Como escolher um bom professor/escola?

    Autor Mensagem
    Fernando Faria
    Veterano
    # jul/08


    Sei que a pergunta em um primeiro momento pode parecer ridicula, mas muito sofri com isso.
    No começo, nunca tinha pegado um violão na minha vida, peguei um professor tranqueira, mas como em todo começo, creio eu, você fica empolgado com qualquer porcaria que toca, por não ter conhecimento passei mais de um ano com esse professor e assim foi com outro, acho que somente agora, encontrei um professor melhorzinho.
    Até que ponto vocês acham que o mestre pode influenciar no desenvolvimento do aluno? Foi difícil fazer com que os caras entendessem que eu não queria tocar umas musiquinhas, queria ser músico.
    E vocês, já penaram muito com isso?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    qd fui escolher um prof. todos os caras com quem falava me recomendavam sempre a msm pessoa depois q vi um monte de alunos dele tocando nao tive duvidas!

    entao o meu conselho eh esse va atravez de indicacoes de outors alunos!

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando Faria
    influenciar em guiar o aluno sim, mas o aluno q tem q correr atrás e não se prender tb somente a aula, troca ideia com amigos q toquem, corre atrás de cifras enquanto ñ souber tirar musica de ouvido, pega livro de teoria e por ai vai

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando Faria
    encontrei um professor melhorzinho.

    Nunca procure um professor só porque ele é o melhor violonista da cidade. Nem sempre o que toca muito, é o que ensina melhor. Não peça prá ele tocar prá voce ver, ele tem que te ensinar. Todo professor tem seu limite, mas niguém tem obrigação de saber tudo. Quando voce perceber que o professor está começando a ficar meio perdido durante a aula, é hora de trocar, ele chegou no limíte. E não fique só dependendo do professor, como disse o menino acima, troque ideias com amigos etc... seja humilde, se alguém quizer te ensinar alguma coisa, pare para aprender, a gente nunca sabe tudo. E lembre-se: O melhor tocador, pode não ser o melhor professor.
    Um abraço

    Koisa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tpo, eu não gosto de ficar só em um professor, só nesse ano eu estou indo para o meu 3º prof.. Pois cada um tem um modo diferente de ensinar, um modo diferente de tocar, e cada um tem o seu truque, manhas, etc..

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Koisa
    só nesse ano eu estou indo para o meu 3º prof..

    Isso não é interessante, aliás não é aconselhavel, porque o professor não consegue passar uma sequencia de aulas, cada vez que voce muda de professor voce poderá estar pulando matérias, exatamente porque cada um tem uma maneira de esnsinar. Pode acontecer de voce nunca ser um bom instrumentista, porque o que voce sabe é tudo "picado" voce não tem uma sequencia. Se o professor for ruim, é lógico que tem que mudar, mas pelo seu raciocinio, (que cada um ensina de uma forma) está errado. Lembrando que um professor difilmente dá sequencia no que o outro estava ensinando, só se vierem da mesma escola.
    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Koisa
    cada um tem o seu truque, manhas, etc..

    A música é exata. Se em 6 meses voce já trocou de professor por causa das manhas e truques, reveja os seus conceitos sobre aprendizado, professor que gosta de ensinar truques e manhas, está meio que perdido. Voce tem que criar seus truques e manhas.
    Um abraço

    Fernando Faria
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Nunca procure um professor só porque ele é o melhor violonista da cidade. Nem sempre o que toca muito, é o que ensina melhor. Não peça prá ele tocar prá voce ver, ele tem que te ensinar. Todo professor tem seu limite, mas niguém tem obrigação de saber tudo. Quando voce perceber que o professor está começando a ficar meio perdido durante a aula, é hora de trocar, ele chegou no limíte.[
    Nunca procurei o melhor violonista da cidade, dizem que é o Robson Miguel, mas vou parar por aqui, porque a discussão irá para outro rumo.
    Concordo que o que ele tem que fazer é ensinar, sinto que as aulas estão meio paradas, que ele vai decidindo na hora o que vai me passar, essa falta de planejamento me irrita algumas vezes, pelo o que ele toca, sinto que ainda tenho muito a aprender com ele, agora não sei se apenas me passando as partituras e analisando a limpeza do som e a interpretação eu vou evoluir como gostaria.

    Koisa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo


    Pra você que é professor é facil falar isso.. Eu sei que você não ira entender, mas a galera aqui sim, pega 3 caras que da aula de violão, e pede pra eles passar uma música "X", é de lei, cada professor irá tirar do jeito que achar melhor, muito dificil ser igualzinha, a não ser que você ja de a cifra que o outro professor passou para você, é a batida no ritmo, ou até mesmo um acorde, mas cada professor ensina de um jeito.. E eu não estou falando de grandes profissionais que fizeram faculdade e tals, estou falando de professores "normais", tpo, se fosse comparado com professor de escola normal, eles darião aula na rede pública, sacou??

    Fernando Faria
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O meu grande receio é o conteúdo a ser passado.

    Quais seriam os lugares bacanas para aprender aqui em sp?

