Dúvida sobre montagem de escala (Iniciante)

    Autor Mensagem
    VitorKun
    Membro Novato
    # jan/18


    Boa tarde. Sou iniciante no violão. Estudo violão sozinho através de vídeo aulas pela internet. Não é fácil, mas ficar parado também não é uma opção.
    Estava estudando escalas no violão a partir da aula do Fábio Lima, na qual ele faz a escala de dó maior a partir da 5° corda com a digitação 3,5,7 (5° corda), 3,5,7 (4°corda) e 4,5 (3° corda). Assistindo uma aula do cifra club, vi que o professor Philipe fez a mesma escala (dó maior) a partir da mesma casa e na mesma corda, entretanto com digitação diferente: 3,5 (5°corda) 2,3,5 (4° corda) 2,4,5 (3° corda). Pelo que entendi, são as mesmas notas, mas em casas diferentes. Ambos disseram que a escala em questão poderia ser tocada com aquela digitação em qualquer lugar do braço do violão. Minha dúvida é: qual a diferença entre as duas digitações? Como eu sei qual é a correta? Qual é a diferença entre fazer a escala com esses formatos e faze-las em uma única corda, existe diferença nas oitavas?
    Agradeço desde já pela ajuda e peço desculpas se as perguntas forem "bestas", como disse, sou iniciante. Abraços!

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Os caras não estão errados.


    Mêu! A diferença é que quanto mais você andar nas escalas para a direção do corpo do violão, você terá as notas mais agudas. E quanto mais andar para a direção da mão do violão, as notas mais graves.

    O violão ou guitarra, atingem 3 oitavas completas e estas posições das escalas, são estratégicas para você alcançar o mais longo possível destas 3 oitavas em relação a altura, ou seja notas graves e notas agudas.

    O que ajuda muito a você localizar as posições das notas tônicas (as que iniciarão as escalas) é o sistema de shapes CAGED. Ele te ensinará a fazer o mesmo acordes em 5 posições diferentes e em cada posição desta, há uma escala correspondente ao decorrer do braço do instrumento.


    O CAGED também é o melhor exercício e método que tem para aprender a a fazer pestanas. O resto é balela.

    makumbator
    Moderador
    # jan/18
    · votar


    VitorKun
    qual a diferença entre as duas digitações?

    A diferença é unicamente a digitação. Dependendo do contexto ou da pessoa uma digitação é mais fácil de se fazer/soa melhor/mais fácil de lembrar que outra.

    Como eu sei qual é a correta?

    As duas são corretas.

    Qual é a diferença entre fazer a escala com esses formatos e faze-las em uma única corda, existe diferença nas oitavas?

    A diferença seria obviamente a digitação (e o timbre, pois mesmo sendo a mesma nota, cada região do braço e corda tem qualidade de timbre diferente).

    O que determina a melhor digitação de um trecho musical é sua preferência pessoal, o material que vem antes (ou seja, aonde estou no braço?) , o que vem depois (pra onde irei no braço?), a frase propriamente dita, escolhas de timbre (quero um som mais fechado? Mais brilhante?), facilidade de memorização, e outras necessidades técnicas do contexto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre montagem de escala (Iniciante)