musico x ouvido...tecnico x musical???

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: xlakiaz


    Uma questaum que me assombra, estudo a algum tempo, obras eruditas, partituras...etc..etc..pensando em um dia quem sabe me tornar músico, não para fazer sucesso mais tocar um instrumento bem e quem sabe algumas composições, mais para minha satisfação mesmo, porêm me veio uma questão..., estou estudando para melhorar minha técnica, leitura, percepcção, ritmitca, etc..etc...porêm dizer que sou musical eu não sei se posso dizer, digo que sou mais técnico(dentro das minhas limitadas habilidades com o violão por enquanto...rs) que musical...

    porem isso so foi pra introduzir(sem malicia) á minha pergunta...
    um músico se faz soh tecnicamente ???ou com o tempo se adquire uma maior musicalidade ????
    gostaria que falassem a respeito disso, citando exemplos ou sei lah...aguardo respostas...valew pessoal...

    be yourself
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Cara, Músicalidade tá no sangue! Eu assisti o Work Shop de um Pianista que rodou o mundo todo...Dizem que a música comecou mutio na africa...E como somos Brasileiros temos algumas coisas deles...Então é você ter o não ter músicalidade
    Técnica é estudar bastante,você pode até conseguyir músicalidade com o tempo (Lógico..)

    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    é que pelo rumo que esta indo meus estudos eu estou praticamente vendo tecnicas , estudando escalas, modos, harmonia..., mais tudo isso é tecnica para se compreender como se monta uma harmonia etc...etc...,ao meu ver interpreto isso como sendo tecnica...e a musicalidade?? um ouvido apurado, onde posso conseguir esse treino??? alguma bibliografia?? sei lah .. to mei perdido eheheh ...

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz
    Cara, eu tenho 22 anos recém feitos e comecei a aprender violão com 21. Antes disso eu nem era muito ligado em música, mas o interesse veio meio de repente, foi uma coisa bem curiosa. Mas não posso nem de longe dizer que tenho "musicalidade nata",e as vezes eu encanava com isso também... será que não estou perdendo tempo com uma coisa que não é pra mim? Mas hoje não penso muito nisso. A única pessoa da minha família que toca é um tio, e toca muito, mas ele mora longe, então a influência também não foi dele. Mas ele me disse uma coisa legal. Quando ele começou a tocar, há mais de 30 anos atrás, ele era o primeiro membro da família a se interessar por algum instrumento, e ele ficava se perguntando se não estaria "forçando a barra". Resultado: se ele tivesse ficado encucado com isso não teria aprendido, e hoje toca muito bem.
    Por isso, pessoalmente acredito que o melhor a fazer é deixar a encanação de lado e continuar se dedicando ao instrumento que a musicalidade acaba aflorando.
    Abraços!

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    xlakiaz
    Vou dar a minha opinião baseada no que sinto. Musicalidade é um tipo de sensibilidade. Obviamente, pode ser estimulada e consequentemente desenvolvida, porem não existem exercícios especificos para este fim.
    Algumas pessoas se arrepiam literalmente ao ouvir musicas que gostam, eu sou assim, sempre fui, outros não sentem nada. A minha musicalidade com o passar do tempo aumentou, alguns colegas tambem dizem o mesmo. Então acredito que estimulada a sensibilidade musical aumenta...

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CaimDark
    Claro que vc não tem "musicalidade nata"! Se tivesse iria gostar de música, e não daquele tal de..., deixa pra la!

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    be yourself
    Dizem que a música comecou mutio na africa...E como somos Brasileiros temos algumas coisas deles...Então é você ter o não ter músicalidade.

    Como explicar então a musicalidade dos europeus e asiáticos?

    YES
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ...e a musicalidade?? um ouvido apurado, onde posso conseguir esse treino???

    Toque.

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu tb queria saber...
    Toco a mais de 15 anos e nao sei porra nenhuma...

    YES
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Engraçado, hoje eu estava pensando exatamente nisso...
    Como são chatas aquelas estórias do tipo - "Fulano toca de ouvido desde os 5 anos de idade...", "Beltrano tem ouvido absoluto...", "Mr. X já compunha com 12 anos..." etc, etc, etc... e como essas estórias além de chatas, tolhem pessoas que poderiam ser muito bons músicos, mas desistem porque acabam comparando a sua ausência de precocidade com esses pseudo "gênios". Um musico precoce pode tranquilamente vir a ser um péssimo músico posteriormente, pois as coisas vieram fácil e ele acabas se acomodando; e um cara que não tem tanta "musicalidade" pode estudar e se esforçar o suficiente para se tornar um ótimo músico.

    YES
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Toco a mais de 15 anos e nao sei porra nenhuma...

    Depende do que você toca e com que mentalidade você toca...

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    YES
    Depende do que você toca
    Não...
    com que mentalidade você toca...
    Como assim?

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    YES
    Depende do que você toca e com que mentalidade você toca...

    pois é...

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ilzo fuzaro
    Ele não me explicou...
    Explica vc... ?

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    não posso responder, minha tecnica é ruim, não tenho 1/3 da musicalidade que dizem que eu tenho, e meu ouvido só serve p/ tirara musicas simples e afinar a guitarra :(

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Então danesse...

