Tópico sobre como comprar o primeiro violão

Autor Mensagem
WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar


Leandrekes
Se estiver começando agora no mundos dos violoes rsrs, é melhor o nylon. Existe mil e um motivos para os iniciantes escolherem nylon. Um dos motivos é que nylon as cordas são mais macias e doi bem menos os dedos.

Leandrekes
Veterano
# mar/12
· votar


Entao o tipo de corda aço vs nylon não define o tipo de musica, È folclore? A respeito de doer os dedos não me importo muito, ja doeu muito agora esta um pouco melhor..rs

Eukson
Veterano
# mar/12
· votar


Vi uns videos desse HMP 310 e ele é legal. O preço do HMA 260 aqui na minha cidade está custando R$550,00. Fora o que eu vou gastar com uma boa capa para ele não ficar jogado. No total, uns R$600,00 reais.

Pode ser bom para mim, já que eu não sei tocar bulhufas. Você acha que o material de que ele é feito não é bom?

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar


Leandrekes
Sim. Aço é indicado para sertanejo, pop rock, etc... Nylon é indicado para samba, bossa nova, pagode, etc...

A respeito de doer os dedos não me importo muito, ja doeu muito agora esta um pouco melhor..rs

Ahhh é?? Então tá, foi você quem falou! Quando começar a doer me avisa..

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar


Eukson
. Você acha que o material de que ele é feito não é bom?
Nao entendi. O HMA 260:

Tampo (Top) Abeto (Spruce)
Lateral e Fundo (Back & Side) Sapele
Escala e Cavalete (Fingerboard & Bridge) Jacarandá (Rosewood)
Braço (Neck) Mogno Oriental (Nato)
Roseta (Rosette) Mosaico
Trastes (Frets) 20 em Alpaca
Tarraxas (Tuning Machines) Die-cast Cromadas
Cordas (Strings) Aço D'Addario
Sistema de captação (Pickup & Preamp) Piezo
Equalizador Hofma HD5S
Marcação (Inlay) Diamond
Acabamento (Finish) Verniz Brilhante

São maideiras normais, nao sao de plasticos rsrs.

Leandrekes
Veterano
# mar/12
· votar


WebTiago


rsrs... e eu sei que vai doer bastante mais se o tipo de corda interfere no estilo de musica e melhor escolher o tipo apropriado para o estilo musical que vai treinar, tocar enfim....mais valew pelas dicas... ainda estou pesquisando o modelo e a marca...rsrs

Eukson
Veterano
# mar/12
· votar


Leandrekes

Também quero arregaçar meus dedos, vai doer mas é melhor do que gastar o dobro depois comprando outro violão.

Além de que o tipo de música que eu gosto não é para o estilo de nylon...

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


Eukson

O HMA 260 parece ser um violão bom (normal), lembrando que eu nunca testei ele, não conheço ninguem que o tenha entretanto deduzo que o o HMP 310 seja melhor por ter o tampo maciço, pelo menos é mais "reforçado", teoricamente tem uma construção melhor, não que o HMA 260 seja ruim. Lembrando que eu nunca toquei nenhum dos dois, so especulo pelas características...

HMA 260 aqui na minha cidade está custando R$550,00

Eu achei caro visto que tem Hofmans Folk, Jumbo, Mini jumbo que EU acho melhores e com preços menores como os HMF 250, HMF 270 HMF 271 YE 220, etc, da uma olhada no site da Eagle. Olha os modelos, os comentarios (se atente nos comentarios ruins, pois descobrira possiveis "falhas", eu não acredito fielmente nos comentarios ótimos, apesar do instrumento ser bom, não deve ser tão excepcional como alguns dizem rs) Experimente Gianini GF1 também... Enfim, o negocio é testar mesmo! Você não gosta de folk não? Tem uma projeção sonora maior e o HMF 250 um pouco mais por ser acetinado

Leandrekes

Você ja toca num Giannini de aço ne? Então não sera tão dificil tocar em outro de aço. Eu mesmo ja toquei num violão de nylon com as cordas altas e doeu mais que um hojman jumbo de aço, com as cordas numa altura normal

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


Leandrekes

a respeito dos TAGIMAS, alguma opiniao?

Ontem testei rapidamente so desplugado um Tagima Dallas. Apesar de eu não ostar de tocar em braço mais fino o instrumento que testei tinha uma ótima tocabilidade e um som acústico legalzinho, considerando que não podia tocar com palhetas no mostruário e minhas unhas estavam curtas... Entretanto aqui no FCC mesmo ouvi relatos que as tarrachas desse modelo (não cromadas) não são boas, tendo que troca-las. Outro disse que teve que trocar os trastes num tempo médio de 1 ano...

