A batida de João Gilberto

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


ilzo fuzaro
E ninguem lembrou de citar que João Gilberto foi aplaudido durante 25 minutos seguidos em Tokio. Um recorde mundial!

Bem lembrado, samuray!
Duvido algum metaleiro de araque ou pseudo-guitarrista conseguir tal feito. O velhinho é muito foda..

Repito mais um vez:

RESPEITEM JOÃO GILBERTO!
RESPEITEM A BATIDA DE JOÃO GILBERTO!

jvic
Veterano
# jun/06
· votar


Tem gente q tá falando mal aí de João Gilberto provavelmente sem conhecimento do assunto que tá falando.

João Gilberto surgiu num tempo em que os cantores só cantavam esbravejando (Sinatra e cia), e jazz era algo cheio de instrumentos e muito improviso.

Nesse contexto, João Gilberto foi muito feliz ao fazer, com estilo e sucesso, justamente o oposto: cantar baixinho, fazer jazz só com voz e violão, e um jazz bem certinho sem improvisos.

Ele também trouxe pro violão os acordes dissonantes, que depois se tornariam quase uma regra -- q vc vê até hj -- na MPB. Toda vez que vc vir alguem reclamando "como a MPB é cheia de acordes complicados", se lembre que foi João Gilberto que trouxe isso pra MPB, ao popularizar os acordes dissonantes no violão e na música brasileira.

Pra quem acha que os brasileiros "endeusam" ele: em '64 ele teve um disco em 5o lugar na Billboard -- uma parada americana. Em plena época de Beatles e Elvis. Ah sim, não posso tb deixar de mencionar que este album ganhou 4 grammys (outro evento americano), em plena época de Beatlemania e Elvis.

Isso é que é entrar pra história.

Digo e repito, o brasileiro esquece fácil desses caras.

Mas é importante o respeito pelo que ele fez. Você pode achar Beethoven chato pra caralho -- eu acho -- mas é inegável a sua originalidade e contribuição pra história da música. E se eu não conheço muito de Beethoven, fico quieto na minha.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06 · Editado por: Gabriel Anjos
· votar


albertoellobo
Duvido algum metaleiro de araque ou pseudo-guitarrista conseguir tal feito. O velhinho é muito foda..
Isso é algo contra guitarristas de metal, ou foi apenas um exemplo para ilustar a afirmação?

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
Isso é algo contra guitarristas de metal, ou foi apenas um exemplo para ilustar a afirmação?

Depende da sua interpretação...

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo
Depende da sua interpretação...
putz... quantos anos voce tem?

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


jvic

Falou tudo agora, Jvic.... mesmo quem não gosta de João Gilberto tem que respeitá-lo.

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
putz... quantos anos voce tem?

Está fora de cogitação responder essa pergunta no FCC...

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo
Está fora de cogitação responder essa pergunta no FCC...
pensando desse modo, voce até tem razão...

albertoellobo
Veterano
# jun/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Gabriel Anjos
pensando desse modo, voce até tem razão...

\0/
Pega meu MSN: albertoellobo@yupo.com.br
Dados pessoas somente po lá.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo
ok... pode editar...

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
Editado!

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


jvic
Tem gente q tá falando mal aí de João Gilberto provavelmente sem conhecimento do assunto que tá falando.

Cara, tudo isso que vc postou, poderia muito bem ser aplicado ao Nirvana que numa época em que o rock ia numa direção, o Nirvana foi em outra. Ou seja, ter reconhecimento e ganhar prêmios, muitas vezes não quer dizer muita coisa, afinal EU não gosto de Nirvana nem de João Gilberto.

Agora, no momento em que se abr eum tópico sobre qualquer artista, deve-se estar preparado para ouvir coisas que nem sempre irão bater com a sua linha de pensamento.

Só para ilustrar, o backstreetboys vendeu mais do que João Gilberto, mais do que Metallica, Frank Sinatra e muitas outras bandas e artistas de qualidade musical reconhecida, e nem por isso acredito que voce deva escutar (pelo menos é o que eu espero sinceramente)

Quando a conversa começa a cair por esse lado (vendagem, apelo popular etc..) costuma deixar a discussão de lado, pois penso que a essencia da discussão (a música) começou a se perder...

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder

Gostar ou não gostar: esse é o pomo da discordia!

Porque será que o talento e a arte de alguém tem sempre que estar sujeita à essa dualidade?

João Gilberto é um gênio musical, diferente do nirvana, por exemplo - que deveria ser reconhecido apenas pelo que vc citou no seu post - por trazer o rock novamente ao primeiro plano mundial. Não tem, musicalmente falando, como comparar um gênio como João Gilberto com Kurt Cobain. É a mesma tentativa de tentar comparar um relógio com uma escavadeira. Isso independe de vc gostar de Nirvana e João Gilberto ou não.

Abraços!

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo

Concordo em partes, na verdade em nenhum momento tive a intenção de comparar João Gilberto com Kurt Cobain, no que diz respeito à harmonia, composição...

