Ser bom ou ruim, eis a questão !

Autor Mensagem
Beto Munhoz
Veterano
# jul/05


Aí pessoal, o tópico abaixo foi uma resposta que eu dei a um outro tópico, porém resolvi abrir um tópico novo, em função de muitas vezes eu ter lido "brigas" entre violonistas clássicos e populares. Quem tiver cabeça boa, que reflita sobre as linhas abaixo.

"O que é ser "bom" ou "ruim", quando se fala de arte, de música, que são atividades que vem do subjetivo de cada um. O que agrada uma pessoa, pode desagradar outra. Mas quem é a certa ? O fato de eu não gostar de algo significa que aquilo é ruim ?
O que eu vejo, é que a vaidade e o orgulho entupiram o coração e a mente de muita gente, fazendo com que críticas meramente destrutivas sejam emitidas como se fossem o supra-sumo da verdade.
Neste grupo vejo violonistas classicos metendo o pau em quem toca violão com paleta e apoiando-o na perna direita. Mas quem garante que esta não é a posição certa ? POr outro lado, os violonistas populares criticam quem toca violão clássico, falando que o nylon é fraco, etc... Mas quem garante que os clássicos não estão certos ?
Eu enxergo a coisa da seguinte maneira: bom é aquele cara que quando toca uma música, você se sente bem. Não importa se o violão está sobre a perna esquerda ou a direita, não importa se ele usa os dedos ou palheta, ou se as cordas são nylon ou aço. Se a música sou legal, então o recado foi dados.
O resto é pura inveja e maldade provenientes de seres invejosos ! "

Rafael neto
Veterano
# jul/05
· votar


apoiado

Neo Anderson
Veterano
# jul/05
· votar


Beto

Infelizmente é inato da natureza humana a maldade. Alguns sabem exauri-la, outros a desenvolvem, outros a mantem encubada, pronta para solta-la um dia.

Eu admiro todo e qualquer instrumento musical. Se eu não gosto de um tipo de música, simplesmente nao a ouço, mas também não critico.

Se todos pensassem como você, talvez a música tornaria-se algo ainda muito maior do que já é.

Parabéns pelo relato, concordo plenamente.

edlorena
Veterano
# jul/05
· votar


Beto Munhoz
apoiado companheiro ultra jovem!!
vc tirou as palavras do meu teclado...

abraços!!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


A todos
Hahahahahahahahahahahahaha

Meus caros, eu acho que a maior arrogância de todas é não reconhecer que algumas pessoas têm mais experiência do que agente, e que esse alguém, mais vivido e mais experiente, pode realmente nos ensinar algo.
Esse é o grande mal do adolescente moderno (pois antigamente essa meleca de adolescencia não existia), ele quer ser o dono da verdade sem ter vivido, sem conhecer nada da vida.

A crítica é fundamental, temos de ser críticos. Veja a porcaria que está a nossa política, e a essência de tudo isso é porqué nós, o povo, somos muito pouco críticos politicamente falando. Veja a musica popular brasileira, que descalabro! E tudo isso porque???? Por que o que a mídia vem fazendo a décadas no nosso país é matar justamente o senso crítico musical do brasileiro.

Faço minha as palavras do Nelson Rodrigues - " Jovens, envelheçam, o mais depressa que puderem!! ". Você têm maturidade para entender o que ele disse?

Abç,
Prático.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


E mais um detalhe,

Ser crítico, mas mudar de opinião e respeitar as outras opiniões - BOM!

Não ser crítico, não opinar, mas também nunca mudar de opinião, não ouvir os outros - MAU !! muito MAU !!

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Prático, queria debater mais sobre isso com você.

Acho que é do direito de cada um gostar ou não. Se você me perguntar o que acho de músicas como funk do tigrão, latino etc eu vou responder: "Perái, não estamos falando de música?" hehe, mas estou falando de um modo geral, se fosse pra expressar minha opinião publicamente.

Porque deve haver respeito, mesmo que eu despreze tal tipo de música não saio por aí falando mal. Essa é a minha posição, simplesmente digo que não gosto.

Sorte minha que curto música de qualidade, assim como você, nao acha? hehe

Concordo com tudo que você disse, exceto que devemos criticar deliberadamente.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Neo

Podemos ser críticos e ter respeito pelo outro. As duas coisas podem andar juntas sem problemas.

Não vejo problema em criticar e mostrar meus argumentos para isso. Se seus argumentos forem melhores e me convencer de que estava errado, poxa, isso é ótimo!!

E eu digo enfaticamente, eu prefiro o crítico ao que não opina, e que acha que tudo deve ser aceito. Mesmo a crítica deliberada é melhor que a aceitação deliberada, pois essa última permite esses absurdos que você mesmo citou na última mensagem.

Você já notou como o funk carioca não recebe críticas nos meios de comunicação? A "Glóbulo" está até promovendo um DJ carioca a gênio, um tal de Malboro ... e quem hoje faz um contra-ponto a tudo isso? Não há! e se fizer vão chamar o cara de chato e ranzinza! Hoje em dia vemos o Júlio Medaglia ser chamado de ranzinza por um moleque no programa do Serginho Groissman e tudo bem, veja que absurdo!

Si gordão
Veterano
# ago/05 · Editado por: Si gordão
· votar


Mas existe um limiar, existem gostos que SE discutem.

Funk carioca é ridículo. Como pode a afirmação "Gosto não se discute" se aplicar a este caso?

As pessoas dizem: "Ahh, já não gosto mais do Bonde do Tigrão"

Aí vão lá os produtores, inventam outro hitzinho qualquer, e põem umas loiras no Domingo Legal pra mostra o útero pras câmeras. Aí a galera vai toda a loucura!!! DOMINGOOOOO LEEEGAAAL!

**Eu tinha escrito errado o primeiro parágrafo, eu quis dizer que SE discute**

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Sinceramente,
Gosto realmente não se discute, mas o espaço para a crítica tem de existir para neguinho por a mão na consciência e pensar - "Será que eu gosto mesmo dessa merda, ou só estou seguindo onda??? " O f... é que nem essa oportunidade estão dando para a mulecada, pois não há espaço para discussão. A globo põe o funk no faustão, na novela, na ana maria braga, no serginho groissman e ninguém é convidado nesses programas para dar uma opinião contrária.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


A MTV faz a mesma coisa! despejam um monte de merda no publico e a mulekada adora! hehehhe!

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


Dêem uma olhada de novo na minha mensagem, eu escrevi a parte principal dela incorretamente.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Si gordão
É cara, gosto se discute sim, quando as pessoas respeitam-se mutuamente o gosto de cada um! O que é necessário para uma discução saudável é saber exatamente pq gostamos ou nao de algo!

Abraços

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


A gente fica só reclamando aqui e no fim, não chegamos a conclusão nenhuma. Minha idéia é a de que a devemos continuar a boicotar o lixo televisivo e contribuir com os artistas do nosso agrado, comprando seus CDs na loja (quando possível), se informando, participando de fóruns de discussão. E zás.

E não deixar que a boa música morra. Esse é o nosso dever.

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


e zás ..............a la chavez? lol man

Beto Munhoz
Veterano
# ago/05
· votar


Em nenhum momento eu afirmei que sou contra as pessoas que fazem críticas, o que eu disse é que na maioria das vezes as críticas são feitas apenas com propositos destrutivos, emitidas por pessoas invejosas, que se julgam estar no topo da piramide.
Volto a afirmar: música é arte, e arte é 100% subjetiva. O que pode ser bom para você, para mim pode não prestar e vice-versa.
É lógico que quando a crítica é construtiva, e emitida por uma pessoa que deseja colaborar com o assunto em pauta, ela é bem vinda, afinal de contas se não houvessem pessoas críticas, a INquisição estaria queimando os hereges até os dias de hoje.

Obs: eu não sou adolescente. Já tenho família formada, sou dono de empresa e professor na Fatec. O violão é apenas o meu hobby

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Na minha humilde opinião, as pessoas são manipuladas. Por que de repente a maioria das pessoas passa a gostar de pagode? Por que temos tantos jovens defendendo o rock, dizendo que é música de protesto, que é contra o sistema e mais um monte de absurdos? Acho que devemos perguntar o que leva a maioria a "gostar" deste ou daquele gênero. E acho que devemos criticar duramente os falsos músicos, da mesma forma que faríamos com um falso médico, ou advogado, etc...

Gtosco
Veterano
# ago/05 · Editado por: Gtosco
· votar


A música para mim é algo livre.

Não podemos falar que uma certa fruta é boa ou ruim em fato.
As opiniões existem para serem discutidas e respeitadas. Mas nada além disso.

E outra:

Quando se trata de algo subjetivo, não tratamos de certo ou errado

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Beto Munhoz,
Concordo que as críticas devem ser sobre argumentos, não sobre ofensas gratuitas. A arte é 100% subjetiva sim, mas uma crítica pode fazer com que o ouvinte perceba nuances que antes ele não notava, e essa crítica pode mudar seu modo de perceber uma obra de arte; e outro ponto é que muitas coisas NÃO SÃO arte, são apenas técnicas para alimentar a indústria de entretenimento.

karnack_jm
Veterano
# ago/05
· votar


Obs: eu não sou adolescente. Já tenho família formada, sou dono de empresa e professor na Fatec. O violão é apenas o meu hobby

e ainda participa do fórum?? o loco... heheheheh

bom... respondendo ao tópico...
eu concordo com o Ilzo Fuzaro... as pessoas são manipuladas a gostarem do que a mídia mostra... existem pessoas com uma mente tão fraca (muitas pessoas!) que gostam de tudo o que aparece na TV por 2 meses... depois já aparece outra coisa nova e assim vai... e não procura saber do que ela realmente gosta de ouvir, fazer... enfim... eh um "maria vai com as outras"
mas tem gente que realmente gosta do funk... do pagodão... Matrix :P... então deixa gostar...

e sim... eh bom ser criticado, quando a crítica não for feita para desmoralizar a pessoa, fazer com que ela se sinta inferior... mas quando eh uma crítica feita para ajudar a pessoa a se corrigir... ou apenas dar uma opinião sobre o assunto... eh muito bom... isso abre a cabeça... e quem sabe tu para de ir no baile funk... zuera!

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Vamos ser honestos, sendo hipócritas: quem entende de boa música mesmo sabe o que é bom e o que é ruim. Mas não sai PUBLICAMENTE falando. "Respeitamos" aos outros gostos.

Agora sim, sem hipocrisia, não é isso que fazemos?

Gtosco
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson

Não há bons músicos ecléticos?

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson,

Por pensamentos como esse é que a música brasileira, e mundial, está essa draga! É falso 'puritanismo' e falsa humildade, pois na verdade quem é mais arrogante, quem critica ou quem não aceita a crítica???

Eu gosto do Yamandú Costa, do Rafael Rabelo, e de outros violonistas menos comentados como André Geraissat e Ulisses Rocha. Esses violonistas são criticados no fórum pelos músicos eruditos, mas concordo e respeito as críticas feitas, procuro tirar proveito destas críticas para melhorar o meu próprio estudo do violão. POIS RECONHEÇO, SOU UM MERO ALUNO.

Não vamos empatar esse tópico também, e se alguém quiser postar uma mera risada sobre o que eu falei, esteja a vontade, esse espaço é livre. Eu acho.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Não vou postar risadas, pois oque você falou não é brincadeira. Você não é um mero aluno, é um aluno. E todos somos alunos, pois, estudamos uma matéria infinita.E quando você diz que certas coisas não são Arte, eu vou mais além, 100% do que a mídia mostra não é arte, é apenas mercadoria, a mídia nunca se preocupou com a arte, vivem vendendo gato por lebre e o povo compra. A OMB que deveria regulamentar a profissão distribui carteiras a qualquer idiota que se prontifique a pagar a anuidade, independente de ter ou não formação. A qualidade dos músicos e da música é irrelevante, pois a mídia e a OMB só quer dinheiro, e se os ouvidos do povo jä se transformaram em pinicos, por que não jogar mais..., bem, você sebe oque eles jogam!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Ilzo,
As risadas é uma referencia a um outro tópico em que o nobre colega "Neo Anderson" se irritou, porque eu postei risadas, e em tópicos que ele abre provavelmente alguns tipos de manifestações devem ser proibidas.

