Qual a diferenca entre o rastilho de plastico e o de osso?

    Autor Mensagem
    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07


    Qual a diferença entre rastilho de plástico e rastilho de osso?
    Vale a pena trocar? Se vale quanto $ seria para trocar?

    Raviolleiro
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara... Se você puder ter uma pestana e um rastilho de osso com certeza vale a pena. Muda muito o timbre do violão.
    Eu tinha, mas roubaram meu violão.
    Nunca mais achei ninguém que fizesse.

    Pardal
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco

    O plástico absorve muito o som que as cordas produzem. O osso transfere melhor o som, aumenta o volume e melhora o timbre.

    Eu paguei 20 pra trocar no meu, não é caro. E vale, viu?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Dr.Pacheco

    A diferença está na resistência do material. O plástico (dependendo do tipo) deforma com a pressão das cordas e com o atrito. O osso é muito mais resistente do que o plástico. Quanto a sonoridade nunca notei a diferença entre um e outro.

    Você pode fazer um com um osso de vaca, com uma serra, uma pequena morsa e algumas limas. E se prepare pro cheiro ruim na hora de desbastar o osso. Por isso acho que vale a pena pagar uns R$ 20,00 pra fazer a peça.

    Esse nick é por causa da música do Raul ????

    Slave of hell
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    teoricamente o osso é mais agudo,mais duro e mais resistente....plástico é menos agudo...existe em violões comerciais vários tipos de plásticos....meu luthier não aconselhou eu trocar o do meu violão pois disse que apesar de plástico é feito de um plástico bem duro mesmo(yamaha c70)

    e eu não queria mais agudo no meu violão tbm...por isso não o fiz

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    LeandroPanucci[b][/b]
    É por causa da música sim.Sou fã do Raul!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alguem ai poderia me indicar um luthier em Belo Horizonte que faça isso pra min ?!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Já que todos vcs falaram que vale a pena então vou trocar o do meu author 3.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ninguém sabe um luhtier aqui de BH ????

    ronaldoviola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tive sorte!
    Mandei trocar o rastilho do meu violão aqui em Fortaleza em uma assistência autorizada da giannini, apesar do meu violão não ser dessa marca.
    Perguntei quanto era e o cara disse que custaria R$10,00. Na hora a primeira coisa que eu pensei foi que com esse preço o trabalho sairia uma porcaria, mas o luthier parecia que tava advinhando o meu pensamento e rapidamente foi pegar um violão que ele havia acabado de trocar o rastilho, tava perfeito! No outro dia levei o violão pra trocar e ele fez o rastilho na hora, eu vi todo o processo, ele pegou um pedaço de osso que parecia ser de boi, mediu o tamanho necesário cortou um filete de osso e foi limando até ficar no tamanho ideal. Ele levou mais ou menos uns 40 minutos pra fazer o rastilho, ficou muito bom, perfeito mesmo, muita gente não acredita que ele é de osso e foi feito a mão.

    Acho que esse trabalho deve ser feito por alguém experiente, tentar fazer em casa pode ser arriscado, o cara que fez o meu tem mais de trinta anos de profissão, não aprendeu da noite pro dia, por isso, o ideal é procurar alguém experiente no ramo.

    Quanto ao luthier em BH, não sei informar.

    ronaldoviola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tive sorte!
    Mandei trocar o rastilho do meu violão aqui em Fortaleza em uma assistência autorizada da giannini, apesar do meu violão não ser dessa marca.
    Perguntei quanto era e o cara disse que custaria R$10,00. Na hora a primeira coisa que eu pensei foi que com esse preço o trabalho sairia uma porcaria, mas o luthier parecia que tava advinhando o meu pensamento e rapidamente foi pegar um violão que ele havia acabado de trocar o rastilho, tava perfeito! No outro dia levei o violão pra trocar e ele fez o rastilho na hora, eu vi todo o processo, ele pegou um pedaço de osso que parecia ser de boi, mediu o tamanho necesário cortou um filete de osso e foi limando até ficar no tamanho ideal. Ele levou mais ou menos uns 40 minutos pra fazer o rastilho, ficou muito bom, perfeito mesmo, muita gente não acredita que ele é de osso e foi feito a mão.

    Acho que esse trabalho deve ser feito por alguém experiente, tentar fazer em casa pode ser arriscado, o cara que fez o meu tem mais de trinta anos de profissão, não aprendeu da noite pro dia, por isso, o ideal é procurar alguém experiente no ramo.

    Quanto ao luthier em BH, não sei informar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferenca entre o rastilho de plastico e o de osso?