Regra para escala ...duvida

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # mar/05


    Quando estamos escrevendo música em um pentagrama (ou pauta), temos que seguir uma regra pré-estabelecida na Teoria musical, onde foi definido uma ordem para que estes sinais fossem inseridos: eles ficam ao lado da clave (que é o símbolo que define uma nota chave na pauta - sol, fá, dó...), numa seqüência estratégica. A regra é a seguinte:
    Os sustenidos são : F - C - G - D - A - E - B
    Os bemóis são: B - E - A - D - G - C - F
    (exatamente o contrário da seqüência de sustenidos)
    Decorando isto, você pode montar uma tabela que define o número de acidentes representados em cada escala. Comece pelo C, que é 0(zero) nos dois casos, já que não tem acidentes. Olhe como fica:
    sustenidos:
    C - G - D - A - E - B - F# - C#
    0 1 2 3 4 5 6 7
    bemóis:
    C - F - Bb - Eb - Ab - Db - Gb - Cb
    0 1 2 3 4 5 6 7

    xlakiaz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu estava vendo uma apostila de violão e me deparei com esse texto , não entendi muito coisa , alguem poderia de dar uma mão , fiquei boiandow ... valewzzz...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    e a dúvida?

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    xlakiaz
    Você lê partitura?

    Dreamchaser
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    xlakiaz

    O que exatamente voce não entendeu?

    xlakiaz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    leio partitura razoavel sem acidentes , com acidentes me bato um pouco mais leio, mais minha pergunta é que eu não entendi a regra ali que ele usou para os sustenidos ,
    em uma escala de F

    F G A A#(Bb) C D E F - se não errei nada a escala de Fá tem um acidente em Lá , onde eu encaixo a regrinha acima , não entendi o conceito ...no comeco pensei que tinha entendido daew fui fazer umas escalas e não consegui ¨enxergar¨ a saida ..., e como meu conhecimento de teoria musical é meio restrito a posiçoes e tempos na pauta não ficou claro pra mim ...

    xlakiaz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    F - C - G - D - A - E - B , tenho essa sequencia que é a regra para os sustenidos

    e tenho a escala de Fá to usando soh ela porque ja citei acima ...

    F G A A# C D E F

    como diabos essa regrinha funciona , da uma ajuda meu cerebro paraliso hauaihaui ....

    Dreamchaser
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    É que em F tem um macetezinho..
    Vê se tua apostila é igual a essa http://64.233.161.104/search?q=cache:c3-hHYPjSoAJ:www.mvhp.com.br/guit arra9.htm+escrevendo+m%C3%BAsica+em+um+pentagrama&hl=pt-BR
    aqui tem uma boa explicação ..detalhada com exemplos, ele vai explicando cada coisa detalhadamente como numa conversa.

    Caso não ajude, volte!

    Caducn
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O pouco que eu sei tentarei te ajudar:

    Seguinte, para uma escala maior a regra são:

    C - D - E - F - G - A - B - C (tomando como base a escala de C)
    t t st t t t st

    1. Dois tons e um semitom, três tons e um semiton. Portanto se eu partir para a escala de F teria que ter esta mesma regra.

    2. Eu tenho que ter todas as notas na escala

    Agora vamos a escala de fá maior:

    F - G - A - B - C - D - E - F

    para que essa escala possa estar correta eu preciso colocar nela os acidentes, e respeitar a regra de que todas as notas precisam estar na escala. O resultado será:

    F - G - A - Bb - C - D - E - F

    O fato da escala estar correta com Bb e não com A# se deve ao fato da segunda regra onde todas as notas devem fazer parte da escala. Se fosse com A#, teríamos dois lás na escala, o que fere a segunda regra... Pelo menos foi assim que eu aprendi! Espero ter ajudado!

    xlakiaz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Aew pessoal é o seguinte , eu consigo fazer as escalas maiores , menores e etc , isso eu tenho bem na minha cabeça , pela regra eu não consegui entender como eu sei que na escala de Fá o acidente é A# ou Bb como queiram , eu naum entendi ....

    eu decorei aquela sequencia
    F - C - G - D - A - E - B e aew se eu quiser uma escala d Fa usando essa regra como eu sei que tem um sustenido em A ?e se eu quiser uma escala de D , como eu sei onde estaum os sustenidos e qtos saum eles? sera que agora consegui expressar melhor minha duvida ??

