Violão para estudante de guitarra

Autor Mensagem
TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


gtrlv
pelo que li.. o melhor pra vc seria um violão jumbão mesmo.


Tipo o Takamine EG 523 SC, já tive um, ótimo violão, nada contra a falar dele.

O que acontece porém, é que surgiram os CORT linha CJ.
O Cort CJ 10X, vem com captador duplo fishman piezo de rastilho mais microfone, ele é todo de madeira maciça (faixa, fundo e tampo), e que acabamento maravilhoso, eu to apaixonado por esse violão...rs

Já o takamine a madeira é maciça apenas no tampo e o captador é simples Tk 40 e acabemento lindo tbm.
o Cort custa o mesmo que o Takamine diferença de menos de 15% do valor.

visite os sites da cort e da takamine e tenha melhores informações. Acho que seriam os mais indicados pra vc nessa faixa de preço e que atenderiam suas espectativas.

paz

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Olavo X

Cara, to numa dúvida danada entre aço e nylon!
Esse Takamine EG 523 SC é muito bonito. Tá por 2.179,00 na Playtech. Não procurei em outras lojas... Provavelmente, só conseguirei comprá-lo pela net, mas vou dar uma olhada nas lojas daqui.
É muito bom ouvir (ler) opiniões de quem já possui/possuiu o instrumento.
Estou anotando todas as sugestões.
Valeu!

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


TioAle

Não encontrei facilmente, em lojas da net, esse Cort que você indicou. Isso significa que dificilmente o encontrarei por aqui.

Realmente, parece ser muito show. Talvez um jumbo dê melhor a sonoridade que procuro.

ele é todo de madeira maciça (faixa, fundo e tampo)

Será que não é muito pesadão? Você tem um desses? Onde comprou.

Encontrei um por mais de R$ 2.600,00, na net. Tenho receio de pagar um valor alto por um violão via internet. De qualquer forma, se chegar à conclusão de que esse é "o violão" e não tiver outro meio de obtê-lo, irei fundo.

Como disse ao Olavo X, mais acima, estou anotando todas as sugestões.

Valeu mesmo!

[]'s

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/08
· votar


gtrlv
pesadao nao eh mas eh meio desconfortavel e tem um som bem alto tb

Mega
Veterano
# fev/08
· votar


Vai de Folk.

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


japaubatuba

eh meio desconfortavel

Melhor conferir de perto, então!

Mega

Ouvi dizer que os Folk têm os graves menos definidos, é verdade?
Poderia citar um modelo que você conhece?

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Uma curiosidade:

Eu achava que violões folk eram aqueles de curvas "suaves" no meio, mas já vi vários, que constam como folk, no estilo tradicional e com cutway.

O que diferencia um folk de um "tradicional"?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/08
· votar


folk e corda de aco

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Então, qualquer violão com cordas de aço é folk? E eu pensava que tinha a ver com o formato!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/08
· votar


eh mais ou menos o msm q acontece com guitarra
vc sabe o q eh uma guitarra mas ate ai existem varios formatos assim como o violao

jumbo , flat, cutway, classico etc,,,,

Mega
Veterano
# fev/08 · Editado por: Mega
· votar


gtrlv
eu indico folk por ter braço fino, tipo de uma guitarra. Mas quanto a ele ter graves pouco definidos, eu acho isso improvável. Violões folk tem um corpo grande e espesso.

Bog
Veterano
# fev/08 · Editado por: Bog
· votar


gtrlv

Uma figurinha para vc:

http://emedia.leeward.hawaii.edu/frary/LCC%20Images/body_styles.jpg

O que o pessoal costuma chamar de folk por aí são os violões com formato dreadnought. Aliás, pelo menos em inglês, não existe uma definição precisa, "folk guitar" muitas vezes é simplesmente qualquer violão que não seja "classic guitar", ou seja, violão com cordas de aço, braço estreito e escala curva. O que eles chamam de "folk guitar" está mais relacionado com o estilo de tocar (popular) do que com o formato do violão.

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


japaubatuba / Mega

Como estudo guitarra (e possuo uma), certamente me adaptarei melhor a um braço mais estreito.

