ricardodelima Veterano |
# set/06
HARMONIA
· Harmonia Funcional: Resolução do Trítono de Acordes de Sétima de Dominante
o Acordes Diatônicos:I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIm7(b5) ou
§ Três Funções Básicas:Acordes de Dominante: V7 eVIIm7(b5), Acordes de Subdominante: IIm7 eIV7M, Acordes de Tônica: I7M, IIIm7 eVIm7
o Extensões Harmônicas
§ Dominantes Secundárias:
§ Nos graus I,II, III, VI e VII equivalente a V7/IV7M, V7/V7, V7/VIm7, V7/IIm7, V7/IIIm7
§ Dominantes Substitutas: equivalência do trítono
§ Substituta do V: subV7/I7M
§ Substituta de Dominantes Secundária: subV7/IV7M, subV7/V7, subV7/IIm7
§ Acordes Diminutos e Meio Diminutos
§ Primeiro Grau: diminutos Io,#Io e meio diminutos Im7(b5), #Im7(b5)
§ Similar nos outros graus
§ Simetria: Acorde Diminuto contém dois Trítonos
§ Empréstimos Modais: acordes vindos de modos equivalentes
§ A Tonalidade Maior é tomada como referência. Os Modos são descritas como alterações diatônicas do Modo Maior ou Jônio.
§ Modo Dórico (Modo de Ré)
§ Im7, IIm7,bIII7M,IV7, Vm7, #VIm7(b5), bVII7M
§ Modo Frígio (Modo de Mi)
§ Im7, bII7M,bIII7,IVm7, Vm7(b5), bVI7M, VIIm7
§ Modo Lídio (Modo de Fá)
§ I7M, II7,IIIm7,#IVm7(b5), V7M, VIm7, VIIm7
§ Modo Mixolídio (Modo de Sol)
§ I7M, IIm7,IIIm7(b5),IV7M, Vm7, VIm7, bVII7M
§ Modo Eóleo (Modo de Lá)
§ Menor Eóleo:Im7, IIm7(b5),bIII7M,IVm7, Vm7, bVI7M, bVII7
§ Menor Harmônico:Im7M, IIm7(b5),bIII7M(#5),IVm7, V7, bVI7M, VIIo
§ Menor Melódico:Im6, IIm7(b5),bIII7M(#5),IV7, V7, VIm7(b5), VIIm7(b5)
§ Modo Lócrino (Modo de Si)
§ Im7(b5), bII7M,bIIIm7,IVm7, bV7M, bVI7, VIIm7
o Algumas Progressões de Acordes
§ Acordes Diatônicos: I-VIm7-IIm7-V7 ou IIIm7-VIm7-IIm7-V7
§ Acordes Dominantes Secundários: I-V7/II-V7/V-V7 ou IIIm7-V7/II-V7/V-V7
§ Acordes Dominantes Substitutas: I-subV7/IIm7-V7/V-subV7/I7M
§ Acordes Diminutos: I-bIIIo-IIm7-V7 e I-#Io-IIm7-#IIo
o Cadência de Engano: resolução em acorde diferente do preparado
§ Primeiro Grau precedido de Dominante: IIm7-V7-IIIm7 ou IIm7-V7-VIm7
§ Acorde precedido de Dominante Substituta: IIm7-subV7/I7M-IIIm7 ou IIm7-subV7/I7M-VIm7
· Harmonia Não Funcional: Acordes de Sétima de Dominante sem Resolução
o Tônica Sétima de Dominante: I7
o Subdominante com Sétima: I7, IV7, I7...
o Dominante Substituta: (maior) I7M, bVI7, I7M......(menor) Im7, bVI7, Im7
o Subdominante com Sétima Substituta: I6, VII7, I6 ...... ou I6, Io/VII I6.....
· Modulação
o Encadeamento II-V Sucessivos
o Acorde Pivô
o Acorde Diminuto
o Sem Preparação
|