Iniciante e Vícios

Autor Mensagem
Vruger
Veterano
# nov/06


Olá!
Eu visito o fórum Cifra Club há muito tempo, somente como espectador, e graças a links e as respostas dadas para as dúvidas dos outros usuários eu iniciei o aprendizado no baixo.

Há algum tempo eu consegui um violão e decidi aprender a tocar. Com apenas 2 semanas praticando, e olhando os tópicos postados, vi que há um incentivo geral para que o iniciante arrume um professor qualificado para, principalmente, não desenvolver vícios que atrapalhem a execução do instrumento.

Faltando descrições mais acuradas sobre os tais vícios, e não existindo a possibilidade de arrumar um professor no momento, então gostaria de saber quais são os tipos de vícios mais comuns que um iniciante costuma desenvolver?
E se for possível, a maneira de evitá-los.

Gabriel Messias
Veterano
# nov/06
· votar


enfia o dedo polegar da mão esquerda em alguma casa do instrumento

[raptor]
Veterano
# nov/06
· votar


Gabriel Messias
No violão eu não consigo fazer isso, por causa da largura da escala.

Mas na guitarra, vixi! Sem dó!

Vruger
Se vc toca com palheta, outro vício é não segurá-la da forma adequada, que seria com o dedo indicador flexionado, e segurando a palheta entre o polegar apertando-o contra o indicador (o incorreto é segurá-la com a ponta dos dedos)

Vruger
Veterano
# nov/06
· votar


[raptor]
Tenho treinado com a palheta e estava fazendo do modo que você indicou como errado. Já comecei a corrigir... :)

Gabriel Messias
Veterano
# nov/06
· votar


[raptor]
Tbm faço sem dó issu na guitarra hehehe
Ossa nem seguro a palheta certo hehehe isu q dah ser autoditada

Vruger
Veterano
# nov/06
· votar


[raptor] & Gabriel Messias
Valeu aí pela ajuda. Como tô sem condiçõe$ para bancar um professor, fico meio cabreiro em começar a tocar o violão. Como também aprendi a tocar baixo por conta própria e vi que acabei tendo certas dificuldades técnicas, tô tentando fazer direito dessa vez.

Se alguém aí tiver algum outro exemplo de detalhes importantes que eu não deveria menosprezar, ou algum tipo de vício que acabou atrapalhando depois de um tempo de estudo, eu ficaria grato de saber.

billy ramone
Veterano
# nov/06
· votar


um vicio que tenho eh tocar uma musica (geralmente riffs) sem saber que notas estou tocando (aprendo pelo guitar pro - trabalha com numeros)

HAL9000
Veterano
# nov/06
· votar


essa historia de uzar o polegar na escala, é uma questão mais de estilo do que vicio... hendrix fazia isso e não vejo nada de errado... de repente vc já ta uzando todos os outros dedos numa formação de acorde, e não vejo nada de errado em usar o dedão para fazer a tonica ou derrepente uma inversão...
o importante é tocar aquilo que vc gosta e da maneira mais confortavel...

Vruger
Veterano
# nov/06 · Editado por: Vruger
· votar


billy ramone
Ih cara... Comigo era a mesma coisa. Comecei a aprender a tocar pelo Guitar Pro também, fiquei "viciado" em tablatura e acabei associando as casas do instrumento apenas com números e não com as notas.
Agora eu tô pegando algumas coisas de teoria e pretendo usar esse "programa maldito" apenas pra ler/montar partituras.

andre.wylde
Veterano
# nov/06
· votar


Galera, uma coisa interessante que aprendi com um de meus professores:

Vicios nem sempre são ruins!! Isso mesmo! Vicio caracteriza o musico!!!


Claro que tem muitos vicios que prejudicam o bom andamento da evolução na aprendizagem, ou até mesmo fisicamente, mas tem muitos vicios como padrões, escalas, tecnicas que fazem com que se tornem únicos os sons dos maiores icones da guitarra e qualquer outro instrumento.