Bog

Preciso, esclarecedor!

Eu achava que os dreadnought eram sinônimos de folk, pura e simplesmente pelo seu desenho.

A propósito, você tem alguma experiência com relação à sonoridade desse tipo, comparando-o com o de desenho clássico e ao jumbo?

Valeu!

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


gtrlv

No geral, o som desses violões é bem equilibrado, e ótimo para batidas com acordes cheios. Violões jumbo têm som mais grave e encorpado, e bastante volume. Violão clássico é um animal completamente diferente, usa cordas de nylon, tem o som bem menos estridente, o timbre é outro.

Claro, este "no geral" não leva em conta outros fatores, como a madeira ou a construção. Por exemplo, já toquei em 2 violões Yamaha que tinham o mesmíssimo formato, mas eram de madeiras diferentes. Um dava um som mais cristalino, o outro puxava mais para as frequências médias.

Eu acho que, respeitada a regrinha do "maior = + volume e + graves", o resto depende muito do instrumento em si. Um jumbo feito de madeira vagabunda pode ter menos volume que um violão menorzinho mas de boa qualidade.

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Bem, já tenho aguns parâmetros iniciais para encontrar o que procuro.

Gostei de alguns modelos citados aqui, tipo, Yamaha, Cort, Takamine, Di Giorgio.

Darei especial atenção ao braço (que não seja muito largo) e corpo (que dê pra tocar desplugado, numa boa). Certamente, procurarei testá-los (na medida do possível), antes de comprar.

Quero agradecer a todos pela colaboração! Realmente, muito obrigado!

Apesar disso, não estou fechando o tópico, pois sei que esse assunto é muito abrangente (principalmente no que se refere a gosto). Certamente não faltarão indicações, e as receberei com muito prazer.

Um abraço!

Olavo X
Veterano
# fev/08
· votar


gtrlv

Cara...se você gosta de tocar Rock compra o de aço que vai gostar mais.
Esse que te indiquei é esse valor mesmo. Mas se quiser mesmo me diz que te indico onde você vai conseguir por R$1900 à vista.
Nesse link tem algumas especificações, entra aí.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68373997-violo-takamine-jumbo-e g-523-sc-espetacular-_JM

Abraço

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Olavo X

Cara, o problema é que ainda não tenho pra comprar à vista. Ainda to juntando, por isso que disse que era pra um futuro próximo.

Se eu for comprar daqui a uns 3 meses, ainda assim, terá que se à prazo!

Mas valeu a dica, ele é bem bonito, além de ser jumbo, o que acho que é o mais indicado pro meu caso, e já estou tendendo a comprar um aço, mesmo.

Certamente, este modelo será um dos que vou querer testar.

Obrigado mais uma vez.

Abraço!

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


Bog
No geral, o som desses violões é bem equilibrado, e ótimo para batidas com acordes cheios. Violões jumbo têm som mais grave e encorpado, e bastante volume.

continuando o no geral, não acho que o jumbo tem som mais grave, tem som mais definido, o grave mais deifinido.

os dreadnoughts tem uma "embolada" no som.

gtrlv
Será que não é muito pesadão? Você tem um desses? Onde comprou.

não achei um violão pesadão não... claro é mais pesado que um eagle de madeira podre.. mas nada que chegue a ser um incomodo.

japaubatuba
pesadao nao eh mas eh meio desconfortavel e tem um som bem alto tb

isso é fato.. o som dele é bem alto. quanto ao desconforto, os violões jumbo são maiores, portanto dependendo da sua posição de tocar pode não ser adequada, e claro o peso, como eu disse pra mim não é incomodo, mas claro q pode ser para alguém


Bog
Eu acho que, respeitada a regrinha do "maior = + volume e + graves",

não concordo com essa regra... como vc mesmo mostrou aquela figura que mostra os corpos dos violões. vc pode ver que nem sempre o maior vai ser o mais grave, depende bastante da construção do violão.

abraços
paz

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


TioAle

Sim, é só um "no geral". Existem outros fatores que influem. Mas normalmente, a resposta para frequências graves é melhor em uma caixa de ressonância maior. Até porque é muito mais fácil conseguir boa definição em frequências agudas. Existe um bom motivo para um contrabaixo acústico ter o tamanho de um lote de cavaquinhos, heheh.

