Dilermando e outros Reis

Autor Mensagem
YES
Veterano
# set/05
· votar


Greenwood

Também concordo com você, apesar de eu mesmo ter sido o mais agressivo. É que esse mercantilismo na música me tira as vezes do sério, peço desculpas a todos!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Então, estamos todos de acordo (comporte-se, Yes).
Voltemos à Dilermando Reis. Como classificá-lo dentro do cenário musiccal nacional. Erudito? Popular? As duas coisas? Nem uma nem outra? Pergunto Porque ouvindo ele assim de relance, ele me pareceu bastante, digamos, "contraditório" (sem ser pejorativo o termo, digo em relação às características emotivas que suas músicas despertaram em mim). Será que ele talvez seja "inclassificável"? Não estou preocupado em existir ou não classificação para ele, mas quero saber quais termos geralmente são usados para designar seu estilo de compor e tocar.

YES
Veterano
# set/05
· votar


Alberto

Eu acredito que se eu colocar um CD do Dilermano e tirar a música dele de ouvido, sem ter tido nunca uma aula de violão clássico, usando apenas o auto-didatismo, eu estou tocando violão popular.

Se eu entrar em um conservatório de música, e lá para o terceiro ano, eu me deparar com uma partitura do Dilermano, e meu professor me orientar na melhor forma de interpretá-lo, eu passo a estar tocando violão erudito.

YES
Veterano
# set/05
· votar


Haaa ia me esquecendo Alberto...

... burro é teu pai seu cavalo!!
rsrsrs...

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


YES
Eu acredito que se eu colocar um CD do Dilermano e tirar a música dele de ouvido, sem ter tido nunca uma aula de violão clássico, usando apenas o auto-didatismo, eu estou tocando violão popular.
Se eu entrar em um conservatório de música, e lá para o terceiro ano, eu me deparar com uma partitura do Dilermano, e meu professor me orientar na melhor forma de interpretá-lo, eu passo a estar tocando violão erudito.

Certo, essa parte eu entendi . Mas e o Dilermando, qual o segmento que ele atuava?

Haaa ia me esquecendo Alberto... burro é teu pai seu cavalo!!
Bom, já que vc ressucitou o assunto...
eu tinha perguntado porque o Cazuza foi pra Somlivre e não pra RGE, gravadora que o pai dele era dono, não foi isso?
Pois bem (lá se foi o Tópico de novo). O pai do Cazuza, João Araujo, não assinou com o Barão Vermelho na RGE porque ele não achava justo que só porque o Barão era a banda de seu querido filhinho, já encontrasse de pronto uma Gravadora à sua espera. Ele achava que o Barão Vermelho/Cazuza tinham talento e potencial suficientes para caminhar sozinho em busca de uma gravadora que os projetasse sem a necessidade da sua interefência. Ele julgava que seria uma concorrência desleal dentro de sua própria gravadora, que já começava a revelar nomes para o cenário Pop/rock Nacional, como o Camisa de Venus, Vinícius Cantuária e Herba Doce.
E, pelo que me consta, essa história não está no Filme do Cazuza, nem em biografias sobre ele, o Barão Vermelho ou sobre João Araujo. Estão citadas em um livro de crônicas publicado por Ezeqiel Neves, nas época desaprovando a atitude do pai do Cazuza em não contratar a banda de seu filho.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Mas o termo "burro" não foi em sentido ofensivo, não, foi no figurado, porque, às vezes, você praticamente "empaca", hehehhehehehe... Desculpe-me...

YES
Veterano
# set/05
· votar


Certo, essa parte eu entendi . Mas e o Dilermando, qual o segmento que ele atuava?

Ele transcendeu a divisão Erudito/Popular. Mas as músicas do Dilermano são músicas populares, que podem perfeitamente serem estudadas e utilizadas até como tese.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Seria ele então, um exemplar da possibilidade de união entre os dois estilos, erudito e popular?

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


Sabem porque eu acho que os grandes genios da nossa música serão logo esquecidos? Porque não há o menor interesse da mídia em manter acesa a nossa cultura. Aqui no Japão tambem existe rock, pop, rap e toda esta droga americana, porém a cultura japonesa esta viva. Qualquer jovem sabe quem foi Misora Hibary. Todos ja ouviram a sua música, pelo menos de passagem. A principal emissora de tv (nhk) tem um programa semanal em horário nobre só de música Enka. Não seria ótimo no Brasil termos um programa semanal de choro e bossa nova? Lembrar os velhos mestres e mostrar a rapaziada que esta aprendendo choro...,enfim resgatar o nosso verdadeiro caminho.

YES
Veterano
# set/05
· votar


ilzo

Seria ótimo, mas parece que o povo brasileiro não faz questão de manter sua cultura. Aqui a lei moral do povo é - "arte é relativa", "gosto não se discute" e outras bobagens que só países que passam por sérias guerras e calamidades naturais aprendem a rejeitar!!!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


arte é relativa", "gosto não se discute" e outras bobagens que só países que passam por sérias guerras e calamidades naturais aprendem a rejeitar!!!

Cara...sinceramente... tu as vezes me aparece com cada uma que só rindo.... huauhauhauauhauauahua :)

YES
Veterano
# set/05
· votar


Caim

Pode rir, talvez quando você sair do Brasil e for morar em um país de primeiro mundo você passe a entender a importancia que há em se dar valor a própria cultura!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


YES

Eu já morei num País de primeiro mundo, meu amigo. Mas francamente... sei que você é um cara inteligente, mas relacionar supostas "leis" como "arte é relativa" e "gosto não se discute" com ausência de guerras foi realmente de doer...

