Qual é o seu top 20 do violão clássico?

Autor Mensagem
Bolo de laranja
Veterano
# set/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


Ah, não fique ofendido, já retirei o seu recado lá, pra ninguém pegar a senha, ok?

eu,ofendido?hehehe

mas você salvou a senha pra você usar amanhã,certo?

Ok, vou ver se amanhã ou sexta gravo alguma coisa, bem básica. Só preciso saber se o comps. aqui vai salvar em um formato legível.

Valeu cara!

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

sim, salvei, tá em notepad, aqui no meu comps. Mas vou ter de ver como vou gravar ainda, mas acho que vai dar tudo certo se meu irmão me ajudar.

TG Aoshi
Veterano
# set/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


supermulti
Posta alguma peça aí prá gente ouvir.

heiuehueoua! Eu disse que é relativamente fácil, não que é fácil... =p
Ainda falta bastante pra ficar firme... =/

Pardal
Depois que assisti alguns vídeos do nº2, fiquei pasmo... Tocar aquilo, naquela velocidade?!?! Ainda, tô MTO longe disso...

hehe! Mesmo assim é empolgante! \o/

Quanto as dificuldades no nº1, valeu pela disposição! \o/
Mas acho que é questão de tempo e costume mesmo...:

- Tô com mais dificuldades é naquela mudança da inversão do Em pra inversão do E.
- Notei esses dias, também, que algumas vezes esbarro demais nas cordas vizinhas com a mão direita...

De resto ainda preciso firmar bastante o estudo. Só pra ter uma idéia, ainda não dá pra pensar direito em dinâmica (bom, a não ser que seja devagar...), ainda fico concentrado demais nas mudanças de acordes + mão direita.

Saindo um pouco da seriedade...
As vezes me pego, longe do violão, treinando o dedilhado desse estudo! Hoje mesmo, um pouco antes de acordar, sonhei que tava treinando ele (!), huehehe! <o>
Devo estar ficando louco! =p

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi

Tô com mais dificuldades é naquela mudança da inversão do Em pra inversão do E.

è uma mudança bem simples. Basta você notar que o baixo é anotado como uma mínima pontuada, não como semibreve. Apesar disso, não há pausa. Percebe que isso ocorre em todos os compassos?

É porque o Villa deixou que não se segutasse certas notas de baixo quando necessário. No caso, você coloca em Em o dedo 4 no sol da 6º corda, certo? Então, quando o p atacar o mi da quarta corda no final do arpejo, pode simplesmente retirar o 4 e, quando for começar o arpejo de E, colocar o 4 no sol#, confortavelmente.

Dica: para esse E, que exige certa abertura de dedos, vale a pena inclinar o cotovelo da mão esquerda um pouco em direção ao corpo do violão.

Notei esses dias, também, que algumas vezes esbarro demais nas cordas vizinhas com a mão direita...

Tem de treinar mais mão direita. Tente tocar mais sultasto (em cima dos trastes, com a m.d., claro) e depois sulponcicelo (mais perto do cavalete), bem devagar, mas com a máxima força possível. Isso vai ajudar.

ainda fico concentrado demais nas mudanças de acordes + mão direita.

Esqueça da mão direita. Automatize-a, e então se preocupe com a mão esquerda.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

Bom, eu gravei o estudo nº 1 (ficou ruim pra caramba, não treinei muito antes e fiquei nervoso na gravação, mas danem-se as desculpas, eu toco mal mesmo).

Gravei também o Estudo nº 3 do Matteo Carcassi.

A gravação tá ruim demais, eu não consegui configurar bem a gravação aqui em casa, vou ver se encontro um estúdio legal pra gravar isso daqui, ok? Aí passo pra vocês as gravações melhores. Eu ia até gravar outras duas, mas desanimei com a péssima qualidade...

TG Aoshi
Veterano
# set/08
· votar


Pardal
Antes de tudo, valeu, tio! ^^"

Bom, como não achei nada, peguei uma tablatura desse estudo... Mas a verdade é que eu tô doido pra colocar as mãos em algum songbook com todos os 12. Não só por causa desses detalhes, que você mesmo comentou, na partitura, mas também queria saber sobre as anotações do próprio sobre os seus estudos. Eu nem sabia que o baixo era uma mínima pontuada!

Na verdade estou usando o 3º dedo pra tocar o sol na 6ª corda, no arpejo do Em. Mas a dificuldade está no E mesmo, vou experimentar a sua dica!

Dica: para esse E, que exige certa abertura de dedos, vale a pena inclinar o cotovelo da mão esquerda um pouco em direção ao corpo do violão.

heh! Sempre fiz isso, é bom saber que isso não é tão "feio" assim!

Esqueça da mão direita. Automatize-a, e então se preocupe com a mão esquerda.

Hehe! Estou caminhando para isso. Mas queria mesmo é não ter que se preocupar muito nem com a mão esquerda! Ainda tem muito chão pra isso...

Tem de treinar mais mão direita. Tente tocar mais sultasto (em cima dos trastes, com a m.d., claro) e depois sulponcicelo (mais perto do cavalete), bem devagar, mas com a máxima força possível. Isso vai ajudar.