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Olá, pessoal!

Olha só: baseado no que li neste tópico e em algumas outras "olhadas" pela net, estou beeemmm interessado em adquirir, nessa ordem (claro que vou procurar testá-los primeiro):
Cort CJ 10X, EG 523 SC e Yamaha CPX 900.

De cara, imagino que, dificilmente, encontrarei o Cort por aqui já que, até pela net, não o encontrei nas principais lojas. Então, apesar de ser o primeiro dessa lista, só arriscarei comprá-lo em lojas virtuais se os outros dois deixarem muito a desejar.

Abraço!

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


gtrlv

Heheh, eu compraria o CPX 900. Mas isso sou EU. Não consegui gostar dos Takamine que toquei. Frequências médias demais...

Mas vai fundo, experimenta tudo mesmo. Eu no teu lugar, testaria tudo o que encontrasse na loja e que estivesse razoavelmente próximo do que eu procuro. Aí DEPOIS de achar os que me agradassem, eu conferiria as opiniões do resto do pessoal. ;)

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Bog

Heheh, eu compraria o CPX 900.

Dentre as marcas mais caras, Yamaha é a que tem maior variedade de modelos, por aqui (numa olhada rápida que dei). Portanto, é bem provável que acabe pegando esse mesmo (dependendo da sonoridade, pegada, etc.).

Eu no teu lugar, testaria tudo o que encontrasse na loja e que estivesse razoavelmente próximo do que eu procuro.

É exatamente o que pretendo fazer. :)

Não toco profissionalmente, sou bem ruinzinho.

Pelo que pude ouvir lá no "palcomp3", não achei não! :)

Valeu!

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


gtrlv

Quando for testar o Yamaha, preste atenção à ação das cordas. Algumas pessoas acham que o ponto mais fraco dos CPX é que a cordas são muito altas. Se você não conseguir gostar disso, nem vale a pena insistir nele.

Quanto a tocar bem, tem que lembrar que nas gravações eu tinha um ambiente controlado, né? Eu erro bastante, mas ali eu posso simplesmente fazer outro take, e outro, e outro, até acertar tudo, haahah. E mesmo assim, os guitarristas às vezes notam que eu toco guitarra como se fosse um violão. Tecnicamente, eu sou bem fraco. Mas obrigado por ouvir, hehehe :)

gtrlv
Veterano
# fev/08
· votar


Bog

Quando for testar o Yamaha, preste atenção à ação das cordas

Falou!

Tecnicamente, eu sou bem fraco. Mas obrigado por ouvir, hehehe :)

Ficou bom. E a garota também tem uma voz bem bacana! :)

[]'s

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


gtrlv
Já comprou???

vc falou sobre os yamahas... são ótimos instrumentos, porém a escolha das madeiras da yamaha não me agrada.

outra coisa vc tinha posto a seguinte ordem. Cort Cj10X, Takamine 523 e o CPX.

cuidado com essas comparações. A parte elétrica do CJ10X é outra historia, como eu tinha te falado é captação dupla piezo. Uma comparação mais justa seria com os CJ7X e o 5X, que tem captações "normais" e preços mais em conta. a única diferença do 7X pro 5X são as madeiras.

Como disse o Bog testa tudo e mais um pouco. só compre instrumentos pela net se vc já conhecê-lo. Se vc não conhece o instrumento não compre. vai numa loja e teste se gostar, aí sim compre pela net o mesmo modelo!!!!! identico!!! para evitar surpresas.!

abraços

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


TioAle

Opa!

Desculpe não ter respondido antes. Faz um bom tempo que só ligo o pc e navego por uns minutos. Dou uma olhada rápida no fórum, mas não tinha visto o seu post.

Ainda não comprei. Surgiram umas despesas (altas!) que não estavam nos planos e tive que adiar um pouco meu projeto de comprar o violão. Mas não desisti!

