Dúvida sobre escala

Autor Mensagem
leandroq
Veterano
# mai/06


tipo eu estou estudando as escalas e o campo harmônico dai fui pega uma música pra aplicar a teoria :

Música : Legião Urbana - Eduardo e Mônicanull

Tom : E

Escala de E -> E F#m G#m A B C#m D#º E

Acordes usados na música -> E B B7 A G#m F#m D

Dúvida -> Bem agora eu quero saber qual teoria explica usar o D ao invés do D#º, eu não intendo esse diminuto deve estar ai o problema.. ou melhor a solução ! UAhuahua vlw!
ahhh e aproveitando... poderiam explicar sobre o B e o B7 pode usar tanto os 2?
vlw ! desde já agradeço. xau
\o/

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


Exato, c vc for ver, vc aplica D, D#º, E, vc fez uma sequencia no baixo, vc foi subindo do D até o E, veja: D->sobe um semi-tom->D#º->sobe um semi-tom->E (c vc tb quizer pode jogar após o F#m um F#m/E ou o próprio E)
Esse D no caso, seria uma dissonante, pq está fora da escala. O fato dessa música ser em E não obriga-a a ter sempre os acordes da escala.

Ps.: Nunca toquei essa música, talvez esses acordes q t passei não encaicham, mas serve de exemplo para acordes dissonantes e sequencias no baixo.

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


O diminuto existe na escala por causa da escala de notas e a escala de formação de acordes, vc conhece elas? C sim, te mostro uma tabela com notas ao qual explica esse acorde diminuto, se não, tenta procurar saber, eu posso t passar essas escalas, vlw :)

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


ae cara vlw!

passa ai um material sobre isso pra eu dar uma estudada.

mas que nem no caso de D pra D# não muda só o baixo muda a triade inteira não é!?¿

Vinicius de Abreu
Veterano
# mai/06
· votar


Só pra constar, esse D# não é diminuto, é meio-diminuto.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


leandroq

Cara,eu toco essa musica em E, A9, B9 e D, apenas!

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

soh... mtas pessoas tocam essa musica diferente umas das outras.

mas tipo eu nem tirei essa música.. só quero pra estudo mesmo peguei a cifra e queria intender pois estava estudando escalas e campo harmonico e encuquei nisso..

vlw pessoal! se alguém mais puder ajudar..

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


ainda não intendi.. =[

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


leandroq

Cara... harmonização é algolegal, mais muito chato mesmo dese entender de cara. Relaxa!

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


Amanhã posso fazer isso pra vc blwz...

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


leandroq

Cara... compra um livro do Almir Chediak, chamado "Harmonização"... muito bom.

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Nada substitui uma boa escola, com um bom professor de preferência.

Métodos, Livros, Apostilas, Curso por correspondência, On line, se não tiver uma boa base de teoria musical( formação de acordes, escalas, modos em geral, harmonização, reharmonização, técnica de improviso, e mais, partituras e/ou tablaturas( pauta, clave, nota, valor das figuras, ligadura, pontos, compasso, marcação, acento métrico, alteração, e outros.

Métodos , apostilas, e outros afins, não substitui uma boa escola.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Nada substitui uma boa escola, com um bom professor de preferência. (2)

ricardo metallica
Veterano
# mai/06 · Editado por: ricardo metallica
· votar


Vinicius de Abreu

diminuto se for uma triade, se for uma tetrade seria meio diminuto

leandroq

cara da pra ver que vc ja sabe algumas coisas... é o seguinte aquilo que vc disse como escala de E é o campo harmonico de E, enquanto triades, que é o agrupamento de tercas... as notas sao as seguintes
E F# G# A B C# D# E
se vc agrupar as notas em terças, vc tera E + G# + B por exemplo, tres notas saindo de mi em tercas formam a triade de E, que forma um E maior no caso. saindo do B, vc tem B + D# +F# e vc tem um B maior, mas vc tem tambem que saber os acordes do campo harmonico formados por quatro notas, ou seja pega a proxima, ex B + D# + F# + A, ai vc forma um B7 que tambem esta na musica entendeu?

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


diminuto se for uma triade, se for uma tetrade seria meio diminuto

Pô pará! meio diminuto= Tríades, e diminuto= Tétrades.


[ ]´s

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


leandroq

Porque esta música está na tonalidade de E, mas não maior e sim mixolídio (Vº grau da escala de A maior).

E - A - D (repetidamente)

Os arranjos são basicamente E - E9, A - A6, D9 - D.

Repare que o acorde B7 só pinta pra preparar pro acorde E (E-du-ardo e Mônica...). Você classifica como "dominante secundário", chamado de Vº do Vº (quinto do quinto), ou seja, o B é o Vº de E... é só contar. A escala do B também é mixolídio... B mixolídio.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci
Eu toco essa musica exatamente assim como vc falou. Só que no lugar do A6 eu jogo o A9... fica mais dentro do meu timbre de voz.

