Sequências de notas - samba

Autor Mensagem
andrepipoca
Veterano
# jan/07


E aí galera do fórum!
Sempre que eu toco em algumas rodas de samba sempre ouço alguém falar "essa musica é na seqüência de F" ou "essa musica é na seqüência de D" e etc.

Gostaria de saber se alguém poderia ajudar me passando essas seqüências, se possível das notas menores também.
(há tempos que eu venho procurando na internet e não acho)

Acredito que muitos têm a mesma dúvida que eu, abraços.

thifm
Veterano
# jan/07
· votar


andrepipoca
Isso tem a ver com "Campo Harmonico" e "Cadências"

Estude um pouco os dois assuntos nessa ordem, talvez facilite.

um site legal: www.bendseligados.hpg.com.br

EroSenin
Veterano
# jan/07
· votar


Cara, isto é uma longa história. Vc tem paciencia de esperar eu lhe explicar?

andrepipoca
Veterano
# jan/07 · Editado por: andrepipoca
· votar


Pow cara se vc tive a boa vontade eu agradeço de coração....
se quiser me passa apenas 2 sequencias F e Fm o depois eu abaixo os tons

Isso ia me ajudar bastante, tem a moral?

andrepipoca
Veterano
# jan/07
· votar


Kd a galera do samba???
Pôw ajuda aê!!!

Abraços

Rgi
Veterano
# jan/07
· votar


EroSenin qual a dessa de E7 A6 C7 D5 com se chega nisso

Rgi
Veterano
# jan/07
· votar


Alguem poderia me ajudar a indentificar essas notas ai qual é a teoria disso ? muito obrigado

andrepipoca
Veterano
# jan/08
· votar


E aí galera, estou aqui ainda na minha busca pelas sequencias harmonicas do samba.

Alguem que toca samba aí poderia me ajudar... ou pelo menos me dê uma dica de onde e o que estudar para aprender

Conto com a ajuda de vcs... abraços

Mega
Veterano
# jan/08
· votar


Véi, minha praia sempre foi violão erudito. Mas eu toco uns sambas. Só não saberia lhe indicar uma base teórica abstrata. Mas se quiser, eis aqui uma sugestão que não há como errar: escute Chico Buarque, tente tirar de ouvido, ou então pegue as cifras mesmo. Chico Buarque tem samba de todo tipo e para todos os gostos, saque as harmonias e melodias e tente encontrar algum padrão. E é bom também estudar Bossa nova, já que o comportamento harmônico se assemelha. Espero ter ajudado.

Mega
Veterano
# jan/08
· votar


ah, e uma característica do samba é o ritmo sincopado. Particularmente, eu demorei bastante pra dominar isso e até hoje tenho um pouco de dificuldades.

thiaguinhu
Veterano
# jan/08
· votar


eu tb achava que samba era fácil ...

thiaguinhu
Veterano
# jan/08
· votar


eu tb achava que samba era fácil ...

thiaguinhu
Veterano
# jan/08
· votar


eu tb achava que samba era fácil ...

Mega
Veterano
# jan/08
· votar


thiaguinhu
triplo pra dar ênfase à dificuldade?

Felipe_MP
Veterano
# jan/08
· votar


andrepipoca

Tá fazendo quase um ano já, acredito que já deve ter pego sequencias de samba, bom eu toco pagode e samba, pela melodia de qualquer música eu pego a harmonia, é claro que se eu conhecer a música fica muito mais fácil, mas em rodas de samba você tem que saber improvisar, tem que ter boa percepção de harmonia, por exemplo se rolar o tom de C

com certeza poderá começar com C G7 (preparação para o começo) e quando iniciar é só seguir a melodia, exemplo C A7 Dm G7 (essa á a sequancia básica da maioria dos sambas).

Bom espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ae.

andrepipoca
Veterano
# jan/08 · Editado por: andrepipoca
· votar


Finalmente uma luz!!!....rs
Felipe_MP, obrigado pela dica.. com certeza isso me ajudará muito.

O que acontece é o seguinte, em rodas eu toco apenas as musicas que eu ja conheço, ja sei todos os acordes... porém vira e mexe muda o samba e alguém avisa: - Sequencia de D e vamo embora!...

É aí que entra a minha dificildade... eu não sei essas sequencias.

Eu estou estudando isso há algum tempo, se vc puder me dar umas dicas eu ficaria muito grato.

Se quiser me escreva andrepipoca@hotmail.com ou se alguem tiver algo a acresentar....

Valeu Pessoal!

Felipe_MP
Veterano
# jan/08
· votar


andrepipoca


é bom você estudar bastante improviso, uma dica que tive do meu mestre, aprenda a escutar mais a melodia da música, pois com ela vc consegue acompanha-la de qualquer forma.

Minha dica é, pegue esse exemplo que te dei e crie frases pequenas no violão, você verá que em 90% dos casos você vai tirar onda na roda, mas é claro que tanto eu quanto você temos que estudar muito, pois música é um eterno aprendizado.

Bom está dado o recado, qualquer coisa estamos por ae, ou aki ou la no forum dos Teclados(estou sempre mais lá to começando aki agora).

Gosta de pagode? então veja a gravação da minha banda, la eu gravei Dois Violões(Nylon solo e base), Piano e teclados. e a segunda música é só voz e violão (sou eu no violão).
www.marromprovokant.palcomp3.com.br

Abraços e boa música.

andrepipoca
Veterano
# jan/08
· votar


Pow Felipe_MP, valeu mesmo...
Tenho certeza que muita gente vai se beneficiar com essas dicas...Vou estudar tudo isso!

Com certeza vou ouvir o seu som!... mais uma vez obrigado

E quem tiver mais dicas para acresentar sobre as sequencias, postem aí... vamos nos ajudando

Abraços

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


andrepipoca

amigo como anda as rodas de samba??

qualquer coisa posta ae amigo.