Tenho para mim, que a arte em si (e ai incluo a música) não se compara, não é algo mensurável, a questão toda é tentar definir a maneira como artista ou banda consegue atingir o seu publico.

Fiz referencia ao Nirvana, simplesmetente por ter sido um fenomeno musical inquestionável(com todos os prós e contras que isso possa acarretar) e que assim como todo e qualquer artista/banda não é unanimidade.

Muitas vezes um tolo acaba tocando as pessoas com uma meia duzia de acordes, enquanto o gênio com toda a sua sua sabedoria, luta para sair do anonimato.

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder
Tenho para mim, que a arte em si (e ai incluo a música) não se compara, não é algo mensurável, a questão toda é tentar definir a maneira como artista ou banda consegue atingir o seu publico.

Concordo!



Muitas vezes um tolo acaba tocando as pessoas com uma meia duzia de acordes, enquanto o gênio com toda a sua sua sabedoria, luta para sair do anonimato.

Concordo em partes, pois, a fama não inverterá as coisas: o tolo será sempre tolo e o sábio sempre sábio... independente de quão longe se possa projetar. Mas foi bem articulada a sua prêntice de observação.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo

O brabo é quando o tolo enxe os bolsos de dinheiro =)

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder
O brabo é quando o tolo enxe os bolsos de dinheiro =)

Aí se torna um tolo rico, hauhauahau...

Vinicius de Abreu
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder
Só para ilustrar, o backstreetboys vendeu mais do que João Gilberto, mais do que Metallica, Frank Sinatra e muitas outras bandas e artistas de qualidade musical reconhecida
É fato que a ignorância do povão alimenta esses falsos artistas.
O problema é que o povo repudia algo que tenha qualidade, que passa benefícios culturais. Talvez por preguiça, porque não é qualquer um que entende uma letra do Chico Buarque, aí nessa, preferem ouvir algo mais "fácil" pra mentinha deles. Ou você acha que Tati Quebra Barraco ganha mais dinheiro do que muito músico bom porai? Não estou dizendo que você disse nada, é só um comparativo.

Vinicius de Abreu
Veterano
# jun/06
· votar


Corrigindo a mensagem:

Ou você acha que Tati Quebra Barraco ganha mais dinheiro do que muito músico bom porai por fazer musica melhor? O povo que alimenta.

GiLemos
Veterano
# jun/06
· votar


Alexandre Souza
albertoellobo
man, se liga... o Brasil tem dessas coisas de endeusar fulano ou beltrano, mesmo sem merecimento...
"pra mim", esse Joao Gilberto é só mais um caso desses... é mais fama do q qualidade, mas veja bem q eu disse "pra mim", sua opiniao pode e deve ser outra, e não vai pensando q vc sabe tudo de Joao Gilberto e o resto do mundo está equivocado, não é por ae...


Não é questão de estar equivocado ou não, vc não deve é gostar de bossa nova. Pois um está ligado ao outro, não dá pra separar.

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Não é questão de estar equivocado ou não, vc não deve é gostar de bossa nova. Pois um está ligado ao outro, não dá pra separar.

Acho que é exigir demais de uma little mind...


Vinicius de Abreu
não é qualquer um que entende uma letra do Chico Buarque, aí nessa, preferem ouvir algo mais "fácil" pra mentinha deles.

Muito bem observado!

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06
· votar


Vinicius de Abreu
não é qualquer um que entende uma letra do Chico Buarque, aí nessa, preferem ouvir algo mais "fácil" pra mentinha deles.

Concordo com voce Vinicius. bem, não gosto de falar em nome de outras pessoas, mas no meu caso em especifico, acho as musicas do João Gilberto chatas, mesmo reconhecendo tratar-se de um bom musico. Já do Chico sou um grande fã, mesmo achando a voz dele uma droga completa rsrsrsrs

Agora esse lance de querer entender a cabeça das pessoas é complicado, principalmente num país como o nosso, onde a "massa" é um produto de manobra de grandes corporações.

Ha muito tempo atras lembro-me de discutir alguma coisa a respeito disto. Ná época sustentei uma opinião, que confesso partilhar até hoje:

Eu tenho sérias restrições em relação a essa história de colocar toda a culpa do fracasso atual da nossa MPB nos meios de comunicação. Na minha opinião acaba acontecendo um processo inverso: O povo é quem corrompe os meios de comunicação.

Colocar um Chico Buarque num domingão do Faustão por exemplo, não dá ibope, não atrai recursos financeiros etc...