Na verdade a ordem em que citei os modelos, correspondem à minha intenção de compra baseada no que vi/li na net e, também, nas minhas atuais condições financeiras. Como prefiro comprar o melhor que puder, não estou com tanta pressa. Mas, por outro lado, se for demorar muito pra comprar um de R$ 2.500,00, não descarto a possibilidade de adquirir um de 900,00, desde que tenha um mínimo de qualidade.

Ainda não tive oportunidade de procurar "ao vivo", nas lojas daqui. Meu tempo é um tanto quanto corrido. De uma semana pra cá é que tem melhorado. Tô chegando mais cedo em casa e tentando estudar um pouco mais.

Até agora, tenho praticado por cerca de 50 minuntos/dia, 4 vezes por semana, e tenho a impressão de que não tô progredindo. Mas não tenho me deixado levar pela pressa. Só passo pro exercício seguinte, depois de praticar bastante o anterior e isso tem levado algumas semanas! Isso tem atrasado meu aprendizado e, conseqüentemente, esfriado um pouco a minha procura por um violão novo (estudo com uma guitarra, mas tenho igual interesse por violão - na verdade, tenho um antigão emprestado, mas tá precisando de uma reforma).

Até agora, só vi (pra minha surpresa!) o Takamine 523. Mas ainda falta ver na principal loja daqui. Lá, vou procurar pelo Cort Cj10x. Mas não deixarei de testar outros, com certeza!

Mais uma vez, obrigado.

Abraços!

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Subindo...

TioAle
Veterano
# abr/08
· votar


tive ausente tbm.. estou de volta...

já testou os Cort???

se tiver oportunidade existem alguns crafters tbm, o detalhe.. já caímos de qualidade... falando em crafter... que podem te agradar.. eles não são jumbos.. são menores... porém muitos deles valem o que custam...

porém na minha opinião ainda..os corts são melhors custo/benefício

abraços

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


TioAle

já testou os Cort???

Nenhuma loja aqui em minha cidade trabalha com Cort. Pelo que li e vi, o CJ10X (sujestão sua) seria a minha primeira opção. Mas, nesse caso, eu teria que comprá-lo pela internet (que, aliás, também tenho encontrado dificuldades pra achá-lo) e não poderia testá-lo.

Ultimamente, tenho pensado muito em partir pra um de nylon, dados os estilos de músicas e a maneira com que pretendo utilizá-lo na maior parte do tempo (desplugado).

Nesse caso, dois modelos me chamaram a atenção: o CG171S (acústico) e o APX9NA (eletro-acústico), ambos da Yamaha. Se o APX9NA tiver um ótimo som desplugado, será a primeira opção (caso me decida por nylon), já que é mais versátil por ser eletro-acústico. No entanto, se a diferença de sonoridade for muito maior para o CG171S, esse será a minha escolha.

Infelizmente, não encontrei nenhum dos dois nas lojas daqui e só o APX9NA encontrei na net. Como a grana ainda tá curta, continuo quebrando a cabeça no processo de escolha. Nesse processo, é de enorme valia a ajuda de todos aqui do FCC.

Muito obrigado!

TioAle
Veterano
# abr/08
· votar


gtrlv
cuidado nessa sua escolha de nylon pq vou tocar desplugado... os violões modelo jumbo.. como estávamos discutindo tem um som muito amplo e alto.. ótimos para tocar desplugado.. partindo desse princípio que vc vai usar muito unplugged.. pode optar pelos Cort 5 ou 7 X já que a captação dele é inferior ao 10X.

Não dizendo que a captação do 7 ou 5 X são ruins.. mas a do Cort 10X é excepcional. E a do 5 e 7X são tão boas senão melhores do que o daquele TAKAMINE 523.

Agora, sobre os yamahas, não são muito de meu agrado, são ótimos intrumentos, porém opinião pessoal, tem sons muito agudos e a escolha das madeiras tbm não me agrada, ganha muitos pontos comigo devido as suas boas captações tbm.

ahh lembrando do início do tópico.. vc disse que queria um violão para guitarrista... continuo achando o aço mais indicado por tudo que falamos no tópico, talvez o nylon fuja das suas características!

já escrevi bastante.. por enquanto..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão para estudante de guitarra