Eu concordo com você Ilzo, e acho essa discussão sobre o Senso Crítico muito importante, porque é isso o que falta. Não se trata de "saber o que é bom", pois acredito que NINGUÉM sabe o que é "bom", mas sim se trata do DIREITO e do DEVER que nós todos temos de opinar e argumentar sobre temas do nosso interesse, isso ajuda a evoluir o próprio tema. Imagine! Eu acho que "sei o que é bom" e me fecho dentro da minha opinião, dois grandes erros!
O que sou contra é quando se valoriza demais a opinião de um determinado crítico, pois isso cria muitas distorções em um país como o nosso - cheio de Maria-Vai-Com-as-Outras.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Claro que tem bons musicos ecléticos.

Prático
Respeito seu conhecimento musical, não tenho nada contra você e não me irritei no outro tópico, e o meu comentário foi pro outro cara, não foi sobre suas risadas.

Acho que me expressei mal nesse tópico pois ninguém entendeu o que eu quis dizer. O que eu quis dizer é o seguinte. Critiquemos, sim, no entanto com respeito. Se uma pessoa gosta de tal estilo, não devemos ofendê-la por gostar daquilo. Enfim, cada um tem direito de gostar do que quer. Dei o exemplo da hipocrisia, porque no fundo achamos, citamos como exemplo, o funk carioca, um lixo, mas não ficamos por aí expressando publicamente esse opinião. Faço isso e, no fundo, afirmo ser hipócrita nesse ponto, porque nem considero aquilo música.

Ninguém é obrigado a concordar comigo, e que fique bem claro que não espero que ninguém concorde.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Se vocês prestarem atenção ao que esta sendo postado, verão que no fundo estamos concordando em quase tudo. Temos pessoas mais contundentes, que criticam duramente e outras que preferem não discutir e guardar para si oque pensa ou sente. Quem esta com a razão? Sei lá. Mas, que existe grande diferença entre música arte e música mercadoria, não há dúvida. A questão não é tão subjetiva. E, por favor, não pensem que estou defendendo o círculo erudito e atacando o popular. Sempre digo que na música popular existem profissionais sérios que honram seu ofício. A questão técnica é outro assunto, e neste quesito os eruditos levam larga vantagem devido aos exercícios, a postura, ataque ás cordas e mais uma infinidade de detalhes. A música popular é importante e indispensável na cultura de um país. Eis aí porque devemos respeitar ambas.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Evidente, o erudito enfatiza a INTERPRETAÇÃO. O que diferencia um violonista erudito de outro é justamente a maneira de tocar a mesma música, por isso a limpeza, o timbre e a qualidade ímpar dos instrumentos é tão importante.
Já a música popular é a veia criativa de um povo e de onde sai o subsídio para o compositor erudito! O popular é um caldeirão de idéias, idéias que poderão ou não se transformar em técnica e padrão de ensino musical.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


Aproveitando o tópico, alguém assistiu ao feltival de música na TV cultura ontem? Alguém quer se expressar sobre isso?

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Neo,

Eu não tenho acompanhado os programas do festival, é o único horário que tenho para estudar. Mas pelas músicas que vi em um dos programas classificatórios e nos comerciais atuais, a impressão é de que falta originalidade. Vi uns 2 "Zeca Baleiro", uns 3 "Chico César" e mais uns 3 "Guingas". Teria a TV Cultura direcionado os concorrentes apenas para esse estilo? para o velho padrão MPB instituído pela TV Glóbulo?
O Guinga é gênio, mas tem muito compositor imitando o Guinga por aí, e isso já tá cansando.
Mas posso também estar enganado sobre o concurso porque estou generalizando com uma amostragem muito pequena de canções. Qual é a sua opinião?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ser bom ou ruim, eis a questão !