Técnica no violão 12 cordas

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# out/05


Qual a diferença na hora de tocar em relação aos de 6 cordas?
Vc consegue fazer solos?

Atum Bluesman
Veterano
# out/05
· votar


quanta ajuda!!!!!!!!!!

Atum Bluesman
Veterano
# out/05
· votar


ninguém msm?

Zedin
Veterano
# out/05
· votar


Achu q eh pq tem poca gente q toca aqui... Mas kra acho q seja a mesma coisa, só as cordas q são duplas.

Atum Bluesman
Veterano
# out/05
· votar


Zedin
q nd cara tem bastante gente aqui q toca, mas preferem entrar em tópicos sobre yngwie malmsteen ou em outros tópicos só para brigar.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
· votar


Atum Bluesman
Opa..eu tenho e toco...pode perguntar....

Olha cara, pra tocar é a mesma coisa. Agora, bends: esqueça.
No violão de 12 se trabalha mais com arpejos, slides e ligaduras com cordas solta.
Costuma-se usar muito para bases ou riffs como na "Wish you were here" do Pinkl Floyd.
Pra palhetar vc precisa ter uma palhetada muito mais precisa. Pode deilhar também, mas precisa de uma unha bem comprida.

Qualquer coisa, pergunte.

Atum Bluesman
Veterano
# out/05
· votar


The Blue Special Guitar
cara, tipo eu quero fazer uma escala pentatônica, da para tocar blz?

Arathorn
Veterano
# out/05
· votar


Atum Bluesman
Qual a diferença na hora de tocar em relação aos de 6 cordas?
A pressão sobre as cordas que você terá de fazer será bem maior que no violão de 6 cordas, a pestana será bastante complicada por causa disso. Bends até que dá para fazer, desde que eles sejam de meio tom, hehehe. O legal do violão de 12, como o The Blue Special Guitar falou, é montar acordes com cordas soltas, o som é muito agradável!

Vc consegue fazer solos?
Sim, mas sempre serão solos simples. O lance mesmo é a base.

cara, tipo eu quero fazer uma escala pentatônica, da para tocar blz?
Roubando a resposta, hehehe. Depende do estilo, da velocidade e do tipo do solo. É isso.

Abraço!

Atum Bluesman
Veterano
# out/05
· votar


Arathorn
vlw cara, eh q eu toquei poucas vezes um 12 cordas e vou mandar fazer uma craviola 12 cordas.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
· votar


Atum Bluesman
Tipo, eu não consigo fazer uma pestana no primeiro traste com o violão afinado em E.

Atum Bluesman
Veterano
# out/05
· votar


The Blue Special Guitar
eu toquei em uma craviola de 12 cordas e consegui perfeitamente.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
· votar


Atum Bluesman

Em craviola eu nunca toquei.
Nem vi ao vivo heheheeh

brownstone
Veterano
# out/05
· votar


A palhetada num 12 cordas é foda, mas o som é muito bom.
Eu não consegui dar bend quando toquei em um.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Cara mudar muda, sim. Vc vai ter que se adaptar a ele. O braço é mais largo, a dosagem da força precisa ser recalculada, a velocidade é aconselhavel ser mais espaçada que no de seis cordas, pois assim vai sobressair melhor o timbre das cordas oitravadas, etc... Dá pra rolar dedilhado sim, mas tem que treinar muito, pois ele é mais duro que os de seis. Bends, eu só consigo nas duas primeiras cordas duplas, e mesmom assim de meio tom. Não toco ele com palheta, não gosto. O Som fica muito "agressivo". Toco no dedo mesmo e com pouca unha, aí dá gosto tocar, hehehehehe

Atum Bluesman
q nd cara tem bastante gente aqui q toca, mas preferem entrar em tópicos sobre yngwie malmsteen ou em outros tópicos só para brigar.
Huahuah8uahuahauahauahuahuiahiu! Eu fiz isso prakct semasna passada, só pra zoar lá no "Off Topic" e no "Música em Geral," hehehe :D

GAMA
Veterano
# out/05
· votar


Eu mandei umas coisas que não sairam então vai de novo
Escutem o Duo Fel, o fernando melo toca o melhor 12 cordas que já vi.
Leo Kotke, coisa dos Novos Baianos com pepeu arrasando coma craviola, Stenio Mendes, The birds, The Band, John Mac Laughling
com um 12 cordas dá pra fazer chover e o rio andar prá trás

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


GAMA
Leo Kotke,
Boa! Esse cara é foda, toca muito o Leo Kotke!

com um 12 cordas dá pra fazer chover e o rio andar prá trás
É mais ou menos isso.. dá pra simplesmoente esculachar.

