rastilho de osso ou plastico, muita diferença??????Gostaria de comentários

    Autor Mensagem
    zimmermann
    Veterano
    # abr/05


    Dizem que o ratilho de osso é muito melhor, vç concordam ou é puro folclore????'

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sim, é muito melhor mesmo.
    Abç

    Dogs2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Osso?
    Eu nem sabia disso heehhe
    "vivendo e aprendendo"

    HANS NEUSIDLER
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    zimmermann
    olha cara, a diferença é gigantesca viu!
    Agora deixa eu explicar o pq!

    Bem, o que faz seu violao soar é o tampo, bem o contato das cordas com o tampo se da através do cavalete, mais especificamente pelo rastilho, quando o rastilho é de plastico, ou ate mesmo de osso, sendo mal regulado ou seja, mal lixado e quando nao mantem sua base totalmente em contato com o fundo do cavalete, o rastilho acaba nao trasmitindo a vibração das cordas para o tampo! Quando o rastilho é de osso, geralmente (ha exceções) foi colocado no violao por alguem um pouco mais entendido no assunto e nao la na fabrica como na maioria dos violoes industrializados! Para isso o cara tem no mínimo essa noção sobre a vibração do tampo, o que faz com que o acabamento em si ja faça diferença, quanto ao material, sem duvida o plastico nao transmite com a mesma itensidade as vibrações, pq sendo o cavalete de madeira, ou seja de um material com uma textura muito diferente do rastilho essa fusao entre corda e tampo acaba nao acontecendo!

    entendeu!?

    Como diria o professor Pascoali!

    É isso!

    hahahahhah!

    zimmermann
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    valeu, muito obrigado pela resposta!!!!!

    Gostaria entretanto de ouvir a opinião do Johnny ou do Balbino que não participam mais?????


    Um abração a todos!!!!!

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    zimmermann

    Gostaria entretanto de ouvir a opinião do Johnny ou do Balbino que não participam mais?????


    O Johnny sumiu, mas o Balbino saiu.

    Gesiel
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    zimmermann
    Cara, posso estar equivocado, mas acho que vc ja ouviu a opiniao de quem queria...

    Kei SG
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O de osso é melhor.
    O meu violão de aço tem o rastilho de osso.

    GAMA
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E mais, existe um material que vem sendo usado por fabricas sérias chamado micarta, a Martin, a Taylor, McGill, Larriveé entre outros usam este material. Também é excelente contato em captadores piezzoelétricos tanto em cordas de aço como em cordas de nylon. Apesar disso o osso soa melhor

    zimmermann
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    valeu

    Postem mais!!!!!

    maggie
    Veterana
    # abr/05
    · votar


    Osso é mió, até porque o plástico com o tempo se deteriora, gasta, rói com a corda..

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    aproveitando o tópico, como consigo diferenciar visualmente, ou outra forma de saber se o rastilho e pestana que veio no meu violão é de osso ou de plástico. Tenho um Epiphone Ej200 ce.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Se o violão é de fábrica e custou menos de R$ 1.000, nem perca seu tempo. É plástico com certeza.

    Natanael Gama
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    BrunoYudi

    é raridade violão com rastilho e nut de osso, são alguns e poucos. Mas isso é coisa barata uns 10 reais.. A Diferença é que o de osso geralmente é branco e tem um acabamento mais quadrado o de plastico geralmente amarela um pouco com o tempo e é mais bem acabado

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    entendi, meu violão foi 1700 reais, porém acho que veio de plástico mesmo ,pelas características que o Natanael Gama falou... enfim, irei trocar por de ossos e aproveitar e tentar resolver um problema de trastejamento já. Se puderem me ajudar também nesse tópico ,acabei de postar lá.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/270083/

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Já ouvi falar que rastilhos e nuts de marfim são ainda melhores que de osso, mas são caros ( o cara não especificou "quanto" )

    E também já ouvi dizer sobre uns feitos com TEFLON, mas desse eu não sei nada, então não vou entrar em detalhes.

    Mas pode ter certeza que o material de plástico é o pior.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Troque a pestana e o rastilho do meu violão. fiquei surpreso com o resultado e de fato o plástico prejudica muito a sonoridade.
    Percebi que o volume aumentou, deixei o rastilho um pouco mais alto do que o original e a tensão nas cordas ficou maior, gostei assim pois melhorou a pegada. Comprei os dois blocos por 15,90$. Usei uma serra de fita e uma lixadeira para fazer o acabamento. Precisa de uma certa habilidade com este tipo de trabalho para fazer, quem tem um senai pode mandar bala que faz de boa. de qualquer forma não é nada que o treino e pratica não resolvam. Fui obrigado a colar com araldite a pestana porque não ha uma cavidade escavada para alocar ela. como não sei trabalhar com madeira não tive escolha.

    rastilho

    pestana

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a rastilho de osso ou plastico, muita diferença??????Gostaria de comentários