A batida de João Gilberto

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar


Vamos acalmar os ânimos pessoal.
Este tópico foi reportado e está sendo analisado (não adianta editar).
Abraços.

Admin
Moderador
# mai/06 · Editado por: Admin
· votar


Alexandre Souza

Pega leve, não gaste todos os seus créditos de uma só vez. Ok?

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


João Gilberto
(Cantor e compositor brasileiro)
10/6/1934, Juazeiro (BA)

"Se você disser que eu desafino, amor / Saiba que isso em mim provoca imensa dor / Só privilegiados têm ouvido igual ao seu / Eu possuo apenas o que Deus me deu / Se você insiste em classificar / Meu comportamento de antimusical / Eu, mesmo mentindo, devo argumentar / Que isto é bossa nova, que isso é muito natural." Esse é um trecho da letra de "Desafinado", a canção que foi considerada o hino da bossa nova, de autoria de Tom Jobim e Newton Mendonça. Gravada por João Gilberto em 1958, "Desafinado" foi um sucesso imediato.

João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro, interior da Bahia, e residiu durante algum tempo em Salvador, onde trabalhou como crooner.

Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde integrou o conjunto vocal "Garotos da Lua", que fazia apresentações na rádio Tupi. João Gilberto também freqüentava a boate Plaza, reduto do cantor Johnny Alf. Demitido do grupo "Garotos da Lua", por seus hábitos estranhos e seus atrasos freqüentes, João Gilberto passou um período difícil em meados dos anos 1950, sendo socorrido por amigos.

Em 1958, acompanhou Elisete Cardoso na gravação de um LP, que incluía a canção Chega de Saudade, considerada o marco inicial da bossa nova. A voz doce aliada à uma original batida rítmica chamaram a atenção do público.

João Gilberto gravou em seguida um disco 78 rotações com a mesma canção e depois um outro disco que incluía "Desafinado". No ano seguinte, lançou seu primeiro LP (long play), chamado "Chega de Saudade", com arranjos de Tom Jobim, que logo se tornou um grande sucesso.
Em curto espaço de tempo, João Gilberto gravou mais três LPs. A criteriosa escolha do repertório, com compositores como Tom Jobim e Dorival Caymmi, e a interpretação originalíssima das canções deram um destaque sem precedentes a João Gilberto. Logo adquiriu a reputação de genial criador de uma nova forma de compor.

No começo dos anos 1960, com a explosão mundial da bossa nova, João Gilberto transferiu-se para Nova York. Apresentou-se no Carnegie Hall, com grande repercussão, e realizou uma grande quantidade de shows nos Estados Unidos. Em 1964, a gravadora Verve lançou o disco "Stan Getz", com participação de João Gilberto. O disco vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou seis prêmios Grammy.

Nos Estados Unidos, João Gilberto gravou muitos discos, alguns lançados concomitantemente no Brasil. Gravou, entre outros, "João Gilberto", "White Álbum" e "Amoroso".

Residiu depois por dois anos no México, onde gravou "João Gilberto en Mexico", um disco de boleros, lançado em 1971. Voltou ao Brasil em 1981, fixando-se no Rio de Janeiro. Fez amizade com grandes figuras da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Chico Buarque. Gravou mais alguns álbuns no Brasil, como "João Gilberto Prado Pereira de Oliveira" e "Eu sei que vou te amar". Em 2000, o compositor lançou o CD "João, Voz e Violão".

Suas raras aparições públicas são disputadíssimas e sua vida pessoal continua cercada de mitos. João Gilberto ainda cultiva a mesma fama de perfeccionista, excêntrico, esquisito e genial.

fONTE: http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia.php?c=516

_______________________________________________________


Biografia (João Gilberto)






Um dos ícones da música brasileira, nasceu na Bahia. Com dezoito anos partiu para a cidade de Salvador em busca de uma carreira, e posteriormente para o Rio de Janeiro onde participou no conjunto Garotos da Lua.