    Sinto que as aulas são quase que, simplesmente, uma sequência de pecinhas na dificuldade que o professor achar melhor vc fazer primeiro ou depois.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Eu tive um aluno de bateria que hoje é considerado um dos melhores bateristas da região, e quer saber? Ele nunca me viu tocando batería, ele não sabe o que eu toco. E ficou 4 anos na Escola comigo. Se ele fosse escolher por ter me visto tocar...sería complicado.
    Obs: Já fui baterista de umas 3 duplas sertanelas muito famosas.
    O que quero dizer com isso? Nem sempre o melhor músico que voce vê tocar, é o melhor professor.
    Um abraço

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/08
    · votar


    Fernando Faria

    Quais seriam os lugares bacanas para aprender aqui em sp?

    Dê uma olhada no site do Conservatório Souza Lima.

    Fernando Faria
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Essa escola é boa?

    Pardal
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fernando Faria

    Tinha um professor aí em Sampa, quando eu fui aí no início de 2005 eu tive aula com ele, era 80 reais a aula, mas era simplemsente excelente, valeu cada centavo.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/08
    · votar


    Fernando Faria

    Essa escola é boa?

    O coordenador do curso de violão é ninguém nada menos que Henrique Pinto. Isso me chamou muito a atenção.

    Outra coisa: o curso deles, apesar de não ser um curso de nível superior, é reconhecido pelo MEC.

    Se eu voltar a estudar sério, talvez estude lá. Gostei do programa de violão erudito deles - é bem transparente e bem explicado. Dê uma olhada.

    gtrlv
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Passei uns 4 meses estudando com um professor indicado por um amigo. Comecei a estudar com ele antes mesmo de ouví-lo tocar. Com o decorrer das aulas fui percebendo que ele sabia o que estava fazendo, mas acabei desistindo porque, além do pouco tempo disponível pra estudar, comecei a ficar sem graça quando ia pras aulas e não conseguia executar bem os exercícios da última aula ou até mesmo os praticados durante as aulas.

    Então decidi pegar um método antigo e seguí-lo à risca, em casa e abandonei as aulas com o professor. O problema é que não consigo manter o ritmo (de estudo) por muito tempo e acabo 'marcando passo'. Às vezes parece que só consigo evoluir até determinado ponto e não melhoro mais... Então, não posso culpar o professor, o problema está comigo, com a minha forma de encarar o estudo, talvez.

    Acredito que não basta escolher o melhor professor ou escola ou método, se não soubermos fazer a nossa parte!

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/08
    · votar


    gtrlv

    Acredito que não basta escolher o melhor professor ou escola ou método, se não soubermos fazer a nossa parte!

    Ah, é!

    Tem o lance da motivação também! Sozinho não é nada fácil! Mas também dá.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    gtrlv
    Acredito que não basta escolher o melhor professor ou escola ou método, se não soubermos fazer a nossa parte!

    Essa é a realidade nua e crua. A semana passada eu mandei 2 alunos embora, "convidei-os a se retirar" pelo fato de não estudarem em casa e com isso não tendo um aprendizado adequado. Depois o professor é ruim, a escola é uma "bosta" e por aí vai.

    Um abraço

    gtrlv
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo


    A semana passada eu mandei 2 alunos embora, "convidei-os a se retirar" pelo fato de não estudarem em casa e com isso não tendo um aprendizado adequado.

    Foi pra evitar algo parecido, que interrompi minhas aulas com professor. Eu não tava conseguindo pro em prática o que ele me pedia.

    Será que você poderia me dar uma dica a respeito do meu post (datado de 20/08/08, 21:21h)DESSE tópico?

    Abraço!

    EnrickAlves
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fernando Faria
    Esse negócio das "manhas" que falaram ai se chama metodologia.
    Quando eu passei das aulas de guitarra p/violão, troquei totalmente de professor (o de guitarra tocava jazz e focava principalmente em teoria,e o de violão focava em técnica) e cada um sabia o que estava fazendo (o de guitarra viu em mim e no outro cara que estava fazendo curso comigo autodidatas com uma certa técnica, mas com pouca teoria na cabeça, e o de violão, um cara que já tinha algum conhecimento, por já tocar guitarra antes, mas não muito acostumado com o violão em si). Gostei de ter tido aula com os dois.

    Eu, para escolher o professor que me ensinou guitarra e o que me ensina violão, tentei ver se eles focavam sua metodologia nas minhas maiores dificuldades.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    gtrlv
    Eu não tava conseguindo pro em prática o que ele me pedia.

    A atitude mais correta, é voce falar que vai dar um tempo. Se voce ficar tendo aulas (pagando ou não) e não está conseguindo acompanhar a turma ou se estiver 3 anos na aula está nas escalas menores, algúm problema tem, seu ou do professor.

    Um abraço

    Fernando Faria
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Quanto tempo, em média é necessário de estudo do violão? Dá para chegar a um nível avançado estudando uma horinha por dia?

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Fernando Faria

    Quanto tempo, em média é necessário de estudo do violão?

    Isso é muito subjetivo. Vai depender da sua disponibilidade de tempo, força de vontade, dentre outros fatores...

    Dá para chegar a um nível avançado estudando uma horinha por dia?

    É claro! Imagine o que seja estudar 1 hora todo santo dia, de forma séria e pragmática. Ao final de 1 ano, você terá estudado 365 horas (se for ano bissesto, será 366 horas)!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como escolher um bom professor/escola?