Por exemplo: - Zakk Wylde... o vicio do "coitado"* é pentatonicas, harmonicos
- Malmteen(?) - musica neo-classica(?), arpeggios, modos frigios

Eu, por exemplo, tenho mania de ligados, pentatonicas, padrões, modo "pedreiro" sempre ligado, harmonicos...


A questão é: Até onde o "vicio" é sadio?

*Quem me dera ser coiatado que nem ele...aEHoAEHAEhaiEio

Releed
Veterano
# nov/06
· votar


meu vicio eh enfeitar acordes..eu nunca toco eles numa batida normal :P

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


andre.wylde

Acho que não era bem isso que ele estava querendo dizer com "vício", e sim cacoetes.

Vruger

Olha, como auto-didata que sou, eu também acho que arrumaria um professor se tivesse começado hoje. Tem sim alguns cacoetes que você pega e que depois são praticamente impossíveis de tirar.

A história do polegar por cima da escala, por exemplo. Sim, o Jimi Hendrix fazia isso, assim como muitos tocadores de blues. Mas é *MUITO* mais difícil de tocar violão clássico deste jeito.

A mania de segurar a palheta com a ponta dos dedos também. Há quem segure assim, mas não é o jeito "correto".

Outro cacoete chato de se tirar: mania de se curvar para a frente (olhe o Dado Villa-Lobos tocando que você vai entender o que estou dizendo) ou de ficar olhando para a mão esquerda o tempo todo.

Outro: quando tocar com palheta, deixar o dedo mínimo apoiado na parte de baixo do escudo.

E por aí vai. Agora, é verdade que nenhum desses vícios vai te IMPEDIR de tocar, e muita gente boa toca de um jeito "errado". Claro, alguns vícios são bem mais nocivos: tem gente que sequer toca no tempo, ou quebra o compasso da música (atravessa). Esses não conseguem tocar em banda ou acompanhados.

Eu tenho esses vícios de colocar o polegar por cima da escala e segurar a palheta errado. Por outro lado, eu me acostumei a tocar sem palheta e a fazer uma batida bem peculiar no violão, não necessariamente melhor ou pior, mas que muitas pessoas já disseram que era bem "diferente". E às vezes é divertido ser diferente (bom, se o diferente funcionar no todo, né).

billy ramone
Veterano
# nov/06 · Editado por: billy ramone
· votar


Vruger

tenho que parar com esse vicio, foda eh que nao sei ler partituras

Vinicius de Abreu
Veterano
# nov/06
· votar


Dedão pra fora não se limita somente a estilo ou vicio bobo.
Só pra dar motivo suficiente pra quem o faz largar de vez, atrapalha na mobilidade da mão esquerda pela escala do violão.

Pardal
Veterano
# nov/06
· votar


Dedão pra fora não se limita somente a estilo ou vicio bobo.
Só pra dar motivo suficiente pra quem o faz largar de vez, atrapalha na mobilidade da mão esquerda pela escala do violão.


Além de diminuir o apoio e a extensão dos dedos na escala. Pode ver: ao fazer pestana, todo mundo coloca o polegar no lugar.

Depois tenta fazer uma epstana para você ver, sem tirar o polegar de cima da escala: além de "faltar" o dedo para chegar até a 6º corda, não vai ter força nos dedos o suficiente e o som vai sair muito "mascado".

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Eu tenho um vício xarope que é de fazer bends na guitarra só movendo os dedos pra baixo
Tentei aprender aquele vibrato que a mão faz um movimento de "alavanca" (base do dedão indicador apóia na guitarra e rotacione o braço), só que é foda pra caralho fazer isso! parece que a mão congela, tem q treinar muito

Koisa
Veterano
# set/08
· votar


Dedão aparecendo do outro lado do braço quando faz pestana, graças a Deus eu to livre disso, mas por favor galera, para com isso que é móh feio..