Magueco
Veterano
# mai/06 · Editado por: Magueco
· votar


Leandroq



Do re mi fa sol la si do
Mi fa sol la si do re mi
Sol la si do re mi fa sol

C D- E- F G A Bº C



Repare que usei a escala de notas e caí na escala de acordes, parti da 1ª nota e segui a escala de C, depois parti da 3ª e depois da 5ª sem modificar a escala, c vc quiser, depois pode partir da nona, depois da sétima e assim por diante, vc vai chegar em acordes mais técnicos.



Obs.: A escala de formação de acorde maior é a 1ª, 3ª e 5ª da escala de notas, por isso fiz a tabela partindo dessas notas e a escala de formação de acordes menores é a 1ª, 3ª MENOR e 5ª (3ª menor, 5ª menor e etc é só vc diminuir um semi-tom da nota indicada e, quando se fala em 5ª aumentada, 7ª maior e etc, aumenta um semi-tom da nota indicada) e a escala de formação de acordes diminutos é a 1ª, 3ª, 5ª MENOR e 7ª.


C eu tiver errado em algo me corrigem por favor!![/i][i]

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


albertoellobo

A9 fica muito bom e eu uso também. O A6 é pra seguir a mesma levada do acorde E9.


E E9 - E | A9 A6 - A | D D4 - D | E

e--0---2--0--2--0----0--2--0--2--0----2--3--2--3--2---0---
B--0---0--0--0--0----2--0--0--0--0----3--3--3--2--3---0---
G--1---1--1--1--1----2--2--2--2--2----2--2--2--2--2---1---
D--2-----------------2----------------0---------------2---
A--2-----------------0--------------------------------2---
E--0--------------------------------------------------0--



Eu prefiro uma levada blues do que a folk.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Acho que está certo.

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


Vlw a atenção ai pessoal!

Intendi o pq do B7..

Mas e o diminuto como funciona?¿

vlw (Y)

até mais..

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Mas e o diminuto como funciona?¿ (2)

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Que diminuto?

A música não está no tom de Mi Maior, do modo jônio, mas do modo mixolídio, então este D#º está de "alegre" no campo harmônico, e não faz parte da música (pelo menos eu nunca ouvi ele na música).

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci
Sabe tudo de harmonia... rsrsrs

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


humm.. é que não manjo ainda essas paradas de modos gregos ainda..

mas ta ! agora fujindo um pouco dessa musica as escalas no modo Jônio como que faz a nota quando é diminuta? diminui um S-tom e toca ela normal?
tipo de D#º fica D

vlw!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


é que não manjo ainda essas paradas de modos gregos ainda..

Eu não manjo nem o modo português, que dira o grego
kkkkkkkk

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo


Na boa mesmo, só por curiosidade. Quem toca violão( o seu caso imagino eu) tem que saber teoria musical, ou não?

Eu estava reparando que vc raras as vezes dá algumaexplicação sobre teoria, só comenta mesmo sobre marcas de violão, onde comprá-lo, e etc. Tem ou não que saber teoria, quem toca violão.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Cara, quem quiser ser profissional e competente em qualquer setor da musica, ou mesmo da vida, tem que saber teorias, sim. No violão tb é assim. Eu sou um mero estudante de música, faço aulas de violão/canto há poucos anos, então, não tenho conhecimento de teoria musical o suficiente para informar bem aos usuários desse forum. Assim sendo, quase não emito comentários sobre esse assunto, até poque existem usuários mais gabaritados para assim fazê-lo.
Quanto a violões aí, sim, eu já me sinto à vontade em comentar pois sou um "experimentador" desses instrumentos... fico ligado no mercado e estou sempre adquirindo, trocando ou testando novos e antigos violões. Isso me dá uma certa bagagem para comentar sobre esse assunto.
Enfim, adoro tocar violão, adoro cantar, acho que um dia eu aprendo a fazer isso bem, porém me profissionalizar de fato, tornar-me MUSICO de verdade, terei que dominar teoria tb - e isso eu estou buscando.
Espero ter-lhe satisfeito a curiosidade.

Abraços, cara!
Pega aí meu MSN:albertoellobo@msn.com.br

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Certa vez eu fiz a mesma pergunta e recebi outra pergunta como resposta "até quando você quer fazer apenas este Ré em forma de triângulo?"

Depende do que você deseja com o violão. Independente de tocar profissionalmente ou apenas pros amigos, eu acho que vale a pena estudar teoria. Você só tem a ganhar estudando. Assim que eu penso.

albertoellobo
Sabe tudo de harmonia... rsrsrs

Quem dera hehehe Só sei o trivial.

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Certa vez eu fiz a mesma pergunta e recebi outra pergunta como resposta "até quando você quer fazer apenas este Ré em forma de triângulo?"

Depende do que você deseja com o violão. Independente de tocar profissionalmente ou apenas pros amigos, eu acho que vale a pena estudar teoria. Você só tem a ganhar estudando. Assim que eu penso.

albertoellobo
Sabe tudo de harmonia... rsrsrs

Quem dera hehehe Só sei o trivial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre escala