Quando se tornar professor?

Autor Mensagem
japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08


eh o seguinte nesse tempo q eu toco ja vi muitos professores de musica e de diversos niveis mas o q me chama muito a atencao e a diferenca de niveis tem uns q pegam uma partitura e tocam a primeira vista e tem outro q nem sabem nada de partitura ja teve caso de achar um professor q sabe menos q eu!

eu penso o seguinte para mim o cara nao precisa fodao no violao em termos de tocabilidade mas acredito q o cara deva manjar muito de teoria conhecer as tecnicas e pricipalmente saber passar esse conhecimento.

E ae o q vcs acham?

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


japaubatuba
depende professor do que

nao necessariamente tem que saber partitura. se for pra popular.

o quanto o professor tem que saber depende de que nivel ele quer lecionar. ele tem que saber o suficiente pra conseguir direcionar o aluno para seus estudos. é inclusive aceitavel que o aluno passe o professor, se for muito talentoso, e entao busque outro mestre.

mas, além disso, professor tem que ser alguem que saiba como explicar as coisas. ja vi muito profissional excelente que não sabe explicar direito, que não sabe organizar as ideias de maneira didatica. sabe fazer, mas nao sabe ensinar.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


kiki
nao necessariamente tem que saber partitura. se for pra popular.

tudo bem pode ateh ser q o cara nao seja fodao na leitura de partitura mas acho q ele deva pelo menos saber explicar tipo isso eh uma colcheia isso eh um compasso etc e tals....

tipo assim nao acho um absurdo um aluno superar o mestre ate pq eu disse q o professsor deve ensinar a tal tecnica e nao necessariamente saber faze-la

tipo assim to postando isso pq eu vi um plano de estudo de um professor q era o seguinte

tinha um desenho de um violao na primeira pagina com umas setas indicando braco, corpo, traste, escala, corda etc....
e jah em seguida tinha uma musica de 2 acordes e logo apos 3 acordes e assim por diante....

nada de escala, formacao de acorde , e blabla bla nada de teoria
e nada de solo e tava cobrando 50 pilas por mes

na boa pra mim eh picaretagem

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


japaubatuba
tinha um desenho de um violao na primeira pagina com umas setas indicando braco, corpo, traste, escala, corda etc....
e jah em seguida tinha uma musica de 2 acordes e logo apos 3 acordes e assim por diante....


Só uma coisa... às vezes é muito mais fácil - e muito menos desanimador - a pessoa começar a aprender tocando, para só depois entender a teoria por trás daquilo.

Não acho que a apostila começar sem teoria seja uma boa evidência de que se trata de picaretagem. Pode ser como pode não ser.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


japaubatuba
tipo assim to postando isso pq eu vi um plano de estudo de um professor q era o seguinte
na boa pra mim eh picaretagem

depende muito

se for pra iniciantes, do zero mesmo, acho que nem é ruim esse esquema que voce disse. a maioria das pessoas nao vai conseguir entender a teoria sem ter um pouco de pratica antes.

eu, apesar de nao ser professor, ja ensinei uma porrada de gente -amigos, irmãos, primos - e percebo que a maioria do pessoal quer tocar, antes de tudo. e sem saber algumas musicas e alguns acordes é extremamente dificil entender o que é tom, o que é escala, etc.

MAS o bom professor sabe adequar o que sabe ao que o aluno busca. se o aluno ja tem uma noção, ele tem que conseguir partir disso, preencher lacunas e direcionar.

nada de escala, formacao de acorde , e blabla bla nada de teoria
e nada de solo e tava cobrando 50 pilas por mes

é dificil debater isso pelo preço... mas acho que 50 por mes (uma aula por semana? 1h de aula?) não é caro não...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


kiki
Bog
sera?

talvez seja ateh menos chato msm talvez ateh empolgue mais o aluno!
mas tenho minhas duvidas ateh q nivel o prof pode levar o aluno nesse metodo !

tipo assim acho q estudei tanta teoria q so fui ver a primeira musica depois de 6 meses de aula
o cara so me passou musicas depois de entender acordes ateh entao era ex.1 ex.2 ex.3 e assim por diante

vcs se acham em condicoes de ensinar?

o q seria necessario para tal?

apesar de jah me procurarem para dar aula nao me acho capacitado para tal apesar de querer me arriscar mas o foda eh ficar com fama de picareta ou mal professor.
tenho q arrumar uma cobaia!
sei lah

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


japaubatuba

Eu acho que depende muito do aluno também. Eu realmente não vejo problema no cara começar aprendendo a tocar, para só depois entender o que existe por trás daquilo. Eu aprendi assim. Se você aprendeu de um jeito diferente, também pode estar certo. Mas não pense que só existe um jeito certo de se ensinar...

vcs se acham em condicoes de ensinar?

