VIOLA: Clássica, Caipira, Cinturada... suas Características, Aplicações, Etc.

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo


Estou definitivamente interessado em aprender e adquirir uma Viola. Pode ser que seja um instrumento rudimentar e pouco usado hoje em dia - não me interessa isso. Fiz umas pesquisas na Internet e logo de cara já fiquei puto. A gente encontra um caminhão de informações sobre tudo quanto é tipo de lixo nessa tal de WWW... até a fórmula da bomba H é possível achar, mas não achei um site que me desse informações precisas sobre esse instrumento tão brasileiro quanto nossa língua e nossa cor. Incrível!
Foi aí que decidi de vez me interessar em conhecer, adiquirir e aprender sobre Viola. Futuramente, até pretendo suprir essa falta de informação sobre esse instrumento na internet (quem sabe? sonhar é bom, hehehehe).

Andando por algumas lojas de instrumentos, e em conversas com alguns músicos, tomei conhecimento de que existem basicamente três formatos de Viola: A Clássica, a Caipira e a Cinturada. Minha vontade é adquirir um exemplar de cada um desses formatos, mas como o meu $$$ provavelmente não permitirá esse "abuso", gostaria de saber o máximo possível de informações antes de decidir qual desses formatos vou escolher, bem como a opinião de vcs sobre as Violas das marcas Rozini, Tonante e Gianinni. Saber suas características, aplicações, manejos, sonoridade, versatilidade, afinações, etc e tal.

Sei que esse tópico ficará meio "perdido" aqui no fórum de violão (alô, Sam! Que tal criar um Fórum sobre Viola? Acho que o FCC sairia na frente nesse segmento, pois não achei nada nesse nivel pela internet), mas de todos os demais fóruns existentes, ele é o mais apropriado.

Desde já agradeço a ajuda de vcs em postarem aqui suas observações.

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


albertoellobo
Tô na mesma situação, não existe muita info interessante por aí

Pesquisando em lojas achei somente a tonante, ao exorbitante preço de 1.500 cascalhos.

Vou dar uma olhada se ainda tenho nos favoritos um site sobre viola, se achar posto aqui. :)

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


maggie
Pesquisando em lojas achei somente a tonante, ao exorbitante preço de 1.500 cascalhos.
Poxa! 1500 pilas? É dinheiro a bessa! Tem que ser A VIOLA, pra superar a desconfiaça que gira em torno dessa marca!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo


http://www.violatropeira.com.br/agenda.htm

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Se você quer comprar um bom bandolim, tem de ir ao Rio de Janeiro. Pra arrumar uma boa Viola, tem de correr o interiorzão de São Paulo ou Mato Grosso, não tem jeito.

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


YES

Opa! O Yes! Vc entende de viola, né véio? Me ajuda aí cara, principalmente sobre as diferenças e aplicações dos formatos Clássica, Cintiurada e Caipira...


Se você quer comprar um bom bandolim, tem de ir ao Rio de Janeiro. Pra arrumar uma boa Viola, tem de correr o interiorzão de São Paulo ou Mato Grosso, não tem jeito.
Porque, cara?
PS: Futuramnete, eu tb quero comprar um bandolim, mas isso já será outro assunto.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo

meu antigo professor tocava viola... tinha uma de luthier... mas perdi contato com ele :(

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
http://www.violatropeira.com.br/agenda.htm

Legal esse site, cara! Valew pela dica! Ele ainda tem muito pouca informação quanto aos principais formatos de viola. É um site mais diidático, mas já é alguma coisa.

Jason
Veterano
# dez/05
· votar


A Clássica, a Caipira e a Cinturada
aprendi uns ponteados na viola caipira, afinação cebolão em E (aprendi isso aqui)
não sei como é por aí, mas aqui em uberlandia tem uns kras que dão aula muito bem. Amigo meu me emprestou a viola e me ensinou algumas coisas e não achei tão dificil de aprender
Esquema é aprender a tocar com dedeira e deixar as unhas grandes pra poder fazer os ponteados com mais firmeza.
Geralmente nas lojas de instrumentos os kras te indicam uns professores e tal, aí eh soh vc ir la e ver como é o macete de cada estilo (classica, caipira).
Já gravei um som de viola aqui, tocando com palheta.

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


Jason
Geralmente nas lojas de instrumentos os kras te indicam uns professores e tal, aí eh soh vc ir la e ver como é o macete de cada estilo (classica, caipira).

Beleza, isso aí eu entendi. Minha dúvida maior é quanto aos formatos das violas, mais do que mesmo o estilo de tocar....

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Opa! O Yes! Vc entende de viola, né véio? Me ajuda aí cara, principalmente sobre as diferenças e aplicações dos formatos Clássica, Cintiurada e Caipira...

Eu gosto de viola, mas nào sou nenhum expert do assunto.
Suponho que a viola Clássica seja a que ainda existe em Portugal e que veio para o Brasil e influenciou o desenvolvimento da nossa viola Caipira. Agora, essa viola Cinturada, não tenho a menor idéia.

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Se você quer comprar um bom bandolim, tem de ir ao Rio de Janeiro. Pra arrumar uma boa Viola, tem de correr o interiorzão de São Paulo ou Mato Grosso, não tem jeito.
Porque, cara?


