Problemas no Violão

Autor Mensagem
Joao
# nov/02


Ae... tenho violão eletrico, cordas de aço, e troquei elas ha pouco tempo pela 1ª vez!

Hoje, 2 semanas depois, qdo toco a nota Dó (8 casa, 6ª corda), qdo eu encosto o dedo, faz um chiado, que naum tava fazendo antes, e depois a nota soa legal..... alguem pode me ajudar? dar uma dica pra resolver?

OBS.: soh acontec isso da 8 a 12 casa... e na sexta corda apenas!!!!!!!!

Joao
# nov/02


HELP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Digao
# nov/02


A corda ta trastejando, pra resolver vai te que mexer no tensor, e mais facil mandar num luthier...

Joao
# nov/02


Digao o zumbindo acontece , por exemplo, qdo eu faço um hammer-on assim:


E--0h8-----|



Mas voc já entendeu, neh cara? tah trastejando mesmo... :/
tem problema ficar tocando antes de levar ateh um lutier??? vai piorar a situaçao???? valeu por ajudar!!!!!!!

Joao
# nov/02


outra coisa... se num for pedir d+, me explica pq issa droga aconteceu? eu troquei pelo mesmo encordoamento e só a 6ª corda tah ruim.... eh f***!!! :/

johnny
# nov/02


Cara, depende da tensão oferecida pelas cordas novas que vc colocou e depende da maneira como vc trocou as cordas. Vc sempre deve trocar uma de cada vez, jamais deve tirar todas e depois colocar as novas. Algumas cordas oferecem tensão muito baixa e por isso podem trastejar. Leve o instrumento em algum luthier para ele analisar. As vezes ele nem mexe no tensor, só da uma lixada nos trastes, ou aumenta um pouco o cavalete na altura da sexta corda. Mas espere um pouco, as vezes isso ocorre porque as cordas estão muito novas e ainda não "assentaram" direito.

Joao
# nov/02


Valeu, johnny... poo violao veio com d'addario (aço) 0.010 e eu troquei exatamente pela mesma! qto a 2º parada q vc falou, muitos amigos e pelo q eu percebi, varias pessoas desse forum, tiram todas ao mesmo tempo, mas afrouxando cada uma um pocuo ateh q fiquem totalmente frouxas.. ae eu corto sem problema, pq a tensao vai diminuindo por igual.. pelo menos eu raciociono assim... e tambem eh mto mais facil limpar!!!

Digao
# nov/02


E quase ninguem troca as cordas do jeito certo, a maioria do pessoal que eu conheco tambem trocam todas de uma vez, depois da nisso. E quanto a continuar tocando com a corda trastejando, nao e o fim do mundo, é como andar em um carro com as rodas desalinhadas, incomoda, pode trazer consequencias depois mas o carro nao vai se desintegrar por causa disso...
Valeu...

Eduardo
# nov/02


Po Digao, eu acho q o moleque tá certo! dizem q se tirar todas as cordas ao mesmo tempo o braço leva uma "*****da", literalmente. No momento em q a tensao de todas as cordas vai diminuindo por igual, ateh q todas fiquem frouxas, o braço nao sofre qualquer dano!! E vem cá, se o cara toca a corda solta e ela naum "zumbe", eh pq ela nao esta trastejando! Acredito q o problema vem das cordas serem muito novas! O problema naum seria entaum na "pestana"? se eh q tem realmente 1 problema..

valweu

johnny
# nov/02


De jeito nenhum... não importa a variação da tensão em relação ao tempo. Assim como as cordas vão perdendo tensão mais devagar o braço também tende a empenar devagar, mas empena. Além disso não é só o braço que passa a sofrer um esforço oposto. O leque (parte interna do tampo do violão que se une ao cavalete) tende também a se curvar e isso pode fazer uma "barriga" no tampo do violão.

Digao
# nov/02


As cordas tem que ser trocadas uma a uma, pense assim: o braco faz uma "forca" pra ficar reto com a tensao das cordas afinadas pq elas tambem puxam o braco pra cima, quando vc tira ou afrouxa todas as cordas elas diminuem ou param de puxar o braco pra cima mas o braco continua puxando pra baixo, dai se ele ficar mt tempo assim vai da cagada. E quanto ao trastejamento pode ser mesmo a pestana ou "rastilho" (nao sei se e esse o nome mesmo, pq nao manjo mt de violao), de tanto a corda fazer pressao ali criou um buraco com uma rebarba dai pode fazer barulho, mas seria em todas as casas e nao da 8 a 12.

Eduardo
# nov/02


blz, johnny, Digao.. entendi o recado! mas eh q tanta gente, tanta gente mesmo passa essa informação errada, q ateh parece lógica, q eh dificil duvidar! mas captei a mensagem agora! = ]

mas entaum me digam: como voces fazem para limpar na boa violao/guitarra???

fvaleu

BB_KONG
# nov/02


O fato de tocar a corda solta nao trastejar, nao quer dizer que nao seja braço, se estiver empenado ou torcido, qdo ele pode trastejar na 5a. 10a.

Digao
# nov/02


Primeiro tente nao sujar muito, pq nao e so questao de beleza mas a sujeira tb fode o instrumento e eu limpo quando to trocando, tiro a corda, limpa a parte que ela cobre e assim vai.