Se fosse para alguém com pretensão de ser um profissional, não. Já ensinei informalmente uma amiga, mas nunca pensei em dar aulas. Tenho a minha profissão, e estou certo de que posso ter mais retorno nela do que como professor de violão, hehehe.

o q seria necessario para tal?

Levando-se em conta que eu provavelmente vou virar professor (não de música) quando voltar ao Brasil, acho que entendo um pouco o "outro lado". E uma coisa que eu aprendi é que professor não necessariamente é um cara que manja muito. Nem mesmo um cara que ensina. É um cara que te faz aprender.

Mas fora isso, não sei o que ele precisa ter. Acho que, acima de tudo, paciência. Além, é claro, de um conhecimento mínimo sobre o que ele vai ensinar. O importante é não criar um monstrinho, cheio de cacoetes e idéias erradas. Ou seja, talvez ele possa até não ser um grande virtuoso, mas o que sabe, precisa saber direito.

Levando-se em conta que eu sou auto-didata e eu mesmo toco de um jeito meio estranho, acho que não sou nada indicado como professor de violão, ahahhah.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


japaubatuba
é, eu to meio na opiniao do bog.

eu ja ensinei um monte de gente, informalmente.
se alguem me chamasse pra dar aulas pra iniciante, eu ate daria.

mas nao me considero apto a ser um professor de violao mesmo, acho que ainda tenho que pastar muito.

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


não li todos as respostas mas vou postar minha opinião...

para ser professor de qualquer coisa... o maior importância é quanto à didática.. e não em saber muito ou pouco.. mais ou menos.

o professor tem q saber ensinar.. não adianta nada saber muito... tem que saber ensinar. não sei se alguém aqui já fez faculdade depois de velho.. mas por muitas vezes algum professor meu sabia menos da matéria do que eu, porém o cara tinha uma ótima didática, era professor e eu sempre acabei tendo boas dicas ou algum tópico interessante.

Marquinhos2
Veterano
# jun/08
· votar


kiki

Bom dia!

Tenho visto você participando de varios temas, quero parabenizá-lo, pois tem usado oque sabe para ajudar as pessoas.
Também tenho dúvidas, e é bom tira-las com pessoas realmente interessadas em ajudar. Bom, estou aprendendo violão a 6 meses, e nesta faze é crucial a insistência, não basta somente gostar. Estava fazendo aulas com professor quinzenalmente, pegava as matérias ralava, mas no dia da aula não era cobrado aquilo que treinei, isso me irritava, ai resolvi ir por conta própria, mas agora tenho outro dilema, preciso de um material de apoio. Por acaso você tem algo para me indicar, net, Youtube, bancas??? Aprendi os acordes maiores, com,4º, 7º, 9º e a escala de Dó maior, consigo tocar algumas músicas, mas não quero ficar nisso, quero entender a Música. Nos próximos meses vou aprender Música, sei que ira me ajudar também.

Abraço!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


Marquinhos2

ok nao sou o kiki

mas o q posso te falar eh o seguinte eu jah tive professor assim! q dava tarefa e nao cobrava porem eu mostrava os exercicios para ele por conta propria
tem outra coisa um bom professor percebe o desenvolvimento do aluno ainda mais na faze inicial onde na primeira aula nao sai nada e logo numa segunda aula e perceptivel um notavel mudanca na postura de um aluno aplicado e de um outro q nem treinou entao acredito q se vc treinou ele talvez tenha percebido o resultado!

tinha um prof q sempre foi assim!
1 situacao
- e ae treinou essa semana??
- treinei bastante!
- otimo!

2 situacao
- e ae treinou?
- + ou -!
- vamos ver como vc tah!

3 situacao
- e ae treinou?
- nao!
- volta semana q vem com o exercicio treinado!

e foi assim ateh eu sair de lah

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


O professor com quem eu estudava, me explicava algumas coisas de teoria e dava uns exercícios pra fazer em casa, depois de fazer algumas demonstrações, inclusive pedindo que eu o acompanhasse. Como eu quase nunca tinha tempo de praticar em casa, voltava e mostrava o pouco que pratiquei e aí ele tirava algumas dúvidas, dava teoria e mandava eu continuar os mesmos exercícios.