Após um ano deu início a uma carreira a solo gravando dois singles «Chega de Saudade» e «Desafinado», hoje cotados como verdadeiros símbolos da bossanova.

Ainda em 1958, Gilberto participou no LP «Canção do Amor Demais» de Elizeth Cardoso, com composições de Tom Jobim. A meio da década de 60 partiu para os Estados Unidos, onde gravou ao lado de Stan Getz, Tom Jobim e Astrud Gilberto.

O álbum no qual estava contido o tema «Garota do Ipanema», vendeu mais de um milhão de cópias tranformando-se num dos temas brasileiros mais celebrizados em todo o mundo.

Regressou ao Brasil em 1980 dando continuidade às suas colaborações com vários nomes da música brasileira, como Maria Bathânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Chico Buarque.

O seu último registo «João Voz e Violão» (1999), incluiu a produção de Caetano Veloso e contou uma vez mais com experimentações a nível de novas abordagens da bossanova.

FONTE: http://www.plateia.iol.pt/eventos/evento_mais.php?id=220&art_id=125784


_______________________________________




RESPEITEM JOÃO GILBERTO!!!!!!!!!!!!!!!!!

kamilinha
Veterano
# mai/06
· votar


Albertoellobo, meu msn é kamilinha.cie@hotmail.com

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


kamilinha
Peguei jáo teu MSN. Vou te add.... pode editar o post, senão vão te encher de spam,....
Bjs!

kamilinha
Veterano
# mai/06 · Editado por: kamilinha
· votar


desculpe a ignorância: o q é POST?

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


kamilinha
POst é cada mensagem dessa que a gente manda.... Logo abaixo da data/hora de envio, tem um link "editar"... clique alí e apague o seu endereço do MSN...

M.Knopfler
Veterano
# mai/06
· votar


kamilinha
post é a mensagem que vc acabou de enviar

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


M.Knopfler
páre de me plagear

M.Knopfler
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo
perdão

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


M.Knopfler
perdão

Perdão é U$10, ou R$22,94

jvic
Veterano
# mai/06
· votar


Esse lance das vaias é uma falta de respeito... é clichê dizer isso, mas é coisa de brasileiro mesmo.

O cara aí falou q brasileiro tem mania de endeusar... é muito pelo contrário. O brasileiro tem mania de esquecer.

Dois artistas q eu gostaria muito de ver ao vivo: João Gilberto, e Jorge Ben. E não vejo porq? Porque nunca vem aqui (Salvador). Dois gênios da música brasileira que fazem mais sucesso lá fora doq aqui.

Quanto a João Gilberto especificamente... o cara inventou um jeito de tocar, e inventou um jeito de cantar.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


jvic
Quanto a João Gilberto especificamente... o cara inventou um jeito de tocar, e inventou um jeito de cantar.

Bem observado...

Alexandre Souza
Veterano
# mai/06
· votar


Admin
Oq vcs acham de João Gilberto, sua batida, etc...?

eu dou minha opiniao sobre o cara, e os paga-pau dele me ofendem (ou chamar de recalcado nao ofende?) e vc vem falar pra mim nao gastar creditos?

Marco Alan Rotta
(não adianta editar).

haha man, essa foi foda...

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Alexandre Souza
eu dou minha opiniao sobre o cara, e os paga-pau dele me ofendem (ou chamar de recalcado nao ofende?) e vc vem falar pra mim nao gastar creditos?

Enquanto vc estava apenas emitindo sua opinião, vc foi respeitado, porém, saiba que foi vc quem primeiro apelou, então colheu o que plantou! Se quiser posso refrescar sua memória, te mostrando os prints das asneiras que vc escreveu. Mas, da minha parte, este assunto está encerrado e vc será, pra mim, um usuário devidamente ignorado.
Abraços!

albertoellobo
Veterano
# mai/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


jvic
O cara aí falou q brasileiro tem mania de endeusar... é muito pelo contrário. O brasileiro tem mania de esquecer.