    Twister Metal
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O A# existira quando tiver Bb. os sustenidos representam meio tom na formacao da escala.

    Caducn
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E só seguir a regra que escrevi acima brother... Isso é mais fácil do que empurrar bêbado de ladeira abaixo

    xlakiaz
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: xlakiaz
    · votar


    bebado ladeira a baixo foi boa eheheh ... ,

    Acho que me expressei mal , minha duvida não é sobre formação de escalas , mais a regra para identificar que notas terão os acidentes(# ou b), a minha intenção por ex.: é saber que quando eu tenho um escala de F , eu tenho um sustenido , quando eu tenho uma escala de D eu tenho tantos sustenidos e qual é a nota que vai ficar com o acidente em uma determinada escala...

    Minha dúvida...

    Na regra que foi citada do tutorial que estou lendo...
    C - G - D - A - E - B - F# - C# , é a regra p/ quantidade de sustenidos , comecando do Dó com nenhum , vindo o Sol com 1 sustenido e terminando em C# ...(essa eu entendi ...)

    porem tem outra regra(sequencia) acima que explica qual nota vai levar o sustenido é essa regra .:
    F - C - G - D - A - E - B

    essa regra que não entendi , entendi a primeira regra da quantidade porem a regra pra quais notas que vaum levar os acidententes(#) eu não entendi ...Ufa ta grande mais expliquei detalhadamente , é uma duvida que eu preciso saber ...

    Espero que tenham compreendido minha duvida valew pela ajuda aew pessoal ...

    Caducn
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bicho tu ta complicando o fácil....

    É o seguinte, o A# e Bb são a mesmo som. Se vc estiver fazendo uma escala maior sempre vc usará # e se vc for fazer uma escala menor, use b, a não ser que vc vá ferir a segunda regra que diz que a escala deve conter todas as notas (no caso da escala de Fá por exemplo). Ou seja, eu não posso ter dois Lás na escala. Não posso ter dois Dós na escala.

    veja a escala de Ré maior:

    1 nota : D - Ré
    2 nota : E - Mi (da primeira para a segunda eu preciso ter um tom)
    3 nota : F# - Fá sustenido (da segunda para a terceira eu preciso ter um
    tom. Por isso eu não uso o Fá apenas pois do E pro F eu
    tenho apenas meio tom...)
    4 nota : G - Sol (da terceira para a quarta eu preciso ter meio tom)
    5 nota : A - Lá (da quarta para a quinta eu preciso ter um tom)
    6 nota : B - Si (da quinta para a sexta eu preciso ter um tom)
    7 nota : C# - Dó sustenido (da sexta para a sétima eu preciso ter um
    tom. Por isso eu não uso o Dó apenas pois do B pro C eu
    tenho apenas meio tom...)
    8 nota : D - Ré (da sétima para a oitava eu precisode meio tom)

    Agora se eu fosse montar uma escala menor eu usaria os bemóis. Só se a segunda degra fosse ferida era que eu teria que usar um bemol numa escala maior, ou um sustenido numa escala menor....

    Agora quando você estiver lendo uma partitura e observr que junto da clave de sol existem acidentes, vc precisa identificar qual escala contém aquele acidente para saber o tom a música... Mas isso ai vc vai ter treinar montando as escalas...

    xlakiaz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    opaa vei valew pela dica , tava vendo por um angulo diferente , acho que agora foi , vamos treinar escalas eheheh ... valewzz pessoal , e desculpa a lentidaum ehehe , soh meio lerdo pra entender msm ...

    Eduardo J Santos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Em uma escala maior, o meio tom está entre o 3 e 4 graus e entre o 7 e 8 graus.
    na escala de do maior não precisa de # nem Bemos.
    mas por exemplo:
    A B C D E F G A
    Faça com que apareça meio tom entre 3 e 4 e 7 e 8:
    A B C# D E F G# A, ou seja, eleve o 3 e o 7 grau com #.
    Para bemol è de forma Análoga.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05 · Editado por: LeandroP
    · votar


    xlakiaz

    Você não sabe o porque nos de bemóis é o contrário de sustenidos?

