Dúvida sobre escala

Autor Mensagem
leandroq
Veterano
# mai/06


tipo eu estou estudando as escalas e o campo harmônico dai fui pega uma música pra aplicar a teoria :

Música : Legião Urbana - Eduardo e Mônicanull

Tom : E

Escala de E -> E F#m G#m A B C#m D#º E

Acordes usados na música -> E B B7 A G#m F#m D

Dúvida -> Bem agora eu quero saber qual teoria explica usar o D ao invés do D#º, eu não intendo esse diminuto deve estar ai o problema.. ou melhor a solução ! UAhuahua vlw!
ahhh e aproveitando... poderiam explicar sobre o B e o B7 pode usar tanto os 2?
vlw ! desde já agradeço. xau
\o/

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


Exato, c vc for ver, vc aplica D, D#º, E, vc fez uma sequencia no baixo, vc foi subindo do D até o E, veja: D->sobe um semi-tom->D#º->sobe um semi-tom->E (c vc tb quizer pode jogar após o F#m um F#m/E ou o próprio E)
Esse D no caso, seria uma dissonante, pq está fora da escala. O fato dessa música ser em E não obriga-a a ter sempre os acordes da escala.

Ps.: Nunca toquei essa música, talvez esses acordes q t passei não encaicham, mas serve de exemplo para acordes dissonantes e sequencias no baixo.

Magueco
Veterano
# mai/06
· votar


O diminuto existe na escala por causa da escala de notas e a escala de formação de acordes, vc conhece elas? C sim, te mostro uma tabela com notas ao qual explica esse acorde diminuto, se não, tenta procurar saber, eu posso t passar essas escalas, vlw :)

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


ae cara vlw!

passa ai um material sobre isso pra eu dar uma estudada.

mas que nem no caso de D pra D# não muda só o baixo muda a triade inteira não é!?¿

Vinicius de Abreu
Veterano
# mai/06
· votar


Só pra constar, esse D# não é diminuto, é meio-diminuto.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


leandroq

Cara,eu toco essa musica em E, A9, B9 e D, apenas!

leandroq
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

soh... mtas pessoas tocam essa musica diferente umas das outras.