Compartilhe suas experiências com diferentes tipos de encordoamentos!

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# set/05


Estou naquela fase de testar sempre encordoamentos novos até resolver qual realmente gosto mais. E tem trocentos tópicos perguntando sobre esse ou aquele encordoamento. Então a idéia desse tópico é reunir as experiências da galera nesse sentido. Cada um fala um pouco dos encordoamentos que já usou, quais gostou, não gostou, os motivos, e, obviamente, o grande favorito. Se a galera curtir e contribuir acho que pode ficar um tópico bem construtivo. Vou começar:

Da Gianinni só testei os encordoamentos de Nylon. Usei o Profissional MPB (péssimo, inclusive quebrou fácil) e os clássico tensão média e alta. O médio é razoável, mas tem pouco som e trastejou muito mais que o médio Daddario. Já o de Tensão alta gostei mais. Pretendo futuramente experimentar o extrapesado e super extrapesado. Acho que a linha clássica Gianinni é uma boa opção pra quem tem o orçamento apertado mas não quer comprar qualquer porcaria de 5 contos.

Da Dadario de Nylon, experimentei o j27(não lembro o nome, é tensão média, para estudante), o Pro arte tensão pesada e agora estou usando o folk nylon tensão média. Gostei de todos. O j27 é mais barato que os demais, uma boa opção pra quem quer um encordoamento superior e não pode gastar muito, dura bastante, e segura a afinação legal. O Folk Nylon tem as mesmas qualidades acima, mas é ainda mais confortável pra tocar e tem um som mais bonito. Mas pra mim o pro arte é mesmo o melhor, faz tudo que os anteriores fazem ainda melhor, além de ter mais som.
No aço, só experimentei Daddario, e como comprei o violão de aço há menos de 2 meses, só experimentei 2 tipos de encordoamentos, o Daddario 0.9 e o 0.10. Achei os 2 ótimos, embora o 0.10 esteja massacrando minha mão devido a falta de costume. Mas é isso mesmo, como diria um colega meu, "sem dor, sem resultados" :)
´
É isso, até agora só experimentei esses, e a medida que eu for trocando vou experimentando outros e postando minhas impressões. Quem puder contrinuir com suas próprias experiências e sugestões será muito bem vindo!!!

Abraços a todos!

Helder Bello
Veterano
# set/05 · Editado por: Helder Bello
· votar


Bem ... como eu toco violão erudito, já tive mais cordas de nylon. Dessas eu prefiro:

Augustine, Savarez e Thomastick. São três encordoamentos razoavelmente caros, mas que têm uma qualidade transcedental ao valor. Principalmente a Augustine.

A melhor corda que pude experimentar até hj, foi a Hannabach. Essa é bem cara (algo em torno de 60 pilas) mas é muuuuito boa, hehe. Realmente exponencial.

Como bem disso o meu dileto amigo CaimDark , os modelos da Giannini continuam sendo boas alternativas para quem tem pouca grana. Principalmente o extrapesado.

Jás a série MPB da Giannini, creio que seja mais indicada para quem está começando. São cordas de tensão baixa, bem baratas, e que não costumam arrebentar facilmente, como outras marcas da mesma faixa de preço.

Já quanto a encordoamentos para violões aço, prefiro estes três: D'addario, Gibson e Martin. Mas creio que o D'addario continue sendo o melhor. Principalmente o 0.9. O 0.10 tem mesmo uma sonoridade mais ... "cheia", mais "viva" ... mas o 0.9, aos meus ouvidos, soam mais brilhosos ... enfim ...

Creio que sejam esses encordoamentos que eu use: Hannabach e Augustine no violão nylon, e D'addario no aço.

Abraços.

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark


Gostei da iniciativa! Não há nada mais facinante do que cordas novas!!! Quando eu vou trocar as minhas entro em êxtase... nirvana total!!! Aqui em casa ningué, fala comigo, pois já sabem que não vou responder!!!

Vamos lá (só conheço AÇO):

D'addario bronze 85/15 - 0,10: Porcaria. Não tem graves fortes e falta brilho. Além de não durar nada.

