As Sequências dos Acordes Maiores e Menores:

    Autor Mensagem
    nitinha
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: nitinha


    Qual é a teoria das sequências dos acordes? Vou colocar um exemplo na sequência de dó:

    Dó Am Dm G7 C C7 F Fm

    Bom, o que eu consegui decifrar é Am é a relativa de dó, e percebi depois que as notas vão seguindo na contagem de quatro em quatro notas, mas também não entendi o porquê das sétimas na sequência.
    Gostaria muito da ajuda de vocês para que possam me explicar qual é a teoria dos acordes maiores e menores.
    Eu parei um tempo de estudar violão, mas agora estou retomando treino escalas maiores e vou passar agora para as menores.

    Espero a ajuda de vocês!
    Grata,
    Ana.

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    nitinha
    Busque informações a respeito de Harmonia, Campo Harmônico e Construção de Acordes para verificar a lógica que existe nos acordes e a relação entre eles.
    Prepare-se pra muita coisa a ser estudada já que Escalas podem ser consideradas apenas a "ponta do iceberg".
    Valeu!!!

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Senhorita, acredito eu que a "teoria da sequência de acordes" seja campo harmônico. E Isso aí que você colocou não é sequencia de Dó. Alguns acordes sequer pertencem ao tom Dó maior. E a contagem a que você fez referência, é o empilhamento de terças, não é quatro em quatro. São duas em duas, ou seja, você pega a escala de Dó e a partir da tônica, você vai montando os acordes, empilhando de terça em terça. Em outras palavras:

    C D E F G A B C

    Pra formar a tríade de Dó maior eu uso:
    C E G.
    No caso da tétrade eu adiciono o B.

    Agora, perceba que "E" é a terça de Dó. "G" por sua vez, é a terça de E. E o "B" é a terça de G. Por isso é que você tem que empilhar de terça em terça.

    Num campo harmônico de uma escala maior você vai ter
    I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7

    No mais, use a busca. No fórum de guitarra e violão você encontra muita coisa. E nos tópicos fixos você pode tirar suas dúvidas. Se ainda assim tiver alguma dúvida ligue 0800... Ops. uiehauieahihea

    nitinha
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Hum, agora sim está começando a ficar claro...

    Mega

    Eu entendi o que você quis dizer sobre o empilhamento de terças, o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:

    I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7

    Porque essa sétima em todos os intervalos?
    E na última tem uma quinta e uma sétima!

    Desculpe em ser chata, mas quando quero aprender eu me afundo no assunto!

    Obrigada...

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Bom dia!!!

    nitinha
    o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:
    Isso não é uma Escala Harmônica e sim um Campo Harmônico.

    Porque essa sétima em todos os intervalos?
    E na última tem uma quinta e uma sétima!

    Vou atravessar a resposta do nosso camarada Mega pra dizer que o motivo desse "monte" de sétimas se deve ao fato de que estamos falando de Tétrades, ou seja, acordes formados com quatro notas que são a tônica, a terça, a quinta e justamente a sétima.
    Mas tudo isso, repito vc já encontra disponível em outros tópicos. É só utilizar a BUSCA.

    Valeu!!!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    nitinha
    I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7

    Porque essa sétima em todos os intervalos?
    E na última tem uma quinta e uma sétima!



    Todo acorde tem quinta, porém quando vc nao anota nada sobre ela agente entende que é uma quinta justa:
    Quando escrevo "D" entendo que é um ré maior,com a quinta justa (tríade maior), não é preciso escrever D5 (pois aí seria um "powerchord" formado apenas pelo Ré e pela quinta(Lá).

    Nesse ultimo acorde do Campo Harmônico, ele escreveu a quinta pq ela é diminuta, e não Justa como nos outros acordes:
    VIIm5-/7
    (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)

    Esse é o acorde diminuto.

    Abçs

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Rodrigo_Iron
    VIIm5-/7
    (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)
    Esse é o acorde diminuto.

    Uma pequena correção, meu camarada.
    Este acorde é Meio Diminuto pois há nele uma Sétima.
    Valeu!!!

    Ernfil
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Ernfil
    · votar


    Caras a sequencia mais logica que acho pra tocar é a seguinte:

    Nota-----Relativo
    C-----------Am
    G-----------Em
    C7---------Am7
    F-----------Dm

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ninguem vai dizer nada???

    Se fosse um novato que respondesse um post de 3 anos 10 meses, 7 dias 26 horas e 34 minutos com certeza alguém ia dizer:

    Pô cara, "fulano" falou isso no sécuo passado, ele nem lembra mais desse post, se liga pra não ressucitar tópico a toa...

    Mas......... Como é um Veterano..... Ou medo ou Respeito!!!!!


    p.s.: Ernfil, desculpa a brincadeira, e valeu pela contribuição no assunto das relativas menores de acordes maiores. Sempre que puder e quizer, continue colaborando.

    Facchini
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Facchini
    · votar


    Pra mim, que não entendo muito, não parece muito anormal...
    O dó começa, de boa, cai na relativa menor ainda "tonico" (VI°), depois vai pra uma "subdominante" ré menor (II°) seguido da dominante G7 de dó (V°), que forma uma cadência simples de II° - V°, resolvendo a tensão na própria tônica, no caso o dó (I°)... Seguido de uma modulação (?) pois o C7 se mostra dominante do campo harmônico de fá maior, que é resolvido no próprio F, que neste caso atua como tônica (I°)... E o Fm é uma graça aí que da uma salientada... aeuhiuhaeihuaeihuaehiu
    Envolve um poquinho de harmonia, precisa mt nao, devo ter falado um monte de cagada aí, mas fazer oq né? aeheohhoe

    Edit: nossa nem vi a data do tópico! aeuhiaehuheiuahae
    falha nossa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As Sequências dos Acordes Maiores e Menores: