YAMAHA cg131 e cg171 - Questão de madeira

    Autor Mensagem
    Alaorarruda
    Veterano
    # out/06


    Bom, estou com um problema!
    Comprei um yamaha cg131 (que é bom até) que tem as seguintes especificações:
    Tampo em pinho sueco interiço
    caixa de ressonância em Nato
    escala em Rosewood

    O yamaha cg171 tem as seguinte especificações:
    Tampo em pinho sueco interiço
    caixa de ressonância em Rosewood
    escala em ébano

    Tá bom, o cg171 tem madeiras melhores. Na loja onde eu comprei o meu não tinha o cg171 e também fiquei sabendo dele só depois que comprei o meu cg131.
    Agora eu quero o cg171 hehe
    Quero saber se vale a pena eu torrar a paciência do vendedor e do gerente para que ele consiga um cg171 pra mim, que é uns cento e poucos reais mais caro, ou se fico com o cg131 mesmo.

    A diferença entre essas madeiras é tão grande assim?

    Bom, eu não conheço o cara, mas tem um jonny aqui no forum que opina até sobre assuntos mais avançados, se puder opinar eu agradeço :). Sei que a melhor madeira pra escala é o ébano, mas que jacarandá(rosewood) também é muito bom. Mas também sei que o Nato é pior que o jacarandá para caixa.

    Tem a possibilidade de o cara pedir o violão tb e vir um 171 ruim e não valer a pena, enfim, dá trabalho. Vale a pena o trabalho?

    Alaorarruda
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Muitos vão falar, Cara, vai lá e testa o violão. Ok, mas o violão está difícil de encontrar e tempo pra testar também.

    Quero uma opinião mesmo!
    Valew

    Pardal
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bom, se é mais caro, em geral é melhor...

    Mas não confie totalmente nisso. A madeira vai viabilizar um som determinado do violão, talvez um pouco mais potente. Mas o que mais determina o timbre e volume não são a madeira, mas a forma que você toca. Eu, na sua situação, não trocaria não... fica com o 131 mesmo.

    rbpaiva
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alaorarruda

    Não tem outro jeito, cara! Violão tem que testar!

    Alaorarruda
    Veterano
    # out/06
    · votar


    É hehe, o lance é testar de fato!
    MAs vou ficar com o 131 mesmo, gostei muito dele mesmo.

    Valew aê !!

    marcless
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Mano, esses violões da yamaha estão sendo divulgados aqui no Brasil com o tampo em pinho sueco inteiriço. Essa é uma grande mentira! Quando descubri que o tampo do meu violão CG 131 s era de sitka e não de pinho sueco, alertei a yamaha. Agora, talves, processe tambem. Hoje, o site da yamaha Brasil esta divulgando a informação correta do tampo: "solid sitka Spruce".

    MMJr
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Alaorarruda

    Desde que as laterais e fundo sejam de madeira laminada...EU acredito que nao vai dar muita diferenca na sonoridade do violao...O rosewood ( jacaranda) e o Nato ( uma especie de mogno) vao apresentar caracteristicas bem diferentes quando se tratando de madeiras macicas apenas....O tampo macico de stika e muito bom...e tende a melhorar com o tempo... Cada tampo...mesmo sendo da mesma madeira, pode apresentar ressonancias diferentes...de acordo com a caracteristicas fisicas dos mesmos..Sitka mas macia, e uniforme pode proporcionar um som mais alto e claro que uma Sitka mais rigida por exemplo...

    Se os dois violoes tiverem tampo de sitka macica, nao vejo porque trocar....Agora se o tampo for diferente as coisas mudam um pouco... e so testando mesmo pra saber qual voce vai gostar mais...

    Valeu...

    Valeu...

    marcless
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cara, estou falando de vc comprar um violão sabendo que é de tampo em pinho suropeu solido e vir um gato por lebre...Não estou questionando se o sitka é bom ou ruim. Mas, a propaganda enganosa que vem fazendo por aí.

    marcless
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Para quem conhece madeira de violão classico sabe que a melhor configuração é: Tampo em pinho europeu solido, caixa em Rosewood e escala em ébano. Se vc combra um violão, pelo menos com o tampo solido em pinho europeu, já tem um timbre muito bom. Foi essa questão que erraram no yamaha CG 131 s.

    MMJr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Madeira de qualidade esta cada vez mais rara...
    Daqui pra frente vai aparecer muita madeira diferente para construcao de instrumentos...
    Pinho europeu esta muito dificil de comprar e quando acha e muito caro...e sendo assim fica reservado para violoes de alta qualidade e preco....

    Muitas fabricas estao usando a Stika como opcao tanto para violoes de aco quanto para violoes com cordas de nylon....em substituicao ao raro pinho europue....

    Em geral o resultado esta sendo satisfatorio....


    Obs...
    Isso nao sou eu quem esta falando....eh apenas uma sintese do que eu ando lendo sobre madeiras para instrumentos musicais...


    Valeu...

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    MMJr


    Mas precisa a yamaha chama sitka de pinho europeu?

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    MMJr

    pelo fato de pinho europeu ser raro isso não justifica chamar sitka de pinho europeu

    MMJr
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Nao, nao justifica...

    Mas nao estou querendo defender ninguem.. muito menos uma empresa bilhonaria como a Yamaha...

    Acredito que nao foi de proposito...
    e sim apenas um erro de trocas de informacao entre o fabricante e o responsavel em divulgar o produto na webpage....

    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a YAMAHA cg131 e cg171 - Questão de madeira