Random_Rampager
Veterano
# set/08
· votar


Eu tenho alguns vícios (teria muitos outros se não fosse a minha professora), mas eles não chegam a me atrapalhar não. Eu até acho que ajudam a sair um som melhor. Por exemplo, ao inves de usar três dedos pra fazer um Lá Maior, eu faço uma "meia pestana" com o indicador pegando só as três notas do acorde (eu faço a mesma coisa com o anular pra fazer pestanas em acordes tipo "Si bemol") e uma ou otra coisa no estilo.

Miha professora falou que provavelmente alguém que toca Violão Clássico iria me achar um herege por fazer isso, mas não prejudica a tecnica não (eu acho que até ajuda :P)

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


Koisa

esse do dedao pra cima tem acorde q eh ateh mais facil usar o dedao
e-----2-------------------------------------------------
B-----3-------------------------------------------------
G-----2-------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-----2-------------------------------------------------


2 com o dedao fica mais facil

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


Random_Rampager
ao inves de usar três dedos pra fazer um Lá Maior, eu faço uma "meia pestana" com o indicador pegando só as três notas do acorde (eu faço a mesma coisa com o anular pra fazer pestanas em acordes tipo "Si bemol") e uma ou otra coisa no estilo.

Miha professora falou que provavelmente alguém que toca Violão Clássico iria me achar um herege por fazer isso, mas não prejudica a tecnica não (eu acho que até ajuda :P)


meu professor estou violao classico e mandou fazer desse modo

ele diz eh pra deixar as coisas mais faceis! e geralmente nas partituras/tablatura de violao que vi ateh o momento eles deixam mostrado a melhor forma de fazer os acordes

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


ah..

meu vicio eh entrar nesse forum antes de comecar a tocar tah fods

Koisa
Veterano
# set/08
· votar


japaubatuba

Mas fica feio pra caramba, eh só treinar um pouco que consegue fazer esses acordes com baixo em G, F e por ai vai, que você consegue facinho.. Eu ja to pratico..

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


Koisa

td bem desde q vc consiga tirar o som legal

um vez eu lembro de tar tocando num baita frio e os dedos ticam bem duros e esse acorde em especial errei ele ao tentar fazer sem o polegar apesar de conseguir fazer naturalmente mas o frio e fods e desde de entao procuro fazer da forma mais segura pra nao fazer cagada na hora H!

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Essa questão do dedão em cima do braço é relativa, porque pra fazer um vibrato de pulso é obrigatório colocar o dedo lá em cima pra segurar o braço

Koisa
Veterano
# set/08
· votar


japaubatuba

Eh osso, tinha que ter uma luva pra tocar violão \o\

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


Koisa
eu tava usando luva antes de tocar pra nao esfriar mas.. depois de alguns minutos o frio venceu lol

diego gr

concordo!
essas algumas coisas devem ser feitas da forma q o cara achar mais melhor mas nem tudo eh claro algumas coisas tem q se seguir "as regras" de resto vai de cada um nao foi assim q se inventaram novas formas de se tocar?

Koisa
Veterano
# set/08
· votar


japaubatuba


Tava pensando em usar akelas luvas de "bicicleta", que tem as pontas dos dedos furadas, o unico problema seria na hora de fazer pestana, então cortasse a parte do indicador..

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


Koisa
Tava pensando em usar akelas luvas de "bicicleta", que tem as pontas dos dedos furadas, o unico problema seria na hora de fazer pestana, então cortasse a parte do indicador..


kkkkkkkk
nem rola teve um baxista amigo meu q fez isso e ele falou q nao dianta os dedos ficam gelado do msm jeito a pra variar fica mais desconfortavel ainda rsrsrsrs

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


Koisa

porra veio vc ainda eh menbro novato?

vc tah aki desde q eu entrei O.o

Koisa
Veterano
# set/08
· votar


japaubatuba
nem rola teve um baxista amigo meu q fez isso e ele falou q nao dianta os dedos ficam gelado do msm jeito a pra variar fica mais desconfortavel ainda rsrsrsrs


Vlw por ter me livrado de passar vergonha..

porra veio vc ainda eh menbro novato?

vc tah aki desde q eu entrei O.o


Pois é.. Pois é.. Pois é..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciante e Vícios