D'addario phosphor bronze EJ15 - 0,10: Boa. Graves mais definidos, brilho interessante, sustain acima da média. Vale a pena;

Martin phosphor bronze - 0,10: Excelente! Grave porrada (sabe aquela vontade de sentar o cacete!!!), brilho gostoso de ouvir. Muito cara, mas vale a pena.

Próximas experiências: Gianinni e Dean Markley.

Espero ter contribuído!

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


Upando! "Cordas" é um assunto básico!

zimmermann
Veterano
# set/05
· votar


Giannini clássica pesada chega a se comparar com a Dadario j27.Já experimentei em todos os meus violões.Dura muito mesmo, nunca se partiu, costumo usar 2 meses, mas se vç costuma limpar as mesma e guarda o violão em sacola, ´vara os 4 meses.

Comprei a D`adario j47 pró art tão falada, não me impressionou nada.E me recomendaram tanto!!!Mais ou menos igual a j27, não vale a diferença de preço entre uma e outra.Só experimentei em 1 dos meus violões o que é relevante já pode ser que a mesma tenha um desempenho bem melhor em outro instrumento.

Yamaha, para minha surpresa excelente.Que baixos potentes.Todavia se acaba em um mês, ou menos.Oxida rapidinho.Após colocala fica instável, demora uns 12 dias para estabilizar, mas como disse que baixos!!!Meu violão parecia outro.Ou seja vç tem pouco tempo de benefício!!!

Estou com 2 jogos de algustine azul fechados.A dúvida é em qual violão usar, já que é muito cara.Espero que não seja outra decepção.

Depois falo paro vçs!!!!!11

Zimmermann

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Legal, já tenho boas sugestões pra experimentar. Não conhecia a maior parte das marcas citadas pelo HelderBello (augustine, savarez, thomastick e a hannabach), com certeza irei experimentá-las no futuro. T

Greenwood
Também não prestava atenção em qual série eu usava, só sabia se era "0.09" ou 0.10. Agora que você mencionou, ví que a que eu uso é a 85/15, próxima vez vou experimentar a phosphor bronze que você citou.

Galera, contribuam!!

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


Ramirez Hard Tension. Eu testei e aprovei. D'addario eu não gosto de nenhuma. Augustine eu também gosto, mas são mais caras que as Ramirez. Bem , como eu só uso Hard Tension, não posso falar das outras.
E só uso nylon.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Ramirez? Isso vende aqui no Brasil?? E você já usou alguma extra-pesada?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Uso gianninis, D'addário e Nig de aço, e Gianninis de Nylon. Elas atendem as minhas necessidades muito bem. testei uma vez as cordas Izzo de aço e não gostei do timbre delas. Muito impreciso pro meu gosto...

Greenwood
Veterano
# set/05 · Editado por: Greenwood
· votar


CaimDark
augustine, savarez, thomastick e a hannabach


Cuidado... ele estava se referindo a cordas de nylon. Estas são marcas de cordas clássicas.

Dê uma olhada aqui e se delicie com a enorme variedade (aço):

http://www.daddariostrings.com/DADFAcoustic.aspx?ID=2

Vá clicando nas setinhas onde tem "bright <> Mellow"

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Só ví cordas nig de guitarra, não sabia que tinha de violão também.

Greenwood
Cuidado... ele estava se referindo a cordas de nylon
Eu sei cara, e isso me interessa, pois também tenho violão de Nylon e gosto muito dele. E também já olhei as cordas no site da Daddario. Muito legal, eles tem muitas variedades e o site é muito bem feito.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Eu tô naquela vontade de experimentar todas as cordas do mundo, hehehe. Se pudesse trocava toda semana. Mas como tal prática me levaria a falência mais rápido do que eu consigo dizer "dó menor" preciso segurar a onda por alguns meses... :(

Kd os outros caras? Balbino? Pannuci? Prático? o resto do povo? Contribuam aí galera!!