Não sabia que essas posições tinham nomes, mas vou tentar! =)
Nem vi se já tem algum, mas já adiantando, será que você não pode fazer um tópico sobre essas terminologias e técnicas do violão?

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi

Antes de tudo, valeu, tio! ^^"

Eu tenho 21!!!! Eu não sou tio!!!!!

Bom, como não achei nada, peguei uma tablatura desse estudo... Mas a verdade é que eu tô doido pra colocar as mãos em algum songbook com todos os 12.

Tem à venda. Aqui, em Bh, a Musical vende com a obra completa do Villa-Lobos pra violão. Muito legal de ter, aliás. Vale o preço... E realmente pegar esses estudos sem partitura... Não fica tão fácil visualizar as vozes que ele pede pra fazer, os movimentos melódicos, Dá pra fazer isso no nº1 mesmo, depois eu posso "uploadear" esse estudo tocado como estudo e não como obra, que nem fiz agora. Tipo, passando por todas as etapas.

Na verdade estou usando o 3º dedo pra tocar o sol na 6ª corda, no arpejo do Em. Mas a dificuldade está no E mesmo, vou experimentar a sua dica!

A digitação que eu uso deixa o 1 livre: 3 na 4º corda, 2 na 5º e 4 na 6º. Aí é só colocar o dedo 1 e mudar o dedo 4 na passagem de Em pra E.

Nem vi se já tem algum, mas já adiantando, será que você não pode fazer um tópico sobre essas terminologias e técnicas do violão?

Pode ser, mas não tem tanta coisa. Em geral, temos o tremolo, o toque apoiado, o não-apoiado, o semi-apoiado, o falso-apoiado, o plaquê, os abafamentos, e outros poucos que não consigo me lembrar. Enfim, tem muita pouca coisa, acho que de passagem pode ser bom, mas não vai durar muito. Mas não é que tem tópico sobre batida? Porque não um de técnicas eruditas? De fato, pode rolar sim! Obrigado pela dica, amanhã eu me empenho por isso e por mais algumas gravações.

TG Aoshi
Veterano
# set/08
· votar


Eu tenho 21!!!! Eu não sou tio!!!!!

uhuahuahauahu! ^^"


E realmente pegar esses estudos sem partitura... Não fica tão fácil visualizar as vozes que ele pede pra fazer, os movimentos melódicos

Pois é, não tinha pensado nesse aspecto, mas isso tbm faz MTA falta!

A digitação que eu uso deixa o 1 livre: 3 na 4º corda, 2 na 5º e 4 na 6º. Aí é só colocar o dedo 1 e mudar o dedo 4 na passagem de Em pra E.

Errhmmm... <o>
...fica bem mais fácil desse jeito..!
Não sei pq inventei de fazer do outro jeito.... =S

Dá pra fazer isso no nº1 mesmo, depois eu posso "uploadear" esse estudo tocado como estudo e não como obra, que nem fiz agora. Tipo, passando por todas as etapas.

Mas não é que tem tópico sobre batida? Porque não um de técnicas eruditas? De fato, pode rolar sim! Obrigado pela dica, amanhã eu me empenho por isso e por mais algumas gravações.

Yay! Nem tenha tanta pressa, mas mesmo se não for possível, muitíssimo obrigado!!!

Villts
Veterano
# set/08
· votar


Porra, eu achava que me garantia tocando Tango En Skai e Classical soul, depois que eu vi esses estudos me senti um lixo. Haha

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Villts

Ouviu? Procura no Youtube por "Aliéksei Vianna Bach", e ouve algo que preste, bem tocado. Outro legal é "John Williams BWV 1006 Bach", "Segóvia Bach Gavotte en Rondeau". E tem muitos outros.

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Bom, eu gravei o estudo nº 1 (ficou ruim pra caramba, não treinei muito antes e fiquei nervoso na gravação, mas danem-se as desculpas, eu toco mal mesmo).

Gravei também o Estudo nº 3 do Matteo Carcassi.

A gravação tá ruim demais, eu não consegui configurar bem a gravação aqui em casa, vou ver se encontro um estúdio legal pra gravar isso daqui, ok? Aí passo pra vocês as gravações melhores. Eu ia até gravar outras duas, mas desanimei com a péssima qualidade...


Pardal,antes de tudo obrigado pela colaboração!

se você se imagina ruim imagine nós,meros mortais!!!

poste-a,que eu gravo e posto a minha hehe!

Tô esperando o que você prometeu ainda haha!

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

Eu já coloquei no 4share, na sua conta. O problema é que tá grande e a minha placa de som não é a melhor coisa do mundo... E eu realmente não sei colocar ainda em disposição aqui... Peraí, que eu vou tentar!

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bom, aqui segue o endereço do link pra baixar o Estudo nº 1 do Villa:

http://www.4shared.com/file/62672249/d04ec493/Estudo_n_1_-_Heitor_Vill a-Lobos.html

E esse é o link pra o Estudo nº 3 do Carcassi (muuuuuito mal tocado...):

http://www.4shared.com/file/62669645/34908ed5/Estudo_n_3_-_Mattoe_Carc assi.html

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Esse estudo n°3 eu não conheço!

