Iniciando no violão -- algumas dificuldades!

Autor Mensagem
cele
Veterano
# nov/07 · Editado por: cele
· votar


fnfranca
ola.. poxa legal.. mas é mais ou menos assim mesmo.. não consigo cantar todas que começo a tocar nao.. "eu sei" eu consigo cantar legal.. mas o problemas mesmo é minha voz.. kkkkk mas.. to muito feliz com minha evolução..
agora eu to partindo pra uma mais dificil e que eu adorooo ( vento no litoral - de legiao) ela é um pouquinho dificil.. mas vou conseguir
beijos a todosss

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


cele
:)

runow
Veterano
# jan/08
· votar


ressuscitando o tópico...
Comecei a 3 dias...

Estou tentando aprender sozinho.
Li a teoria sobre os acordes mas tenho uma duvida. Quando o pessoal fala na "formação" dos acordes e até passam aquela figura do braço do violao com as notas em cada casa, pra que serve aquilo?
Da um exemplo pra mim.
Ja aprendi que as musicas podem ser tocadas nos acordes originais ( geralmente os que tem no proprio site do cifraclub ) ou a pessoa pode mudar de acordo com a sua vontade... (subir ou descer de nota: é assim que se fala?) se eu tiver falando algo errado favor corrigir! Sou leigo sim, mas tenho muita vontade de aprender! Tanto a teoria como a pratica.

O pessoal fala do sustenido (#) e do bemol (b) entre cada nota "maior" ou se preferir para aumentar ou diminuir 1/2 tom ... mas tipo... onde entra as outras notas? O "menor" (m) etc?! e pra que servem? ou apenas estao la e eu tenho q decorar/aprender !?

To comecando com 3 musicas:
O Sol - Jota quest
Acima do Sol - Skank
Carla - Ls Jack (nem curto muitooo a musica... mas achei legal começar logo a treinar pestana)

Depois vou partir para:
Choram as rosas (dedilhado)
Reggae Power - Natiruts
No woman no cry - Gilberto Gil

Alguém tem alguma sugestão para me dar?
peguei alguns videos no you tube... tem gente que sabe dar aula mesmo!!! Minha maior dificuldade no momento é a pestana e a batida... o resto eu to levando na boa...
meus dedos estao latejando de dor... nao tem como amenizar isso nao!? ou so com o tempo mesmo? e quanto tempo os seus demoraram pra se acostumar (ou como o pessoal diz: calejar)

Obrigado desde ja!!!

runow
Veterano
# jan/08
· votar


ahh.... agredecer antecipadamente ao pardal que no topico: "Como começar a tocar violão???"

mandou alguns exercicios...

e tirar mais uma duvida: a batida de acima do sol de skank é parecida com a batida de o sol de jota quest? tenho a impressao de que quando eu to tentando tocar é a mesma batida com um ritmo diferente... isso eh normal? ou meu ouvido eh q ta ruim ainda?!

VLW!!!

runow
Veterano
# jan/08
· votar


ahhhh sobre a batida... todas devem ter 4 tempos? e entre esses tempos o que pode entrar? tipo... assisti um video no youtube sobre isso... o cara conta: 1 2 3 4 1... (nisso ele da apenas 4 batidas para baixo simples)

e depois ele conta: 1 e 2 e 3 4 e 1.... ( aqui ele ja da 3 batida para cima simples para "simbolizar" o "e" na contagem....)

Alguem pode falar um pouco mais claro sobre isso?!

Desculpa se eu tenho muitas duvidas... mas eh que eu ja li muita coisa que apenas falam como fazer e nao explicam...
para 3 dias eu acho que ja estou bastante avançado :D

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


runow
seja bem vindo!

Quando o pessoal fala na "formação" dos acordes e até passam aquela figura do braço do violao com as notas em cada casa, pra que serve aquilo?
não entendi direito a sua duvida...
o violão é um pouco dificil de ver as notas que formam o acorde. não tem problema nenhum voce decorar os acordes pelo desenho deles, a posição dos dedos da mão esquerda. tem gente que nunca aprende o porque dos acordes, simplesmente usa.
mas eu acho legal voce ir estudando isso, ao mesmo tempo que vai decorando o desenho deles.