Filipe_
Veterano
# set/05 · Editado por: Filipe_
· votar


Nunca tive cordas de nylon. Não q eu n goste, mas nunca tive.
Sempre usei cordas D'addario, tanto no violão como na guitarra. Mas tb tenho uma dúvida: é impressão minha ou as cordas dessa marca perdem o brilho mto rapido??
Ja usei tb da giannini (são boas, mas nada excepcional) e Strinberg (vieram com a guitarra, são horriveis!!! Som apagado e estouraram mto rapido).

joebolinha
Veterano
# set/05
· votar


Olá turma. Que corda eu uso pra levar umas bossas-novas no violão?

Ps: o Violão é um Di Giorgio Clássico nº16 96'

Abraços :D

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Eu não tenho certeza, mas acho que Ramires não deve ser difícil aí no Brasil. Quanto as extra pesadas, eu uso augustine. São mais caras que as Ramirez mas são ótimas também.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Só ví cordas nig de guitarra, não sabia que tinha de violão também.
Tem, sim. É meio chata de achar mas com paciencia vc acha. E elas não são ruins, não. As 0.10, tem o mesmo timbre que uma D'addário equivalente, só que é muito mais "macia".

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


joebolinha
Pra seu tipo de violão, Di Giorgio 16, pode usar a Giannini MPB nylon cristal, que vai "render" bastante...

joebolinha
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo

valeu grande! :D

Ruffles
Veterano
# set/05
· votar


usei as cordas giannini acustico 0.11...

perdeu o brilho facil... usando afinação normal mesm
vem ca G encapada e tals ... axei bem boa as corda nao fica froxona que nem 0.9 mas vo cata um encordamento 0.12 ou 0.13 mesmo...
a giannini eh bem vagabunda mesmo.. e tem ateh uma animação explicando como faz as cordas la huaeuhaeuhea duvido que seja daquele jeito...

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


sobe!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


MPB nylon cristal, que vai "render"
Cara, eu já usei essa e sinceramente, achei uma porcaria. Acho que ele vai se dar melhor com a Gianinni série clássica. É só um pouco mais cara e tem bem mais "benefício".

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


sooobeee!

Johnny
Veterano
# set/05
· votar


Eu já experimentei várias de nylon em vários violões que já tive e que tenho e o principal fato que eu posso comentar é que existe um melhor encordamento para um melhor violão para um determinado violonista. Além disso às vezes é interessante fazer conbinações de primas com bordões de jogos diferentes procurando moldar um encordamento ideal para um determinado violão, mas iso sai muito caro.

Hoje tenho um Giannini C3 - Tampo em Pinho Abeto e caixa em Pau Ferro e um João Batista de Cedro Canadense e Jacarandá. Então vou comentar as cordas que usei citando esses violões.

Augustine: Nunca usei outra se não Imperials e ela fica muito boa no Giannini C3 definindo legal tanto agudos quanto graves, mas os bordões perdem a definição muito rápido. No JB ficou uma porcaria... as cordas não têm brilho, como se já fossem usadas.

Giannini: Só utilizei as de Tensão Extra Pesada e somente no C3 e o que eu posso dizer... não senti grande diferença para a Augustine e a D'addario mais simples.

D'addario: Dessas eu experimentei um monte. Aquela mais simples de menos de 20 reais é uma porcaria. Muito melhor uma da Giannini. Mas a EJ44 Pró Arte é excelente. As primas tem brilho e os bordões parecem feitos para durar pelo menos o dobro do tempo da vida útil dos bordões da Savarez. Essa é uma "long play" legítima. Só tenho usado essa no C3 e quando a grana ta curta também uso no JB no qual não tenho arriscado a experimentar muitas cordas. Na minha opinião a EJ44 é melhor que qualquer Augustine e se não estiver no mesmo preço é mais barata.

Gali: Um encordamento italiano de razoável pra bom. Quanto ao equilibrio é bom nas primeiras 3 semana, depois... Vida útil curta!

Fender: Experiementei uma que a Fender vende junto com os violões Manuel Rodriguez que também faz parte da corporação. O encordamento é ruim. Sai em torno de 50 reais e não tem mais qualidade que uma da Giannini.

Gibson: Tanto no C3 quanto no JB... uma porcaria.

