poderia fazer isso?

Abraço

http://www.4shared.com/

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

Ok, vou ver se amanhã ou sexta gravo alguma coisa, bem básica. Só preciso saber se o comps. aqui vai salvar em um formato legível. Mas isso se resolve fácil, correto? Depois eu coloco. Ah, não fique ofendido, já retirei o seu recado lá, pra ninguém pegar a senha, ok?

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Já mandei pra você o meu usuário e a minha senha,se puder,grave a aula e upe lá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é o seu top 20 do violão clássico?