Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# jul/08
· votar
Penta_Blues Aí, você tocou num ponto chave! É só você listar pro Rosélio quase todos os professores do EM&T, pra ticamente todos são músicos de sucesso sem ter banda que faça sucesso. Só o Edu Ardanuy é uma pequena exceção.
PS.: Não sei como escreve exceção, perdão pelo provável erro.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/08
· votar
eita porra moh fight aqui meu!!!!! rsrsrsrs
isso sim eh topico sobre troca de ideias! li todas as respostas e concordo com quase tudo!!!
|
BaNdAiD Veterano |
# jul/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais? Prof. Rosélio Araujo
BaNdAiD Se merece mais holofotes: NÃO!
Também acho que não, mas merece respeito.
Cara, não to te entendendo direito...
|
jimmy vandrake Veterano |
# jul/08
· votar
Viver de música é como viver de qualquer outra profissão. Com um diferencial, a música como outras artes acabam por promover a fama, uma vez que a arte de uma maneira geral sempre flertou com a mídia. Este é o ponto que se torna de difícil compreensão, uma vez que todos imaginam que o músico sempre atinigirá a fama. E não é assim. Um exemplo, o fato de vc estudar medicina não garante a ninguém que vc será um bom médico, quem diria bem sucedido e famoso, e assim sucessivamente com todas as outras profissões. Para quem quer viver de arte, no caso música é preciso entender que o esforço é o mesmo de qualquer profissão. É preciso dedicar uma vida inteira a isto e sem ter garantia (como em outras profissões) que isto lhe trará sucesso, fama e fortuna. Como está colocado neste tópico acho que o side man já está tendo seu reconhecimento profissional pelo simples fato de estar acompahando alguém que atingiu o sucesso em âmbito nacional, ou até mundial. Se este musico não tem participação como compositor, ou não fez parte de nada além da execução da obra, já está no seu devido lugar. Se a fama é o que lhe interessa deveria ter partido para o trabalho autoral. Se é a grana que lhe interessa resta optar pelo trabalho ou não, como em qualquer profissão. então quem quiser viver de música terá que fazer seus investimentos. Em tempo, instrumentos, desenvolvimento e conhecimento. O médico o engenheiro o advogado o vendedor qualquer um terá que fazer a mesma coisa. Estes investimentos não trazem dinheiro, nem fama nem nada. Apenas o tornam atualizado e em condições de continuar atuando. Para o empreendedor a mesma coisa, a contratação de um funcionário ou equipamento ou máquina não garante que ele terá o resultado esperado, mas precisa ser feito. Em síntese, quem quiser ser músico precisa ter atitudes profissionais, tem que se desenvolver, estudar, investir e correr atrás, se não não acontece. Em resposta ao Professor lhe digo. O side man não precisa ser apresentado, assim como o funcionário de uma organização não é o dono, é um colaborador com sua respectiva importância. Não há como ele dividir o espaço do empreendedor, não sendo sócio. E para quem eventualmente vive a frustração de não poder ser músico, não desacredite na arte, enquanto nós fizemos outras opções na vida, tem um monte de gente fazendo sucesso. A diferença está na atitude destas pessoas que decidiram enfrentar aquilo que nós desistimos.
|
Prof. Grosélio Veterano |
# jul/08
· votar
BaNdAiD Cara, não to te entendendo direito...
Não sei se me expressei mal, mas quando digo respeito, falo de uma serie de coisas juntas, quem é músico e já acompanhou artista famoso sabe disso, aparentemente, parece ser uma familia, mas a realidade é outra. Existe sim os que conformam com aquilo que estão fazendo, mas a maioría não, estão pelo dinheiro e com muito medo de perderem emprego. Depois falo mais sobre isso. Um abraço
|
# jul/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Às vezes penso em dar os mesmo conselhos que vc deu acima para meus alunos Eu dou conselhos desse tipo, mas o meu coração corta, como eu quería que fosse diferente.
só recentemente, depois de altos e baixos (muitos "baixos"), com 45 anos e uma filha para criar é que consegui uma certa estabilidade profissional e financeira, e esta é a realidade para 90% das pessoas do nosso país.