YES
Veterano
# set/05
· votar


Caim

Use a sua inteligência para perceber que só uma nação que passa por sérias dificuldades se apega e valoriza sua cultura. A cultura passa a ser a bandeira da identidada, ou você não sabe o que é Timor Leste?
Não é atoa que o nosso povo mais sofrido e empobrecido é o único que ainda preserva alguma identidade cultural com o Brasil... Um dia você vai sacar, no dia em que você achar que sabe menos.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


YES
Cara...tem uma coisa que desde teus tempos de "prático", quando a gente quebrava o pau falando de Legião Urbana, já ficou bem clara: meu, tu se acha hein?!?!?!?!?!?!?! Chega a ser até engraçado... teus "argumentos" frequentemente são pontuados por comentários como "estude música e depois a gente conversa" ou "um dia você vai sacar, quando achar que sabe menos" e por aí vai... mas tudo bem, sem você esse fórum teria menos graça. Muito menos graça... :)
Eu fico até tentado a continuar essa conversa, mas já desvirtuamos demais o tópico. Vamos deixar o Timor Leste lá no leste mesmo e voltar a falar de Dilermando no tópico sobre Dilermando!! Mas se quiser continuar esse assunto, que é interessante, num tópico mais apropriado, como aquele "o futuro da nossa geração", ou alguma coisa assim, é só avisar que tô dentro!

YES
Veterano
# set/05
· votar


[b] Caim [b]

Mesmo "me achando" eu não ridicularizo um argumento da forma como você fez a uns posts acima...

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


YES
Pensei no que voce falou e realmente faz sentido...
A gerra é algo deplorável, uma estupidez, mas ela desperta no povo uma certa noção de soberania.
Um povo para resistir á uma invasão tem que se unir e aprender a separar oque é seu do que não é. O Brasil sempre aceitou de bom grado oque vem de fora(usa), e chegamos num ponto em que não sabemos diferenciar oque é realmente nosso. Acabamos por nacionalizar oque nada tem haver com nossa cultura. Exemplo: Rock Brasileiro. É um logro, não existe. Oque de fato existe são pessoas fazendo uma letra em portugues e musicando-as como se fossem americanos. Nacionalizaram o Rock. O gênero nada tem haver com nossas raízes, com nosso modo de ser, enfim, com nossa identidade cultural. Mas, a maioria das pessoas acredita que é possivel simplesmente assumir ou vestir- se com uma camisa que não é a nossa, e pronto: Esta inventado um novo gênero musical.
Estranho, não é mesmo?

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


YES
Como você mesmo disse, tu "se acha". E sim, você ridiculariza, e muito. Mas como disse, vamos devolver o tópico pro Dilermando. Se quiser continuar esse assunto, podemos ir pra um tópico apropriado. E só pra frisar, não leve nada do que é dito nesse fórum pro lado pessoal... :)

Abraços!

YES
Veterano
# set/05
· votar


Mas, a maioria das pessoas acredita que é possivel simplesmente assumir ou vestir- se com uma camisa que não é a nossa, e pronto: Esta inventado um novo gênero musical.
Estranho, não é mesmo?


Ilzo, o pior de tudo é que os Norte-Americanos não querem ouvir nosso rock, eles querem ouvir o que temos de diferente, não o que copiamos deles. Ficamos com cara de bobo comprando seus lixos, suas Avril Lavignes, alugando nossos Estádios, multi-nacionalizando nossas gravadoras, mas o caminho contrário para nossa música não existe, pois o mercado deles é super fechado. O Americano não aceita em geral músicas não cantadas em Inglês.

Caim

Eu acho que no fundo estou falando de Dilermano, pois é um grande compositor nacional que talvez nem seu pai conheça, quem dirá os seus filhos. Por isso a insistencia em mostrar o quanto somos tolos em não plantar e cultivar nossas próprias "árvores"...

Sobre levar para o lado pessoal, eu não levei para o lado pessoal, só achei que a sua contra-argumentação foi ironica demais, prejudica o diálogo.

YES
Veterano
# set/05
· votar


A propósito, se alguém tiver uma gravação do Dr. Sabe Tudo, por favor postem aí!!!!

Essa música me lembra o Caim e o Alberto.... :D

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


Os gringos estão certos: eles tem mais é que valorizar o produto deles.
Falta é o brasileiro valorizar o seu.

lucasviolao7
Veterano
# mai/06
· votar


ggv

ola ! alguém que tenha baixado o cd do david russell aire latino poderia postar de novo pod ser pelo rapdishare???? pois expirou o cd e nao da mais pra baixar, por favor alguem pod fazer ec favor? tnho alguns cds legais aqui c alguem quizer trocar, tnho por exemplo a discografia do raphael rabello, do paco de lucia e muitos discos do proprio dilermando!!!

has4
Veterano
# mai/06 · Editado por: has4
· votar


Sei que não interessará a ninguém aqui, mas curto algumas do TOM JOBIM, BADEN POWEL, e curto alguns ROCK'n'ROLLs (brasileiro ou não)... sem fronteiras, curto 'MÚSICA' e pronto! Não deixo de ser Brasileiro (mas que há muita porcaria na mídia nacional e/ou internacional, isso sim!)

Agora... voltando para o que sugere
Greenwood
vamos voltar a falar no dilermano?

Que maravilha falar sobre este grande fenômeno! Que sentimento traduzido ao violão!

HELP ME PLEASE!

Há videos para assistirmos a DR tocando violão? Se há, indiquem por favor! Deixará o tópico ainda mais interessante! Obrigado!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Dilermando é ótimo. E olha que só o conheci como musico-violonista há pouco mais de 7 meses atrás.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dilermando e outros Reis