Porque eu acho que os melhores instrumentos são encontrados nas regiões onde eles são mais utilizados. Digo com relação aos Luthiers disponíveis.

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


YES
Porque eu acho que os melhores instrumentos são encontrados nas regiões onde eles são mais utilizados. Digo com relação aos Luthiers disponíveis.

Ok! Mas, no meu caso, vou de marca pronta mesmo, hehehehe

Agora, essa viola Cinturada, não tenho a menor idéia.
Essa cinturada, será que é aquela viola "fininha", que se usa muito em grupos de Folias de Reis?


Agora as perguntas maia fodas: Qual a diferença técnica/artistica entre elas? Digo, suas aplicabilidades e estruturas sonoras?

Atum Bluesman
Veterano
# dez/05
· votar


up

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Alguém tem, conheceo un já tocou numa viola Rozini dessa profissional modelo novo(SolidTop)? Vale pagar 600 reais em uma?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

acho muita grana, apesar de estar até razoavelmente bem feita...não pago tudo isso, tem alguns "luthiers caipiras" fazendo bons instrumentos a preços ótimos.
qqer coisa me add no msn ... normalmente conecto a noite...dae falamos...ok? o msn tah no meu veterano.

has4
Veterano
# mai/06
· votar


opa, quero um viola caipira e quero um guitarra 12 cordas! Mas... querer não é poder (pelo ao menos pra mim e na presente ocasião) rs

Enquanto isso, vamos aprendendo o básico por aqui! Bom tópico, albertoellobo!


_BLACKMORE_, taí, pra quem tinha aberto um tópico e um palhaço aparecido por lá para sacanear... tái um bom tópico. Ainda tem a sua viola? Grava um auê, aí! rs

HAS BAND

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


has4
Ainda tem a sua viola?

tenho sim...esta lah ... tinindo!

Grava um auê, aí!
poxa...num to conseguindo duas coisas...uma boa equalização (meu mic eh uma bosta pra captar o som dela) e um bom cantadô pra fazer um som ... por isso ainda naum gravei!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


_BLACKMORE_

Opa! Vlw, cara! Eu gostei dessa viola Rozini Pró (ela é handcrafted, cara!), é macia e coisa e tal, mas está mais cara que um violão 12 cordas da mesma marca. Tem algo errado nesse preço, realmente... não deve valer isso tudo, não é mesmo?
Já te add, cara! Vamos trocar "figurinhas", sim... Abraços!


has4

Opa, Vlw, cara!
Vc tem MSN tb? Me add... vamos trocar informações sobre viola e musica em geral: albertoellobo@msn.com.br
Abraços!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

to on line agora...

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


_BLACKMORE_
to on line agora...

Opa!
Vlw, cara!
Pow, tu me deu umas dicas muito legais...vlw!
Abraços!

Marcel MSL
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo


lendo ontem uma guitar player havia a sugestão do livro:

"Viola Instrumental Brasileira" escrito por Andréa Carneiro.

fala da história da viola, partituras e ponteados.

não tenho conhecimento sobre viola, mas caso você não tenho este livro talvez lhe seja útil.

GAMA
Veterano
# mai/06
· votar


Olá procure coisas do Roberto Correa
http://www.robertocorrea.com.br/
Ele tem um excelente livro de ensino
A Giannini tem uma viola cinturada que é muito maneira e funciona bem
GVSE4
veja http://www.giannini.com.br/inst_brasil.asp
Tenho uma Rozini e uma Del Vecchio são bem diferentes quanto a sonoridade.
se bem que não toco da maneira usual "caipira ou nordestina" , pois gosto de misturar timbres.
http://www.mvhp.com.br/violac1.htm
http://www.ericmartins.mus.br/instru.htm
Espero que possa ajudar
Abs

oompaloompa
Veterano
# mai/06
· votar


esse cara quer o q? aqls viola do vovô? ou viola classica, akl de 4 cordas?

oompaloompa
Veterano
# mai/06 · Editado por: oompaloompa
· votar


viola
viola 10 cordas


aula

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Marcel MSL
GAMA
Vlw, cara, pelas dicas!


oompaloompa
Tinha preferencia por uma viola clássica, mas, depois de obter algumas informações ontem no MSN com o _BLACKMORE_ já estou em dúvidas entre ela ou a cinturada (fiquei com vontade de conhecer essa tb).

Abraços!

has4
Veterano
# mai/06
· votar


GAMA
oompaloompa

maravilhosas dicas com fotos (preços)... hummmm aquela de R$ 3.000,00 é d+

albertoellobo
Adicionarei sim e na próxima oportunidade vamos trocar figurinhas on line! vlw

_BLACKMORE_
Posta uma foto dela aí pra gente contemplá-la, ou então diz a marca, o modelo, etc. vlw

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


has4

_BLACKMORE_
Posta uma foto dela aí pra gente contemplá-la


vou postar sim, mas tem q ser uma boa foto, e pra deixar um pouco mais completo quero ver se finalmente consigo postar um som tb!!

(a band tah pra sir viu!)

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


has4
Vlw, cara!
Abraços!

ateobaldo
Veterano
# mai/06
· votar


meu sonho é ver um show do chico lobo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VIOLA: Clássica, Caipira, Cinturada... suas Características, Aplicações, Etc.