Abraços.

willy_
Veterano
# set/08
· votar


não sei se alguem ainda vai ver issu aqui ainda maisss
as seguancias basicas são
F D7 Gm C7
ai pode transpor para vários tons porém não pensa que vai chegar numa roda assim e vai tocar
essa eh a sequancia simples, tem a subida, a decida, a relativa, de cada tom ao menos aqui em floripa são os nomes que se dão
por exemplo F Am Cm F7 Bb Bbm Am D7 G7 Gm C7 eh uma subida de F, muitas vezes eles usam uma sequancia simples no refrão e outra no resto da musica, da uma olhada na musica do fundo de quintal a batucada dos nossos tantans, mas não eh assim fácil como parece
vc tem que estudar, participar das rodar, e mesmo sabendo as sequências vc tem que conhecer as musicas, pra saber se tem que fazer uma subida, uma relativa, uam caida, se muda de tom em alguma parte.
ai essa sequancia eh a básica neh, vc estuda coloca algumas 9ª 6ª 4ª algumas notas diminutas pra dar um brilho, e por ai vai.

TioAle
Veterano
# set/08
· votar


estude campos harmônicos e encadeamento de acordes... vou usar as sequencias do willy_gingaê com umas pequenas variações, para exemplificar...


F D7 Gm C7 = muito usada em partidos altos
F7+ Am7 Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 D7/9 Gm7 C7 = usadas nos dolentes, pode-se misturar as duas muito usada da seguinte forma

F7+ D7/9 Gm7 C7 "aqui é onde existe a "caída" ao invés de voltar ao F faz o dó menor " Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 D7/9 Gm7 C7

acho q foi entendido... lembrese de treinar essas sequencias em outros tons.

Bolo de laranja
Veterano
# set/08
· votar


"Você quiz dizer no título:Cadências de samba?"

Abraço

willy_
Veterano
# set/08
· votar


Boa TioAle esqueci de explicar onde era a caida, a sequencia que eu passei eh a base, vc jah passou uma melhorada, e da ainda pra colocar mais coisa, (ao menos no violão sei que da, no cavaquinho jah não sie muito o que da de fazer pois não eh mito a minha área) mas acho que issu tem que deixar as pessoas desenvolverem, as vezes não eh muito interessante dar tudo de mão beijada para não deixarem de estudar.
abraço

TioAle
Veterano
# set/08
· votar


willy_gingaê
com certeza.. só quis mostrar que existem possibilidades dentro de um mesmo encadeamento.

o cavaquinho te restringe por vc só ter 4 cordas.. as vezes não consegue colocar mais notas num único acorde por falta de cordas.

willy_
Veterano
# set/08
· votar


TioAle
com certeza da pra utilizar várias variações inclusive alguns emprétimos modais.
em relação ao cavaco algumas duvidas que tenho eh por exemplo, no violão as vezes usamos G7/9/4 e da uma escorregada com os dedos 1 e 2, para preparar pra dó.
no cavaco acho que não tem como
poiseh soh tem 4 cordas, e vai desmontar a tríade de G.
mas eh issu ai abraço!!!

Felipe_MP
Veterano
# set/08
· votar


Esse tópico está muito educativo, então vamos lá.

TioAle

Sua base está muito boa amigo, isso parece até ser padrão nas rodas não é???? só acho que você tb poderia colocar os diminutos que tb são bastante usados, mas como você não fez eu faço.

Galera o acorde diminuto é akele que todos sabem, tem um som bonito e de suspense, assim como os acordes com Sétima, um acorde de chamada para outro normalmente, no samba ele é muito utilizado no lugar de um acorde com sétima, normalmente o acorde diminuto foge da linha melódica, é assim que ele aparece mais, pegando como exemplo a base criada aki pelo nosso amigo TioAle.

Base Original:
F7+ D7/9 Gm7 C7 Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 D7/9 Gm7 C7

Base com Diminuto:
F7+ D7/9 Gm7 C7 Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 G#° Gm7 C7

É isso ae galera, e não esqueçam de treinar em outros tons, abraço.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


andrepipoca

Sequência de fá maior -> ||: F7+ | D7/-9 (ou D7/9+) | Gm7 | C7/9 (ou Bb/C, ou F#7/-5) :||

Use o D7/-9 ou o D7/9+, ao invés de D7/9 (fica bastante interessante, encadeando para Gm7).

TioAle
Veterano
# out/08
· votar


Felipe_MP

gosto do uso dos diminutos como preparação de acordes menores, realmente causa uma boa impressão sonora!!!

huiahaiuhaiuhaihaihaih
de onde eu tirei "boa impressão sonora"? huiahuiah

Felipe_MP
Veterano
# out/08
· votar


TioAle

gosto do uso dos diminutos como preparação de acordes menores, realmente causa uma boa impressão sonora!!!


falou bunito.hehe

LUPA
Veterano
# dez/08
· votar


SALVE GALERA - Am7/9 NA 5° CASA COMO INVERSÃO PODE SER UTILIZADO EM MÚSICAS DE TOM Am FICA MAIS INTENSO

ANTES DE FAZER UM ACORDE COM 7 - FAÇA-O COM 4 EX: GSUS4(SOL COM 4 OU SETIMA E QUARTA PARA ALGUNS ) G7( SOL COM SETIMA)
DA UM CAMINHO MAIS TRILHADO ATÉ CHEGAR NA NOTA DESTINADA NO CASO O C(DÓ)


ACORDES COM 6/9 SÃO MAIS ACEITAVEIS QUANDO A MÚSICA COMEÇAR EM ACORDES NATURAIS POR EXEMPLO: TOM D >>> D6/9

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sequências de notas - samba