Eu tive que parar de acompanhar cantores com 25 anos, fui trabalhar em uma siderurgica, e retornei à música fazem 04 anos, depois que me aposentei. Tenho 03 filhos, e não tinha coragem de correr os riscos que a profissão "músico" proporciona. Mas não existe nada melhor do que ser músico! Por isso eu expresso um pouco minha "indignação", porque todo músico adora o que faz, não tem nada melhor quando voce é reconhecido pelo trabalho que faz. E os "sombras" gostariam disso também, (serem reconhecidos) por mim , por voce, não simplismente... apagaram os holofotes, vá prá casa. Sei lá, tem muita coisa que eu preciso entender, fiquei uma vida guardando isso comigo, só estou querendo compartilhar um pouco, o que é o desejo de milhares de brasileiros. " Ando devagar, porque já tive pressa....." Um abraço
|
# jul/08
· votar
japaubatuba isso sim eh topico sobre troca de ideias!
Estes comentários é que fazem a gente colocar na mesa, angustia, aborrecimentos e vontade estravazar, dar um chutão na bola, só pra ver onde ela vai cair. Meu camarada, pessoas inteligentes, fazem rezenha,trocam idéias, os ignorantes discutem, valeu "véio". Um abraço.
|
DENNYSRENGIER Veterano |
# jul/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo DENNYSRENGIER mas ví que aquela "maré" era passageira, instável, procurei me resguardar, voltei a minha antiga profissão.
Isso já resume uma grande parte da conversa, ter que voltar a antiga profissão, eu tive que fazer a mesma coisa. Saí da música, quase que totalmente, trabalhei até me aposentar, e retornei à música as uns 4 anos, e hoje eu vejo que a situação não mudou nada, continua a mesma coisa.
Mas como em todo o trabalho isto é normal e frequente, sabe professor, conheço amigos metalúrgicos que ao cair uma produção de fábrica eles foram demitidos...mas o detalhe é que eles eram muito bons em suas funções, tinham mais de 10 anos de casa, amavam aquela droga, "vestiam" a camisa! Sabe onde estão hoje? na 25 de Março em Sampa como camelô e o outro está com uma frota de peruas de transporte "alternativo", bem, perguntei se eles tinham saudade daquele tempo de fábrica, eles afirmam que sim, porém eles estão mais felizes hoje... como? tem que ficar na rua sem carteira assinada, sem plano médico, sem passar o crachá! pensei eu... Mas me responderam que na rua conhecem mais pessoas, tem mais contato, não pagam imposto para o governo, suas rendas são maiores, trabalham a hora que quiserem... Professor, este testemunho que lhe descreví é para te dizer que mesmo que aconteça esta adversidade, temos que olhar sempre o lado bom, procurar nos adaptarmos ao que ocorre, sabendo que as condições não são favoráveis. Me considero um vencedor neste ponto, pois no nosso país, o termo música é coisa dura de ser vista com olhos profissionais, é só ver como é a sistemática da Ordem dos Músicos do Brasil e já diz muito...mas superei estas adversidades e realizei meu sonho, mas como nada é eterno, tive que parar profissionalmente, tocar nos fins de semana, o que recebo hoje de música não manteria eu, nem tampouco minha família, parei por isto? Não... (e nem o senhor, somos teimosos ou não?). Tem certas coisas neste país que não são conceitos, coisas que podem mudar ou melhorar, mas sim verdades absolutas, quando ví que o Lula nomeou o Gilberto Gil para ministro da cultura pensei que esta merda toda ia melhorar, não para mim, mas pelo menos pra essa molecada que tá chegando aí, mais uma vez me iludí a toa né? Voçê percebe que com o tempo o profissional vamos nos adaptando a essa nova realidade, um exemplo são os estúdios de gravação, antigamente era raro, caro e exclusivo, hoje qualquer aficionado com força de vontade e um ivestimento ± consegue um bom resultado, Vai num barzinho, quando não tem voz e violão, tem teclado midi com voz, nunca mais ví uma banda, pois o bar alega não poder pagar por isto. E por aí vai... na minha opinião, acho que desabafar é muito bom, mas melhor ainda é sacudir a poeira, e continuar... mas com orgulho e prazer!!! Um Grande Abraço!!!
|
Bolo de laranja Veterano |
# jul/08
· votar
Não.Eles são músicos dos grandes artistas,pertencem a banda deles,não são os artistas principais.