Minha conclusão: Apesar de ter um som e tocabilidade que me agradou em relação ao preço de mercado, esse violão não tem uma boa durabilidade considerando queixas sobre as tarrachas que dizem que quebram facilmente e problemas em alguns trastes... Neste caso, optaria por um Hofman, de tarrachas cromadas, e pela "reputação" de tal instrumento aqui no forun. Talvez eu diga o Hofman por estar querendo testar um HMF 250 rsrs mas tem outros nessa faixa de preço, como o Giannini GF1... No outro tópico tem um cara que comprou um Giannini, vamu ver o que ele diz.

Eukson
Veterano
# mar/12
· votar


amador_ssa

O único problema, é que na loja daqui, não tem esses violões. Por ser uma loja do interior, eles só fazem pedidos se for de lote, então fica ruim.
O único Hofma que eles tinham era esse. Tinha o Tagima Dallas, mas ele é mais agudo e não chama a minha atênção...

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


Eukson

Você ta interessado num HMA 260 ne? Então você ja testou ele? Preferiu o som do Hofman HMA 260 do que o som do Tagima Dallas? Acho que você tem razão embora nunca tenha testado o HMA 260

Por ser uma loja do interior

Se você mora em interior tem que ficar mais ligado ainda. Conhece algum Luthier por ai? Se não, tem que escolher bem um instrumento...

Eukson
Veterano
# mar/12
· votar


amador_ssa

Acho que vou deixar de lado o HMA 260... Vou dar uma olhada nesse HMF 250 se tiver aqui na minha cidade.

Podem me dizer modelos FOLK com ou sem Cutway, que estejam na faixa de 650 reais para menos? Lembrando que quero tocar Rock n' Roll, Blues, Pop rock...

Agradeço desde já XD

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


Eukson

Vou dar uma olhada nesse HMF 250 se tiver aqui na minha cidade.

Este modelo é bom testar mesmo visto que a grande maioria dos comentarios de quem comprou este modelo disseram que precisaram levar ao Luthier pra dar uma regulada... Só lembro de um cara que disse não precisar. Vi outro modelo Folk da hofman, somente pela net, o HMF 270, acho.

igor.cabelo
Veterano
# mar/12 · Editado por: igor.cabelo
· votar


Olá, estou postando aqui pois tenho algumas duvidas quanto ao meu primeiro violão, sei que muitos tem duvidas semelhantes, mas procurando sobre algumas coisas não tive uma resposta clara. Se o local estiver errado ou contra alguma regra, peço desculpas =/
Pois bem, aqui vão minhas duvidas.

1. Moro no rio de janeiro, irei comprar o violão no centro da cidade, vi uma loja boa(essa aqui), um rapaz me mostrou um violão(esqueci a marca), mas era fosco, como n sei nada, vi a estética, o que acho que tem sua importância, um instrumento feio n deve me motivar tanto. Bom, queria gastar uns 300 Reais, até pode passar um pouco, mas não quero gastar muito mais porque não sei se vou largar de mão ou não, dos que li, falaram que Giannini e Di Giorgio são bons, mas minha duvida é a seguinte: Ao comprar, é uma boa fazer manutenção imediata(digo, se o cavalete, nut, etc, forem de plástico, já devo trocar por osso) ou posso deixar mais pra frente? Se preciso fazer, é caro?

2. As duas cordas mais finas do violão doem demais (tive um outro violão e doia mto), vou comprar um violão de aço, mas posso trocar a corda de aço pelo nylon (sei que ao contrario não posso, mas n nesse caso)?

3. Estive pensando em comprar um afinador, está na faixa de uns 50, 60 reais. Vale a pena comprar logo de cara? Eu n sei afinar e talvez demore um tempo grande aprendendo a afinar sozinho, e aprendendo o básico do violão n vou querer aprender a afinar de cara, mas penso também que como sou iniciante, não vou saber tanto se está afinado ou não, então n sei direito o que fazer. =/

4. Por ultimo, quanto a guardar o violão, n sei se vou poder comprar um pedestal(violão+possível afinador+capa p/ o violão que de ta uns 20 reais, talvez não de para comprar tudo com o dinheiro que quero gastar) para guardar de maneira correta, então acham que guardar em pé na parede, entre 2 pregos para ele n deslizar e cair é uma boa?

Bem, eu tentei postar antes, mas meu cadastro ainda estava para aceitar =/, pretendo comprar hoje de tarde, assim que sair do trabalho, se alguém puder responder antes eu agradeço.
Se não for o lugar certo e se for para postar em algum outro lugar digam que eu faço.

