Iniciante no violão

    Autor Mensagem
    shinzo
    Veterano
    # ago/05


    Comprei o livro Iniciação ao Violão (Henrique Pinto), como haviam me recomendado. E tenho algumas dúvidas para esclarecer :

    1. No primeiro exercicio, ele usa aquela notação de "desenhos" (desculpe pela ignorancia mas não sei como é o nome daquilo) e queria saber como ler essa anotação.

    2. No livro não explica como afinar, vcs poderiam dar uma ajuda?

    3. No livro tem uma explicação da posição da mão direita, pensei q ao tocar batesse em todas as cordas, e não só em algumas.

    Taí minhas dúvidas, espero que não zuem um iniciante =/

    Neo Anderson
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Recomendo começar com um professor. Fica mais fácil.

    shinzo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Não encontro um professor bom na minha cidade =(

    Neo Anderson
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    entao pega um meia boca mesmo. ou entao pede p/ alguem que seja bom que nao seja professor pra te ensinar.

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: anonimo_83
    · votar


    shinzo

    Entao cara! Vamos ao ponto inicial de tudo!
    Quando vc pediu metodo para aprender violao eu aconselhei o melhor mas claro, é erudito! hehhhe!
    os "desenhos" sao explicados logo no inicio do livro que sao as PArtituras!
    QUanto a afinação!
    Uma dica vai, pegue o telefone e ouça o tom de discagem e afina a corda LA na mesma frequencia! Feito isso vc compara o som da quinta casa da 6 corda (MI) com o som da 5 corda solta que seria o la! Depois compara o som da 5 casa da corda la com a quarta corda solta que deve ser (RE) depois compara o som da 5 casa da corda re com a terceira corda (SOL), entao compara o som da 4 casa da 3 corda com o som da segunda corda (SI), depois vc compara o som da 5 casa da 2 corda com a primeira de baixo (novamente mi)
    Vc precisa fazer esse processo e ir igualando o som (NAO SO COMPARANDO COMO EU CITEI ACIMA), claro que no inicio, inicio é bem dificil sozinho entao procure baixar um programa para afinar que vai facilitar sua vida cara!

    Quanto ao metodo explique sempre mais detalhado a sua duvida se possivel mensionando a pagina que fica mais facil de te ajudar!

    Abraços

    Neo Anderson
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Balbino Junior
    Balbino doidão hehehehehe foi o shinzo que pediu a explicação hehhehehehe :P

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Neo Anderson
    É verdade! heheh! Por isso acabei de mudar! Valeu a dica!

    Abraços

    shinzo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Queria que me explicasse uma coisa. O livro ensina como posicionar a mão direita sobre as cordas, creio eu que dessa forma seja executado o dedilhado. Agora vem a dúvida : uma musica pode ser executada tanto como essa forma de um dedo em cada corda e tanto da forma de bater todas as cordas ?

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    shinzo
    Dependendo da musica sim!
    vc nao vai tocar legiao com aquele posicionamento de mao!
    Aquilo é pra violao erudito! ehhehe! Eu deduzi que nao fosse necessário metodos para desenvolver violao popular!
    SO SORRY!

    abraços

    shinzo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tava procurando algum material para aprender tocar violão, e vi no site da cifraclub um material para aprender tocar violão. Vi que se vc segurar uma corda e bater ela sai uma nota. Quer dizer q um A feito com uma corda pressionada é a mesma nota que feito com outras cordas pressionadas ?

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    shinzo
    pera ai"!

    A = ao acrode de LA MAIOR!

    Vc pode segurar a nota la pressionando somente a 3 corda na segunda casa! Ai será a nota Lá!

    Lembre-se que notas são notas e acordes sao formados por duas ou mais notas!


    Abraços

    Francesco BR
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Pessoal, minha dúvida não tem nada haver exatamente com esse tópico... mas para evitar abrir um só para fazer a minha pergunta, vou nesse aqui mesmo.... Eu participo do fórum de canto (também estudo violão), e sempre lá é uma polêmia sobre extensão vocal, quando referimos a quem alcança C5 ou C4, se é a notação americana ou européia... blá blá blá... bem, mas eles se referem ao piano. E a minha dúvida é o seguinte: O Dó (8ª casa da primeira corda) se refere ao qual Dó no piano? Alguém sabe me responder? Desde já agradeço.

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Francesco BR
    Bem, imagino que vc esteja falando da primeira corda mesmo nao é!? da corda mi aguda!? isso so pra ter certeza!

    Bem, no caso do violao, e um instrumento que toca uma oitava abaixo do que vem escrito em suas partituras! portanto o Do central do piano seria no violao uma oitava abaixo desse dó que vc mencionou!
    Logo esse dó que vc se questiona é o do de uma oitava acima do do Central!

    abraços

    Francesco BR
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Balbino Junior[b][/b]

    Obrigado Balbino... era o que eu imaginava... Tenho a impressão que o Dó centra no piano é o Dó4, então esse dó que mencionei é o Dó5. Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante no violão