como da aula de violao , que assunto começar?

    Autor Mensagem
    NEGUITA
    Veterano
    # jul/07


    EU PRETENDO DA UM CURSO DE VIOLAO MAIS NAO SEI QUE ASSUNTO COMEÇA ALGUEM DE AJUDE POR FAVOR

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    depende do tipo de alunos que voce vai ter, do tipo de musicas que vão tocar.
    use a busca que já teve topicos que falavam sobre montar aulas.

    guschard
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    comece ensinando a menor harmonica, e algumas musicas do malmsteen.. sabendo isso ele ja sera um musico completo

    falando seriu agora:
    comece mostrando as notas no braço do violão, explique a escala maior, e peça para ele formar as outras escalas com essa teoria

    froggy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    NEGUITA
    comece vendo o que o aluno ja sabe.
    se ele vai começar do zero,começe com teoria,mostre a ele o CAGED ,coloque postura nele,e por ai vai...

    Guilherme J.
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Começar com o básico de campo harmônico e uns cromatismos básicos (pra conhecer melhor as notas) já seria interessante...

    Mega
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mostre a ele o CAGED
    Começar com o básico de campo harmônico e uns cromatismos básicos (pra conhecer melhor as notas) já seria interessante...

    Eita, por experiência própria eu posso dizer que se alguém começar do zero, não vai aprender isso nem fudendo (fui dar aula a um cara começando com isso e o cérebro dele travou, no final da aula ele já não lembrava de NADA, nem do nome das cordas). O ideal no início é promover a adaptação do aluno com o instrumento: Postura, conhecer o nome das cordas, mostrar as notas naturais (num papel) e fazer exercícios com dedilhados muito simples em acordes muito simples (C, Em, A, G sem pestana). Fica umas aulas só nisso até sentir q o aluno tá mais consciente (sempre faça perguntas para fixar a teoria na mente do cara). Aí você pega o papel das notas naturais e explica que elas formam a escala de Dó, aí vc mostra como funciona a distância de tons no braço do violão, e por aí vai.

    Rafael Paixão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Neguita,

    Também vou começar a dar aulas de violão para duas pessoas diferentes.... como estes dois alunos que peguei não sabem nada de violão, o que eu havia pensado em fazer é exatamente o que o Mega (16/jul/07 12:08) disse.

    Pois se as pessoas não manjam nada de violão, como vou começar com cromatismo, escalas menores e etc... o básico dos básicos é o princípio para começar. Ninguém nasce sabendo correr... primeiro engatinhamos, tentamos ficar de pé, depois damos os primeiros passos desajeitados e quando menos se percebe estamos correndo.

    Este processo de aprendizagem se repete em tudo o que fazemos.

    eu é quem o diga.


    Rafael Paixão
    Prof. Universitário

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    uma coisa que eu sempre fiz pra quem não sabia nada (ensinei uns amigos meus, nada profisisonal) foi mostrar as notas naturais pelo teclado. ou com um teclado mesmo, ou desenhando num papel. é muito mais intuitivo.

    Ale Simoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    De exercícios práticos, dá uns cromatismos.
    Já de teoria, dá uma noção do braço do instrumento.

    Foi o que eu comecei aprendendo nas minhas aulas.

    alexdiffer
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Seguinte nao comece dano aulas no instrumento

    ensine leitura....solfejo depois ki o cara tiver lah pela licao 80 do Bona
    pode entregar o instrumento na mao dele...ensine o nome de todas as partes encontradas no instrumento ... ensine agora a leitura na pratica
    e depois ki o aluno estiver tocando todas as celulas ritmicas ai sim passa uma peca basica pra ele como o minueto em G de Bach
    depois disso voce pode ensinar a ele sobre intervalos....escalas...acordes
    apos esses assuntos mostre ao cara um poko de c.h improviso e nao esqueca das tecnicas antes de tudo jah ia esquecendo exercicios de dedilhado eh muito importante ok?!

    bom depois ki ele jah tiver dominando esses assuntos jah fika mais facil e mais divertido o aprendizado

    e lembre-se o professor ensina pela parte mais dificil e depois disso dah ao aluno atalhos....nao de o peixe ensine a pescar!!!

    abcs

    YpiOkA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O método que o Alexdiffer falou realmente é interessante e talz..
    Mas sinceramente é interessante pra quem se interessa especificamente em violao classico.. Ou pra quem já tem no minimo nocao de instrumento ou teoria musical...
    Pra um aluno leigo e que quer aprender a tocar (geralmente querem aprender tudo o mais rapido possivel como todos aqui sabem), isso é como uma aula de fisica, no ultimo horario de uma sexta feira quente...
    Ou seja, um saco... e provavelmente vai fazer ele se desistimular com o instrumento...
    De umas coisas faceis, que ele consiga ver o resultado rapido... dpois disso e do aluno conquistado, enfie conteudo pra que ele não seja mais um esfregador de violao.. =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como da aula de violao , que assunto começar?