    Os sustenidos são : F - C - G - D - A - E - B
    Os bemóis são: B - E - A - D - G - C - F



    Porque os sustenidos são encontrados no círculo das quintas e os bemóis no círculo das quartas. O detalhe é que uma quinta é inversão da quarta, e vice-e-versa.

    Veja que a nota G é a 5a de C:

    1, 2, 3, 4, 5
    C, D, E, F, G

    E se você inverter, verá que o C é a 4a de G:

    1, 2, 3, 4
    G, A, B, C

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Porque a quinta de C é G, e a quinta de F, que é a quarta de C, é o próprio C. :)

    escaravelho
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    como encontrar os # e os bemois?
    Construindo a escala de C verifica-se que:
    Há 2 semitons, entre o E e o F (3º e 4°) e entre o B e o C(7º e 8º)
    Dividindo a escala ao meio tem-se dois grupos de 4 notas exatamente iguais e com a distãncia de um tom entre eles, sendo que a distãncia entre as outras notas é de um tom.
    para conseguir outras escalas iguais em outras tonalidades o procedimento é o seguinte:
    elimina-se o 1º grupo(C D E F) e adiciona-se um grupo acima do segundo (D E F G) para que o atual segundo grupo fique igual ao primeiro deve-se elevar em um tom a nota F ficando assim:
    G A B C D E F# C.
    repitindo o procedimento até encontrar todas as tonalidades com # que são sete.


    Para os bemois:
    Elimina-se o segundo grupo G A SB C e acrescenta-se um grupo abaicho F G A B.
    neste caso ocorrerá que a distancia entre os dois grupos passa a ser de 1/2 ton, então rebaixa-se o B ficando assim:
    F G A Bb C D E F. Repete- se o processo até encontrar sete escalas com bemois.
    Detalhe: esse procedimento pode continuar até encontrar sete escalas com dobrados # e dobrados bemois

    sPoh
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bom dia, estou ressuscitado este tópico para tirar uma dúvida. Na verdade pedir um favor!!

    Criei 2 documentos no Guitar Pro, de Escala Maior e Escala Menor, mas vi por ai escalas bem diferentes, cheguei a pesquisar pela diferença, mas encontrei mais diferença entre Maior e Menor.

    Então estou enviando os arquivos do intuito de ver se alguém pode ver e dizer se as escalas estão certas ou não!!!

    Se puderem!!!

    Escala Maior

    Escala Menor


    Obrigado!

    Qualquer coisa, se for muita coisa se estiver errada e quiserem mandar para o meu email, é só mandar que depois eu posto aqui!

    Meu email: violao@spoh.com.br

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Freddie Freeloader
    · votar


    Cara,já inventaram o bemol...kkkk.Tem algumas escalas erradas aí sim.O fá maior por exemplo tem só um si bemol como acidente.Procura algum material didático sbre o círculo das quintas.

    sPoh
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cesar Damaceno

    Valew cara...

    Vou pesquisar sobre o circulo, mas por enquanto vou esperar para ver se existe alguma pessoa que possa corrigir de verdade.
    Acho que se for esperar eu ter habilidades suficientes para corrigir isto, vai demorar muito!

    []'s

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Freddie Freeloader
    · votar


    sPoh
    "Vou pesquisar sobre o circulo, mas por enquanto vou esperar para ver se existe alguma pessoa que possa corrigir de verdade."

    Cara,qualquer correção dessas escalas que vc montou vai se basear justamente no ciclo (ou círculo) das quintas,que é a "convenção" teórica que diz que se escreve a escala de fá maior com bemol e não com sustenido.E digo isso pq acredite:tuas escalas estão "sonoramente" certas...só estão escritas de forma errada.

    "Acho que se for esperar eu ter habilidades suficientes para corrigir isto, vai demorar muito!"

    E não me alonguei no assunto pq acredite:ciclo das quintas num é nenhum bicho de sete cabeças :-)

    sPoh
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cesar Damaceno

    Ok


    No aguardo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regra para escala ...duvida