Vou aprender Bossa e Samba...

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


YES
A impressão que eu tenho é que o MARKETING no mundo gira em torno do jovem

Impressão???? Mas é exatamente o que acontece! O que, diga-se que de passagem, faz todo o sentido do mundo do ponto de vista do marketeiro e da empresa que está promovendo o produto. Os jovens são os maiores consumidores, sempre ávidos por novidades. O fato de que eles não ganham o próprio dinheiro não tem relevância nenhuma para o Marketeiro quando se pode contar com os pais... :)
Observe que também existe muito marketing, aliás cada vez mais, voltado para as crianças, justamente porque as empresas estão cada vez mais se dando conta do poder de consumo desses "anjinhos".

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
... E, quanto mais cedo vc virar consumidor, por mais tempo a indústria te tera consumindo. Por isso que o marketing é tão estratégico para os público juvenil. Já reparou na diferença entre um anúncio de refrigerantes, biscoito ou de celular e um de remédio para artrose, por exemplo? Tipo aquela musica dos Titãs.. "desejo, necessidade = vontade".

spy2k
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo

Sem querer ser mala cara, mas eu te aconselharia a pelo menos "tentar" tirar alguma coisa desse repertório no ouvido.

Depois de um tempo você se acostuma com as cadências, e só vai descendo o braço. Alguns acordes básicos:


A7(13) | E7(9) | Bm7 |
e------------------------------------------------------
B--7------7--------7-----------------------------------
G--6------7--------7-----------------------------------
D--5------6--------7-----------------------------------
A---------7--------------------------------------------
E--5---------------7-----------------------------------


Experimente tocar:

Bm7 | E7(9) | A7(13) | D7(9) ...

Rafael neto
Veterano
# out/05
· votar


eu tenho vontade tb de começar aprender varios ritmos em geral...popular brasileiros e classico !

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


spy2k
Que nada cara, valeu mesmo pela dica. E se tiver mais outras pode mandar, hehehehe :D

Rafael neto
eu tenho vontade tb de começar aprender varios ritmos em geral...popular brasileiros e classico !
Neto, é uma das coisas mais gostosas que existe aprender novas pegadas ritmos e gêneros, principalmente no violão.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


spy2k
Massa essa sua dica, cara. Tou acabandod e praticar essa seqüencia e fiz até umas acrecsentadas nela, tipo: Bm7, E7/9, A7/13, D7/9, G7/13, C7/9... Bm7, e assim por diante. Legal mesmo, valeu.
PS: que acorde chatod e fazaer esse A7/13, hein? Meu dedo ficou igual o do "Homem-elástico", hehehehe, mas já tou conseguindo assimilar ele.

liviomacedo
Veterano
# out/05
· votar


Qualquer dúvida visite o site www.liviomacedo.mus.br e participe do fórum. Lá da pra falar diretamente com os moderadores

Hocus Pocus
Veterano
# out/05
· votar


PS: que acorde chatod e fazaer esse A7/13, hein?

esse acorde é bem bobinho... tipo... tu não precisa abolir a pestana não cara, pode fazer pestana sim é só não tocar as outras cordas, fica altos fácil esse acorde ai...

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Hocus Pocus
esse acorde é bem bobinho... tipo... tu não precisa abolir a pestana não cara, pode fazer pestana sim é só não tocar as outras cordas, fica altos fácil esse acorde ai...
Eu sei... mas o foda é pra "navegar" depois pro D7/9 com aquele pestanão armado pro A7/13... putz, o dedo estica todo!

Em tempo: Cara vc curte o Focus?

Hocus Pocus
Veterano
# out/05
· votar


curto muito =D principalmente a musica do meu nick huhuehuehue

Si gordão
Veterano
# out/05
· votar


Aee falando em bossa me digam se essa harmonia pra Wave tá certa:

(...)

Em7 A7/9- D7/9
Fundamental é mesmo o amor
Ab7/9 G7/9- Cm7/9
É impossível ser feliz sozinho

(...)

Pra mim tá soando muito estranho esses A7/9- e Ab7/9. Como vocês fazem?

spy2k
Veterano
# out/05
· votar


Si gordão

Não posso te dizer porque eu me seguro pra não olhar os acordes em alguma cifra, pretendo tirar tudo de ouvido.

Johnny
Veterano
# out/05
· votar


Vai chegar uma hora que vc vai pegar os arranjos do Almir Chediack e vai notar que nem todos os acores ficam legais, que a maioria das inversões que ele usa acabam omitindo os pontos mais ricos da bossa. Vai chegar a hora que vc vai passar a fazer os seus arranjos a partir dos arranjos dele...