GAMA
Veterano
# out/05
· votar


deem uma olhada neste site do maclaughlin

GAMA
Veterano
# out/05
· votar


www.italway.it/morrone/WBTG-videos.htm
www.johnmclaughlin.com

Gtosco
Veterano
# out/05
· votar


Solo em violão de 12 cordas é mais difícil do que em 6. Isso é um fato. Para acordes, a mão esquerda é que sofre um pouco, mas a direita neste tipo de violões tende a ser mais suave.

Tromeu
Veterano
# out/05
· votar


GAMA
albertoellobo
Leo Kotke
Boa! Esse cara é foda, toca muito o Leo Kotke!


Concordo. Ninguém é melhor que Leo Kottke nas 12 cordas!

GAMA
Veterano
# out/05
· votar


Caras fernando melo esta vivo e Roger Mcguin também

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


GAMA
Caras fernando melo esta vivo e Roger Mcguin também
Esses caras são acrobatas... mas o Leo Kottke é muito mais foda que ele além de acrobata é músico prakct tb.

Tromeu
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
GAMA
Caras fernando melo esta vivo e Roger Mcguin também
Esses caras são acrobatas... mas o Leo Kottke é muito mais foda que ele além de acrobata é músico prakct tb.


E quando se invoca, canta também...

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Tromeu
E quando se invoca, canta também...
Pois é... mas o cara toca tanto, que quando canta é apenas um "detalhe", hehehehehe

erico.ascencao
Veterano
# set/07
· votar


Desculpem ressucitar o tópico, mas vamos lá:

Nunca sequer vi na minha frente um violão de 12 cordas, mas mesmo assim penso em comprar uma, to loco pra tocar num desses. Aí vai minha dúvida: em dedilhados, usa-se tocar apenas uma das cordas de cada parzinho ou isso é impossível? Se for possível, to fudido, deve ser complicado fazer...

Gabriel Cervi
Veterano
# set/07
· votar


erico.ascencao
em dedilhados, usa-se tocar apenas uma das cordas de cada parzinho ou isso é impossível? Se for possível, to fudido, deve ser complicado fazer...
Acho que não tem jeito de tocar em só uma das cordas, se for pra fazer isso, compre um violão mesmo...12 cordas é pra ser tocado assim, e não tem jeito.

TioAle
Veterano
# set/07
· votar


o instrumento é versátil, não tem essa de não é pr ase tocar apena uma corda de uma dupla.

vc faz o que te agrada, o tipo de som que vc quer... não existe o pode ou não pode.. se vc quiser enfiar uma escala pentatônica num pagode ou uma cromática num blues...... porém esse blues deixará de ser um blues e será um som seu, q vc criou e não um blues original.

música é liberdade de expressão e sentimentos.

seja feliz!!! huiahaihaiuhaiuahiuah

paz
abs

erico.ascencao
Veterano
# set/07
· votar


Perguntei porque recentemente estava tirando "Love of My Life", no violão de 6 mesmo, e aí surgiram umas dúvidas quanto à qual oitava de determinada nota eu deveria tocar... Bom, enfim, tirei minha dúvida.

Mas tenho outra: colocar a prima ou a bordão primeiro em cada par de cordas faz a diferença? Hoje vi um violão numa loja que tinha as primas primeiro (imaginava que fosse o contrário!)

TioAle
Veterano
# set/07
· votar


a maioria usa as primas superior.

paz
abs,

Ant--
Veterano
# set/07
· votar


As primas são em cima. Até porque a pestana está calibrada para isso. Tentar inverter não dá certo, a não ser que o cara fuce na pestana. E para quê?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnica no violão 12 cordas