Desde que eles paguem o cachê,o que vocês tem contra?
Abraço
|
# jul/08
· votar
DENNYSRENGIER Me considero um vencedor neste ponto, pois no nosso país, o termo música é coisa dura de ser vista com olhos profissionais, é só ver como é a sistemática da Ordem dos Músicos do Brasil e já diz muito...mas superei estas adversidades e realizei meu sonho, mas como nada é eterno, tive que parar profissionalmente, tocar nos fins de semana, o que recebo hoje de música não manteria eu, nem tampouco minha família, parei por isto? Não... (e nem o senhor, somos teimosos ou não?).
Meu amigo, só superamos por teimosía mesmo, quando eu larguei tudo e fui trabalhar na Itaipú e depois na Gerdau, eu disse é o fim. Eu estava em um momento bom da música, tocava em um estúdio bom de Curitiba, acompanhava um monte de artistas famosos, e eu vía chegar por exemplo: 5 guitarristas em uma semana procurando trabalho, músicos bons que mandavam material para ser visto(currículo de músico) eu pensei: Isso não vai dar certo! foi quando eu decidí que ía partir prá outra, e prá falar a verdade eu não me arrependí. Mas meu sonho de criança, era ser professor, hoje sim eu estou fazendo o que quero, mas era o que eu quería a 20 anos atráz, quem está entrando na música hoje, não entende isso, como eu não entendía, se eu tivesse a cabeça que tenho hoje à 20 anos atráz, talves não tivesse deixado a música, acho que eu sabería driblar os problemas com mais facilidade. Mas contentar em tocar um instrumento para um cantor e depois ser esquecido, quando voce já não tem contatos, pessoas que possam te indicar. Fica didícil. Não devemos confundir músicos "sombras" com músicos de uma banda, onde todos tem direitos e deveres iguais, voce não é empregado, voce é parte da "coisa".
|
# jul/08
· votar
Bolo de laranja Desde que eles paguem o cachê,o que vocês tem contra?
Se voce conhece algum músico que vive de receber cachê e está bem, ou mais ou menos, tem uma vida razoavelmente boa financeiramente, me diga o nome, ele merece os parabéns. É muito mais complicado do que voce pensa. Se voce quizer ser músico e quer ter estabilidade, voce tem opções: Bandas de música da Policia Militar, do Exercito etc... Orquesta sinfônica, abrir uma escola com cursos populares, como violão popular, gaita, cavaquinho,teclado. Formar uma banda e torcer para dar certo. (Se voce tem dinheiro, aí o rumo da "prosa" muda.) Do contrário eu não vejo mais nada. Posso estar enganado, e vou ficar feliz, se estiver. Um abraço
|
# jul/08
· votar
DENNYSRENGIER Gilberto Gil para ministro da cultura
Com todo respeito que lhe é devido. O gilberto Gil como ministro da cultura, é um bom cantor. Incrível.
|
Bolo de laranja Veterano |
# jul/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
Conheço sim,conheço n músicos,meu padrinho é um dos melhores bateristas do brasil(não vou citar nomes).
Você pensa que só por aparecer mais vai enriquecer?hehe
|
DENNYSRENGIER Veterano |
# jul/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo quem está entrando na música hoje, não entende isso, como eu não entendía, se eu tivesse a cabeça que tenho hoje à 20 anos atráz, talves não tivesse deixado a música, acho que eu sabería driblar os problemas com mais facilidade. Mas contentar em tocar um instrumento para um cantor e depois ser esquecido, quando voce já não tem contatos, pessoas que possam te indicar. Fica didícil.
Bom, concordo com seu ponto de vista, até sou a favor, de que as vezes a gente não tem o amadurecimento quando a oportunidade bate na porta e as vezes tomamos a decisão mais "segura", não corremos riscos mesmo... Aliás também perdí muitos contatos, estes dias tentei ligar para um produtor (amigo antigo) há uns 10 anos não nos falávamos, me tinha como filho, assim dizia ele hehe, quando liguei, demorou uns vinte minutos para se lembrar de mim, e quando se lembrou: há tá.....................tudo bem? Acho que perdí a patente de "filho" quando me afastei da música...
Não devemos confundir músicos "sombras" com músicos de uma banda, onde todos tem direitos e deveres iguais, voce não é empregado, voce é parte da "coisa".
