Manutenção de Cordas

    Autor Mensagem
    oagfs
    Veterano
    # set/03


    Caros Colegas,

    Sempre vejo cordas nylon de violão bem "branquinhas", e as do meu Eagle mod.800 já estão escuras. Não uso nada para manutenção, e guarda o violão com as cordas sempre afinadas.
    Gostaria de dicas para manter o branco de minhas cordas e algumas dicas para manter o violão.

    Abraços!

    maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar


    oagfs
    Depende de um moooonte de coisas...

    - o tipo de corda [se for banhada com prata é mais reluzente]
    - o quanto tu sua
    - o que tu usa pra limpar depois de tocar
    - a madeira do braço do violão

    Johnny
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Isso não é possível! As cordas de nylon (os bordões)oxidão naturalmente mesmo! E muito rápido! Mais pelo contato com os trastes do que propriamente pelo suor das mão. As cordas raspam nos trastes e nisso elas perdem o níquel/cromo/prata/ouro que folheia o aço e o proteje da oxidação.

    Não existe nada... qualquer produto que proteja essa camada folheada. Você pode tentar usar produtos para conservação de cordas de aço, mas isso vai diminuir a vida útil das cordas de nylon, ainda mais dos bordões que são os de menor vida útil. Em geral o normal seria trocar as cordas de mês em mês, mas isso epende muito do violonista e das cordas que ele usa!

    Danyela
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    gente invadindo o tópico dele alguem sabe sobre sites que informem o tipo apropriado de cuidado para cada violão (madeira tal, tal produto...)e algumas dicas de como guardar sem correr o risco de estragar, empenar.....?????

    Bramires
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Danyela
    e algumas dicas de como guardar sem correr o risco de estragar, empenar.....?????

    isso é só usar a busca aqui do fórum mesmo, tem vários tópicos sobre o assunto.
    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=search

    Mas, ajudando um pouco:
    Pelo que eu saiba, a melhor maneira de guardar um violão é num case mesmo, forrado com tecido macio e protegido da umidade/ar muito seco.

    evitaerc
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    oagfs

    Kra isso que o johny falou é verdade, pra ter suas cordas boas em nylon so trocando de pouco em pouco tempo

    Marcelão
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    mas tem como vc aumentar um pouco a vida útil das suas cordas, sempre depois q vc tocar, passe uma flanela nas cordas, isso vai fazer com que diminua a oxidaçaum das cordas, e q elas durem um pouco mais

    Johnny
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Marcelão isso é valido! Não muito significativo pois o que "come" as cordas realmente são os trastes! Eu tenho uma dica... eu tenho um Giannini C3 que uso mais como quebra galho para levar pra praia e não passar muito tempo longe do violão. Em vez de trocar as cordas dele eu não deixo elas ficarem tão "mal tratadas" e dali 1 mês eu viro ela, "mudo as pontas" isso ajuda a aumentar a vida útil delas. E... jamais passe algum produto nas cordas de nylon, principalmente os bordões, a vida útil cai drasticamente. Parece que o produto "come" o nylon.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Manutenção de Cordas