Desculpa a demora,tá tendo festa aqui na minha casa e só entrei pra falar com você mesmo!

Tô baixando,quando puder comento!

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

Blz!!! Esse estudo é parte dos 25 estudos de técnica do Matteo Carcassi. Muito interessantes, aliás.

Villts
Veterano
# set/08
· votar


Pardal
Ontem eu tirei o estudo 1 do Villa Lobos.
A 2 eu treinar arpejo, e a 3 vai ser a mais foda, pelo visto

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Ontem eu tirei o estudo 1 do Villa Lobos.

Você tirou o estudo inteiro em um dia?!!?!?

Pardal,já baixei,quando puder escrevo aqui!

Abraço

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Pelo tamanho do arquivo e pela demora pra baixar,achei que fosse uma vídeo aula!

Então,eu ouvi.....

Te odeio cara ¬¬!!!!!!!!!!!!!

ficou muito bom bicho,adorei mesmo,tô até com raiva de você hehehe

toca a quantos anos?

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

Te odeio cara ¬¬!!!!!!!!!!!!!

Foi mal, é que eu realmente achei que poderia ter ficado muito melhor. Mas a placa de som aqui do meu comps. não ajudou muito. E em geral eu consigo tocar um pouco mais rápido treinando. Aí eu fiquei muito nervoso... O estudo 3 do Carcassi ficou com muito som de unha também, o polegar e o indicador ficaram com som estranho =P

ficou muito bom bicho,adorei mesmo,tô até com raiva de você hehehe

Obrigado!!! Se você achou que está bom, é porque eu sou chato demais comigo mesmo (sou muito exigente). Mas que bom que você gostou! Espero poder te ajudar a fazer melhor do que eu.

toca a quantos anos?

Uns 5.

Pelo tamanho do arquivo e pela demora pra baixar,achei que fosse uma vídeo aula!

Pois é, achei superesquisito, mas foi o tamanho que renderizou. Enfim, das próximas vezes que for gravar pra colocar lá, vou ver se diminuo. em geral um arquivo de áudio não passa de 5 a 6 Mega, e ficou com 50!!! Eu realmente preciso resolver isso, pois até pra dar upload demorou pra caramba...

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


toca a quantos anos?

Uns 5.


putz,hehe....

toco faz quase 2 anos shauhsuahushuahsa

Mas esse seu estudo n°1 ficou muito bom mesmo cara,meus parabéns.

Mas acho que vou ser o único a ouvir hehehe

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bolo de laranja

Mas acho que vou ser o único a ouvir hehehe

Porquê?? Eu passei o link de download ali em cima, não? Não dá pra dar download? Ou será que o tópico é que não é muito movimentado?

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Porquê?? Eu passei o link de download ali em cima, não? Não dá pra dar download? Ou será que o tópico é que não é muito movimentado?

o tópico não é muito movimentado,o fórum de violão é pouco movimentado,e o pessoal vai ter preguiça de baixar o seu arquivo.

Mas é só dar play ali em cima ehehe

Abraço

EnrickAlves
Veterano
# set/08
· votar


Pardal
Pensei que fosse vídeo-aula....ficou muito pesado (tanto que eu só baixei o primeiro).
Quanto ao estudo nº1 (só escutei esse), ficou legal, mas eu acho que poderia ficar melhor.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


EnrickAlves

Bem-vindo ao FCC!!!

O indicador parece que ficou mascado, mas é só porque a placa de som do meu comps. Não pegou bem certas freqüências médias e graves. Mas com certeza poderia ter ficado melhor.

Bolo de laranja

Abraços!!!

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


up!

Não acredito que fi o esforço de gravar à toa!!!!

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Pardal

Desculpa a demora cara!

seria melhor se você gravasse em tópico separado e/ou upasse em mp3.

\o/

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Vou tentar transformar em mp3 aqui.

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


Já transformei e criei um tópico para a gravação!

vamos ser banidos se continuarmos desvirtuando o tópico do supermulti!

Abraço

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Ok agora, up!!

Bolo de laranja

Bem, da última vez você treinou bem lentamente, usando o máximo de força necessária, fixando os dedos no movimento (criou memória cinestésica). Agora, está na hora de corrigir o dedilhado.

Bem, a questão é simples: toque sultasto (em cima dos últimos trastes, com a md) e sulponcicello (perto do cavalete com a md). Toque sultasto o mais forte e preciso que puder, sem acertar outras cordas. Toque devagar. Evite também que as unhas acertem a escala. Em sulponcicello, evite que a md se mexa demais. Vá treinando devagar, diminuindo a velocidade, se necessário, para não errar as cordas. Mais memória cinestésica!! Vá bem devagar. Continue a treinar com a flanela entre as cordas e o tampo, abafando-as. A flanela, vale lembrar, tem de estar segura com a pressão das cordas, e deve ser colocada perto do cavalete. Aumente aos poucos a velocidade.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


up!!!

Uma música excelente, que poderia estar na minha lista: Granados, de Albéniz. Se bem tocada, dá muito gosto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é o seu top 20 do violão clássico?