LaBella: Muito boa. Considero um encordamento na faixa de qualidade de uma EJ44, mas não ficou legal no JB. Parecia que o violão estava com o som preso. No C3 fica muito legal! Existe uma com "nylon preto" que é assinada por um "guitarrista flamenco" cujo nome não recordo, mas é muito ruim!

Martin: Bom encordamento. Acho que o único problema fica por conta da vida útil.

Hannabach: Esse está no topo da lista e no C3 ficam excelentes tanto no quesito qualidade, equilíbrio e durabilidade. É o melhor encordamento pro meu C3, mas é muito caro de 60 reais pra cima. Já usei as Hard Tension, Extra Hard Tension, a Golden e o trio de primas Carbon Trebles que é muito legal! Em geral no João Batista o rendimento decepcionou! O som não tem brilho e dá aquela sensação horrível de que o som está preso ou que o próprio violão fechou o som.

Savarez: Pra essa eu babo ovo! Tanto a Tradicional mais baratinha (40 reais) até a Alliance (80 reais) possuem um equilíbrio maravilhoso. Sem falar na projeção sonora que ela confere no JB. O único defeito da Tradicional é que as primas duram 4 vezes o tempo dos bordões que se laceiam em até 1 mês, ou menos... A Corum é excelente também, mas nenhum outro encordamento bate o conjunto da Alliance 540J. Encordamento "longplay" com qualidade sonora, na minha opinião, íncomparável. Acho que consegui algo melhor só quando montei um jogo com Carbon Trebles Hannabach e os bordões da Golden Hannabach, mas nesse caso o investimento não compensa quando tem-se a disposição o Alliance 540J.

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


Johnny

Valeu! Acordou cedo no domingo mandou bem!

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


Todos,

Estou com uma dúvida. Atualmente uso cordas Martin (aço phosphor bronze). Tem durado bastante (quanto ao brilho, definição de graves e oxidação), porém notei que a Mizona está desafinando a partir da 3ª casa. Só ela! Será culpa do encordoamento ou já é hora de ajustar o tensor?

Estas cordas têm uns quarenta dias de uso.

zimmermann
Veterano
# set/05
· votar


Jonnhy, valeu pela dicas!!! Vç sempre objetivo e escreve bem!!Abraços.Aprendo muito com vç, espero que não abandone o forum nunca.



Pró-arte ej 45, decepção total no Romeu 3, e falavam tanto, e tantas eram as recomendações aqui em Natal.E tão cara!!!!!

J27D.addario, não vejo muita diferença para a Giannini tensão pesada que valha pagar a diferença de preço.

Yamaha.verde.Baixos potentíssimos.Se acabam rapidamente, coisa de 25 dias.Um detalhe:logo que se colocam os baixos ficam muito flácidos, o violão trasteja.As primas não abrem!Confiro a afinação no afinador elétrico e tudo certo, no entanto não parecem afinadas aos meus ouvidos.Levam quase 10 dias para tudo começar a ficar ok e aí vç pode aproveitar realmente de um bom encordoamento.
Resumindo: vç só tem 15 dias de uso até umas das primas cederem.Os baixos se oxidam rapidamente, nunca vi coisa igual, ficam pretinhos pretinhos.Talvez porque aqui seja cidade costeira?????.Não tenho esse problema de oxidação com outras cordas entretanto.

Algustine azul, coloquei fazem 3 dias. Pus no sevilha C1, estou adorando.Acredito que o som vai abri mais ainda.Equilibrio total entre primas e baixos.Bom para bossa nova.Não machuca os dedos.Adorei.Comprei em uma promoção por 25 reais.Normalmente custa 40.Se tivesse dinheiro comprava todas, aliás já se acabaram!!!!Amenizou a rispidez das primas do Sevilha.Tenho outro jogo e espero usar no Romeu que está com a ej45 pró arte


abraço e espero ter ajudado!!!

Zimmermann

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


Greenwood

Upper cut!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Será que só eu que nunca tive problemas com encordamentos Gianinni??? Tou ficando com inveja!

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


Sobe!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilhe suas experiências com diferentes tipos de encordoamentos!