Professor clássico: até quando ?

    Autor Mensagem
    Beto Munhoz
    Veterano
    # out/05


    Oí pessoal. É o seguinte, tenho aulas de violão clássico com um professor de Conservatório, já faz um ano. Já leio normalmente partituras, toco várias peças e já passei pelo livro do Henrique Pinto. A minha dúvida é a seguinte: até quando eu deveria continuar tendo aulas, ou seja, o que mais esse professor poderia me passar de diferente ? (segundo ele, o ideal seria eu ficar 5 anos, só que eu não pretendo tocar numa orquestra).
    Será que com o conhecimento adquirido, eu não poderia continuar por conta própria ?

    YES
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Beto Munhoz

    Cara eu passei pela mesma situação que você. Com 15 anos me matriculei em um conservatório aqui em São Paulo para estudar, pasmem, guitarrra, pois a instituição oferecia cursos de instrumento popular. Fui uma rebeldia só... não me empenhei em melhorar a leitura e só me interessava por harmonia, improvisação e técnica. Abandonei o conservatório em dois anos... tínhamos uma banda e só pensavamos em tirar as músicas e tocar, se divertir.
    Só te digo uma coisa... com 18 anos me bateu a dúvida de que caminho seguir na vida e me coloquei duas opções - ou eu seguia uma outra profissão definitivamente, ou seguia na música... só que me faltou a base que releguei no conservatório entende? me faltou uma leitura melhor, me faltou um conhecimento teórico melhor... quando fiz o teste na escola municipal de música para violão clássico eu me ferrei, não passei. Fiquei desanimado pacas e acabei seguindo outra profissão. Veja o que a falta de orientação não faz. Por isso, siga o estudo formal, mesmo que pareça chato, pois você está adquirindo elementos e melhorando sem perceber. Eu achava que tocar um solo do Led Zeppelin ou do Steve Morse era o máximo, mas infelizmente, a profissão exige mais e eu descobri isso um pouco tarde.

    Helder Bello
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Beto Munhoz

    O ideal mesmo é quatro anos. Depois disso, somente aulas teóricas, como: apreciação, aplicação escrita da percepção, harmonia, enfim ...

    Abraços.

    Beto Munhoz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    É, acabei decidindo ter aulas no minimo até final de 2006. Tenho visto muita gente aqui no grupo reclamar que não consegue encontrar um bom professor, e eu querendo jogar um pela janela.
    Valew !

    CaimDark
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Beto Munhoz
    É isso ai cara. Aproveita tua chance e vai fundo.

    anonimo_83
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Beto Munhoz
    Cara, sinceramente, violao é um instrumento ingrato, se vc estudar 3 anos com um professor de nivel bom a excelente, vc aiunda nao terá condições de prosseguir em seus estudos violonisticos sozinho, lamento mas a real é essa, quer um exemplo, tente tirar um preludio de Heitor villa lobos e mostre para seu professor, sua concepção, seu entendimento da obra, sua interpretação sua tecnica e digitação será precária, acho que o ideal seria estudar violao com um professor fantastico no mínimo uns 10 anos, claro que vc podera dar aulas e seguir sozinho em outros caminhos, mas ser realmente um violonista será dificil se tentar trilhar esse caminho sozinho!
    Desejo-lhe boa sorte e que continue se dedicando ao violao da maneira que todos nos deveriamos nos dedicar!

    Abraços e bons estudos!

    Botelho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    violonista clássico não para de estudar nunca.
    e sempre vai ter alguém que sabe mais que você e vai te dar umas dicas e ensinar técnicas novas.

    aliás, qualquer músico não deve parar de estudar nunca, até quem toca pandeiro.

    (sem desmerecer os pandeiristas, é bem soda tocar pandeiro...)

    Junião
    Veterano
    # out/05
    · votar


    concordo com Botelho

    Starry night
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Se pretende ser um músico profissional, continue estudando com um bom professor. Eu mesma já caí nesta ilusão de que "já sabia bastante" e parei de estudar com professor, achando que já sabia o suficiente para continuar sozinha. Foi o meu maior erro.
    Mas, se não for para levar a música muito a sério e não estiver se divertindo com as aulas, então pare, pois seria perda de tempo continuar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Professor clássico: até quando ?