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Claro que vc não tem "musicalidade nata"! Se tivesse iria gostar de música, e não daquele tal de..., deixa pra la!

    Seu samurai chato!!!! bleh!!!

    naumfreud
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    meu,vc pode fazer musica com 3 acordes ...se tiver feeliing tá valendo....eu penso assim.....

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ..se tiver feeliing tá valendo....
    Onde eu compro isso?
    o.O

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    asda
    Onde eu compro isso?
    Me fala que eu também quero!

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CaimDark
    Vou procurar no açougue daqui... deve ficar perto dos bifes pra serem fritos

    xlakiaz
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ahhhh , é que as vezes desanima exatamente como o YES falou, eu tenho 3 anos de violão e alguns meses de guitarra e pouco tempo de violino, mais a tal da sensibilidade não sei se me veio , mais a dedicacaum é total ou quase total, desanima em pensar que muitas pessoas iniciaram seus estudos muito cedo e eu perdi tanto tempo , é complexo isso eheheh...mais eu to firme e forte em quanto der pra ir tocando e aprendendo ta bom... valew pelos comments aih ...

    xslashinhu
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    eu sou musico a 9 anos, mas nao estudo , so toco e tiro musicas, escuto desde musica classica ate musica latina , musica pesada, o q lança no meio musical eu to ouvindo, nao importa o estilo, e eu estava lendo um dia sobre livros de empreendedorismo, e dizia q em qualquer area, o cara tendo pratica de 10 anos ele ja desperta uma criatividade, um dominio e tecnica do q ele faz, eu senti q e a mesma coisa pra musicos, eu escuto musica d+, entao na hora de criar fica muito mais facil, entao eu acho q musica e com o tempo , treinar bastante ajuda tb, e isso aiii

    andrehirata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    velho... eh oq mta gente falo ai em cima.... musicalidade ou eh inata da pessoa em casos raros... ou com o tempo a pessoa desenvolve uma musicalidade... uma personalidade musical... pq tu precisa toca bastante pra poder introjetar a musica na tua alma... a partir dai a coisa fica mais facil... soh q leva tempo...

    Kursk
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O que é criatividade e o que é influência de tudo aquilo que aprendemos?

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Vou procurar no açougue daqui... deve ficar perto dos bifes pra serem fritos

    Se encontrar me avisa.

    O que é criatividade e o que é influência de tudo aquilo que aprendemos?

    Acho que não dá pra dissociar uma coisa da outra. Tudo que criamos está repleto de influências das coisas que aprendemos, e por consequência e tudo que aprendemos nos influencia nas nossas criações.

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CaimDark
    Ainda bem que tú reconheces! Por isso devemos ter cuidado com isso. Absorvemos tudo, mesmo inconcientemente. O ouvido esta sempre ligado. Quando nos dedicamos a ouvir músicas de 2 ou 3 acordes e gritaria não estamos exercitando a nossa sensibilidade, estamos fazendo justamente o contrário! É óbvio! Quem quer desenvolver a sensibilidade musical deve ouvir musica bem elaborada, cheias de nuances e ricas harmonicamente. Deve atentar para cada detalhe do som.
    Mas, se ao invés disso se ouve barulho e gritaria sem sentido algum, a audição e a sensibilidade musical ficam simplesmente atrofiadas!
    Sem falar na inteligencia...
    Pois é...

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Os seres humanos têm o dom da fala. Alguém aperfeiçoou este dom e ganhou dinheiro como advogado. Os seres humanos têm o dom da arguição, alguém passou à frente da maioria e ganha dinheiro sendo político, ou até juiz. Estes seres que se destacam de outros não é porque são os únicos que sabem falar ou arguir algo. Eles estão ali porque dedicaram mais tempo que a maioria para atingir aquele fim nesta determinada área. Os homens têm naturalmente o dom da música, como têm o dom para as artes. Acontece que alguém (como nos exemplos anteriores) aproveita-se deste talento e ganha dinheiro sendo músico. Porém, para que ele se destaque dos seus brothers homenídeos, faz-se necessário a dedicação à sua atividade bem mais que os outros que não vêm isto como objetivo de vida (talvez os outros queiram ser advogados ou políticos). Na realidade, a musicalidade é um dom que nasce com qualquer criatura bípede (inclusive macacos e pássaros, por sinal, estes últimos cantam bem melhor que nós e nunca receberam um tostão por isto).

    Resumindo. A musicalidade é inata, porém, o aperfeiçoamento desta musicalidade depende exclusivamente do indivíduo que aceita o desafio de dedicar um terço do seu dia (pelo menos) para esta respeitável profissão.

    Pense nisto: Para ser um grande músico profissional, você deve dedicar um terço do seu dia para isto. Para ser advogado ou político, você deve dedicar o dia inteiro...

    pedrunk
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    musicalidade eh tudo, nunca deixe a tecnica ser maior q sua musicalidade, ou seus dedos mais rapidos q seu cerebro hehe, sei la eu tenho mto mais musicalidade do q tecnica, mas dentro do q eu componho e pa eu n sinto falta de tokar mais rapido nem nada ta tudo bemm limpinho do jeito q eu kero q seja hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a musico x ouvido...tecnico x musical???