Ja aprendi que as musicas podem ser tocadas nos acordes originais ( geralmente os que tem no proprio site do cifraclub ) ou a pessoa pode mudar de acordo com a sua vontade... (subir ou descer de nota: é assim que se fala?) se eu tiver falando algo errado favor corrigir! Sou leigo sim, mas tenho muita vontade de aprender! Tanto a teoria como a pratica.
isso chama mudar o tom. subir ou descer o tom. isso depende da pessoa que vai cantar.
a principio, aprenda as musicas nos tons originais. fica mais facil de acompanhar a musica original, e te da menos dor de cabeça. depois voce aprende a mudar o tom.
não se preocupe quanto a falar coisas erradas. o importante é estar disposto a aprender.

O pessoal fala do sustenido (#) e do bemol (b) entre cada nota "maior" ou se preferir para aumentar ou diminuir 1/2 tom ... mas tipo... onde entra as outras notas? O "menor" (m) etc?! e pra que servem? ou apenas estao la e eu tenho q decorar/aprender !?
nota é um som isolado. por exemplo se voce tocar uma corda do violão solta, vai ser uma nota. se voce canta tambem, só sai um som da sua garganta. ela pode ser natural, bemol ou sustenido.

acorde é um conjunto de tres ou mais notas, é uma harmonia. o nome do acorde é o nome da nota fundamental, a nota que encabeça o acorde. ele pode ser natural, bemol ou sustenido tambem, mas também deve ser maior ou menor, pode ter setima, quarta, etc. etc.

como funciona isso voce aprende conforme estudar a formação dos acordes. agora, basta voce decorar os acordes que são menores e os que são maiores.

Minha maior dificuldade no momento é a pestana e a batida... o resto eu to levando na boa..
pestana sempre é um problema, pra qualquer um no começo. treine um pouquinho todo dia, sem pressa. uma hora sai.
batida tambem, vá ouvindo as musicas e tentando seguir o ritmo delas.

meus dedos estao latejando de dor... nao tem como amenizar isso nao!? ou so com o tempo mesmo? e quanto tempo os seus demoraram pra se acostumar (ou como o pessoal diz: calejar)
normal. leva pelo menos uma semana, se tocar todo dia, pra calejar. e se voce passar muito tempo sem tocar, quando voltar vai doer de novo.

e tirar mais uma duvida: a batida de acima do sol de skank é parecida com a batida de o sol de jota quest? tenho a impressao de que quando eu to tentando tocar é a mesma batida com um ritmo diferente... isso eh normal? ou meu ouvido eh q ta ruim ainda?!
não conheço nenhuma das duas. mas tem um lance: batida não é uma coisa exata, fechada. voce pode adaptar as batidas como quiser, desde que mantenha as mudanças dos acordes. voce pode simplificar ou alterar o ritmo da musica, conforme sua vontade ou necessidade.

minha dica: treine todos os acordes maiores e menores, decore eles. monte cada um e tente obter um som bem limpo, que saia o som de todas as cordas, sem fazer muita força na mão.

e treine todo dia!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


cele
e voce moça? sumiu? ta tocando ainda?

runow
Veterano
# jan/08
· votar


não entendi direito a sua duvida...
o violão é um pouco dificil de ver as notas que formam o acorde. não tem problema nenhum voce decorar os acordes pelo desenho deles, a posição dos dedos da mão esquerda. tem gente que nunca aprende o porque dos acordes, simplesmente usa.
mas eu acho legal voce ir estudando isso, ao mesmo tempo que vai decorando o desenho deles.

falo da figura do braco do violao inteiro (ou quase inteiro) onde aparece a nota de cada casa e cada corda... pra que eu tenho q decorar aquilo tudo?

nota é um som isolado. por exemplo se voce tocar uma corda do violão solta, vai ser uma nota. se voce canta tambem, só sai um som da sua garganta. ela pode ser natural, bemol ou sustenido. acorde é um conjunto de tres ou mais notas, é uma harmonia. o nome do acorde é o nome da nota fundamental, a nota que encabeça o acorde. ele pode ser natural, bemol ou sustenido tambem, mas também deve ser maior ou menor, pode ter setima, quarta, etc. etc.