Obrigado pela atenção :)

kiki
Moderador
# mar/12 · Editado por: kiki
· votar


igor.cabelo
ta no lugar certo sim.
só que aqui nem sempre tem repsosta rapida, as vezes pode demorar uns dias, entao nao é bom perguntar pro mesmo dia! =p

vi uma loja boa
é sempre bom ver mais de uma loja. só pra garantir os preços, procurar um vendedor mais gente boa, etc.

mas era fosco, como n sei nada, vi a estética, o que acho que tem sua importância, um instrumento feio n deve me motivar tanto.
isso é importante tambem.
nessa faixa de preço a qualidade nao deve variar muito. escolha um que voce goste.

Bom, queria gastar uns 300 Reais, até pode passar um pouco, mas não quero gastar muito mais porque não sei se vou largar de mão ou não, dos que li, falaram que Giannini e Di Giorgio são bons,
alem das duas marcas citadas, que sao boas, recomendo olhar os yamahas, eles tem uns bem legais. tem uma serie c40 acho, que é bel legal, e tem fosco tambem.

mas minha duvida é a seguinte: Ao comprar, é uma boa fazer manutenção imediata(digo, se o cavalete, nut, etc, forem de plástico, já devo trocar por osso) ou posso deixar mais pra frente? Se preciso fazer, é caro?
pode deixar pra fazer depois sim.
regulagem completa é um pouco cara, deve sair perto de 100 reais (depende muito do luthier e da regiao).
só o nut e o rastilho é mais barato.
mas preocupe-se primeiro em aprender a tocar.

As duas cordas mais finas do violão doem demais (tive um outro violão e doia mto), vou comprar um violão de aço, mas posso trocar a corda de aço pelo nylon (sei que ao contrario não posso, mas n nesse caso)?
nao pode. isso estraga o instrumento.
leia esse topico: 【FIXO】 Violões: Aço é aço, nylon é nylon!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/133627/

Estive pensando em comprar um afinador, está na faixa de uns 50, 60 reais. Vale a pena comprar logo de cara? Eu n sei afinar e talvez demore um tempo grande aprendendo a afinar sozinho, e aprendendo o básico do violão n vou querer aprender a afinar de cara, mas penso também que como sou iniciante, não vou saber tanto se está afinado ou não, então n sei direito o que fazer. =/
pois é, é dificil afinar no começo, mas com pouco tempo voce aprende.

eu acho que é melhor voce aprender a afinar de ouvido. tente usar esse site: http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/index.html
é um afinador online que só dá o som, voce tem que tentar deixar igual.
todo musico tem que saber afinar de ouvido.

depender de afinador digital deixa meio preguiçoso pra ouvir.

Por ultimo, quanto a guardar o violão, n sei se vou poder comprar um pedestal(violão+possível afinador+capa p/ o violão que de ta uns 20 reais, talvez não de para comprar tudo com o dinheiro que quero gastar) para guardar de maneira correta, então acham que guardar em pé na parede, entre 2 pregos para ele n deslizar e cair é uma boa?
é bom comprar uma capa sim, se possivel uma um pouco acolchoada.
pra começar, pode deixar ele só na capa, encostado em algum canto pra nao cair, com as cordas pra parede. ou deitado em algum lugar.

espero que ajude.
boa compra!

igor.cabelo
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
Muito obrigado pela ajuda, me deu uma grande Luz :)

Eu não postei antes por que não deu msm, eu ficava olhando o forum como convidado por um tempo, agora que criei a conta.

Eu vi outras lojas fora da que gostei, só que uma era cara demais, outra o vendedor era meio imbecil(não de não saber sobre violão, ser meio "escroto") e essa que eu vi o vendedor parecia gente boa xD.

Quanto a capa, para guardar, eu ia comprar aquelas de pano(uma comum), e depois iria ir para um pedestal, mas o problema é que moro longe, e levar o pedestal no mesmo dia do violão ia ser um problema para carregar xD.

Novamente agradeço a paciência por me ajudar o/
Em breve dou um feedback do que comprei e encho mais o saco com duvidas p/ aprender a tocar, iSHaisISHasi

Vlw

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


igor.cabelo
Eu vi outras lojas fora da que gostei, só que uma era cara demais, outra o vendedor era meio imbecil(não de não saber sobre violão, ser meio "escroto") e essa que eu vi o vendedor parecia gente boa xD.
pois é, eu valorizo isso tambem, vendedor que atende bem e nao fica enchendo ou empurrando coisas!

Novamente agradeço a paciência por me ajudar o/
Em breve dou um feedback do que comprei e encho mais o saco com duvidas p/ aprender a tocar, iSHaisISHasi

beleza!
da uma olhada no cifraclub tv, eles tao fazendo videoaulas bem legais!

igor.cabelo
Veterano
# mar/12
· votar


Kiki
Comprei o violão o/
Comprei um Violão Elétrico Folk Aço Preto GF1C GIANNINI, gastei 300 reais nele, comprei também uma capa acolchoada que vc recomendou(e como o cara da loja disse a mesma coisa, resolvi pegar), fora palheta e bandoleira(sei la o nome certo xD).