Acho que era um bom método. Mas, com o passar do tempo fui ficando meio que com vergonha de nunca fazer bem o que ele havia me passado. Então, resolvi desistir e pegar uma base por conta própria. Quando estiver mais 'esperto', volto lá.

kiki
Moderador
# jun/08 · Editado por: kiki
· votar


Marquinhos2
valeu!

desculpe a pressa, tenho andado bem ocupado...

pelo visto voce ja aprendeu varios acordes,
procure por formação de acordes, harmonia, intervalos, tons e escalas. pode ser aqui no forum mesmo, tem muita coisa boa.
assim voce aprende como montar o acorde, e não apenas decorar a posição.

aprender partitura tambem ajuda, não é fundamental, mas ajuda bem.

pra entender a música mesmo tem que dominar varias coisas... nem sei como se faz!


japaubatuba
gtrlv
pois é, tem que haver uma sintonia entre o professor e o aluno, sempre... se não não rola.

San pa
Veterano
# jun/08
· votar


Acho q se você souber tocar sapato velho do roupa nova,
ana carolina,djavan ou coisa assim... pô...já dá pra ensinar o basicão!

EnrickAlves
Veterano
# jun/08
· votar


O meu manja muito teoria e ensina muito bem (pelo menos eu acho). Ele é formado no conservatório daqui e tá fazendo universidade.

Bolo de laranja
Veterano
# jun/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


Eu tenho 13 anos,e pretendo me arriscar a dar umas aulinhas....

hehe

EDIT:É serio :)

EnrickAlves
Veterano
# jun/08
· votar


hehehe

San pa
Veterano
# jun/08
· votar


Fique frio, se você souber tocar um Dó,Ré ou Lá, e o seu aluno não,
com certeza ele vai achar que você sabe mais do que ele...geralmente se ensina o que sabe neh....
Blz..

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


San pa
desculpe, mas discordo plenamente.
se voce souber algumas notas ou algumas musicas, voce pode sim ensinar uns amigos, pode dar uns toques. mas nao pode ser professor.

professor tem que saber as coisas de maneira organizada, didatica. tem que saber fazer o aluno aprender a entender as coisas.

San pa
Veterano
# jun/08
· votar


Kiki:
desculpe, mas discordo plenamente.
se voce souber algumas notas ou algumas musicas, voce pode sim ensinar uns amigos, pode dar uns toques. mas nao pode ser professor.
O negrito já diz tudo vey...
Mas reconheço q deve ser chato pra um professor formado,conceituado,entendido ou sei lá o q, saber q tem amadores o mesmo q ele..rss...isso se supera...
qnd o aluno encantar a galaera ninguém vai se importar com os métodos do professor...

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


San pa
O negrito já diz tudo vey...
se voce ler o que eu escrevi lá em cima, vai perceber que eu não sou contra ensinar informalmente, dar uns toques. eu aprendi assim, e ja ensinei muitos amigos assim.

mas professor mesmo tem que ter uma organização do que ensina. não é uma questão de ser formado ou conceituado, é de ser professor no sentido pleno, de saber ensinar.

Mas reconheço q deve ser chato pra um professor formado,conceituado,entendido ou sei lá o q, saber q tem amadores o mesmo q ele..rss...isso se supera...
qnd o aluno encantar a galaera ninguém vai se importar com os métodos do professor...

desculpe, não consegui entender o que voce quis dizer. procure escrever com mais calma.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


San pa
Acho q se você souber tocar sapato velho do roupa nova,
ana carolina,djavan ou coisa assim... pô...já dá pra ensinar o basicão!


nao eh bem porai neh so pq o cara toca bem umas coisas dificeis nao quer dizer q ele sabe ensinar

agora se o cara toca mal qlqr coisa tem grande chances de ser picareta

existem dois tipos de professores basicamente falando!

o cara q te dah o peixe e o cara q ensina a pescar!
ou seja
um soh vai te dando musicas para ir tocando e passando teoria ao msm tempo

e o outro q te dah teoria e exercicios praticos para vc ser capaz de executar qlqr musica ao seu estilo ele nao te ensina a musica mas te deixa com capacidade de aprender sozinho!


bom eu acho q no final das contas os dois metodos funcionam
mas acredito q no segundo caso seja mais facil vc conseguir compor ateh pq vc meio q fica sem influencia de banda nenhuma!