C - Cm - D# - D - Dm - E - Em - F# - F - Fm - G# - G - Gm - A# - A - Am - B - Bm - C#

O Am7 por exemplo... vai ficar entre o Am e o B ?! ou nao tem nada a ver?!

não conheço nenhuma das duas. mas tem um lance: batida não é uma coisa exata, fechada. voce pode adaptar as batidas como quiser, desde que mantenha as mudanças dos acordes. voce pode simplificar ou alterar o ritmo da musica, conforme sua vontade ou necessidade.
Aprender isso sozinho eh complicado pra caramba... to me guiando +- pelos videos que tem no youtube.... mas acredito que estou indo bem para o 3º dia...

VALEU KIKI PELA AJUDA!!!

runow
Veterano
# jan/08
· votar


desculpa... tem um erro... era pra ter colocado o "b" no lugar dos "m"
eh q nao acostumei ainda com todas essas letras!

cele
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
to sim
to sem tempo.. por isso sumi...
bjoss

Pardal
Veterano
# fev/08 · Editado por: Pardal
· votar


runow

O Am7 é um acorde de A, m com 7. É um acorde de lá com sétima, traduzindo. Ele está tão antes do B quanto o próprio Am.

cele

Como você está? Eu estu bem. Avançando no violão? Começa bem devagar, mesmo. Eu demorei três meses pra conseguir tocar uma música de 4 acordes que nem me lembro o nome hoje. É assim mesmo. Se precisar de algo, não hesite em perguntar por aqui, ok?

nandoguati
Veterano
# fev/08
· votar


runow

Vou explicar algumas coisas que você parece meio confuso.
1°- bemol e sustenido é uma caracteristica de certas notas e, como o que da nome a um acorde é sua nota mais grave existem acordes bemois (não sei se escrevi certo) e sustenidos. Ser bemol significa estar 1/2 tom abaixo da nota natural, o que no braço do violão significa 1 casa mais próxima a cabeça ou mão do violão (cada 2 casas do violão são um tom). Ser sustenido significa ser 1/2 tom acima da nota ou acorde natural, ou seja, é o oposto de bemol. A exceção do E e F e do B e C, há 1 tom separando as notas/acordes.
Logo a escala correta seria:
C-C#ouDb-D- D#ouEb- E-F-F#ouGb-G-G#ouAb-A-A#ouBb-B-C-...
Repare que D# e Eb são no fundo a mesma nota/acorde.

2°- Ser maior, menor ter sétima ou não é uma caracteristica do acorde, explicado devido ao método de formação (no fórum a tópicos sobre isso). Logo A, Am, Am7etc, não ficam antes nem depois um do outro.

Espero ter esclarecido suas duvidas

IRL
Membro Novato
# mai/16
· votar


Galera, sei como são as dificuldades e problemas encontrados qdo estamos aprendendo a tocar a violão, e com base nisso resolvi fazer um Blog, tem bastante informação lá, dêem uma olhada! Dificuldades Problemas e Dicas para quem está começando a tocar violãohttp://violaoacustico.com.br/dificuldades-problemas-dicas/

Como por exemplo:

– Em quanto tempo já consigo tocar?
– Trocas rápidas dos acordes
– Improvisação, por que a dificuldade?
– Ritmos e Batidas
– Cantar e Tocar ao mesmo tempo
– Limitações das mãos
– Como evitar dores nos dedos e braços
– Canhotos x Destros
– Escolha correta na compra de um violão

Espero que possa ajudar!

Dificuldades Problemas e Dicas para quem está começando a tocar violãohttp://violaoacustico.com.br/dificuldades-problemas-dicas/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciando no violão -- algumas dificuldades!