Pois é... bem diferente um do outro...
|
# jul/08
· votar
DENNYSRENGIER as vezes a gente não tem o amadurecimento quando a oportunidade bate na porta e as vezes tomamos a decisão mais "segura",
Esse é o problema. Como todas as pessoas, quando estamos naquela fase de decidir o que vai ser melhor ou pior (ou menos ruim) não sabemos fazer a opção certa, e quando alguém quer te dar uma oportunidade e voce não aceita, o cara acha que voce está esnobando e nunca mais te procura, quando na verdade a gente nem sabe o que quer. Hoje é comum voce ouvir: Se ele quizer, vem me procurar, quantas vezes já fiz isso. Tinha lugar para o músico, mas não o procurava " Quanta falsidade" mas o meio é assim, o mundo da música funciona dessa forma, e não venham me dizer o contrário, porque eu estou nisso 24 horas por dia. Mas eu confesso que já mudei um pouco. Só que tem aqueles caras que se "acham" aí eu deixo que se "lasquem" pra não dizer outra palavra. Um abraço
|
DarkMakerX Veterano |
# jul/08
· votar
Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?
acho que sim logico que nao tem que ter a mesma atencao que o grande artisita mas deve ter respeito
fiquei puto quando ouvi que a claudia leitte foi fazer carreira solo mas continuou com a mesma banda
pra q?? soh pro nome dela aparecer mais
|
# ago/08
· votar
DarkMakerX fiquei puto quando ouvi que a claudia leitte foi fazer carreira solo mas continuou com a mesma banda
Mas aquí entre nós, quem estava sendo sugada na banda era a Claudia Leite. Eu acho que o efeito aí foi o contrário, ela sabía que podería andar com as próprias pernas e mandou ver. É o grito de independencia que todos os músicos deveriam ter a oportunidade de dar. Eu falo músicos, são todos, guitarristas, cantores, enfim todos... Um abraço
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Prof. Rosélio Araujo Tenho 03 filhos Cara, desculpe, sei que isso não é elegante de dizer, mas que sirva de "conselho" para a galera mais jovem.... Filho, nos dias de hoje, é para se ter 1/2!!! 1, é muito 2, é demais 3, é impossível..... Abçs e força
|
Penta_Blues Moderador |
# ago/08
· votar
Boa tarde!!!
Prof. Rosélio Araujo ela sabía que podería andar com as próprias pernas e mandou ver. É o grito de independencia que todos os músicos deveriam ter a oportunidade de dar. Bom, mas aí fechamos a questão então se o músico de grandes artistas deve ou não aparecer mais. Se ele acha que deve aparecer mais do que aparece, ele que dê seu grito de independência e ande com suas próprias pernas. Só não dá pra ficar esperando e torcendo para que o "patrão" lhe dê mais "holofotes" ou ficar reclamando que não aparece tanto quanto acha que deveria... Valeu!!!
|
# ago/08
· votar
Penta_Blues Bom, mas aí fechamos a questão então se o músico de grandes artistas deve ou não aparecer mais. Se ele acha que deve aparecer mais do que aparece, ele que dê seu grito de independência e ande com suas próprias pernas. Só não dá pra ficar esperando e torcendo para que o "patrão" lhe dê mais "holofotes" ou ficar reclamando que não aparece tanto quanto acha que deveria... Valeu!!!
Bom. Com isso damos por encerrado esse tópico, sobre a independecia de músicos que acompanham grandes cantores. Valeu Um abraço a todos.
|
supermulti Revelação e Virtuose Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
o músico passa uma vida treinando, depois vai tocar, os cantores pedem pra voce vestir um roupa preta, aí voce fica lá no fundinho
Quando começa a bater aquela insatisfação e vem aquele pensamento na cabeça: "o que é que eu tô fazendo aqui?" é porque eu acho que tá na hora de o cara partir prá outra...
Prá mim, esse é o erro de muitos caras que tocam na noite, ou seja, ficam 10 anos estacionados tocando sempre a mesma coisa, sem evoluir nada e ganhando o mesmo cachê...
|
fabiopavan8 Membro Novato |
# dez/15
· votar
Um músico de apoio que eu admiro muito: Alan Kendall, guitarrista de apoio/Bee Gees.
|