Com certeza! Basta dizer que ninguém mais cita Johnny Alf ou Sergio Mendes, por exemplo - dois dos maiores nomes da nossa musica - que só fazem sucesso no exterior, porque aqui apenas funk, pagode e axé tocam nas rádios.

Admin
Moderador
# mai/06
· votar


Alexandre Souza
Vou te dar uma semaninha proce tentar voltar a ser bonzinho.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Respeitem João Gilberto!

Ed_Vedder
Veterano
# mai/06
· votar


respeitar uma ova, sonzinho mixuruca pra caramba, véio muito do xarope esse João Gilberto.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Ed_Vedder
sonzinho mixuruca pra caramba

Discordo

Ed_Vedder
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

Discordar é do jogo, só acho que temos que ter mais cuidado ao chamar alguem de "deus". até acho que ele tem qualidade musical, apesar de fazer um som ultra cansativo e sonolento. agora, chama-lo de Deus é um tremendo d um absurdo.

albertoellobo
Veterano
# mai/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Ed_Vedder

só acho que temos que ter mais cuidado ao chamar alguem de "deus
Aonde vc leu que eu o chamei de "deus"?

Discordar é do jogo,
\0/ =D

até acho que ele tem qualidade musical, apesar de fazer um som ultra cansativo e sonolento.
Gosto pessoal. Pra mim, som cansativo e sonolento não existe maior que o Grunge, por exemplo (raras exceções para algumas 3, 4 bandas).

Ed_Vedder
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

hahaha que apelação hein cara

Pra mim, som cansativo e sonolento não existe maior que o Grunge, por exemplo (raras exceções para algumas 3, 4 bandas).


Só para esclarecer, não sou defensor de estilo nenhum, e ainda que fosse, não consideroo grunge, um estilo musical.

Sobre o lance de "Deus" estava me referindo as suas citações o chamando de "gênio", o que pra mim faz parte de uma forma de endeusamento.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Ed_Vedder
não consideroo grunge, um estilo musical.

Discordo!



Sobre o lance de "Deus" estava me referindo as suas citações o chamando de "gênio", o que pra mim faz parte de uma forma de endeusamento.

Negativo! Gênio é simplesmente alguém talentoso acima da média "normal". Não é deus nem endeusamento.

Abraços!

Ed_Vedder
Veterano
# mai/06 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


albertoellobo
não consideroo grunge, um estilo musical.

Discordo!


Posso provar por a+b

mas creio que este tópico não seja o mais adequado.

Negativo! Gênio é simplesmente alguém talentoso acima da média "normal". Não é deus nem endeusamento.

Beleza, mesmo assim, João Gilberto está para Gênio do violão, assim como o chimbinha está para Deus da Guitarra.

albertoellobo
Veterano
# mai/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Ed_Vedder
Posso provar por a+b
Não necessito de provas.... discordo e pronto!

Ed_Vedder
chimbinha está para Deus da Guitarra
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pelo menos vc é mais bem-humorado que o outro carinha.

gsprs
Veterano
# mai/06
· votar


O cara é xato pra caraio...

mas faz umas harmonia fudida no violão...
isso nao tem como negar...

Cabeça De Balde
Veterano
# mai/06
· votar


Velho bundão... se acha.

E só fala merda.

Cabeça De Balde
Veterano
# mai/06
· votar


Não creio que baniram o Alexandre por causa de uma opinião própria.

puta merda...


Isso é um fórum para discussão, mas no entanto não se pode discutir.

albertoellobo
Veterano
# mai/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Cabeça De Balde
Não creio que baniram o Alexandre por causa de uma opinião própria.
puta merda...
Isso é um fórum para discussão, mas no entanto não se pode discutir.


Cara... discutir pode. Ofensas pessoas estão proibidas! Se ele foi banido mesmo é porque fez por merecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A batida de João Gilberto