San pa
Veterano
# jun/08
· votar


Caro kiki,

Quando completar 2 semanas de aprendizado ou quem sabe quando conseguir aprender o básico, daí então seja capaz de entender meias palavras ok...
aah...vá desculpando aí o tom de briga...respeito total a sua opinião...e se não concordar com a minha, blz..a vida continua!
Afinal, só estamos tentando ajudar o cara..rss..

Tudo de bom pra Você!
T+

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


San pa

outra coisa vc me pagaria 50 pilas por mes pra eu te ensinar so pq vc me viu tocando djavan?

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


San pa
Quando completar 2 semanas de aprendizado ou quem sabe quando conseguir aprender o básico, daí então seja capaz de entender meias palavras ok...
desculpe, não entendi de novo o que voce quis dizer.

mas de qualquer forma, de maneira nenhuma quero brigar. quem me conhece aqui no forum sabe que eu nunca brigo, muito menos por pouca coisa.
se voce achou que fui ofensivo, me desculpe! não é minha intenção.

mas acho que uma boa discussão, sem ofensas nem nada, é o que há de melhor.

San pa
Veterano
# jun/08
· votar


Já me disseram que o violão é o instrumento mais fácil de aprender a tocar errado, ou seja, muitos se enganam ao pensar que toca bem...
+ Na boa, 50 reais eu não daria pra qualquer um só pq toucou djavan...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


San pa

Acho q se você souber tocar sapato velho do roupa nova,
ana carolina,djavan ou coisa assim... pô...já dá pra ensinar o basicão!


+ Na boa, 50 reais eu não daria pra qualquer um só pq toucou djavan...





pow! entao do q adianta eu tocar djavam se nao vou ter alunos soh com isso!

Pardal
Veterano
# jun/08
· votar


O professor é uma pessoa com duas habilidades:

Ensinar

Exige conhecimentos de como o aprendizado acontece, na prática ou na teoria (preferencialmente nos dois);
Basicamente, é a habilidade de transmitir conhecimentos a outrém, tendo isso como objetivo.


Tocar

Habilidade de dominar o instrumento, de tal forma que possa apresentar fluência durante a performance.
Para que haja fluência, deve haver tanto o domínio técnico, isto é, saber a execução dos movimentos necessários à performance, quanto domínio lingüístico-musical, que vai da identificação das notas na partitura até a capacidade de expressar os gestos musicais presentes na peça e assim produzir música expressiva.

Pardal
Veterano
# jun/08
· votar


Outro ponto importante: é muito difícil, senão impossível, alguém passar um conhecimento que não possui;

Portanto, um aviso aos picaretas: seus alunos não vão durar muito tempo, a não ser que vocês sejam mestres da enrolação.

Mas, além de tirar o emprego do professor habilitado, que detém realmente o conhecimento e a capacidade de assimilar e agir rapidamente durante a aula, para corrigir rpoblemas do aluno, você ainda estará fazendo mal ao aluno por o impedir de ter aulas com alguém que iria realmente ensinar o seu aluno.

Logo, o picareta é uma pessoa que age de forma egoísta, não beneficiando nem sequer seu aluno, agindo apenas para ganhar (pouco, às vezes, pois picareta não dura muito em cursos bem-pagos) dinheiro, sem interesse real com o aluno (mesmo que tenha boas intenções) e ainda corre o risco de degradar a imagem já frágil do professor de violão, contribuindo assim para a extinção ou desvalorização desta função.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/09
· votar


bom galera depois desse tempo todo algumas coisas rolaram!

Eu comecei a dar aulas de violao recentemente e com base nos depoimentos de vcs eu me organizei de forma que eu possa ensinar de forma continua!

o lance é o seguinte como professor de matematica acho que consigo transmitir e ensinar a teoria de forma que os alunos consigam entender a teoria (seguir um cronograma ajuda muito) ter paciencia é fundamental.

Outro ponto importante sao os exercicios que devem ser feitos de forma corretissima para que o aluno copie seus movimentos e nao cometa muitos erros!

como um professor iniciante acho que ainda tenho muito o que aprender mas a minha conclusao é que para ensinar violao eu tenho que domina-lo muito bem e tb saber muito e ter varias cartas na manga de forma que as explicacoes facam sentido para o aluno e o metodo é diferente pra uma crianca um adolecente e um adulto!

esse é meu depoimento! que quiser acrescentar algo fique a vontande!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando se tornar professor?