Madeira descolando: cordas muito tensionadas?

    Autor Mensagem
    jo
    Veterano
    # jan/06


    Ae galera! Blz? Então é o seguinte, eu não faço aula de violão e queria saber o que que eu faço quando a madeira da parte de baixo do violão, a que segura as cordas, começa descolar. Seria por que as cordas estão muito tensionadas? Muito obrigado, FLW

    slash bsb
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    sim pode ser
    axo melhor vc levar seu violão num luthier

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Se voce estiver falando da Ponte, aquela madeirinha onde se encaixa as cordas.
    Com certeza eh porque a Tensao das cordas esta muito alta.
    E tambem voce deve ter colocado cordas de aço em violao de nylon

    RahFah
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jaime_plucky

    Foi exatemente isso q aconteceu comigo, coloquei corda de aço no meu violão de nylon e bumm...

    agora tenho q leva pra arrumar, só q o kra ta querendo me cobrar 40 conto pra cola. Ta kro pra kramba né?
    Quanto c's acham q seria o certo de cobrar?

    e outra, alguem sabe qual cola q usa? pq ai eu podia compra e colar eu mesmo

    vlw a todos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    RahFah
    JAMAIS coloque corda de aço em violão de nylon. Agora só mesmo um luthier para reparar seu violão (estou com um aqui comigo exatamente com este problema).
    Abç

    Minow
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Minow
    · votar


    RahFah
    acho q nao ta caro nao....
    e que ideia de gerico hein?! as cordas de aço sao muito mais tensionadas que de nylon...
    pare de ser pao duro, em vez de fazer lambança voce mesmo e fuder mais ainda seu violao, leve num luthier.

    RahFah
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Minow

    huauhuhuhauha e foi mesmo [noob é fioda ahuauh]

    mas 40 pila num é kro deamis?

    affcl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    RahFah
    ta no preço, pelo menos aqui pro rio

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara na verdade eh nessa faixa mesmo R$ 40 a R$50 rela por esse serviço. Mas eh claro um serviçobem feito.

    Mas voce pode ate encontrar mais barato,mas talvez seja um luthier barrela, que faça um serviço mal feito.

    eh melhor gastar mais em um luthier de confiança, do arriscar mais barato em um desconhecido

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jo
    Pode ser cordas muito tensionadas, braço desregulado (se tiver tensor), encordamento errado, guardar o violão afinado por muito tempo sem usar, guardar de forma inadequada, cavalete (esse é o nome daquela peçinha) mal colado, com defeito de fábrica ou de má qualidade... enfim, uma gama de acontecimentos e fatores podem provocar o descolar do cavalete. Afrouxe as cordas e leve seu violão num luthier imediatamente.
    Abraços!

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jaime_plucky
    Se voce estiver falando da Ponte, aquela madeirinha onde se encaixa as cordas.

    hehe, como o Alberto falou o nome da peça eh cavalete. eu falei ponte pq eu ainda naum acostumei com violao, as veses confundo as estruturas com a da guitarra.

    dpcl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    RahFah

    cara..nao jogue R$40 fora, o meu estava com o mesmo problema, pq tb tinha colocado cordas de aço rsrs...eu descolei a ponte toda...passei MTA cola de madeira e deixei com peso emc ima por 48h..o negócio colou e não deu mais problema!

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cordas de aço em violão de nylon...
    Violão ruim...
    Tensão maior do que o violão aguenta.


    Troque as cordas, use aquele cavalete(esqueci o nome) de metal que é prezo na parte de baixo do violao.

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    asda
    Troque as cordas, use aquele cavalete(esqueci o nome) de metal que é prezo na parte de baixo do violao.

    Bem lembrado... é só o cara usar um cordal (esse é o nome).

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: jaime_plucky
    · votar


    Troque as cordas, use aquele cavalete(esqueci o nome) de metal que é prezo na parte de baixo do violao.


    Bem lembrado... é só o cara usar um cordal (esse é o nome).

    Realmente eh uma boa ideia.
    Mas essa peça so resolve o problema da ponte(cavalete), agora o problema do braço, que provavelmente vai ficar enpenando, ja eh dificil de resolver.
    =/

    Por isso eh bom nao arriscar.

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    albertoellobo
    cordal
    Eeee....


    O meu tem isso... Eu compre ele usado, o antigo dono usou cordas de aço... Mas agora ele está bacana...

    joao 5murf
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: joao 5murf
    · votar


    meu amigo tem um violao de nylon e botou cordas de aco na 6°,5°,2° e 1° cordas e usa afinacao meio tom abaixo, sera que vai ter problema com a tensao mesmo nao sendo todas as cordas de aco e a afinacão for mais baixa?

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: jaime_plucky
    · votar


    joao 5murf

    Cara ate que seu amigo foi esperto, nao sei se ele fez isso pensando,porque, a 3* e 4* corda sao as que mais forçam o braço. pode ser que a tensao naum fique tao forte a ponto do braço empenar muito, e nem a ponte levantar,Mas vai depender tbm da tensao das cordas que ele colocou no violao.

    Mas sera que o som ficou bom, serio nao consigo imaginar,o som do violao com essa mesclagem de cordas.

    joao 5murf
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jaime_plucky
    o som ta otimo eu tokei dia desses, ta com akele atake de violao de aço por causa das 2 primeras cordas :)

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    joao 5murf

    massa.
    Seu amigo foi esperto selecionado essas cordas

    Mas se as cordas de aço for de uma tensao muito alta pode ser perigoso

    RahFah
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    asda

    pod cre man, eu colei com cola de madeira e coloquei um cordal

    ele descolo umpouko, mas num ta saindo tipo, c ferra mesmo ai eu mando cola, c fica assim hehe vai fica até q legal

    jo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ae pessoal, valeu por tudo...
    Acho que o cavalete começou a descola porque tinha deixa as cordas talvez mto tensionadas, e afinadas por um bom tempo sem usar o violão.
    Bom agradeço de novo a ajuda e levarei o mais rápido possivel para um luthier...
    Obrigado,
    Abraços
    FLW

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jo
    vlw, man!
    Boa Sorte aí pro seu violão
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira descolando: cordas muito tensionadas?