Violão e Viola... suas diferenças e aplicações

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# out/05


Bom gente, dando vazão à minha curiosidade instrumental, tou pensando em adquirir uma viola, dessas que as cordas são em pares (acho que tem 5 pares de dois, sei lá...). Aí vêm as primeiras dúvidas: Qual a aplicação da viola dentro do conceito musical, além do sertanejo de raiz. Dá pra casar ela com outros instrumentos e estilos? É difícil de tocar, de fazer os acordes? Muda muita coisa em relação ao violão standard? Alguém já tocou em uma viola? Vale a pena adquirir esse instrumento e tentar aprendê-lo, já que ele, hoje em dia, é cada vez mais "rudimentar"?

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


taí... essa é uma dúvida minha também. A única coisa que sei é que viola tem 10 cordas... e só. Ah, e tem uma música no acústico dos paralamas que o Dado toca com ela (logo logo chega o balbino e o ilzo detonando hehe...). Terminam ai meus conhecimentos sobre o instrumento. Quem podia ampliá-los?

Abraços!

YES
Veterano
# out/05
· votar


Alberto

Porque o termo "rudimentar"?
Não acho que a nossa viola seja um instrumento rudimentar, ainda mais hoje que tem gente até tocando alaúde.
A questão é que o som da viola brasileira está muito ligado à música regional, da mesma forma que o alaúde está ligado a uma sonoridade mais barroca. Fica difícil utilizar a viola para tocar uma balada, por exemplo.

A viola tradicional realmente possui 5 pares de cordas e diversos modelos de afinação, sendo uma das afinações mais comuns em E maior. Evidentemente, qualquer acorde maior nessa afinação pode ser feita por uma pestana completa no braço.

Se você quer conhecer mais sobre a viola procure discos do Almir Sater, ou do Pereira da Viola (por favor não riam do nome do cara :D) que é um fera na música regional de minas gerais.

Outro monumento, músico fantástico, é o Fernando Deghi... ele toca a música sertaneja na viola, misturada com música clássica e barroca, dá uma olhada no site do monstro - http://www.fernandodeghi.com.br

albertoellobo
Veterano
# out/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


YES

Cara, valeu pelas boas dicas. Mas, como casar a viola com o violão em uma música? É possível? Dá pra desenvolver outros gêneros nela senão o sertanejo e o barroco, ou até mesmo criar uma mistura de ritmos urbanos com sertanejos, através da inclusão da viola em um arranjo?

Porque o termo "rudimentar"?
Rudimentar, claro, no sentido de exótico e arcaico.

YES
Veterano
# out/05
· votar


Dá pra desenvolver outros gêneros nela senão o sertanejo e o barroco, ou até mesmo criar uma mistura de ritmos urbanos com sertanejos, através da inclusão da viola em um arranjo?

Alberto, com criatividade e paciência tudo é possível. São iniciativas deste tipo que mantém uma cultura viva, só que temos de ter cuidado para não Sub-Utilizarmos o instrumento musical e o estilo em que ele se enquadra.
Procure ouvir os caras que eu te indiquei, acho que no Rio de Janeiro é mais difícil encontrar informação sobre viola, mas bendita seja a Internet. Esses músicos já fazem um certo "casamento" da viola com outros estilos, por exemplo, no último show do Almir Sater, aqui no CrediCard Hall (sampa), ele fez um improviso na viola puxado para o blues e ficou muito bom.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


YES
no último show do Almir Sater, aqui no CrediCard Hall (sampa), ele fez um improviso na viola puxado para o blues e ficou muito bom
Putz, para o Blues? Cara eu amo Blues! Decidi no ato: vou comprar uma viola pra tentar aprender.

YES
Veterano
# out/05
· votar


Alberto

Só uma curiosidade, você não tava começando a aprender bossa nova ?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


YES
Só uma curiosidade, você não tava começando a aprender bossa nova ?
Tava não, tou! Até já consegui assimilar os acordes de Águas de Março (uma versão simplificada pelo meu professor). É que minha curiosidade e havidez por conhecer algo "novo" é muito maior que eu. Aí, às vezes, eu quero "tudo ao mesmo tempo agora", hehehehe.

YES
Veterano
# out/05
· votar


Vai com calma cara se não você acaba não aprendendo nada...

blinnk
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
(acho que tem 5 pares de dois, sei lá...)

certeza q eh pares de dois?

albertoellobo
Veterano
# out/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


blinnk
certeza q eh pares de dois?
Huahuahauahauahuahauau! Agora que eu me liguei. Que mico!!!! Se são pares só poderiam ser de dois, hehehheheeh :D

GAMA
Veterano
# out/05
· votar


OLá no Acustico da Cassia Eller um dos guitarristas/violonistas usa em viola de 10 cordas, o Pedro luis da " A Parede" também usa um modelo de corpo sólido acho que feito pelo Gravina que é um luthier aqui do RJ.
Dá e muito prá fazer pop/rock/blues/classico/erudito com uma 10 cordas

YES
Veterano
# out/05
· votar


certeza q eh pares de dois?

Sim. Oitavado nos baixos e uníssono nas agudas

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


YES
Sim. Oitavado nos baixos e uníssono nas agudas
Putz. Riqueza de informação novamente, hehehehehe

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


Pensei num tópico assim tb... mas na verdade seria: usar violão 12 cordas ou uma viola?

A viola é em geral mais confortável de tocar, com ação mais baixa, facilitando arpejos e dedilhados, com um som bem brilhante.