Observando o comportamento de muitas pessoas, pude notar que muitas delas tem o seu "senso de arte" preenchido com o que EU considero lixo. E não são duas ou três não, acabei dando o braço a torcer, e aceitando esta situação...

albertoellobo
Veterano
# jun/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Ed_Vedder
Vinicius de Abreu
GiLemos
Todos



Uma coisa que é, por sinal, interessante, mas acaba perdendo-se de foco quando se debate algum assunto em referindo-se à musica e a arte em si, é a siginificância para quem está ouvindo, seja esta pessoa um pós-graduado ou um peão. A arte é o expressar de uma realidade referente à um conjunto de valores da qual faz parte o criador e quem vai consumi-la, assim como todo o contexto aonde a mesma foi gerada. Como por exemplo, o Hip-hop paulista das comunidades carcerárias ou o funk carioca (marginalidade); O grunge e o New Metal (depressão, rebeldia e dubiandade da juventude); o Axé e o Fórro (sensualidade nordestina); ou a Bossa Nova/Choro/Jazz (Elite aristocrática), esse tensionamento precisa ser respeitado. Não é prático julgar de anti-arte o que atende à um segmento somente porque estamos vendo pela prisma exo-loco do acontecimento, por ver de fora. Então, acho que a briga correta seria para que exista espaços tanto para o pagode e o funk como para o Rock, a Bossa e qualquer outra forma de manifestação músico/cultural. Não é correto que um segmento tire o espaço do outro. Eu acho isso...

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo
Não é prático julgar de anti-arte o que atende à um segmento somente porque estamos vendo pela prisma exo-loco do acontecimento, por ver de fora.

Perfeito

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Apenas concluindo: Não tenho nada contra qualquer tipo de arte ou manifestação cultural, mas não concordo que essa fábrica de superficialidade que a midia desenvolve hoje em dia seja o único caminho aceitável para que um artista seja reconhecido como tal. É preciso que co-existam as mais variadas formas de expressão musical, um dos meios necessários para se manter a identidade de um povo.

kamilinha
Veterano
# jun/06
· votar


João Gilberto tem uma voz maravilhosa! Sem falar q ele arrasa nas harmonias de suas músicas. Um verdadeiro gênio!

jvic
Veterano
# jun/06
· votar


Cara, tudo isso que vc postou, poderia muito bem ser aplicado ao Nirvana que numa época em que o rock ia numa direção, o Nirvana foi em outra. Ou seja, ter reconhecimento e ganhar prêmios, muitas vezes não quer dizer muita coisa, afinal EU não gosto de Nirvana nem de João Gilberto.

Tudo bem, e você há de concordar que o Nirvana entrou pra história da música e foi uma banda de grande importância.

Se você quer só dizer "acho João Gilberto chato", blz, tá dito o recado. Mas comentários do tipo "o brasileiro endeusa fulaninho" me tiram do sério, porq é falso; João Gilberto tem seu sucesso merecido (cá entre nós, eu diria que João Gilberto teve importancia ainda maior que Nirvana, mas deixa isso pra lá).

jvic
Veterano
# jun/06
· votar


acho as musicas do João Gilberto chatas

Só pra deixar claro (talvez vc já saiba isso, mas vale a pena frisar caso alguem não saiba), a grande maioria das músicas que João Gilberto toca não são dele. Os exemplos citados anteriormente (Wave, Corcovado, etc), são todos de Tom Jobim/Vinicius e cia. E são lindas. Tom Jobim manjava como pouquíssimos de fazer boas melodias.

ROTTA
Veterano
# jun/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Novamente, a velha distinção entre opinião e senso comum. Eu, por exemplo, não gosto de bossa nova em geral (não entrei aqui só para dizer isto, claro), mas respeito a importância que o gênero tem, especialmente para a música brasileira. Afinal, o fato de uma música ter qualidade na composição e execução não garante que todos gostarão dela. A recíproca é tremendamente verdadeira, na medida em que vemos cada vez mais gêneros e ritmos tidos como "de baixa qualidade" fazerem grande sucesso comercial.

Outra grande questão é a facilidade que algumas pessoas têm de se ofender com a opinião dos outros (alguém se ofendeu por eu ter dito que não gostava de bossa nova?). Nada mais infundado.

Pelo que vejo, boa parte dos conflitos no fórum acontecem por não se separar estas duas coisas. Esta é a minha opinião.

Abraços.

Vinicius de Abreu
Veterano
# jun/06
· votar


albertoellobo
Uma coisa que é, por sinal, interessante, mas acaba perdendo-se de foco quando se debate algum assunto em referindo-se à musica e a arte em si, é a siginificância para quem está ouvindo, seja esta pessoa um pós-graduado ou um peão.

Sim, é verdade. Mas a maioria das pessoas são burramente capazes de simplesmente não tentar captar nenhuma mensagem de uma música. Só escuta porque toca no rádio, e nem sabe o que se passa. Pelo menos aqui, é uma realidade.

Então, acho que a briga correta seria para que exista espaços tanto para o pagode e o funk como para o Rock, a Bossa e qualquer outra forma de manifestação músico/cultural.

É o ideal, e existem projetos que fazem isso. Tá certo que não englobam todos os segmentos musicais, mas os menos difundidos são os mais aproveitados (inclusive você vê muito da musica nordestina em eventos assim). É uma coisa muito boa que infelizmente a menoria das pessoas tem acesso, seja por situação financeira ou por carência de conhecimento sobre esses eventos (já que alguns são até gratuitos).

Não é correto que um segmento tire o espaço do outro.

A televisão já faz isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A batida de João Gilberto