Autor |
Mensagem |
zimmermann Veterano |
# abr/05
Dizem que o ratilho de osso é muito melhor, vç concordam ou é puro folclore????'
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/05
· votar
Sim, é muito melhor mesmo.
Abç
|
Dogs2 Veterano |
# abr/05
· votar
Osso?
Eu nem sabia disso heehhe
"vivendo e aprendendo"
|
HANS NEUSIDLER Veterano |
# abr/05
· votar
zimmermann
olha cara, a diferença é gigantesca viu!
Agora deixa eu explicar o pq!
Bem, o que faz seu violao soar é o tampo, bem o contato das cordas com o tampo se da através do cavalete, mais especificamente pelo rastilho, quando o rastilho é de plastico, ou ate mesmo de osso, sendo mal regulado ou seja, mal lixado e quando nao mantem sua base totalmente em contato com o fundo do cavalete, o rastilho acaba nao trasmitindo a vibração das cordas para o tampo! Quando o rastilho é de osso, geralmente (ha exceções) foi colocado no violao por alguem um pouco mais entendido no assunto e nao la na fabrica como na maioria dos violoes industrializados! Para isso o cara tem no mínimo essa noção sobre a vibração do tampo, o que faz com que o acabamento em si ja faça diferença, quanto ao material, sem duvida o plastico nao transmite com a mesma itensidade as vibrações, pq sendo o cavalete de madeira, ou seja de um material com uma textura muito diferente do rastilho essa fusao entre corda e tampo acaba nao acontecendo!
entendeu!?
Como diria o professor Pascoali!
É isso!
hahahahhah!
|
zimmermann Veterano |
# abr/05
· votar
valeu, muito obrigado pela resposta!!!!!
Gostaria entretanto de ouvir a opinião do Johnny ou do Balbino que não participam mais?????
Um abração a todos!!!!!
|
SoldierOfFear2 Veterano |
# abr/05
· votar
zimmermann
Gostaria entretanto de ouvir a opinião do Johnny ou do Balbino que não participam mais?????
O Johnny sumiu, mas o Balbino saiu.
|
Gesiel Veterano |
# abr/05
· votar
zimmermann
Cara, posso estar equivocado, mas acho que vc ja ouviu a opiniao de quem queria...
|
Kei SG Veterano |
# abr/05
· votar
O de osso é melhor.
O meu violão de aço tem o rastilho de osso.
|
GAMA Veterano |
# abr/05
· votar
E mais, existe um material que vem sendo usado por fabricas sérias chamado micarta, a Martin, a Taylor, McGill, Larriveé entre outros usam este material. Também é excelente contato em captadores piezzoelétricos tanto em cordas de aço como em cordas de nylon. Apesar disso o osso soa melhor
|
zimmermann Veterano |
# abr/05
· votar
valeu
Postem mais!!!!!
|
maggie Veterana |
# abr/05
· votar
Osso é mió, até porque o plástico com o tempo se deteriora, gasta, rói com a corda..
|
BrunoYudi Veterano |
# fev/12
· votar
aproveitando o tópico, como consigo diferenciar visualmente, ou outra forma de saber se o rastilho e pestana que veio no meu violão é de osso ou de plástico. Tenho um Epiphone Ej200 ce.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# fev/12
· votar
Se o violão é de fábrica e custou menos de R$ 1.000, nem perca seu tempo. É plástico com certeza.
|
Natanael Gama Veterano |
# fev/12
· votar
BrunoYudi
é raridade violão com rastilho e nut de osso, são alguns e poucos. Mas isso é coisa barata uns 10 reais.. A Diferença é que o de osso geralmente é branco e tem um acabamento mais quadrado o de plastico geralmente amarela um pouco com o tempo e é mais bem acabado
|
BrunoYudi Veterano |
# fev/12
· votar
entendi, meu violão foi 1700 reais, porém acho que veio de plástico mesmo ,pelas características que o Natanael Gama falou... enfim, irei trocar por de ossos e aproveitar e tentar resolver um problema de trastejamento já. Se puderem me ajudar também nesse tópico ,acabei de postar lá.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/270083/
|
MatheosXpt Veterano |
# fev/12
· votar
Já ouvi falar que rastilhos e nuts de marfim são ainda melhores que de osso, mas são caros ( o cara não especificou "quanto" )
E também já ouvi dizer sobre uns feitos com TEFLON, mas desse eu não sei nada, então não vou entrar em detalhes.
Mas pode ter certeza que o material de plástico é o pior.
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jun/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar
Troque a pestana e o rastilho do meu violão. fiquei surpreso com o resultado e de fato o plástico prejudica muito a sonoridade. Percebi que o volume aumentou, deixei o rastilho um pouco mais alto do que o original e a tensão nas cordas ficou maior, gostei assim pois melhorou a pegada. Comprei os dois blocos por 15,90$. Usei uma serra de fita e uma lixadeira para fazer o acabamento. Precisa de uma certa habilidade com este tipo de trabalho para fazer, quem tem um senai pode mandar bala que faz de boa. de qualquer forma não é nada que o treino e pratica não resolvam. Fui obrigado a colar com araldite a pestana porque não ha uma cavidade escavada para alocar ela. como não sei trabalhar com madeira não tive escolha.
rastilho
pestana
|