Poucos músicos tocam nesse estilo com um 12 cordas, usando os dedos e não dando palhetadas no violão. Além do ajuste da ação das cordas, eu ainda acho q é preciso ser um violão diferenciado, macio, que não é fácil achar.

Mas uma coisa ainda não ficou clara: como uma viola, q tem 10 cordas, tem um corpo menor q um violão tradicional? Já q normalmente um violão 12 cordas tem corpo maior, em modelos folk, jumbo...

YES
Veterano
# out/05
· votar


A viola é em geral mais confortável de tocar, com ação mais baixa, facilitando arpejos e dedilhados, com um som bem brilhante.

Depende da viola... tenho uma Del Vecchio em casa que arrasa qualquer dedo.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


YES
Depende da viola... tenho uma Del Vecchio em casa que arrasa qualquer dedo.
Putz! Tu tem viola, cara? Sabe tocar esse troço? Cara, isso é bacana de tocar?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


fabioche
Qual a marca e nodelo de viola que vc testou e achou macia?

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


Cara, eu testei uma viola Rozini na Roxy Music, nao sei qual o modelo exato, mas tinha o tampo maciço. Era bem macia, toquei c uns arpejos, uns dedilhados tranquilamente. Minha idéia é tocar umas violas e comparar com uns 12 cordas... quero um 12 cordas tão macio como essa viola q eu toquei...

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


YES
é verdade o q vc disse sobre o Del Vecchio. Os violões 12 cordas deles são muito pouco confortáveis. Eu toquei uma viola com tampo maciço, provavelmente um modelo mais top de linha da Rozini, e era bem macia de tocar.

É interessante, pois os violões 12 cordas em geral nao são tao macios como essas violas. Essa é a minha busca.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


fabioche
Lembra mais ou menos qual era o "designer" dela? Se era um pouco parecida com violão clássico oou mais "fininha"?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


fabioche
Eu tenho um 12 cordas da Rozini. Modelo Stúdio. Eu acho ele macio e, além disso, tem um sonzão alto e limpo, com um grave perfeito. O acabamento é que não é dos melhores em termos de "beleza" - é meio tosco, mas é um puta intrumento.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


YES
Cara, eu virei seu fã. Vc entende de quase tudo, hehehehehe... até de viola!
Eu fui numa loja ver umas violas e me deparei um um bocado de modelos diferentes. Tem umas que parecem um violão clássico - bem grande; tem outras bem fininha e pequenas, que o vendedor me falou que era a tal da viola sertaneja; tem uma outra que tem dois bojos - um encima outro em baixo, a tal de cinturada; tem umas com caixa de fibra... enfim. Qual delas é a mais versátil para aplicar em outros gêneros musicas que não seja o regional? Tem alguma idéia? Me ajude, Prático... Abraços!

YES
Veterano
# out/05
· votar


alberto

Somos todos fãs uns dos outros neste fórum... o seu interesse e disposição são invejáveis.
Alberto, eu não acho a viola sertaneja muito versátil. Ela tem uma extensão menor que o violão e os 5 pares de corda reduzem um pouco as possibilidades harmonicas. Ela é recomendável para um som realmente mais "TERRA" e um pouco menos sofisticado.
Acho que os modelos de 12 cordas são melhores para o que você quer, com uma caixa de ressonância maior, que realça melhor os graves.

YES
Veterano
# out/05
· votar


OBS:

Tenho uma viola, mas não é o instrumento musical que estudo. Só toco umas modinhas de viola, nada demais. Aliás, tem tempo que não ouço o som dela.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


YES
Mas... como reproduzir aquele "cheirinho de terra" que tem o som da viola com um violão 12 Cordas? Dá pra "casar" esses dois instrumentos?

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
a viola q eu toquei tinha um corpo pequeno, acho q é o modelo mais tradicional, menor q um violão normal. Acho que o ideal pelo q estou imaginando é buscar ou ajustar um 12 cordas para ter uma sonoridade mais próxima ao de uma viola, porém, mais versátil.

Acho q um 12 cordas com uma bela escala em ébano, com lateral e fundo em jacarandá pra dar um sm mais brilhante e um bom tampo em pinho europeu, aliado a uma regulagem mais próxima das cordas, seria o ideal.

Como vc vê, já é caso pra luthier dos bons...

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
a viola q eu toquei tinha um corpo pequeno, acho q é o modelo mais tradicional, menor q um violão normal. Acho que o ideal pelo q estou imaginando é buscar ou ajustar um 12 cordas para ter uma sonoridade mais próxima ao de uma viola, porém, mais versátil.

Acho q um 12 cordas com uma bela escala em ébano, com lateral e fundo em jacarandá pra dar um sm mais brilhante e um bom tampo em pinho europeu, aliado a uma regulagem mais próxima das cordas, seria o ideal.

Como vc vê, já é caso pra luthier dos bons...

Henrique Dias
Veterano
# out/05
· votar


Olá

A viola é muito versátil. Eu tenho uma Del Vecchio, e realmente ela não é nada confortável, acho que pela distância das cordas em relação ao braço. Mas com palheta dá pra tocar tranquilo. Eu tirei Norwegian Wood dos Beatles na violinha, e ficou bem legal.
O ideal mesmo é tocar acordes simples, mas com ritmo. O som é cheio.

braços

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


fabioche
Como vc vê, já é caso pra luthier dos bons...
E dos bem caros tb, hehehehehe! :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão e Viola... suas diferenças e aplicações