Luisfree
Veterano
# out/05
· votar


cara sou fascinado pela Bossa Nova, apesar de ser um roqueiro de carteirinha, mas aqui nesta terra poucos tocam rock de verdade, estou falando de rock nacional.
Parabens pela escolha, principalmente se voce não fala Inglês, não da pra cantar em uma lingua que não se sabe falar. Mas se você tambem fala o Inglês aprenda tambem rock, ai ficara um musico completo. O problema da Bossa é que você tem que ser um bom cantor, não dá pra tocar e ficar de boca fechada

Si gordão
Veterano
# out/05 · Editado por: Si gordão
· votar


Pois é Johnny, mas enquanto eu não souber harmonizar, terei que me guiar pelas construções alheias. O que tu sugere que eu toque ao invés daqueles acordes?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Hocus Pocus
Putz, eu tb, e gosto tb de Eloy, Kraftwerk...

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Luisfree
cara sou fascinado pela Bossa Nova, apesar de ser um roqueiro de carteirinha, mas aqui nesta terra poucos tocam rock de verdade, estou falando de rock nacional.
Parabens pela escolha, principalmente se voce não fala Inglês, não da pra cantar em uma lingua que não se sabe falar. Mas se você tambem fala o Inglês aprenda tambem rock, ai ficara um musico completo. O problema da Bossa é que você tem que ser um bom cantor, não dá pra tocar e ficar de boca fechada

Putz, isso é. Eu curto muito rock, principalmente, mesmo não falando ingles (tenho uma leve noção), mas tb curto bossa, tipo, de ouvir mesmo. Mas agora bateu a vontade de aprender a tocar isso, hehehehehe... Quanto a cantar.. sem chances, pelo menos ainda não rola. Mas valeu pela força, cara.

spy2k
Veterano
# out/05
· votar


Si gordão

depois do Em7 eu sempre toco G/A e improviso alguma coisa pra depois voltar.

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


Bom, prosseguindo com meus estudos sobre Bossa e Samba (dificil prakct esses gêneros) me deparei com essa seqüencia de acordes: Am5-/7 D7 Gm Am5-/7 D7 Gm Am5-/7 D7 Gm D/F# Gm D/F# .
Ai pintou um puta problemão (pra mim, que ainda sou leigo, mas derrepente isso nao é problema pra vcs): Como fechar essa sequência de uma forma harmonica e lógica? Como "resolver" essa essa harmonização? Me ajudem, please!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo
Cara, já faz quase 2 meses que você criou esse tópico??????? inacreditável. O tempo tá voando mesmo...

YES
Veterano
# dez/05
· votar


[b] Como fechar essa sequência de uma forma harmonica e lógica? Como "resolver" essa essa harmonização? Me ajudem, please! [b]

Desculpe Alberto, mas não entendi o "cerne" da sua questão. Você quer saber com relação a montagem dos acordes? é isso?

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
Cara, já faz quase 2 meses que você criou esse tópico??????? inacreditável. O tempo tá voando mesmo...]
Pois é, cara! E nesses dois meses eu evolui a bessa nesse lance de bossa, principalmente em relação à minha biblioteca de acordes. E passei a entender melhor esse lance de dissonâncias. Já não consigo "enxergar" um acorde natural sem enfiar uma dissonante, hehehe....

YES
Desculpe Alberto, mas não entendi o "cerne" da sua questão. Você quer saber com relação a montagem dos acordes? é isso?
Tipo, se tocarmos essa seqüencia de acordes em uma progressão normal, 4/4, por exemplo, pode-se observar que a música "não fecha" oou seja, não resolve... falta a última seqüencia que cria a tensão de retorno à tonica (Am5-/7). À esses acordes que me referi.
Essa música é minha primeira tentativa de tirar um som mais complexo de ouvido (valeu, Ilzo, pelas dicas mais uma vez), E cheguei até alí... agora falta o "pulo do gato', hehehehe....

Clapton_Page
Veterano
# jan/06
· votar


alguem ae consegue tocar aguas de março no violoa?? eu acho fodastica essa musica e eh um dos meus objetivos do ano (pelo menos).

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Clapton_Page
Eu consegui tirar ela... não foi tão dificil assim assimilar a sequencia harmônica, mas precisei ralar bastante pra aperfeiçoar a batida.
Agora tou tentanto transportar ela pro violão 7 cordas já que existe um acorde sinistro nessa canção Eb/F# que, no meu caso, só tem como fazer ele sem estourar os tendões dos dedos num 7 cordas mesmo, e com a última acorda afinada em C. No violão normal é praticamente impossível fazer esse acorde.
Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou aprender Bossa e Samba...