Por Que? ( Um pouco de teoria )

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Koisa


    Eh sempre assim, arrumamos um violão, marcamos aula com um professor, e todos sempre vão te falar a mesma coisa:

    - O violão tem 6 cordas, Mi Si S....... Se vc por os seus dedos assim, faz o acorde ré, se por assim faz o dó..... O ré eh representado por um D, e o dó por um C.. E assim vai..


    Mais tpo, eu quero saber mais alem..

    Porque que se eu coloca os meus dedos assim faz o acorde ré? Sendo que somente um deles esta realmente em ré..

    Porque o ré eh representado por um D? Poderia ser representado por um R, e seria mais facil de lembrar..


    Tpo, tem que ter uma parte teorica, alguem deve ter seguido alguma regra pra criar esses acordes..


    Quem puder me ajudar eu agradeço..




    Aceito: Apostilas, videos, textos, dicas..

    Scary Guy
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Scary Guy
    · votar


    não sei o por que mas eu nunca tive essa curiosidade

    abraços

    Koisa
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Koisa
    · votar


    A vei, desculpa.. Eh que eu sou aquele cara que o professor explica como chegar ao calculo de alguma coisa, e eu quero saber porque que eu consigo chegar naquela coisa daquele jeito.. E isso sempre me ajudo nos meus estudos..

    Vlw..

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Koisa

    Pra cifrar as notas são utilizados as 7 primeiras letras do alfabeto: A, B, C, D, E, F e G.

    Porque o ré eh representado por um D? Poderia ser representado por um R, e seria mais facil de lembrar

    Aí como é que iríamos cifrar as notas Sol e Si ????

    Koisa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Pra cifrar as notas são utilizados as 7 primeiras letras do alfabeto: A, B, C, D, E, F e G.

    Vlw vei..

    Porque o ré eh representado por um D? Poderia ser representado por um R, e seria mais facil de lembrar

    Aí como é que iríamos cifrar as notas Sol e Si ????


    Vc ja respondeu ali em cima x]

    Agora falta outra pergunta..


    Porque que se eu coloca os meus dedos assim faz o acorde ré? Sendo que somente um deles esta realmente em ré..

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Koisa

    Porque uma coisa é tocar "a nota" Ré e outra é tocar "o acorde" Ré.

    O acorde ou tríade de Ré maior é formado por 3 notas.

    Veja mais tópicos sobre formação de acordes, tríades e tétrades. (é importante conhecer "intervalos")

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Porque que se eu coloca os meus dedos assim faz o acorde ré? Sendo que somente um deles esta realmente em ré..


    Porque um acorde de D não é formado apenas pela nota Ré. Ele é formado pela Tônica/Terça/Quinta ... isso você aprenderá quando estudar Harmonia e Campo Harmônico.

    Porque o ré eh representado por um D? Poderia ser representado por um R, e seria mais facil de lembra

    O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge [[Itália|italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:

    Ut queant laxis,
    Resonare fibris,
    Mira gestorum,
    Famuli tuorum,
    Solve polluti,
    Labii reatum.

    Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
    Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de Sante Iohannes ("São João"). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.

    As sílabas ut, ré, mi, fa, sol e la, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G. A partir de um trecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma quarta, quinta ou oitava sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência ré-mi-fa transposta de uma quarta continuava a ser considerada ré-mi-fa, na solmização, e não sol-lá-si bemol como no sistema actual, embora fosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos, adoptou-se a designação "dó ré mi fá sol lá si dó" para representar "C D E F G A B C".

    Tipo ... tudo isso é assim pois são muitos e muitos anos de história da música ... mais dá uma pesquisada que na net tem muita coisa

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota

    james_the_bronson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Porque que se eu coloca os meus dedos assim faz o acorde ré?

    É cara, se ferrou \o/ !!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    :o

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Um tópico sobre formação de acordes ....

    Usando os poderes da busca .... tcharãããããã .... ; )

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/80580/

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: DIEGOGUITAR
    · votar


    : )

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    : )

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Koisa

    eu quero saber porque que eu consigo chegar naquela coisa daquele jeito.. E isso sempre me ajudo nos meus estudos..

    É isso mesmo. Pra entender o efeito, é importante conhecer a causa.

    Koisa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Vlw galera..

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Mais tpo, eu quero saber mais alem..
    tenha calma pequeno gafanhoto, cada coisa tem sua hora, primeiro se aprende a fazer, mais adiante como se faz, mas é sempre procurar saber o porque de cada Koisa

    Porque o ré eh representado por um D?
    como já comentaram ai são letras do alfabeto A=la B=si C= dó....
    mas pra deixar interessante no sistema alemão associa o B para Sib e "H" para Si natural

    sobre o nome das notas do post do DIEGOGUITAR os livros que tenho aqui já falam um pouco diferente sobre o Sí

    nos que tenho aqui consta que a parte: Sante Iohannes faz parte da letra do hino (a ultima linha) e não que apareceu depois

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Bom dia!!!

    DIEGOGUITAR
    Fonte: wikipedia
    Usando os poderes da busca ....
    E viva o poder da pesquisa e da vontade para tal!...rs
    Ponto pra vc, meu camarada!

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Koisa
    Porque que se eu coloca os meus dedos assim faz o acorde ré?
    sim, é ótimo voce querer saber isso! uma enorme parcela dos violonistas não entende o funcionamento, apenas decora.

    mas eu reforço o conselho do nosso amigo fernando tecladista:
    tenha calma pequeno gafanhoto, cada coisa tem sua hora, primeiro se aprende a fazer, mais adiante como se faz, mas é sempre procurar saber o porque de cada Koisa

    decorar a posição do acorde é extremamente mais simples que entender seu funcionamento.

    mas se quiser ir procurando, busque formação de acordes, escalas, harmonia, intervalos.
    e vá lendo, lendo, lendo. e caçando no braço do violão.

    E viva o poder da pesquisa e da vontade para tal!

    Koisa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    fernando tecladista
    tenha calma pequeno gafanhoto, cada coisa tem sua hora, primeiro se aprende a fazer, mais adiante como se faz, mas é sempre procurar saber o porque de cada Koisa

    Mais tpo, eh que nem mecanico de carro, o cara começa a trabalhar em uma oficina, depois de 2 anos trabalhando la e ele nao entende porra nenhuma de mecania.. Porque a unica coisa que ele fez na sua vida de mecanico foi trocar peça, ele sabe trocar peça, mais num consegue consertar a quebrada.. Que nem em loja de informatica, eles formata mais num consegue consertar o erro do computador (isso em 90% das lojas)..

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Penta_Blues

    Obrigado! : )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por Que? ( Um pouco de teoria )