Ele veio com um afinador embutido, mas acho que vou tentar afinar só de ouvido como vc indicou, deve ser tenso alguem que saiba tocar bem mas n sabe afinar. xD

Quanto as aulas, ja vi algumas coisas no cifra club TV, alguns sites recomendados e tal, ja vou começar a aprender :)

Vlw

dom de Deus
Veterano
# mar/12
· votar


da uma olhada no cifraclub tv, eles tao fazendo videoaulas bem legais!


isso é verdade o cifra club está de parabéns!

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


igor.cabelo
Comprei um Violão Elétrico Folk Aço Preto GF1C GIANNINI, gastei 300 reais nele, comprei também uma capa acolchoada que vc recomendou(e como o cara da loja disse a mesma coisa, resolvi pegar), fora palheta e bandoleira(sei la o nome certo xD).
legal!!!

=)

o que é bandoleira?

Ele veio com um afinador embutido, mas acho que vou tentar afinar só de ouvido como vc indicou, deve ser tenso alguem que saiba tocar bem mas n sabe afinar. xD
o afinador elétrico é bem pratico as vezes, mas nao dependa dele.

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


kiki

o que é bandoleira?

Acredito eu que ele esteja se referindo a correia. Mas confirma aew igor.cabelo

igor.cabelo
Veterano
# mar/12
· votar


Exato, é a correia, a alça mesmo. xD

Sempre falei bandoleira e o cara da loja tinha entendido, então achei que fosse esse o nome.
Vi agora, bandoleira acho que é mais para arma de fogo(tropa de elite). xD

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
Kiki sempre ajudando aqui, parabéns!

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


igor.cabelo
amador_ssa
Sempre falei bandoleira e o cara da loja tinha entendido
pode ser que seja um nome da sua regiao, se o cara entendeu. eu nunca tinha ouvido, mas essas coisas sempre tem mais de um nome.

WebTiago
hahahaha, eu tento ficar de olho, sempre nao consigo.
eu to ligado que voce tambem ta sempre de olho e ajudando, é bom!

amador_ssa
Veterano
# mar/12 · Editado por: amador_ssa
· votar


WebTiago

Kiki sempre ajudando aqui, parabéns!

Fato. Não so aqui no de violão. Além dele tem uma galera que também sempre da uma força. Eu tento mas não tenho essa bagagem técnica pra ajudar com a mesma eficiência. Mas você também ta ajudando muito brother.

kiki

pode ser que seja um nome da sua regiao

Realmente pode ser. Mas se for eu nunca quero ir lá. Se os caras falam bandoleira com mais frequência que correia, quer dizer que eles usam mais armas do que violão ahushasuahsuahSA brincadeira

igor.cabelo

bandoleira acho que é mais para arma de fogo

Isso. Pode não ser exatamente igual mas são usadas com a mesma função (segurar o objeto), embora não tenha a mesma finalidade. Enquanto uma você usa pra tocar violão a outra você tocaria o terror kkkkkk
Você é um fanfarrão rapa. (...) Mentira. Mas so vem isso na mente quando ouço, leio (tropa de elite). xD

Falow

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
amador_ssa
hehe agora fiquei vermelho de vergonha rsrs

jefersonbruno
Veterano
# abr/12
· votar


Comprei o meu primeiro violão e toh sentindo q as cordas já estão um pouco velhas, normal, pois já tem mais de um ano q não foram trocadas... Queria saber q tipo de acordoamento é adequado e quando devo trocar as mesmas?
OBS.: Violão Eagle GL36 aço com afinador...

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


jefersonbruno
Recomendo 0.9, já que está começando agora. Muito mais leve e macia.

Abraços

ebertonraider
Veterano
# mai/12
· votar


Eukson
HMA 260 é bom sim e na minha opinião bem melhor que o tagima Dallas ja tive os dois HOFMA HMA é modelo auditorium tem um som bem alto ainda mais com cordas 0.11 plugado fica ótimo, recomendo se achar na faixa de até uns R$500,00.

Jfla15
Veterano
# mai/12
· votar


Galera, quero começar no violao... só para tocar algumas musicas... tipo fear of the dark algumas partes clean, stair way to heaven... e o resto da musica, vai ser com guitarra...
Entao... o que acham?
Tem algum violao simples por 100 reais que seja bom? pode ser 120.. 150 maximo..
Pode ser de nylon ou de aço, eu ja toco guitarra.. n tenho problema com os dedos..
Algm pode me ajudar?
seria pela net mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre como comprar o primeiro violão