violão-> um instrumento com história

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# mai/06


Vocês já fizeram uma pesquisa sobre a história do violão, desde a Idade Média? Tinha uns violão mto loco

7 CoRdAS
Veterano
# mai/06
· votar


Grimc

o violão surgiu a partir de outro instrumento, que se não me engano se chama ALAÚDE. Esse instrumento era usado pelos egípcios eu acho.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Conheçam o alaúde, em inglês, "Lute":
http://en.wikipedia.org/wiki/Lute

7 CoRdAS
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff

esse mesmo... dizem que o violão surgiu dele..

squee
Veterano
# mai/06
· votar


7 CoRdAS
acho que nao, o violao eh de uns 100 anos atras

7 CoRdAS
Veterano
# mai/06
· votar


squee

sim cara, nao e isso que eu quis dizer... eu falei q o violão foi INSPIRADO no alaúde

squee
Veterano
# mai/06
· votar


7 CoRdAS
ah sim, eu li um "ANTES dele" ali, to viajando

7 CoRdAS
Veterano
# mai/06
· votar


squee

auahauh

=D

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Grimc
Vocês já fizeram uma pesquisa sobre a história do violão, desde a Idade Média? Tinha uns violão mto loco

Deve ser interessante fazer essa pesquisa... quando tiver tempo, farei!

Grimc
Veterano
# mai/06
· votar


eu já fiz ela, mas esqueci tudo, quando eu puder eu vou faze-la.Fiz esse tópico para unirmos os resultados das nossas [quem fizer]

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Grimc
Legal, cara!
A gente posta os links ou os textos aqui! Parabéns pela idéia!

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


Foi de um alaúde sim eu acho, pois já viram como é um? Quase igual a um violão, só muda o tipo do corpo. O alaúde existe desde a época a.C., isso q acho mais interessante, ele veio passando por processos e chegou ao violão.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Magueco
legal, cara!

Spike good
Veterano
# mai/06
· votar


Naum sei não cara.....mas sinceramente acho que o violão não foi inspirado no Alaúde,..... pelo contrário ambos são instrumentos bem antigos e rivais históricos. O Alaúde por ter um caráter cortesão enquanto que o violão teve sempre essa coisa de ser um instrumento plebeu, popular....coisa do tipo.

Grimc
Veterano
# mai/06
· votar


.mas sinceramente acho que o violão não foi inspirado no Alaúde
Eu acho que foi sim, pois vi a foto de um violão medieval e ele era bem parecido com um alaúde... Ele ficou popular quando foi criado, quem sabe se o alaúde não era a guita, o violão, a batera, o teclado ou o baixo [ em popularidade] daquela época? Eu até havia feito uma reforma no meu violão para reproduzir os medievais, aí tive a idéia do tópico. Mas quem sabe se sua opinião não está correta? Por isso que nós vamos pesquisar. Aí vai a minha contribuição:

Faça no Google, no Wikipedia e em outros sites que você conhece. Mas eu sei que antigamente, os violões tinham 4 cordas, não me lembro agora de que material. E que eles eram menores e não tinham tanta ergonomia, era mais difícil o apoio.

squee
Veterano
# mai/06
· votar


Eu até havia feito uma reforma no meu violão para reproduzir os medievais
tem fotos?

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Eu quero um alaúde

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


De acordo com um colega meu q fez Vila-Lobos, as cordas do violão antigamente eram feitas de tripas, mas essa informação ele tomou conhecimento à muitos anos, uns 15 anos atrás....

Spike good
Veterano
# mai/06 · Editado por: Spike good
· votar


Só para complementar....na verdade o violão e suas origens são bastante nebulosas e insertas....pelos artigos que tive acesso, acredita-se que o instrumento tenha surgido a quase dois mil anos antes de Cristo. Mantenho a minha opinião.....com todo respeito....o Alaúde e o violão são dois instrumentos extraordinários, alguns pesquisadores realmente acreditam que as origens do violão esteja no Alaúde assim como outros não.

Acrescentando um pouco mais....pelo o que eu já li, o violão antigamente possuia apenas quatro cordas feitas de tripa de animal, provavelmente de carneiro.....Nylon ou aço, nem pensar heheheheehehe.....
O espanhol Antonio Torres foi um dos grandes contribuidores para o violão como conhecemos hoje.

Vlw, Abraços

Helder Bello
Veterano
# mai/06 · Editado por: Helder Bello
· votar


Por acaso algum dos nobres, diletos e virtuais amigos já viu uma "Harp Guitar"? É um instrumento muito interessante. Eu já tive a oportunidade de ver um, há alguns anos, quando ainda estava cursando o bacharelado em violão, na EMBAP.

Enfim ... se quiserem ver algumas fotos, saber da história do nada famigerado instrumento, visitem: http://www.harpguitars.net/history/org/hgorg.htm

E para saber um pouco mais sobre a história do insígne instrumento de 6 cordas, visitem: http://www.classicalguitarmidi.com/history/

Ambos os sites são em inglês.

Bom ... abraços a todos.

Helder Bello
Veterano
# mai/06
· votar


Spike good

"Antonio Torres foi um dos grandes contribuidores para o violão como conhecemos hoje."
Certamente. Mas antes dele, existiram grandes nomes também, como Sor e Tárrega, por exemplo. E posterior a Torres, Segóvia trouxe ao violão erudito a "atenção" de que hoje desfruta.

Enfim ... dê (ou dêem) uma lida nos sites que passei. São bem informativos, elucidativos e didáticos.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Spike good
Massa, cara!
Bom mesmo seu texto!


Helder Bello

Dileto amigo;
Já tocaste num treco desses? Como é a sonoridade?
Que instrumento maravilho de lindo!
Muito massa mesmo seu post!

Grimc
Veterano
# mai/06
· votar


Boas contribuições estão saindo...

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Grimc

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Grimc

Sim! O Forum de violão, que anda meio parado, está precisando de ideias assim!

Grimc
Veterano
# mai/06
· votar


O Forum de violão, que anda meio parado, está precisando de ideias assim!

Ótimo, você é o que mais está elogiando e participando aqui

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Grimc
Ótimo, você é o que mais está elogiando e participando aqui

Td bem!
Essa foi uma forma clássica de chamar alguém de desocupado, hauhauauaua


Brincadeiras, mano!
Eu gosto desse forum... só não meti o pé do FCC ainda por causa do Fórum de violão, senão....


Abraços!

TheChaosSpirit
Veterano
# mai/06
· votar


querem algo parecido com Alaude ?

Oud , alaude libanes
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/a/a1/Oud.jpg
http://www.eraydinsazevi.com.tr/images/oud-on.jpg

Dificuldade do Oud é enorme
:) quem quer tentar ?
confirão farid el atrache com sua obra al rabi'h
http://rapidshare.de/files/20732319/farid_el_atrache_-_al_rabi_h.mp3.h tml

mais alguns clips aqui
http://arabicouds.com/farido.html

reparem que ninguem deixa ele tocar ... galera gritando em arabe
Ei Olha Veja o que ele ta aprontando

minha decendencia é libanesa

Spike good
Veterano
# mai/06
· votar


Helder Bello
Valeu pala dica!

albertoellobo
Bom mesmo seu texto!
Heheheeh.....nada cara, valeu!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


TheChaosSpirit

Beleza de contribuição tb...
vlw!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a violão-> um instrumento com história