DIOGO
# nov/02


qdo o braço tah empenado eh soh olha a viola de lado q se a corda, o mizao por ex., começar bem pertinho do braço e la pra 12 casa ele vai ficando mais longe aos poucos, naum e? eu estou certo???

Digao
# nov/02


Marromeno isso tb serve, e que eu manjo mais de guita, tente pega o violao como se fosse um fuzil, dai coloque a "bunda" dele na frente do olho como se estivesse mirando dai vc vai ver se o braco ta curvado ou nao.

Anônimo
# nov/02


hhahahahah como eh isso?? num da pra ver nada assim!!!

Joao
# nov/02


Ae pessoal, valeu mesmo por ajudar! Eu vou levar meu violao no luthier, mas antes queria saber como tenho certeza absoluta d q o braço tah empenado. Eu reparo q na 1ª casa, a corda tah pertinha do braço e na 12ª mais longe. Eu num sakei direito o lance do "fuzil"

brigado ae!

PS.: Quanto cs acham que custa um ida dessa num lutier? R$ 30, 40???

Nando
# nov/02


Se vc quer ser musico profissional ou ter um hobby bem estruturado, vale a pena ter a experiencia de passar por um problema desses. E a galera ae mais experiente? Digao, jonny.. já tiveram problemas desses tipo?

abçs

johnny
# nov/02


Dae Nando. O segundo violão que eu tive (um DiGiorgio que eu já passei pra frente a uns 10 anos) estava sempre trastejando. Usei vários tipos de cordas, aumentei um pouco o cavalete, até que comecei a desconfiar do braço. Na realidade o braço era retinho, mas eu fiquei com uma neura daquele chiado que achava que ele tava empenado. Mais tarde descobri que eram os 6, 11, 12 trastes que eram mais altos. Quando o violão é produzindo em série eles colam todos os trastes e depois lixam. Às vezes um traste mal colado cai e aí eles só colam um outro no lugar. Isso faz com que esse fique desalinhado em relação aos outros.

Joao
# nov/02


custo serah q custa resolver esse problema num luthier? Mais de 40 reais???

johnny
# nov/02


Tipo... leve! Veja se tem mesmo algum problema e faça um orçamento. Se estiver mesmo com o braço muito torto dae sae meio caro mesmo! Dependendo do violão, e do seu valor sae mais em conta pegar outro.

Joao
# nov/02


johnny, tenho um crafter.. (corda de aço, eletrc.) naum tah muito torto, naum dah pra perceber claramente, só olhando de pertinho q dah pra notar uma sutil diferença na altura das cordas.. o violão veio c/ tensor e chave allen apropriada pra isso.. qual a sua opinião??? brigado ae mais uma vez cara!!

johnny
# nov/02


Dae... acho que seria bom vc levar em luthier só pra dar uma olhada! Tipo nem mexa no tensor que se vc fizer algo errado pode estragar tudo. Eu naum me meto mexer em tensor. É normal o afastamento das cordas em relação ao braço, mas vc deve notar se ele é muito brusco e não é gradativo. Ele deve ser suave e gradativo.

Digao
# nov/02


Dai joao, leve no luthier logo, parece que tem medo, ta certo que custa uma grana mas e uma garantia que o teu violao vai ta 100%, e nem pense em mexer no tensor pq vc pode destruir o braco do violao.

Teve uma epoca que toda vez que eu ia trocar de corda levava no luthier pra regular a guitarra, o preco da corda era 20 e a regulagem saia por 40 com as cordas junto, entao valia a pena.

Joao
# nov/02


Ae pessoal! levei lah no luthier e ele disse q aquele barulhinho q tava fazendo qdo eu encostava o dedo da mao esquerda a partir da 8ª casa da "E" (sem bater a corda com a palheta), era normal por causa da espessura da corda e talz.

E, por coincidencia (provavelmente pq eu tirei todas as cordas pra trocar), o braço estava levemente empenado! Ele deu um ajustezinho com a chave allen, mediu numa parada lah e pronto... num levou 5 min.


valeu!

Carlos Alberto
# dez/02


oi, onde c levou o violao, Joao? aqui no Rio, eu levei num lugar lah no Centro e o cara deu uma olhada e mecheu rapidinho e disse q tava bom, mas agora eu to achando q tah eh pior!!!! Fod@ é q eu num tenho tempo pra ficar levando/procurando lutier!!! SE possivel, queria q me explicassem com eu mecho no tensor (por favor) e principalmente COMO VER SE O BRAÇO ESTAH EMPENADO!!! Eu olhei como se fosse 1 fuzil e num consigo reparar nada!!!

brigadao ae!!! aguardo resposta!

Anônimo
# dez/02


helpa!!!

Carlos Alberto
# dez/02


Digão, Jhonny? porfavor me expliquem como vejo se o braço tah torto e/ou empenado!!!!!!!!!!

qqquer ajuda em bem-vinda!!!

johnny
# dez/02


Carlos, vc deve observar se ele trasteja muito, e olhar o braço como se fosse um "fuzil" mirando. Dessa forma vc pode notar se ele está desalinhado. vc pode usar a corda como referência. A corda tende a se distanciar da escala a medida que vc olha mais perto do tampo do violão. Caso haja uma variação muito brusca é provável que o braço esteja empenado ou então o cavalete esteja muito alto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas no Violão