harmonização Ricardo de lima (estudo avançado )

    Autor Mensagem
    ricardodelima
    Veterano
    # set/06


    HARMONIA
    · Harmonia Funcional: Resolução do Trítono de Acordes de Sétima de Dominante
    o Acordes Diatônicos:I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIm7(b5) ou
    § Três Funções Básicas:Acordes de Dominante: V7 eVIIm7(b5), Acordes de Subdominante: IIm7 eIV7M, Acordes de Tônica: I7M, IIIm7 eVIm7
    o Extensões Harmônicas
    § Dominantes Secundárias:
    § Nos graus I,II, III, VI e VII equivalente a V7/IV7M, V7/V7, V7/VIm7, V7/IIm7, V7/IIIm7
    § Dominantes Substitutas: equivalência do trítono
    § Substituta do V: subV7/I7M
    § Substituta de Dominantes Secundária: subV7/IV7M, subV7/V7, subV7/IIm7
    § Acordes Diminutos e Meio Diminutos
    § Primeiro Grau: diminutos Io,#Io e meio diminutos Im7(b5), #Im7(b5)
    § Similar nos outros graus
    § Simetria: Acorde Diminuto contém dois Trítonos
    § Empréstimos Modais: acordes vindos de modos equivalentes
    § A Tonalidade Maior é tomada como referência. Os Modos são descritas como alterações diatônicas do Modo Maior ou Jônio.
    § Modo Dórico (Modo de Ré)
    § Im7, IIm7,bIII7M,IV7, Vm7, #VIm7(b5), bVII7M
    § Modo Frígio (Modo de Mi)
    § Im7, bII7M,bIII7,IVm7, Vm7(b5), bVI7M, VIIm7
    § Modo Lídio (Modo de Fá)
    § I7M, II7,IIIm7,#IVm7(b5), V7M, VIm7, VIIm7
    § Modo Mixolídio (Modo de Sol)
    § I7M, IIm7,IIIm7(b5),IV7M, Vm7, VIm7, bVII7M
    § Modo Eóleo (Modo de Lá)
    § Menor Eóleo:Im7, IIm7(b5),bIII7M,IVm7, Vm7, bVI7M, bVII7
    § Menor Harmônico:Im7M, IIm7(b5),bIII7M(#5),IVm7, V7, bVI7M, VIIo
    § Menor Melódico:Im6, IIm7(b5),bIII7M(#5),IV7, V7, VIm7(b5), VIIm7(b5)
    § Modo Lócrino (Modo de Si)
    § Im7(b5), bII7M,bIIIm7,IVm7, bV7M, bVI7, VIIm7
    o Algumas Progressões de Acordes
    § Acordes Diatônicos: I-VIm7-IIm7-V7 ou IIIm7-VIm7-IIm7-V7
    § Acordes Dominantes Secundários: I-V7/II-V7/V-V7 ou IIIm7-V7/II-V7/V-V7
    § Acordes Dominantes Substitutas: I-subV7/IIm7-V7/V-subV7/I7M
    § Acordes Diminutos: I-bIIIo-IIm7-V7 e I-#Io-IIm7-#IIo
    o Cadência de Engano: resolução em acorde diferente do preparado
    § Primeiro Grau precedido de Dominante: IIm7-V7-IIIm7 ou IIm7-V7-VIm7
    § Acorde precedido de Dominante Substituta: IIm7-subV7/I7M-IIIm7 ou IIm7-subV7/I7M-VIm7
    · Harmonia Não Funcional: Acordes de Sétima de Dominante sem Resolução
    o Tônica Sétima de Dominante: I7
    o Subdominante com Sétima: I7, IV7, I7...
    o Dominante Substituta: (maior) I7M, bVI7, I7M......(menor) Im7, bVI7, Im7
    o Subdominante com Sétima Substituta: I6, VII7, I6 ...... ou I6, Io/VII I6.....
    · Modulação
    o Encadeamento II-V Sucessivos
    o Acorde Pivô
    o Acorde Diminuto
    o Sem Preparação

    tiago0101
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ae, isso ae eu sei!
    mas pq vc postou isso?

    SANDRO PIETRO
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ae, isso ae eu sei!
    mas pq vc postou isso?
    (2)

    Essa eu tbém não entendi

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    esse seria o indeice da apostila dele? ou
    ele pretende anunciar aulas ou vender coisas aqui no ofrum?

    SANDRO PIETRO
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ele pretende anunciar aulas ou vender coisas aqui no ofrum?

    Sim! Mas vamos aguardar, quem sabe ele posta pra nós no RapidShare.


    ricardodelima

    Posta aí no RapidShare, nós agradecemos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a harmonização Ricardo de lima (estudo avançado )