Por que a sétima de dó, na teoria é um sí e na prática e no braço do violão fica me lá#?

    Autor Mensagem
    binho MPB
    Veterano
    # abr/11


    Eu sei que a sétima de é um si, isso na prática e no braço do violão é diferente, pq o dedo quatro fica em [b]lá#[/b], pq isso acontece?

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    binho MPB

    Setima maior de Dó é Si

    setima menor de Dó é Si b...

    não pode pensar em La # porque tu esta diminuindo o Si em meio tom. ae a setima de Dó se torna Si b.

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Por que a sétima de dó, na teoria é um sí e na prática e no braço do violão fica me lá#?
    pq vc ta fazendo errado


    mais o cara ai em cima explico certo

    Demolisher
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    O Carregando já explicou, fecha o tópico.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Síb é a sétima da escala da Dó menor.

    Carregando
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Carregando
    · votar


    edit

    suny12
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: suny12
    · votar


    Na pratica a setima de Dó eh um A#, legal, mas ninguem explicou o porque. Eh porque qdo está se falando de acordes sempre q alguem se referir a setima, esta se referindo a setima menor (setima menos meio tom). Mas lembre-se que isso eh somente para acordes, qdo estiver falando de notas separadas, a setima de Dó será Sí

    Pão Quente
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    binho MPB

    Setima maior de Dó é Si

    setima menor de Dó é Si b...



    Sib = Lá# pronto

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pao Quente


    La# é sexta aumentada de Dó.

    Pão Quente
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Pão Quente
    · votar


    Carregando
    não foi bem isso que eu kiss dizer. ^^
    eu toco teclado, e a mesma tecla do Sib é o Lá#...
    ou seja, tem o mesmo som..., dá pra se confundir, vc pensa é la# ou Sib que eu to tocando?

    mas no seu caso vc tá certo. :P

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    binho MPB

    Pense primeiro nos graus:

    Uma escala com 7 notas tem 7 graus, que são representados com algarismos romanos pra não se confundir com os intervalos (mas a idéia é a mesma). Não vamos considerar a oitava porque esta é a repetição da primeira, com 6 tons de diferença.

    Então uma escala de Dó maior tem 7 notas, certo?! Logo, tem 7 graus:



    I II III IV V VI VII --> graus
    C - D - E - F - G - A - B --> notas
    T 2 3 4 5 6 7M --> intervalos
    .


    Se você diminuir em um semitom a nota Si (B) terá um Si bemol (Bb), que por sua vez será na prática igual ao Lá sustenido (A#). Só que o intervalo do qual você se referiu é o de "Sétima", portanto deve ser ele um Si, seja ele maior, menor ou diminuto. Quando você chama de A# está se referindo a sexta, que neste caso é uma sexta aumentada (não faço a menor idéia de onde usar um intervalo desse).

    Em resumo, é importantíssimo respeitar os graus de uma escala ou acorde se quiser compreender suas origens, suas características, etc. É uma regra, que pode ser quebrada no momento certo... este momento você entenderá mais adiante.

    Faça uma busca no fórum sobre: intervalos, formação de escalas (maiores e menores) e formação de acordes (tríades primeiro, depois tétrades - maiores, menores, entre outras).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que a sétima de dó, na teoria é um sí e na prática e no braço do violão fica me lá#?